Bateria - Duração

Por acaso este fim de semana meti uma bateria nova no xaruto.

A de origem já ia com 7 anos e estava a começar a dar sinais de fraqueza, pelo que optei por comprar uma e substituí-la antes de ficar enrascado em qualquer lado.

Aproveito o desenterranço, para perguntar, como se deve fazer a manutenção da bateria. A do meu carro tem oito tampinhas se não me engano. Como vejo o nível de liquido que devo meter, e que tipo de liquido leva a bateria?

Normalmente a duração média de baterias anda pelos 4, 5 anos - mais ou menos como a idade deste tópico - hoje levou uma bateria nova [:D]

Pelo que tenho verificado as baterias de origem tendem a durar mais do que as de substituição. Claro que depois há marcas e marcas...além de depender muito do carro e da nossa utilização do mesmo. Não há milagres.

Quanto a manutenção...as que tenho tido, não tenho feito nenhuma. Ver o estado, bornes...mais nada. As mais recentes nem há grande facilidade (mesmo as que já eram fechadas antigamente não tinhas supostamente manutenção) em mais do que um "olhal" que tem uma cor verde - e quando a deixa de ter é mau sinal...e mai nada [:D]

por caso a minha dura há 7 anos e nestes 7 anos deve ter ficado sem trabalhar uns 8 dias em todos esses anos. não mostra sinais de cansaço para já. comnheço quem tivesse uma bateria quase 1 década e meia.

regra geral as que vêm substituir as originais não costumam durar mais que uns 4 anitos.

4 anos e 6 meses a última de 75 amperes para o meu Punto TD de 97. Uma comprada em Espanha e feita na hora durou 5 anos e pouco e era de 70 amperes. O carro leva baterias de 60 amperes e a de origem era de 60 amperes durou à volta de 5 anos.

Aproveito o desenterranço, para perguntar, como se deve fazer a manutenção da bateria. A do meu carro tem oito tampinhas se não me engano. Como vejo o nível de liquido que devo meter, e que tipo de liquido leva a bateria?

Como já disseram, colocas água destilada de forma a cobrir as "placas" que estão lá dentro. :)

O Corsa, sei que a primeira bateria durou perto 8 anos, levou a nova o ano passado mes antes de o comprar.

O Qashqai, neste campo é que me anda a dar dor de cabeça, a primeira foi 3 anos e meio, de um dia para o outro fiquei sem bateria. Esta ja anda a dar sinais, ja vai na 4 vez que quando vou meter o carro a trabalhar apaga-se tudo o que é electronico, e so volta a vida se desligar e voltar a ligar.

Ja a 307 que tivemos antes do QQ a bateria durou 7 anos e estava para as curvas.

A do Mercedes 190 durou 12 anos, levou uma nova que já vai com quase 8 anos. E curiosamente esta é de marca chinesa, mas saiu boa! Tem o indicador, e lá indica verde.

Dos outros carros ainda são as de origem.

Ter o alternador em condições é meio caminho andado para uma boa duração da bateria. Os percursos curtos e o ligar/desligar muitas vezes encurtam a sua vida útil.

Por acaso tenho tido alguma preocupação com o estado da bateria da minha Mazda 5, que conta com 4 anos e 9 meses.

Por acaso sabem indicar-me qual a bateria indicada em V e Ah para uma Mazda 5 2.0CD (diesel)?

Voltar
Superior