Bateria - Duração

Por acaso tenho tido alguma preocupação com o estado da bateria da minha Mazda 5, que conta com 4 anos e 9 meses.

Por acaso sabem indicar-me qual a bateria indicada em V e Ah para uma Mazda 5 2.0CD (diesel)?

É o 2.0 de 143cv, correcto? [;)] (pergunto isto, porque também há o 2.0 diesel de 110cv, mas que não foi vendido cá)

Já agora, fica a seguir o que coloquei num outro tópico a explicar as duas "potências" indicadas nas baterias:

Em todo o caso e para o teu carro, os requisitos mínimos, é ter uma bateria com a capacidade de 70Ah e capacidade de arranque de 640A.

As baterias tem duas ordens de "grandeza"/potência e que são:

- Letra "Ah" que equivale à amperagem hora e que é indicada por dois digitos seguido das letras, exemplo: "44 Ah"

- Letras "A" que é a capacidade de arranque e que é indicada por três dígitos seguidos das letras, exemplo "600 A"

O problema é que muitas baterias não trazem a capacidade de arranque indicadas nas mesmas. [s)]

Sendo que o mais importante na hora de colocar o carro a trabalhar, será a capacidade de arranque (quanto maior melhor) e não a amperagem hora.

Sendo o teu motor o 1.9SDI, os requisitos mínimos são: 70Ah e 640A (como já tinha referido acima)

Agora acredito é que a tua capacidade de arranque possa estar enfraquecida.

Em todo o caso e na procura de baterias, tenta ver se as mesmas tem as duas ordens de grandeza.

É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.

A mais adequada e que terá mais potência para colocar o carro a trabalhar, será a de 70Ah e 680A. [;)]

in: Bateria nova par automóvel. Importante a marca ou não?

Epá isso é muito acima do que encontrei agora mesmo no manual do carro ... fala em 12V-70Ah/5HR

Entendi a tua explicação para a capacidade de Arranque , agora o passar dos indicados 70Ah para 95Ah não causara problemas ?

Epá isso é muito acima do que encontrei agora mesmo no manual do carro ... fala em 12V-70Ah/5HR

Entendi a tua explicação para a capacidade de Arranque , agora o passar dos indicados 70Ah para 95Ah não causara problemas ?

Não irás ter problemas.

Agfora o problema será é encontrar uma bateria com essa potência horária, bem como, com essa potência de arranque.

No entanto, podes sempre usar baterias que tenham menos potência horária e de arranque, mas com isso, poderás encurtar a curação de vida da bateria. Isto porque a dada altura (quando esta estiver mais enfraquecida), poderás ter mais dificulade em colocar o motor em marcha.

Grato pelo esclarecimento.

Tenho de ver preços para uma com essas caracteristicas, mas "cheira-me" que será cara, ainda há um mês gastei 62 Euros numa bateria 12v-63Ah e 610 para um Polo 1.2, no caso da Mazda deverá superar os 100 Euros.

Grato pelo esclarecimento.

Tenho de ver preços para uma com essas caracteristicas, mas "cheira-me" que será cara, ainda há um mês gastei 62 Euros numa bateria 12v-63Ah e 610 para um Polo 1.2, no caso da Mazda deverá superar os 100 Euros.

Ora essa. Estamos cá para isso. [;)]

Sim, é questão de procurar.

Mas de facto, com essas características será dificil de encontrar abaixo de 100€.

Malta a bateria do meu Grande Punto vai fazer agora 4 anos e começa a dar sinais de cansaço, qual a marca ou local que me recomendam que tenha uma boa relaçao qualidade/preço? Varta? Norauto com garantia?

Depende da utilização. Os percursos curtos encurtam muito a vida da bateria como foi dito. Exemplo do meu Corolla XLI, mesma marca (Modelo), mesma potencia. Uma durou de 2003 a 2006, fazia muitos percursos curtos, muito poucas viagens longas; a outra dura de 2006 ate agora, faz agora bastantes mais viagens longas. Acham que devia ver o nivel de aguá destilada? Espero que não expluda [:D]

entre 4 a 6anos é o que tem acontecido aos carros la de casa, agora ando a fazer uma experiência(errada eu sei), ando com uma bateria de gasolina num diesel(uma que dava num mil num 1.9), já vai num ano e meio, a ver quanto tempo dura [:p] comprei na altura a mais barata possível para fazer uma experiência, um dia meti por uns dias e la anda desde então, de considerar que ando sempre de médios ligados e com gadget´s consumidores..

Última edição:
Estou curioso para saber quanto durará a minha com a paneleirice do S&S. E o mais engraçado é que segundo aquilo que li, a bateria terá de ser toda XPTO quando tiver que ser trocada.

Quanto a experiências passadas... A do Twingo durou 10 anos, a do AX idem, a do Polo durou 8 que foi o tempo que o tive, não sei se o novo dono já trocou ou não, a do 307 avariou de um segundo para o outro ao fim de pouco mais de 1 ano (destranquei o carro para tirar o casaco e quando carreguei no comando para trancar já não trancou mais, teve de vir a ACP [:D]).

Última edição:
Tudor Hightech(a melhor Tudor) 62Ah/640A = 98€
Tudor Technica (gama média) 62/540A = 78€

Aqui fica preços de referência para futuros interessados. Até agora a melhor cifra-se em 60€ de 71Ah/670A..

Btw, na loja, mostraram-me uma de 62/500A mas com a máquina acusava 594A. É possivel ou a máquina está viciada? [:p]

Voltar
Superior