Banco Alimentar

Se estão no fim de validade é porque não estão em condições.
Eu não compro produtos fora de validade, mas quem é a Jonet para dizer que os produtos fora de validade podem ser dados aos pobres e que podem ser consumidos.

Alguem que pelos visto sabe que em muitos produtos a data de validade é meramente indicativa!

Alguem que pelos visto sabe que em muitos produtos a data de validade é meramente indicativa!

Sabe como? Está fora de validade está fora de validade, ponto!
Ou quando vais ao supermercado compras os artigos fora de validade?
A Isabel faz analises aos alimentos ou sabe olhando para os alimentos?
Por alguma coisa a ASAE fecha estabelecimentos com artigos fora de validade.

Mas qual é a tua preocupação?

Vais receber estes artigos e tens medo de comer por isso? Acho que se é o caso, será o menor dos teus problemas.

A Isabel Jonet não faz, mas sabe mais do que tu pelos vistos (ou pelo menos sabe que é mais importante fazer algo de palpável, do que vender títulos sensacionalistas), mas pergunto:

Sabes melhor? Consegues provar que os alimentos distribuídos pelo BA estão estragados e vão fazer mal a alguém que os recebe?

Se não, esta discussão é meramente académica.

Mas qual é a tua preocupação?

Vais receber estes artigos e tens medo de comer por isso? Acho que se é o caso, será o menor dos teus problemas.

A Isabel Jonet não faz, mas sabe mais do que tu pelos vistos (ou pelo menos sabe que é mais importante fazer algo de palpável, do que vender títulos sensacionalistas), mas pergunto:

Sabes melhor? Consegues provar que os alimentos distribuídos pelo BA estão estragados e vão fazer mal a alguém que os recebe?

Se não, esta discussão é meramente académica.

O que está em discussão é a Isabel Jonet pedir para dar alimentos caducados aos pobrezinhos isso sim não é académico é repugnante.
Quem tem dinheiro come alimentos dignos dentro da validade, pobres comem alimentos caducados. [:vm)]

És demasiado agressiva, sem que eu perceba porquê... enfim, fica lá com a tua....

O que está em discussão é a Isabel Jonet pedir para dar alimentos caducados aos pobrezinhos isso sim não é académico é repugnante.
Quem tem dinheiro come alimentos dignos dentro da validade, pobres comem alimentos caducados. [:vm)]

Estranho...e eu que vejo no título do tópico "Banco Alimentar". Afinal é sobre uma senhora que pouco interessa ao pé da importância da instituição e do que a mesma (instituição) faz pela sociedade.

Se é repugnante, e estás mesmo genuinamente interessada em ajudar os "pobrezinhos" (engraçado como aqui caíste na tipica do "coitadinho"), é fácil - juntas os alimentos todos dentro do prazo de validade, juntas todo um grupo de pessoas e fazes melhor do que o Banco Alimentar. Isso é que é ajudar. Falar é fácil...e vender jornais também.

Estranho...e eu que vejo no título do tópico "Banco Alimentar". Afinal é sobre uma senhora que pouco interessa ao pé da importância da instituição e do que a mesma (instituição) faz pela sociedade.

Se é repugnante, e estás mesmo genuinamente interessada em ajudar os "pobrezinhos" (engraçado como aqui caíste na tipica do "coitadinho"), é fácil - juntas os alimentos todos dentro do prazo de validade, juntas todo um grupo de pessoas e fazes melhor do que o Banco Alimentar. Isso é que é ajudar. Falar é fácil...e vender jornais também.

E quem és tu para dizer se o produto passou uma data, está ou não estragado?

Se calhar convém primeiro ler as coisas, pensar, e não embarcar em títulos sensacionalistas [;)]

Eu não sou ninguém mas a ASAE é alguém:

ASAE

Alimentação Segura para Grupos de Risco

Estas recomendações de segurança alimentar foram elaboradas pela Food and Drug Administration para pessoas com SIDA ou portadoras do HIV, mas não são diferentes das recomendadas para outros grupos de risco como, por exemplo, doentes com cancro, diabéticos, transplantados, crianças, mulheres grávidas e idosos, que também devem dedicar uma especial atenção a estas orientações.

