[Política] Autárquicas 2017

O facto das pessoas poderem votar em qualquer lado penso que cria mais problemas - e mais graves - do que aqueles do que resolve.

Resolvia algumas coisas.
- Mais facilidade para os eleitores, não tinham que estar no local de residência no dia das eleições, o que à partida também faria com que houvesse menor abstenção.
- Não era necessário imprimir aqueles calhamaços todos com todos os eleitores em cada mesa de voto. Só nisto a logistica e o tempo de trabalho que não se poupava.
- Era mais fácil instalar mesas de voto em qualquer local, ou ter postos móveis.
- Era mais fácil retirar os falecidos da lista

As listas estariam informatizadas e disponíveis em todo o país. Quando alguém votasse, isso ficaria registado.
Se o voto for na mesma em papel, que tipo de fraude pode haver mais do que pode haver hoje em dia? Acho que seria muito semelhante.

P.S. : Esqueci-me de dizer que nesse caso seriam necessários dispositivos informaticos e ligação à intenet em cada posto de voto, e isso é uma desvantagem grande, eu sei.

Última edição:
Está certo. Não deixas de ser um Nono crónico[:D]

Estás a confundir "não querer" com "não poder".
Eu não sou contra a tecnologia (é o meu negócio), antes pelo contrário.
É precisamente por querer que investigo.
Se não dá (não funciona), não vou dizer que é bom só porque gostava que fosse bom.
A realidade é que não funciona.

Não percebo qual o problema com o atual sistema de voto. Temos que ter tudo electrónico porquê? Tem havido assim tantos problemas com o voto em papel? Há fraudes por causa disso? É assim tão dramático passar meia hora numa fila para votar? Eu cá acho que as fraudes eram muito mais fáceis com votos virtuais.Basta um bom hacker na rússia....

Não percebo qual o problema com o atual sistema de voto. Temos que ter tudo electrónico porquê? Tem havido assim tantos problemas com o voto em papel? Há fraudes por causa disso? É assim tão dramático passar meia hora numa fila para votar? Eu cá acho que as fraudes eram muito mais fáceis com votos virtuais.Basta um bom hacker na rússia....

Acho estúpido, como já me aconteceu, ter de fazer 200 km para ir votar. Com uma mesa de voto a 300m do local onde estou.

Última edição:
Não leste o que eu disse acima, pois não?
Pode ser manipulado para que certas pessoas possam votar várias vezes.

Pois, é verdade, mas o sistema pode ser implementado de forma a minimizar isso ao máximo. Ter dois sistemas em paralelo, desenvolvidos por duas equipas completamente diferentes e tecnologias diferentes, por exemplo.
E mudar sempre de eleição para eleição.

Eu concordo com isso tudo. Contudo, acho que isso não invalida a utilização de tecnologia para melhorar o sistema.
Repara que eu digo "mais informatizada", não sei até que nível se pode ir com segurança, mas pode-se ir aos poucos.
Eu sei muito bem que existe sempre a hipótese de hackear qualquer sistema, mas é possível fazer as coisas de forma a limitar ao máximo essa possibilidade.
Eu preferia correr esse risco e melhorar a forma de voto, poder votar em qualquer ponto de voto, por exemplo.

Já me deves conhecer o suficiente para saberes que a minha vida é a informática.
Se eu conseguisse, HONESTAMENTE, informatizar essa porra toda dizendo: ESTA M€RD@ É SEGURA!
Podes ter a certeza que o faria.

O problema é que:
— eu sei do que estou a falar
— sou honesto

Portanto, quando alguém vende esse tipo de soluções:
— ou não sabe do que está a vender
— ou não é honesto
— ou ambas

Eu não sou contra a informatização, antes pelo contrário.
Estou a dizer que o sistema actual é o melhor.

Parece estúpido? Parece.
Mas é a mais pura das realidades.

No sistema actual, para fazer uma fraude eleitoral com impacto terias que ter milhares de pessoas (de partidos diferentes) de conluio.
Com um sistema informático, basta manipular o sistema informático (um único hacker, por exemplo).
O sistema de papel é MUITO mais seguro que qualquer sistema informático que venhas a desenhar (single point of failure).
Concordo a 200%.

Além disso, qualquer pessoa consegue compreender e verificar o sistema atual em papel.

Já num sistema informático, só peritos especializados é que o conseguiriam fazer. E mesmo assim, se a falcatrua estivesse mesmo bem feita, até os peritos poderiam ser enganados.

Portanto, não tenho dúvidas que o sistema de votos em papel é de longe o mais seguro e fiável.

Isso percebo, mas o voto por correspondência seria uma solução.

Embora eu continue a achar que pela importância do voto, vale o sacrifício.

O voto por correspondência perderia o anonimato. Nada que me afecte, já que não tenho problemas de dizer onde votei. Não como da gamela, não comi, nem conto comer.

Sou pouco adepto de fazer sacrifícios desnecessários na vida. Ela é demasiado curta para isso. Sabendo o que sei hoje, não o faria. Deixar a minha mulher com gravidez de risco e percorrer 200 km para depositar um papel em branco.

