Assistentes de bordo da TAP

Ilyushin

Banido
Gostaria de ouvir algumas opiniões sobre a qualidade do serviço de bordo da TAP, uma vez que não utilizo esta companhia com regularidade. Vou explicar a razão da minha curiosidade: tenho ouvido de alguns colegas (quatro ou cinco) que viajam frequentemente na TAP algumas queixas em relação à simpatia das assistentes, fundamentalmente nas rotas de (e para) o Brasil. Não mencionaram que as assistentes são mal educadas, mas tenho ouvido com frequência que algumas são pouco cordiais e nada simpáticas. à primeira não liguei muito, e achei que fosse um dia menos bom para uma funcionária, mas após vários relatos sobre a mesma coisa, penso que não pode ser coincidência. Estando a TAP em dificuldades e sendo as rotas para o Brasil a "galinha dos ovos de ouro" da empresa, e tendo em conta que os clientes pagam sensivelmente 1000 Euros por um bilhete, não seria de se esperar um serviço "de top" por parte da tripulação? Confesso que fiquei algo baralhado com estes relatos.

Alguém faz esta rota com regulridade? E como é o serviço em outras rotas?

Sim, geralmente não há grande simpatia, mas sinceramente estou-me nas tintas. Se vou em trabalho só peço que não me incomodem, se vou com a família só peço que não me incomodem e que não me percam as bagagens. [:D]

Oi,

Na Europa as/os assistentes de bordo não são lá grande simpatia, na TAP ainda pior... Mas, se fores em business, já se derretem todos.

Nas companhias asiáticas, são por norma mais simpáticos
FLP

Qdo fui ao Brasil era AirLuxor e a simpatia era algo que a toda a tripulação tinha passado a milhas de distância (iam até outros elementos de tripulação no avião e para esses a simpatia imperava).

Na TAP nunca tive problemas e viajo sempre que possível com eles.
Viajem com a AirFrance se acham que as nossas são antipáticas!!![;)]

Se por simpatia querem vénias, esqueçam![:D] Agora se por simpatia se entende um sorriso, um sff, um obrigada... aí vão-me desculpar mas nada aponto à TAP.
Ainda na última viagem eu estava no WC qdo começaram a servir o jantar e como o grupo estava dividido em dois e uma parte estava nas ultimas filas eu fiquei ao pé deles (sentadinha e com cinto) não me importando de esperar que elas terminassem de servir.
O que aconteceu? Voltaram atrás (estavam na 5 ou 6 fila) e insistiram para que eu passasse. Só tive que agradecer e voltar ao meu lugar. Foram antipáticas? Não me parece.

Acho que a galinha de ovos de ouro da TAP é Lisboa-Luanda.
Creio que seja a rota mais lucrativa.

Eu não tenho motivos de queixa da TAP. Se achas as da TAP mal dispostas, ainda não viajaste com a Iberia.

Mas deixa contar-te algo que me aconteceu e pelo qual não falo mal da TAP.

Senta-te que vou contar uma estoria.
Que no fundo mostra o jeitinho Portugues vs a rigidez de outras culturas.

26 de Dezembro, o meu primeiro boxing day (feriado) na UK.
Por ser o primeiro, não sabia que os comboios nesse dia não funcionavam e voava para Lisboa nesse dia.

Resultado, vou de taxi, imenso transito, porque quase todos fizeram o mesmo.

Chego a Gatwick, já o check-in fechado, mas ainda tinha bastante tempo de chegar ao portão de embarque. Para alem disso, o voo iria sair com 1 hora de atraso.

Para entenderes o episodio, a TAP faz o outsourcing de atendimento/check-in em Gatwick a uma outra empresa.

E os Ingleses que ai trabalhavam, foram intrasigentes e por nada deixaram-me passar. Porque regras eram regras.

Queriam que eu comprasse um outro bilhete ou fosse para Heathrow para o proximo voo (que não chegaria a tempo).
Tentei argumentar que o voo estava atrasado anyway e com toda aquela conversa, eu chegaria bastante a tempo ao portão.
E que a mala para check-in, poderia ir comigo no avião, se fosse o caso.

Nisto tudo, uma assistente da TAP deslocou-se ao balcão para lidar, penso que com menores ou passageiros deficientes. Ao escutar o meu bate-boca, liga ao comandante do avião e explica o meu caso.

O comandante liga para o balcão, informa-os que o avião é dele, e esta na pista atrasado, então ele permite que eu embarque.
Deviam ter visto a cara dos funcionarios ao escutarem o comandante.

E quando cheguei a porta, ainda esperei uns bons 25 minutos antes de embarcar...

