Audi A4 Avant!!!!

PAraujoSilva

New member
Boa tarde,

Estou a pensar adquirir uma audi A4 Avant 1.9 tdi 130 cv de 2001 com 160000 km, por 12000 Euros só que estou com um bocado de receio pois dizem que a manutenção da audi é muito cara.
Por isso gostari que me ajudassem a esclerecer algumas duvidas?
1-Acham o preço caro?
2-A manutenção é assim tão cara como dizem?
3-A nivel de avarias, que tipo avarias é normal acontecer?
4-O consumo?

Enfim gostaria de ter a opinião de preferência de alguem que também tem uma carrinha destas pois tou com receio de fazer uma ma compra.

Sim a manutenção é muito cara. De cada vez que muda a correia, lá vão 1000€ para o galheiro.

De 2001, 160 000 em cada eixo, não? [;)]

O preço tem de ter em atenção coisas como o estado, se é nacional ou não, se esses 160.000 km sofreram algum "abatimento" ou não, etc.

Depois (e eu considero isto muito importante) tens de ver o estado global da carrinha. Como estão os interiores?
Estão muito descascados? O volante está muito coçado? Os bancos, (...etc).

Os km não são garantia de quase nada, pois um carro com poucos km pode estar pior do que outro com mais, mas convém tentar entender se tem mesmo os que marca, pois há alguns componentes (e até operações de manutenção) em que os km influenciam.

Por exemplo, a correia nos modelos desse ano é mudada a cada 90.000 km (a operação cá fora ainda custa uns 4xx euros, incluindo a bomba de água).
Se tiver 160.000 km, faltam 30.000 para a próxima muda.

Quanto à manutenção, as peças mais comuns (filtros e afins) têm o preço de outro carro qualquer, até porque existem na concorrência.

Esse motor tem a especificidade do óleo, que tem de ter a norma VW 501.01 para 15.000 km ou um ano e o 506.01 para 2 anos (long-life).

Isto torna o óleo mais caro do que um motor que leve um óleo mais comum, embora isso hoje comece a ser cada vez mais raro.

No entanto, a grande diferença aqui está em fazeres a manutenção na marca ou fora dela.
Se fizeres fora dela, pouca diferença notas para um outro carro qualquer diesel equivalente, mas se a fizeres num concessionário, levas com o "imposto SIVA" e os valores mudam de forma drástica!

Claro que depois tens de contar que se precisares de uma ponteira de transmissão nova, não vai custar o mesmo do que se fosse para um clio 1.5 dci...

Problemas crónicos não há assim nada de especial neste modelo.
Tens de ter é em atenção se o motor puxa bem, se quando está ao ralenti está estável (ou seja, sentes a vibração, mas de um modo suave e constante, sem hesitações), bem como a embraiagem (vê se não treme, pois como em qualquer Turbo-Diesel os volantes de motor são muito caros), etc.

A nível de consumo, a minha tem uma média real (medida ao depósito) de 6,1 litros em mais de 10.000 km, mas eu uso-a mais ao fds, o que é diferente.

Em AE na casa dos 130/140 fazes 6 litros, em estrada fazes um bocado menos (consoante o pé), mas diria que é realista entre os 6 e os 7 litros, excepto se carregares muito no pedal de forma constante, ou se fizeres muitos trajectos pequenos com o motor frio (aí os consumos também são bastante mais elevados).

Aliás, o motor é das melhores coisas que o carro tem, pois apesar de não ser um poço de refinamento, a carroçaria ajuda a esconder bem isso e ficas com 130cv muito disponíveis e com pouca sede - num motor que se fartou de dar provas de fiabilidade.

A coisa que eu mais embirro nestes carros é a fragilidade do acabamento rubber touch, que exige mesmo bastante cuidado para manter o bom aspecto.

...ah...e o facto de que tudo e mais alguma coisa é extra...[;)]

Se a fizeres na Audi não é barata.
Manutenções mais baratas ficam por 200 e poucos euros, mudar correias (aos 90Mk e 180Mk) fica por cerca de 800€.
O medidor de massa de ar pode dar problemas, embora no motor de 130cv não seja muito comum.
Os consumos são baixos para o carro que é. Se moderares o pé, conseguem-se médias bastante baixas.

Tem atenção aos km. Essa quilometragem nesse carro não é muito normal apesar de ser possível.

O meu, de Dez de 2001, tem 98.000Km.
O outro, também de Maio de 2001, tem 180.000Km.

Falso, como comprovei no meu DB. Nem metade!

Os cerca de 600 km que fiz este ano com a minha A4 também devem ser multiplicados pelo número de eixos, ou posso acreditar nos km que não faz enquanto está parada na garagem? [;)]

Se for na marca, é. A pergunta foi "se a manutenção da audi é muito cara"...

Quanto aos 600 km, a que tu tens na garagem conheces tu. O problemas são as outras.

Se for a um particular (não deve ser, pelo preço) ainda pode ser. Se for a stand, e então se for importada, 99% de probabilidade de os km não serem reais...

Também não acho a quilometragem completamente impossível. O B6 PD130 da minha tia está com 124.000km ou parecido e é do final de 01. E cá em casa o B7 também só faz cerca de 18.000km/ano, o que o aproxima desse B6 de que falas.