Resolvia algumas coisas.
- Mais facilidade para os eleitores, não tinham que estar no local de residência no dia das eleições, o que à partida também faria com que houvesse menor abstenção.
- Não era necessário imprimir aqueles calhamaços todos com todos os eleitores em cada mesa de voto. Só nisto a logistica e o tempo de trabalho que não se poupava.
- Era mais fácil instalar mesas de voto em qualquer local, ou ter postos móveis.
- Era mais fácil retirar os falecidos da lista

As listas estariam informatizadas e disponíveis em todo o país. Quando alguém votasse, isso ficaria registado.
Se o voto for na mesma em papel, que tipo de fraude pode haver mais do que pode haver hoje em dia? Acho que seria muito semelhante.

P.S. : Esqueci-me de dizer que nesse caso seriam necessários dispositivos informaticos e ligação à intenet em cada posto de voto, e isso é uma desvantagem grande, eu sei.

As listas ESTÃO informatizadas.
Ainda não percebeste que não é um problema de tecnologia, é um problema de CONFIANÇA?

As listas usadas nas assembleias de voto estão em papel, e as pessoas estão apenas numa dessas listas, PARA IMPEDIR QUE POSSAM VOTAR MAIS QUE UMA VEZ.
Informaticamente não tens como garantir isso (o sistema informático pode ser manipulado).

https://www.newscientist.com/articl...onic-voting-booth-takes-less-than-90-minutes/

É o que eu disse algures:
Se vocês soubessem o que eu sei sobre informática, não usariam computadores.
[:)] [:)] [:)]

Esta porcaria é um passador, tem mais buracos que um queijo suíço (o dos 5 a 0).
Nem sei como é que as coisas se aguentam tanto tempo a funcionar. Provavelmente é porque ninguém está a tentar que não funcionem…
[:)]

Pois, é verdade, mas o sistema pode ser implementado de forma a minimizar isso ao máximo. Ter dois sistemas em paralelo, desenvolvidos por duas equipas completamente diferentes e tecnologias diferentes, por exemplo.
E mudar sempre de eleição para eleição.

As duas equipas podem estar de conluio.
Terias de ter duplicação de tudo:
— sistemas centrais
— linhas de comunicação (não ias usar internet para ambas, ou ias [:)] )
— sistemas locais

Tudo em duplicado.
Depois, havia uma discrepância…
Qual deles estava correcto?

Depois melhoravas a ideia: TRIPLICADO.

Um sistema usava a net.
Outro era por dial-up.
O terceiro usava pombos-correio.

O voto em urna é muito mais seguro. A questão de percorrer muitos km para votar é pertinente mas secundária: Pode ser um bom pretexto para visitar a "terra" passear com a família, rever amigos [acreditem ou não é em dia de eleições que muita gente se reencontra e passa um domingo diferente]. Ou então um pretexto para mudar o local de voto para onde se mora efetivamente. Sou, até ver, completamente contra o voto eletrónico. Não tenho dúvidas que perigo de fraude seria maior e isso é muito mais grave do que percorrer 200 km para votar ou até do que não votar de todo.

Autárquicas 2017

As listas ESTÃO informatizadas.
Ainda não percebeste que não é um problema de tecnologia, é um problema de CONFIANÇA?

As listas usadas nas assembleias de voto estão em papel, e as pessoas estão apenas numa dessas listas, PARA IMPEDIR QUE POSSAM VOTAR MAIS QUE UMA VEZ.
Informaticamente não tens como garantir isso (o sistema informático pode ser manipulado).

https://www.newscientist.com/articl...onic-voting-booth-takes-less-than-90-minutes/

É o que eu disse algures:
Se vocês soubessem o que eu sei sobre informática, não usariam computadores.
[:)] [:)] [:)]

Esta porcaria é um passador, tem mais buracos que um queijo suíço (o dos 5 a 0).
Nem sei como é que as coisas se aguentam tanto tempo a funcionar. Provavelmente é porque ninguém está a tentar que não funcionem…

Lá estas tu a trazer o futebol para aqui

O voto em urna é muito mais seguro. A questão de percorrer muitos km para votar é pertinente mas secundária: Pode ser um bom pretexto para visitar a "terra" passear com a família, rever amigos [acreditem ou não é em dia de eleições que muita gente se reencontra e passa um domingo diferente]. Ou então um pretexto para mudar o local de voto para onde se mora efetivamente. Sou, até ver, completamente contra o voto eletrónico. Não tenho dúvidas que perigo de fraude seria maior e isso é muito mais grave do que percorrer 200 km para votar ou até do que não votar de todo.

Poesia evitável no sec. XXI

Mesmo assim melhor do que o Thriller de uma votação manipulada. Pode ser poesia para ti, mas é uma vantagem para muitos, embora concorde que não é esse o argumento que melhor justifica a manutenção do atual sistema.

Não percebo porque raio agora esta obsessão com informatizar tudo mesmo que seja pior.

Porque é que a lei haveria de impedir uma candidatura que no final até ganha?

Seria grosseiramente anti-democrático.

Afinal queremos um nanny state?

grosseiramente anti-democrático, porquê?
há leis para tudo e mais alguma coisa, é ETICAMENTE deplorável alguém que foi julgado e condenado no exercício de uma função pública, se possa candidatar à mesma função

nanny state [:D]? vives em que país?
se há nanny state é por cá, basta ver o tamanho da máquina estatal

Voltar
Superior