Na chegada a Lisboa, ainda dei dois beijinhos á assistente de bordo que me safou.

Eu pessoalmente, não posso falar mal da TAP.

Última edição:
Voces falam muito com as assintentes de bordo. Durante as minha viagens eu so digo Cola Light. Se tiver que falar mais que isto e' porque algo vai mal. Geralmente so ando na KLM e nao tenho nada a apontar.

Realmente, simpatia e cordialidade é algo muito raro entre as assistentes de bordo da TAP [8b]
Estão ali parece que a fazer um enorme favor aos passageiros em terem de os aturar.
Deve ser por grande parte delas estar já próximas da idade da reforma :sh)

Voces falam muito com as assintentes de bordo. Durante as minha viagens eu so digo Cola Light. Se tiver que falar mais que isto e' porque algo vai mal. Geralmente so ando na KLM e nao tenho nada a apontar.

Falam porque querem tentar a sorte [:D]. As assistentes de bordo sempre fizeram parte das fantasias masculinas

Realmente, simpatia e cordialidade é algo muito raro entre as assistentes de bordo da TAP [8b]
Estão ali parece que a fazer um enorme favor aos passageiros em terem de os aturar.
Deve ser por grande parte delas estar já próximas da idade da reforma :sh)

Para ti idade da reforma são mulheres na casa dos 30 anos?

Voo regularmente pela TAP por motivos pessoais, e noutras companhias por motivos profissionais. Já sentei o rabo em várias dezenas de companhias pelos 4 continentes que visitei, e tenho a dizer que o pessoal de bordo da TAP é bastante simpático, certamente mais que a média (mas a Ásia, nesse aspecto, leva sempre de vencida).

Desde que fui pai que viajo com bastante tralha (e a bebé) e aqui sim reparei na simpatia do pessoal da TAP que ajuda sempre que é preciso, brincam com a bebé, não se cansam de aquecer o leite e a comida, de ouvir os choros, de ajudar a mudar a fralda, de arrumar o carrinho que não cabe em lado nenhum, etc etc. Fiquei muito surpreendido porque até essa altura era apenas um jovem que viajava com um livro na mão e o leitor de mp3 - tudo fácil, portanto.

Por experiência, sei também que os voos de longo curso são os mais mal-servidos de assistentes de bordo, uma vez que esses voos ficam reservados para as mais experientes e, portanto, mais velhas. São também as que já não têm paciência para criancinhas ou adultos fantasiosos, pelo que é natural haver menos simpatia nesses voos. E isto verifica-se em todas as companhias aéreas, excepto... nas asiáticas!

30 anos?

Há quanto tempo não voas na Europa com a Tap?

Eu sou da opinião do Alpiger, a idade média abordo aumentou e MUITO, na casa dos 50 anos...

30 anos????

As ultimas que tenho apanhado já devem andar perto é dos 50 [:D]

Discordo totalmente!! Eu voo pelo menos 3 vezes por ano para Portugal, praticamente sempre na TAP, e o pessoal de bordo é bastante jovem! E voo de vários pontos de partida, uma vez que moro à mesma distância de 3 aeroportos com serviço diário da TAP - a minha escolha resume-se sempre ao estacionamento mais barato que consigo num desses 3.

Eu da tap só tenho a dizer bem dos vários voos que fiz para Genebra pela tap e as hospedeiras foram sempre muito simpaticas, nunca mais me esqueço daquela morena de olhos verdes que usava aparelho, devia ter 20 e e poucos, ainda hoje sonho com ela [br:)][br:)][br:)]
já da easyjet só viagei uma vez, e para mim é uma experiencia a não repetir.

Corroboro a 100% a opinião inicial deste tópico.

Não é que sejam mal educadas mas não são de forma alguma simpáticas nem cordiais.

Não sou um viajante regular mas nos últimos anos entre médio e longo curso já devo ter feito umas 15 viagens na tap ao que se juntaram outras tantas noutras companhias e em termos de nota daria a pior, de longe, à TAP (e atenção que não digo mal por dizer, sempre que posso, mesmo que implique pagar mais viajo na TAP).

É um assunto que eu acho que merece ser tratado pois diferencia a qualidade da viagem, sinto-me melhor nas outras companhias do que na TAP e apenas nesta última apanhei com regularidade assistentes com mau humor, que respondem ao passageiro como se lhes tivessem a fazer um favor etc.. Eu aliás se estivesse responsável pela melhora do serviço neste sector da TAP mandaria "à paisana" a grande maioria das assistentes de médio/longo curso da TAP fazer umas viagens infiltradas numa Qantas, numa KLM ou inclusivé na BA.

Voltar
Superior