Comprar alimentos

Para as pessoas que sofrem de SIDA é especialmente importante ler os rótulos dos alimentos, pois esta prática permite-lhes seleccionar os alimentos que constituem um menor risco de causar uma intoxicação alimentar. Por exemplo, todos os produtos à base de leite e queijos devem ter a palavra pasteurizado no seu rótulo. Os produtos que contenham carne crua ou mal passada ou produtos lácteos devem ser evitados, bem como todos os produtos cuja data de validade tenha sido ultrapassada.

Não sou eu nem o grupo cofina é a ASAE, grupos de risco são os principais alvos do banco alimentar.

Última edição:
Colocaste um link para o site de abertura da ASAE, não vejo onde está esse texto, mas não vou colocar em causa que esteja mesmo lá.

Mas já leste mesmo?

Nem vou pegar no ponto onde falam " não são diferentes das recomendadas para outros grupos de risco" - queres portanto dizer que para alguém que está a passar fome é menos arriscado continuar sem comer?

Mas pegando apenas na frase que colocas a bold, mas toda já que extrair do contexto dá azo a más interpretações [;)]

Os produtos que contenham carne crua ou mal passada ou produtos lácteos devem ser evitados, bem como todos os produtos cuja data de validade tenha sido ultrapassada.

Esqueceste-te de colocar a bold onde especificam muito bem quais são os produtos que devem ser evitados. Correcto, aqueles devem.

E mesmo assim engraçado que dizem "devem ser evitados"...é portanto uma recomendação e não uma obrigação.

Pergunto - é mais importante essa recomendação, ou o não ter nada para comer?

PS: Ainda não respondeste qual a tua sugestão para melhorar este problema e ajudar "os pobrezinhos"

Colocaste um link para o site de abertura da ASAE, não vejo onde está esse texto, mas não vou colocar em causa que esteja mesmo lá.

Mas já leste mesmo?

Nem vou pegar no ponto onde falam " não são diferentes das recomendadas para outros grupos de risco" - queres portanto dizer que para alguém que está a passar fome é menos arriscado continuar sem comer?

Mas pegando apenas na frase que colocas a bold, mas toda já que extrair do contexto dá azo a más interpretações [;)]

Esqueceste-te de colocar a bold onde especificam muito bem quais são os produtos que devem ser evitados. Correcto, aqueles devem.

E mesmo assim engraçado que dizem "devem ser evitados"...é portanto uma recomendação e não uma obrigação.

Pergunto - é mais importante essa recomendação, ou o não ter nada para comer?

PS: Ainda não respondeste qual a tua sugestão para melhorar este problema e ajudar "os pobrezinhos"

Eu não sou ninguém mas a ASAE é alguém:

ASAE

Alimentação Segura para Grupos de Risco

Estas recomendações de segurança alimentar foram elaboradas pela Food and Drug Administration para pessoas com SIDA ou portadoras do HIV, mas não são diferentes das recomendadas para outros grupos de risco como, por exemplo, doentes com cancro, diabéticos, transplantados, crianças, mulheres grávidas e idosos, que também devem dedicar uma especial atenção a estas orientações.

Comprar alimentos

Para as pessoas que sofrem de SIDA é especialmente importante ler os rótulos dos alimentos, pois esta prática permite-lhes seleccionar os alimentos que constituem um menor risco de causar uma intoxicação alimentar. Por exemplo, todos os produtos à base de leite e queijos devem ter a palavra pasteurizado no seu rótulo. Os produtos que contenham carne crua ou mal passada ou produtos lácteos devem ser evitados, bem como todos os produtos cuja data de validade tenha sido ultrapassada.

Não sou eu nem o grupo cofina é a ASAE, grupos de risco são os principais alvos do banco alimentar.

Lê e relê se ainda tiveres dificuldades liga para a ASAE e se mesmo assim não estiveres convencido liga para a Deco e se mesmo assim não te convencer pede ajuda.
Devem ser evitados diz tudo, se para ti é bom comer alimentos caducados quando fores ao supermercado leva para casa come e dá a tua família.

Lê e relê se ainda tiveres dificuldades liga para a ASAE e se mesmo assim não estiveres convencido liga para a Deco e se mesmo assim não te convencer pede ajuda.
Devem ser evitados diz tudo, se para ti é bom comer alimentos caducados quando fores ao supermercado leva para casa come e dá a tua família.

