Banco Alimentar

Chamem-me os nomes que quiserem, mas desde que a mãe dum colega meu que tem necessidade ZERO de ajuda foi presenteada com imensos artigos do banco alimentar por parte de uma amiga (que julgo eu lá deve trabalhar ou ter conhecimentos) que lhe disse "ah não tem mal nenhum, senão aceitares isto acaba por se estragar".
Foi leite, arroz, massa, sobremesas lácteas, leite em pó, e sei que havia mais coisas mas não me lembro o que. A senhora recebeu tantos produtos que distribuiu por vizinhos e amigos. Ora para mim é claro que se isto aconteceu ao pé de mim, não é caso único. E a quantidade de produtos era assustadora. Logo algo de errado se passa, afinal desviar massa e arroz acaba por não ser assim tão dificil.

Apesar de todas as "histórias" de desvios e afins, não consegui ficar indiferente...

Tinha dito que não iria mais contribuir com produtos, mas sim com tempo e mão-de-obra, mas como nesta campanha isso não me foi possível, lá fui eu às compras e dei um saco para o BA.
Fui cedo e um Lidl que não costuma ter muita gente, mas mesmo assim já tinham uma boa quantidade de produtos.

Chamem-me os nomes que quiserem, mas desde que a mãe dum colega meu que tem necessidade ZERO de ajuda foi presenteada com imensos artigos do banco alimentar por parte de uma amiga (que julgo eu lá deve trabalhar ou ter conhecimentos) que lhe disse "ah não tem mal nenhum, senão aceitares isto acaba por se estragar".
Foi leite, arroz, massa, sobremesas lácteas, leite em pó, e sei que havia mais coisas mas não me lembro o que. A senhora recebeu tantos produtos que distribuiu por vizinhos e amigos. Ora para mim é claro que se isto aconteceu ao pé de mim, não é caso único. E a quantidade de produtos era assustadora. Logo algo de errado se passa, afinal desviar massa e arroz acaba por não ser assim tão dificil.

Conheço casos iguais.

Uma colega de trabalho da minha mulher faz o mesmo. Distribui arroz,massa e outros produtos o ano inteiro por todos os conhecidos.

Conheço casos iguais.

Uma colega de trabalho da minha mulher faz o mesmo. Distribui arroz,massa e outros produtos o ano inteiro por todos os conhecidos.

É verdade. Casos desses existem, toda a gente sabe, agora o que não se sabe é se existem em grande número ou não.

Mas as pessoas que precisam do BA, bem como os bons voluntários não têm culpa dos maus voluntários que sacam comida para eles.....Apesar de ser revoltante estarmos a ajudar uma instituição em que parte da comida é desviada. Lá está, espero que seja mesmo uma pequena parte.

Dando a minha opinião acerca do assunto, acho que há um certo e demasiado folclor em torno do banco alimentar. Não pela sua missão, que isso é de luvar, mas sim por quase ser uma moda, cada vez que se vai ao supermercado no inverno, estarem quase a impor-nos um saco para darmos os alimentos, de modo que se dissermos que não, até nos sentimos mal, mesmo que já tenhamos ajudado outras instituições e o dinheiro não chega para tudo. Depois , parece de certa forma que é moda ir-se ajudar o BA, dar-se comida ou fazer-se o voluntariado. Mas também reconheço que é este folclor eventualmente exagerado, que faz com que muita gente não passe o inverno com fome, e isso é muito importante.

Pessoalmente, prefiro ajudar, como já referi em anterior post, instituições que tratam de pessoas com doenças graves, ou missão sorriso, ou coisas do género, porque, não dando o dinheiro para tudo, prefiro ajudar estes pois é uma coisa que me mete mais tristeza, estar a pensar que há pessoas que serão doentes para toda a vida e toda a vida precisarão de ajuda e acompanhamento para viverem e sobreviverem.

Ontem também contribuí com 2 latas de salsichas e 1kg de esparguete, mas após ter entregue o saco à voluntária e ao afastar-me ainda consegui ouvir uma crítica de outra voluntária a dizer algo do género "mais salsichas e espaguete" com desdém. São coisas assim que tiram a vontade de contribuir.

Eu nem salsichas. Foi esparguete e pevides (para canja). E se eu estivesse a passar fome já ficava agradecido.

E a Jonet insiste... [8b]

isabel-jonet-pequeno-almoco.png

por falar em banco alimentar, o meu pai deu enlatados, na sua generalidade, ao BA no domingo, na segunda com os 75% do cartão continente (parte deles) foi a uma igreja local levar leite e algumas sacas de produtos para as pessoas da paróquia. ao menos esses devem ser bem entregues. os do BA espera-se que sejam entregues, pelo menos.

Desde que fui a casa de umas pessoas e que por acaso, pois foi ao jantar, vi os armários cheios de arroz, massa, bolachas, etc, etc com rotolos de ajuda alimentar e que não se pode vender. Isso acontece, vimm a saber depois, pois eles têm um familiar que trabalha na caritas e abastece a familia toda, são pessoas com bastante dinheiro, bons carros e boa vivenda.
Desde essa altura que não dou absolutamente nada e faço muita questão de dizer a essas pessoas que me pedem o porquê.

Desde que fui a casa de umas pessoas e que por acaso, pois foi ao jantar, vi os armários cheios de arroz, massa, bolachas, etc, etc com rotolos de ajuda alimentar e que não se pode vender. Isso acontece, vimm a saber depois, pois eles têm um familiar que trabalha na caritas e abastece a familia toda, são pessoas com bastante dinheiro, bons carros e boa vivenda.
Desde essa altura que não dou absolutamente nada e faço muita questão de dizer a essas pessoas que me pedem o porquê.

What have you done.... [:D]

Olha por acaso já tinha ouvido falar em casos desses, quando dou é sempre pouca coisa, 1 pacote leite, salsichas, óleo ou assim.

Eu dou um sorriso, mas a minha mãe dá o resto.

Não percebo todo este escárnio e mal dizer em relação a estas obras.

Cada um dá o que quer e quem precisa agradece.

Voltar
Superior