O preço tem de ter em atenção coisas como o estado, se é nacional ou não, se esses 160.000 km sofreram algum "abatimento" ou não, etc.
Depois (e eu considero isto muito importante) tens de ver o estado global da carrinha. Como estão os interiores?
Estão muito descascados? O volante está muito coçado? Os bancos, (...etc).
Os km não são garantia de quase nada, pois um carro com poucos km pode estar pior do que outro com mais, mas convém tentar entender se tem mesmo os que marca, pois há alguns componentes (e até operações de manutenção) em que os km influenciam.
Por exemplo, a correia nos modelos desse ano é mudada a cada 90.000 km (a operação cá fora ainda custa uns 4xx euros, incluindo a bomba de água).
Se tiver 160.000 km, faltam 30.000 para a próxima muda.
Quanto à manutenção, as peças mais comuns (filtros e afins) têm o preço de outro carro qualquer, até porque existem na concorrência.
Esse motor tem a especificidade do óleo, que tem de ter a norma VW 501.01 para 15.000 km ou um ano e o 506.01 para 2 anos (long-life).
Isto torna o óleo mais caro do que um motor que leve um óleo mais comum, embora isso hoje comece a ser cada vez mais raro.
No entanto, a grande diferença aqui está em fazeres a manutenção na marca ou fora dela.
Se fizeres fora dela, pouca diferença notas para um outro carro qualquer diesel equivalente, mas se a fizeres num concessionário, levas com o "imposto SIVA" e os valores mudam de forma drástica!
Claro que depois tens de contar que se precisares de uma ponteira de transmissão nova, não vai custar o mesmo do que se fosse para um clio 1.5 dci...
Problemas crónicos não há assim nada de especial neste modelo.
Tens de ter é em atenção se o motor puxa bem, se quando está ao ralenti está estável (ou seja, sentes a vibração, mas de um modo suave e constante, sem hesitações), bem como a embraiagem (vê se não treme, pois como em qualquer Turbo-Diesel os volantes de motor são muito caros), etc.
A nível de consumo, a minha tem uma média real (medida ao depósito) de 6,1 litros em mais de 10.000 km, mas eu uso-a mais ao fds, o que é diferente.
Em AE na casa dos 130/140 fazes 6 litros, em estrada fazes um bocado menos (consoante o pé), mas diria que é realista entre os 6 e os 7 litros, excepto se carregares muito no pedal de forma constante, ou se fizeres muitos trajectos pequenos com o motor frio (aí os consumos também são bastante mais elevados).
Aliás, o motor é das melhores coisas que o carro tem, pois apesar de não ser um poço de refinamento, a carroçaria ajuda a esconder bem isso e ficas com 130cv muito disponíveis e com pouca sede - num motor que se fartou de dar provas de fiabilidade.
A coisa que eu mais embirro nestes carros é a fragilidade do acabamento rubber touch, que exige mesmo bastante cuidado para manter o bom aspecto.
...ah...e o facto de que tudo e mais alguma coisa é extra...[

]