Vocês complicam o que é simples.

"Consumir até" é diferente de "consumir de preferência antes de". Embora em ambos os casos os produtos possam estar em perfeitas condições para consumo. Eu próprio consumo produtos que passam estas validades e nunca tive nenhum problema, e nem é por necessidade, simplesmente repugno o desperdício alimentar.

Por isso, se eu, mesmo sem necessidade, me estou lixando para a ASAE, acredito que muitos "esfomeados" também estejam.

O que me parece é que estão a confundir a actividade de retalho, que tem de cumprir regras, com a actividade "particular" de partilhar comida.

Se a vocês não vos faz confusão mandar 1 tonelada de bolachas para o lixo com uma semana de validade passada, a mim faz.

O que está em discussão é ter sido a Jonet a dizer isso e a fazer o que faz, coisa que muita gente "odeia" porque para alguns iluminados só eles é que têm o direito de falar do povo.

Grécia: alimentos fora de validade vão ser vendidos a preços mais baixos - Dinheiro Vivo

A Grécia vai permitir a venda de alimentos fora de validade a preços mais baixos, avança hoje o Expansion. Fora desta medida ficam a carne e os produtos lácteos.

Prazos de validade

Caso encontre na embalagem a frase “Consumir até”, trata-se de produto que se estraga rapidamente. Não deve consumi-lo após a data indicada de modo a evitar uma possível intoxicação alimentar.

A frase “Consumir de preferência antes de” é utilizada em produtos que podem ser armazenados durante mais tempo. Não existe qualquer perigo em consumir esses alimentos após a data que consta na embalagem, mas poderá notar alterações no sabor ou textura dos mesmos.

Como descodificar os prazos de validade da comida - PÚBLICO

O fundamental, explicou ao PÚBLICO Dulce Ricardo, engenheira alimentar daquela organização de defesa dos direitos dos consumidores, é que se perceba a diferença entre as duas indicações que aparecem nas etiquetas: “consumir até” ou “consumir preferencialmente antes de”. No primeiro caso, o consumo depois da data indicada pode ter riscos para a saúde. No segundo, pode haver alteração das características dos alimentos, mas não um risco para a saúde.

O que foi que a " Jonet" propriamente disse?

Nada de especial (mais uma vez). Disse o que todos sabemos, mas que poucos têm coragem de verbalizar. Depois aparecem os "indignados das redes sociais" e o resto do filme já sabemos qual é.
Se eu fosse contar o número de vezes que comi iogurtes fora de validade (2, 3 ou mais dias) ficava aqui a noite toda. Mas como algumas pessoas gostam é de arranjar confusão já não me admiro com algumas opiniões que vou lendo por essa net fora.

O que foi que a " Jonet" propriamente disse?

Isabel Jonet defende alargamento do prazo de validade dos alimentos.
(...)
"Há um conjunto de medidas que tem a ver com a data de consumo de produtos, que hoje em dia são obrigatoriamente retirados do mercado quando estão em óptimas condições para serem distribuídos e consumidos, que podem ser analisadas", defendeu Isabel Jonet, acrescentando que já está em marcha na Comissão Europeia a análise deste assunto.

Para alguns o que ela disse é que o prazo de alguns alimentos pode ser alargado para haver um menor desperdício, já que em alguns alimentos o prazo é apenas recomendatório. Para a user Sao, a Jonet quer que os pobres comam comida estragada e parece que o BA quer "matar" as pessoas dos grupos de risco que têm de ter cuidados com o que comem.

Nada de especial (mais uma vez). Disse o que todos sabemos, mas que poucos têm coragem de verbalizar. Depois aparecem os "indignados das redes sociais" e o resto do filme já sabemos qual é.
Se eu fosse contar o número de vezes que comi iogurtes fora de validade (2, 3 ou mais dias) ficava aqui a noite toda. Mas como algumas pessoas gostam é de arranjar confusão já não me admiro com algumas opiniões que vou lendo por essa net fora.

Já comi certas coisas fora da validade, não me fez mal nenhum.

O melhor é não ligar a tudo o que se lê na internet, em centenas de posts, apenas meia duzia dizem algo de jeito.

Voltar
Superior