Como já disseram, é um motor fiável e bastante económico [:cool:].

Se for na marca, é. A pergunta foi "se a manutenção da audi é muito cara"...

Quanto aos 600 km, a que tu tens na garagem conheces tu. O problemas são as outras.

Se for a um particular (não deve ser, pelo preço) ainda pode ser. Se for a stand, e então se for importada, 99% de probabilidade de os km não serem reais...

O preço anda pela media.
Mas depende do que o carro tem.
Eu pessoalmente não conseguia andar num com aquelas madeiras dentro.
Se for a variante Sport, é bem mais atractiva, pelos bancos, volante, aplicações interiores, suspensão, jantes...

É para mim a melhor versão do mítico 1.9 TDI.

A versão de 130cv tem boas performances e consumos mistos na casa dos 7l/100km.

A manutenção não é cara, e a mudança da distribuição anda na ordem dos 400 €, e é feita de 90 em 90 mil km.
O mais caro são os braços de direcção que não se dão muito bem com pisos degradados, mas já há mecânicos que os recondicionam, ficando muito mais baratos.

A nível de fiabilidade é muito boa, tem atenção apenas ao turbo e à MAF. Do resto é dar-lhe óleo bom 100% sintético norma 505.01 que custa cerca de 50 €. Uma revisão normal (óleo e filtros) fora da marca anda na ordem dos 100 €.

Cuidado com os km se for importada. Se for nacional é perfeitamente possível esses km serem reais, conheço alguns com pouco mais de 100 mil km.

O preço está na média.

Última edição:
Também não acho a quilometragem completamente impossível. O B6 PD130 da minha tia está com 124.000km ou parecido e é do final de 01. E cá em casa o B7 também só faz cerca de 18.000km/ano, o que o aproxima desse B6 de que falas.

Como já disseram, é um motor fiável e bastante económico [:cool:].

Mas o teu não é gasolina? É totalmente diferente. [;)]

Compra algo mais recente sem umas argolas na frente que ficas bem servido na mesma ...

nao podes é dizer aos amigos que tens um Áude ... mas pronto

1º Lugar tenta de alguma maneira confirmar os kms. É possível pedires todos os registos das inspecções por um preço bastante razoável mesmo e tens a questão respondida.

2º Há que ver o nível de equipamento da carrinha e estado da mesma.

3º Semelhante e talvez por menos €€ tens o Passat 3BG. É basicamente igual à A4 e acrescenta mais espaço.

4º Tem caixa de 5 ou caixa de 6? É que só tiver caixa de 5 tem os mesmos 285Nm de binário do PD115 (embora disponíveis às 1750rpm contra as 1900rpm do PD115). A 6ª velocidade, parecendo que não, influencia porque além de ser sinónimo de 310Nm, é o que eu sinto a falta no meu Pd115. Consegue baixar ainda mais os consumos em AE e diminuir o ruído do motor porque também circula a rotação menor.

Depois, a manutenção está cara em todo o lado. 1000€ por uma mudança de correia falam do que não sabem. A minha Passat mudou agora à pouco a correia pela 3ª vez (mais cara do que as outras) e na vw ficou por 840€ mas com mudança de óleo e filtro mais um diagnostico geral, ou seja, a mudança só ficaria nos 600 e qualquer coisa.

Mas falando da 2ª mudança, que na Audi é igual em tudo, foram 473,42€ na vw. Como podes ver, muito inferior aos 1000€ que chegaram a referir...

Tens de ter atenção à MAF (na Audi custa uns 130€) e a EGR (já é mais carota). A MAF, se notares o carro a perder força numa subida ou nas rotações mais elevados são os sintomas. EGR se entra em safe mode esta cheia de porcaria e pode querer dizer que circula muito em cidade. Na EGR não tens necessariamente de a substituir, tu próprio podes em casa tira-la do sitio e limpa-la com alcool, deixar secar e voltar a montar que fica boa [;)]

Depois tens também os braços de suspensão, ponteiras e cardans. Uma fuga de ar causada por alguma fissura nas tubagens também acontece e normalmente são uns 100/110€ com mão de obra para a substituição (os valores que referi são sempre na marca).

Espero ter ajudado [;)]

Compra algo mais recente sem umas argolas na frente que ficas bem servido na mesma ...

nao podes é dizer aos amigos que tens um Áude ... mas pronto

Estava a tardar uma resposta deste tipo...

4º Tem caixa de 5 ou caixa de 6? É que só tiver caixa de 5 tem os mesmos 285Nm de binário do PD115 (embora disponíveis às 1750rpm contra as 1900rpm do PD115). A 6ª velocidade, parecendo que não, influencia porque além de ser sinónimo de 310Nm, é o que eu sinto a falta no meu Pd115. Consegue baixar ainda mais os consumos em AE e diminuir o ruído do motor porque também circula a rotação menor.

Isto não é bem verdade.
Tendo um de 5 e outro de 6, a diferença não é assim tão grande. Acho a versão de 5 mais agradável. Parece mais cheio, e não se anda sempre a trocar de mudança como no de 6.
Os consumos do que tem caixa de 5 são bem mais baixos do que a caixa de 6, mesmo em AE. Ainda é uma diferença grande. Quanto ao ruído é a mesma coisa.

Voltar
Superior