Ataques informáticos - "Vida" digital em risco?...

Por acaso ainda ontem utilizei o Continente Pay, um descanso.... mas agora estou preocupado.

Ainda não há comunicado?

Até ver, nada...

attachment.php

Anexos

• Screenshot 2022-03-30 at 12-36-51 Maintenance page Continente.jpg
    Screenshot 2022-03-30 at 12-36-51 Maintenance page Continente.jpg
    19,4KB · Visualizações: 0
Alguém sabe se o cartão continente fisicio está a funcionar nas lojas? Se dá para descontar o saldo e dá talões para a Galp?

E se ao abastecer a Galp, funciona o cartão e talões continente?

... é que a APP não funciona.

Hoje ia abastecer na Galp. Entrei, vi os avisos afixados de que os descontos não estavam a funcionar e saí pelo outro lado. Fui à BP.

O sistema estava a meio termo, sei que nas encomendas na Worten eles recebiam-nas em loja mas depois não conseguiam enviar SMS e email para os clientes irem levantá-las.

Mesmo na sexta feira, o sistema estava a funcionar ainda a 50%, não sei se entretanto já resolveram tudo.

O Continente Online já está off há 6 dias, deve ter sido algo muito muito sério.

Por esta e por outras é que eu nunca utilizei nem nunca vou utilizar o continente Pay, ou qualquer outra app de empresas não bancárias que permitem gravar dados financeiros.

Há um único sítio que eu confio para associar os meus cartões, que é o Paypal. E mesmo assim, é confiar desconfiando [;)]

"Visite-nos nas nossas lojas físicas
O Continente Online está temporariamente indisponível.
Estamos a trabalhar para resolver a situação o mais rapidamente possível."

Bem, a coisa foi bem grave, para ainda não estar tudo reposto...esta brincadeira deve custar uns milhões valentes à Sonae.

O Continente Online já está off há 6 dias, deve ter sido algo muito muito sério.

Por esta e por outras é que eu nunca utilizei nem nunca vou utilizar o continente Pay, ou qualquer outra app de empresas não bancárias que permitem gravar dados financeiros.

Há um único sítio que eu confio para associar os meus cartões, que é o Paypal. E mesmo assim, é confiar desconfiando [;)]

Igual por aqui. Sou cliente Continente online mas nunca aderi ao Continente Pay. Compras online compro sempre com Paypal.

E mais um dia tudo off, incluindo wells.pt. A coisa está feia...

Curioso que o Continente continua a emitir vales de desconto na Galp como se nada fosse. Ontem, reparei que a máquina que faz a leitura e emissão de tickets das promoções, está (ainda) fora de serviço.

Continente pay, cartão universo etc , tudo que seja dados relacionados com informação bancária, não é alvo neste ataque porque também nem sequer é o continente que tem a informação
o ataque caiu somente numa "aplicação" interna que permitia a comunicação entre outras "aplicações", e ainda não foi possível resolver o "problema", para já não é possível indicar datas
a única informação que poderá estar comprometida (mesmo assim estão a tentar recuperar), de certa forma não afeta qualquer utilizador, poderá sim "afetar" o próprio continente (está relacionado com históricos de consumo)

Pois é...

"Exmo. Sr(a),

A Iberdrola Clientes Portugal atribui a maior importância a todos os aspetos relacionados com a cibersegurança e com a proteção de dados dos nossos clientes, sobretudo no contexto atual.

Apesar de todos os nossos esforços, informamos que, na semana passada, a Iberdrola Clientes Portugal sofreu um ciberataque aos seus sistemas de informação que envolveu o acesso à base de dados.

A ocorrência, que foi imediatamente resolvida, afetou dados de contacto e de identificação. No entanto, informamos que em nenhuma circunstância foram acedidos dados bancários ou dados de consumo de eletricidade.

Assim que detetámos o ataque cibernético, neutralizámo-lo e acionámos medidas de reforço para evitar que ocorra novamente. Adicionalmente, comunicámos também a ocorrência à Comissão Nacional de Proteção de Dados."

Estão fortes...

E está tudo bem abafado...o que me cria mixed feelings. Por um lado não queremos pânico, por outro temos direito a saber, já que temos dados sensíveis potencialmente expostos.

Curioso que o Continente continua a emitir vales de desconto na Galp como se nada fosse. Ontem, reparei que a máquina que faz a leitura e emissão de tickets das promoções, está (ainda) fora de serviço.

Eu recebi uma sms a dizer que tenho um vale de 10%.
Mas como não tenho cartão físico, nem sei se consigo/posso usar.

Eu recebi uma sms a dizer que tenho um vale de 10%.
Mas como não tenho cartão físico, nem sei se consigo/posso usar.

na mensagem que recebeste tem lá o numero do cartão, não me recordo de momento se na caixa conseguem inserir esse numero manualmente
(dar o nº de telemóvel não é possível pois a app está desativada por motivos de segurança e a app é que permite essa associação de dados)

o ideal é antes de fazeres as compras, ir ao balcão de apoio ao cliente e perguntar se te conseguem dar um cartão físico associado à tua conta

caso nada disto seja possível, guarda a fatura pois assim que a app ficar disponível, podes associar a fatura ao teu cartão e aí rebater os 10%

na mensagem que recebeste tem lá o numero do cartão, não me recordo de momento se na caixa conseguem inserir esse numero manualmente
(dar o nº de telemóvel não é possível pois a app está desativada por motivos de segurança e a app é que permite essa associação de dados)

o ideal é antes de fazeres as compras, ir ao balcão de apoio ao cliente e perguntar se te conseguem dar um cartão físico associado à tua conta

caso nada disto seja possível, guarda a fatura pois assim que a app ficar disponível, podes associar a fatura ao teu cartão e aí rebater os 10%

Pois costumo usar a app e o número telemóvel. Mas não vai ser possível.

Vou tentar com o número do cartão no balcão central.

E nem sei como é do saldo, eu tinha saldo em cartão. :sh)

Assim que voltar a normal, vou solicitar o reembolso dos dias em que o site esteve off, em relação à entrega zero que tenho ativa.

Nem é pelo €€€€, mas duvido que me dessem 7 dias grátis se pedisse. contas são contas

Voltar
Superior