Ataques informáticos - "Vida" digital em risco?...

As notícias dão a situação como resolvida e afastam o cenário de ciberataque.

[:D]

Agora anda tudo em modo histeri colectiva.

por volta das 6 da tarde fiz um reboot a um servidor com uma base dados oracle cujo reboot estava pensente por causa de um apgrade do kernel do linux que precisa mesmo de reboot, pensei sexta-feira ja bazou tudo, isto sao 10 minutos ningem nota.

2 minutos tinha o telefone inundado de mensages a perguntar se estavamos a ser atacados [:D]

por volta das 6 da tarde fiz um reboot a um servidor com uma base dados oracle cujo reboot estava pensente por causa de um apgrade do kernel do linux que precisa mesmo de reboot, pensei sexta-feira ja bazou tudo, isto sao 10 minutos ningem nota.

2 minutos tinha o telefone inundado de mensages a perguntar se estavamos a ser atacados [:D]

É isso e o COVID! [:D]

[:)][:)][:)][:)][:)]

Isto da Sibs já não é novo! Lembro-me perfeitamente de nº vezes o sistema estar em baixo!
Ainda me estou a ver no Continente eles avisarem ao microfone que os multibanco e estavam fora de serviço, desgraçados dos funcionários tinham montes de carrinhos cheios de compras para voltar a arrumar.

Parece-me q os ataques à Impresa e à Vodafone terão origens e motivações diferentes, o primeiro sendo ataque de ransomware, creio q terá motivações económicas, já o segundo pode perfeitamente ser um teste a um sistema de comunicações relevante, não faço ideia se na Vodafone o esquema de segurança é padronizado a nível global ou se cada país tem a sua estrutura independente, mas acredito q este possa ser facto ter sido um ensaio, até pq aparentemente o intuito era apenas destrutivo.

Já agora a Vodafone muito bem em relações públicas e limpeza de imagem, com o anúncio da TV.

Agora dados os prejuízos criados a terceiros (particulares e empresas) creio q fazer apenas boa comunicando não chega.

E não chega pq tenho muita curiosidade de saber qual a política da empresa qdo um cliente entra porta dentro a informar q não vai conseguir pagar a conta desse mês pq foi roubado (teria de apresentar provas), se perdoam a conta ou não.

Hoje foi o Ministério dos Negócios Estrangeiros português que foi alvo de ataque, ou de tentativa disso.

Deu há pouco no noticiário da TVI e o ministro confirmou isso, ainda que "por entre os dentes" sem qualquer detalhe do sucedido.

quote_icon.png
Originalmente Colocado por PeLeve
Talvez seja lícito admitir que este tipo de ataques (bem como os mencionados no presente tópico) possam ter sido "ensaios", testando em países "mais pequenos" a capacidade de concretização...

​
Os ataques existem ha decadas, a mediatização é que é recente .
pode haver ataques como alvo politico, claro que sim, mas a maioria é apenas e so criminalidade .
Nããããã... foram os russos, que o meu navegador crashou logo a seguir ao meu post citado... [:)]

Agora a sério, eu julgava que os ataques informáticos eram, todos, criminalidade... [:p] [:D] [;)]

Nããããã... foram os russos, que o meu navegador crashou logo a seguir ao meu post citado... [:)]

Agora a sério, eu julgava que os ataques informáticos eram, todos, criminalidade... [:p] [:D] [;)]
E é crime. Mas a ideia do pmct é sobre os motivos: Nuns é para roubar/destruir. Noutros é para mostrar uma posição política. Não foi por acaso que hoje houve um ataque informático à Ucrânia :)

Voltar
Superior