Audi A4 Avant!!!!

Eu disse que a revisão dos 90Mk foram 800 e tal euros, não a troca da correia. Se é a revisão, é a correia, com óleo, filtros e tudo o que está na manutenção programada.

Ok, só te disse aquilo porque, por exemplo, o rca33 falou em €4xx mas sem incluir o óleo e filtros.

Depois, como achei esse valor muito abaixo do normalmente praticado nos stands, pensei que fosse por isso.

Tiveste alguma atenção especial ?

Bem, tendo os dois, acho que é fácil de comparar, ou não? Estou a falar de uma média de muitos kms. E mesmo médias entre depósitos, o que tem caixa de 5 tem sempre consumos mais baixos.
Mas deves também ter os dois, para ter tanta dúvida/certeza do que dizes.

Aposto que se tivesses dois sedans ou duas avants seria muito dificil conseguires diferenças "palpáveis".

Agora como o sedan é mais leve e mais e aerodinâmico (isto interessa bastante no consumo extra-urbano) e como as versões de 5v são ligeiramente mais poupadas acredito que consigas, de facto, ter diferenças de consumo assinaláveis pois já é a soma de três factores penalizadores para a tua Avant 6v, a caixa, aerodinâmica e peso.

De qualquer forma a tua experiência seria mais conclusiva se tivesses dois sedans ou duas avants pois só assim terias apenas a diferença da caixa.

Ainda assim, há sempre outras variáveis como erro de CB (pode ser maior num que noutro), maior ou menor quilometragem, forma como foram feitos os km's e, claro, não há motores iguais.

E não, não tenho nenhum A4 PD130 com caixa de 5v mas já andei num ainda que por pouco tempo.

Agora digo-te que não preciso de conduzir muito um A4 desses para perceber que não gosto do escalonamento da caixa do mesmo tenho vários milhares de km's num carro com 5v verdadeiras (na verdade tem 6v mas esta é somente overdrive) de rapport igual ao B6 PD130 caixa 5v e com o mesmo estilo de motor (2l diesel 140) e, em cidade, há determinados situações que me tiram do sério pois tenho de andar frequentemente em mudanças mais baixas do que desejaria.

Claro que se for apenas para fazer variantes e estrada sem trânsito acaba por ser mais ou menos indiferente. Aliás a caixa longa do Ibiza FR dá-me sempre para andar mais depressa pois gosto de meter mudanças e no Ibiza quando se mete a 5ª já vamos a, pelo menos, uns 80km/h.

Até pode ser que por ser carrinha gaste menos, mas não me parece que seja só isso. Mesmo a andar devagar, a diferença nota-se bem.

Isso foi precisamente o que eu disse, devagar é que nota mais pois é nas condições dos testes de consumo homologados e aí, de facto, a versão de 5v deve beber menos.

Em AE a uma maior velocidade o teu sedan vai também beber menos mas aí já terá a ver muito mais com a aerodinâmica que com o facto de ter 5v.

Até te digo mais, em AE, com o CC nuns 140/150 até aposto que a caixa de 6v é capaz de gastar menos pois é ligeiramente mais longa (um pint€lho eu sei) e porque tem 310nm que ajuda a gastar um pouco menos nas subidas.

Agora claro que isto só seria coerente de comparar se ambos os A4's fossem da mesma versão, e não um sedan 5v e uma avant 6v.

Não sinto nenhum fosso no de 5. O de 6 é que nos deixa mal habituados.
Como já disse, até acho a caixa de 5 mais agradável com um motor mais disponível. O que tem caixa de 6 obriga a maior trocas de caixa, ainda por cima no para arranca, onde nem sabemos se meter a 2ª ou ficar em 1ª. No de 5 já não acontece tanto isso.

A caixa de 6v é óbvio que obriga a meter mais mudanças de caixa mas eu prefiro isso a andar a rotação demasiado alta porque a mudança acima "morre".

E não percebo essa de com a caixa de 6v haver maior indecisão entre utilizar uma 1ª ou uma 2ª.

Isso acontece bem mais frequentemente com uma caixa de 5v do estilo da do A4 B6.

De qualquer forma não tenho problemas nenhuns em preferires a versão de 5v pois aqui já entramos em gostos pessoas e nisso não há discussão, cada um na sua.

Agora o fosso que falo não é uma questão de se sentir ou não pois não há voltar a dar, a versão de 5v tem um maior fosso entre mudanças, sobretudo entre a 4ª e a 5ª. Já a versão de 6v tem pouca diferença entre 4ª, 5ª e 6ª.

Meteres os ratios das caixas não vale de nada. Como já disse, o de caixa de 5 (com o dobro dos quilómetros do de 6) parece-me sempre mais disponível.

Isto do parecer tem muito que se lhe diga... Não precisas de te justificar por gostares mais da versão de 5v, simplesmente eu prefiro de 6v com um escalonamento "como deve ser".

Mais uma vez, pode ser dos 65Kg de diferença de peso, o que me parece pouco para o assunto, mas mais uma vez, é a opinião de quem tem os dois e convive diáriamente com os mesmos há muitos anos.

O peso é capaz de não fazer assim tanta mossa, mas o cx e área frontal conta muito em AE, sobretudo a velocidades mais elevadas.

Última edição:
Em cidade pura, a média pode ser ligeiramente mais baixa, com a caixa de 5 velocidades, mas em estrada essa diferença passa a ser favorável à caixa de 6v.

Depois existe a questão do binário, 285Nm na caixa de 5v e 310Nm na caixa de 6v.

E no final a informação o que faltava neste tópico, e que tornam a comparação do sedan 5V com a avant 6v pouco justa.

As caixas das avant's (basicamente esta regra é aplicada às stations do grupo VAG) é mais curta nas 3 primeiras relações, para compensar a diferença de peso em relação às versões sedan.

Este ponto explica a situação da 1ª ser muito curta em cidade, em relação à caixa 5v, que o Whisperdancer (salvo erro) mencionou.

Em cidade pura, a média pode ser ligeiramente mais baixa, com a caixa de 5 velocidades, mas em estrada essa diferença passa a ser favorável à caixa de 6v.

Depois existe a questão do binário, 285Nm na caixa de 5v e 310Nm na caixa de 6v.

E no final a informação o que faltava neste tópico, e que tornam a comparação do sedan 5V com a avant 6v pouco justa.

As caixas das avant's (basicamente esta regra é aplicada às stations do grupo VAG) é mais curta nas 3 primeiras relações, para compensar a diferença de peso em relação às versões sedan.

Este ponto explica a situação da 1ª ser muito curta em cidade, em relação à caixa 5v, que o Whisperdancer (salvo erro) mencionou.

Bem isso é novidade...
Mas a primeira é muito curta, sim, o que origina os famosos solavancos no pára arranca.

Bem para dissipar dúvidas aqui estão os dados com O A4 1.9 TDI com caixa de 5 e de 6. O valor de binário da caixa de 6 está errado (não é 285 mas sim 310nm)

92050127.jpg

45054326.jpg

Voltar
Superior