Bateria - Duração

EgyptOverseer

New member
Venho por este meio inquirir esta comunidade acerca do que consideram um normal periodo de duração de vida de uma bateria, especialmente em casos em que o automóvel tem um alarme de origem.

A razão pela qual pergunto é que tive um carro que, com um alarme multi-marca, tinha por hábito ficar sem bateria passados 4 meses, mesmo com baterias novas de alta capacidade, ao ponto de eu desde então ter a mania de andar sempre com uma bateria de reserva em qualquer viagem longa que faça, qualquer que seja o carro que conduza.

Gostava também de inquirir acerca do tempo de condução que considerariam normal para um alternador poder devolver à bateria a maior parte da carga gasta por altura do arranque.

Muito obrigado pela vossa (possível) adesão. Qualquer opinião será tida como valiosa, e será merecedora da minha gratidão.

Bem hajam vossos olhos.

4/5 anos em média.

Depois há casos excepcionais de baterias que duram 2 anos e outras que chegam a durar mais de 10!

Li numa revista, que actualmente , está provado que uma bateria com uma idade de 4 anos, vai acabar no espaço de alguns meses.....

Acho que deve ser uma média...

O problema, é que antigamente as baterias iam avisando , e actualmente, acabam de um momento pro outro [xx(]

Os alarmes e outros aparelhos gastam corrente, mas numa utilização normal deve ser completamente desprezável e nunca deve levar a bateria a perder parte importante da carga - coisa que as baterias de chumbo usadas nos carros não gostam por duas razões (sulfatam e não são preparadas para descargas severas - deep cycle).
Os motores de arranque julgo terem entre 1 a 2 cv (aprox. 1000 a 2000Watts) o que dá correntes em torno dos 100Amperes. Se o motor arranque rodar por 10segundos (normalmente é preciso muito menos tempo) o gasto deve andar perto do 0.25A/horas (10/3600 * 100A).
Os alternadores conseguem fornecer correntes de 30 a 100 Amperes, considerando um valor de 10A (o valor depende da rotação a que trabalham) basta pouco mais de 1 minuto para repor a carga.
É anunciado que as baterias usadas nos carros tem um tempo de vida médio de 4 anos, a minha experiência é de que anda mais perto dos 6 anos mas já vi baterias a durarem perto de 10 como outras a durarem muito menos do que 4.

Há aqui duas coisas:

- A duração da BATERIA em si;

- A duração da CARGA DE UMA BATERIA;

A bateria dura alguns anos. Já pus duas no meu carro, que duraram matematicamente 4 anos cada uma. No entanto, a experiência de outros automóveis que por cá passaram apontam para mais uns anitos.

A duração da CARGA de uma bateria depende da capacidade desta. Uma bateria de 60Ah (lê-se Ampère-hora) tem mais capacidade que uma de 45Ah, por exemplo. Se há um aparelho que "puxe" corrente da bateria (como o alarme, por exemplo), a CARGA da primeira bateria dura mais que a carga da segunda. É também evidente que, quanto mais corrente for puxada, mais depressa a bateria se descarregará.

Já me aconteceu, por exemplo, ficar sem bateria por ter deixado o ventilador ligado no 1 durante a noite.

Noutro caso, fiquei sem bateria só porque a porta ficou mal fechada e a luz interior drenou toda a carga (num carro mais antigo, porque o actual não permite mais do que 15 minutos consecutivos com a luz acesa).

Como se deve imaginar, a corrente de uma lâmpada interior é bastante baixa, mas papou uma carga rapidamente!

Não me admira que o carro, ao fim de 4 meses, se queixe de falta de carga. Repara que há coisas que nunca desligam (alarme, relógio, sensores do telecomando/mãos-livres, etc).

EgyptOverseer acredito que a bateria só dure 4 meses se tiveres com o alarme ligado a disparar de vez em quando durante 4 meses sem ligares o carro :D

Vê lá isso que o problema deve ser outro, não será a bateria que não está a carregar?

O normal penso ser 4 anos (aqui em casa era pelo menos) mas a minha A4 a bateria durou 8anos ... nnc deu sinais de "morrer" e dum dia po outro ja n tinha carga LOL
Carros cm pouco uso onde as baterias sao pouco usadas e pouco carregadas duram as vezes 3 anos ou menos.
O meu honda passados 3meses de n o usar a bateria ja tinha ido a vida.

Cumps

Muito obrigado pelas explicações. :D

Também desconfiei que pudesse ser um problema eléctrico nele, mas como já não tenho o carro no qual a bateria durava pouco tempo, deixou de ser um problema para mim (eheheheh), mas a pergunta era para o propósito de saber se posso andar descansado com o meu carro novo com alarme da marca, sem ter de andar com uma bateria na carga esperando o pior... :S

1ª bateria: Carro a gasolina - 3 anos. Morreu de um dia para o outro.
2ª bateria: Carro a diesel com bastante eletrónica, durou 4 anos e meio, ainda funcionava e arrancava com o motor sem problemas, mas já só tinha 50% da carga, e as luzes interiores apagavam-se em 30s para proteger a bateria. Estava prestes a morrer.

Agora tenho uma Panasonic, e vamos ver quanto tempo dura...

Voltar
Superior