Assistente de bordo

Boa tarde, desculpem colocar este assunto aqui mas penso que alguém me pode ajudar.

Eu sou mãe, tenho apenas o 9º e gostava de ser assistente de bordo. Estive interessada em ser, quando era solteira mas não realizei esse meu desejo.
Hoje, voltei a pensar nisto embora eu tivesse desistido da ideia de ser, porque não tenho o 12ºano.
Até que uma amiga minha contou-me que teve duas amigas que são assistentes de bordo com o 9º. Fiquei radiante com esta notícia e queria saber se alguém aqui ou se conhecem alguém que passou pelo mesmo?

Outra coisa que queria saber, é se passar no recrutamento/entrevista, tenho de fazer um curso de algumas semanas, certo? (ah, esqueci-me de dizer que iria entrar pela TAP). Esse curso é pago depois com o nosso ordenado, não é? E a alimentação, transporte etc, quem paga?

Obrigada :)

Há certos requisitos indispensáveis para a função.
Na minha companhia só até aos 27 anos. Inglês é obrigatório assim como o 12º.
Tens 1700 euros para pagar o curso? Não aceitam isso de pagar com os ordenados.
Muita disponibilidade para sair do país a qualquer momento. Ligam e vais logo! Uma hora depois! E depois pode acontecer dizerem que é por uma semana e afinal ficas um mês, às vezes até mais.
Se tens a limitação de não poderes ficar muito tempo fora nem te aceitam. Não há especial tratamento por seres mãe.
Depois podes ter trabalho para 3 meses e acabou. Já aconteceu a muita gente.
Mesmo que vás renovando nunca sabes se daqui a 3 ou 6 meses vais ter trabalho.

Trabalho na aviação há 9 anos e continuo a adorar o que faço.
Conheço meio mundo, fiz amigos em 4 continentes e tenho muito tempo livre. Ando sempre em bons hotéis e faço praia o ano todo, mas nem tudo são rosas.

No ano passado se estive em Lisboa 3 meses foi muito. Os amigos habituam-se a que nunca estejas por perto e começam a parar de ligar. Tenho de ser eu a, quando chego, avisá-los que estou de volta para que me incluam nos jantares, festas, etc.
É muito frequente estar um ou dois meses seguidos noutro continente, e as saudades apertam. De casa, de Lisboa, da comida, dos amigos, da família, do carro [:D]
Os teus colegas tornam-se na tua família. Uma GRANDE família.
Divertes-te muito. Muito! E voas. Muito!
Conheço dúzias... não. Centenas de pessoas que após uma breve temporada desistiram porque não se adaptaram.

Os ordenados não são nenhuma maravilha, apesar de ganhares muito mais por passar muito tempo fora.

Se fores gira, elegante, divertida, inteligente e despachada vais ter muito mais facilidade para entrar, mas isso vale para qualquer profissão.
Longe vai o tempo em que as assistentes de bordo eram todas giras. Infelizmente..
Na minha companhia há cada uma que jasus... :sh)

Na TAP é sempre mais difícil entrar e os critérios não são nada claros. Conheço excelentes tripulantes que não entraram e outros menos bons que entraram... O factor c é crítico na TAP!

Portanto, o meu conselho é... Se achas que consegues, tenta! Mesmo que só dure um ano ou dois vais ter experiências e histórias que muita gente não tem numa vida inteira.

Boa sorte!

Micky, obrigada pela resposta.

Em que companhia trabalhas?
Se realmente é como dizes, até aos 27, bem posso esquecer esta profissão...

Falei com uma rapariga que trabalha numa companhia aérea e disse-me que há colegas que facilitam-nos (mães), podem ir trocando os voos (penso que se diz assim), assim os colegas fazem voos longos e nós (mães) ficamos por cá. Claro que isto nem é regra e podemos sempre ir para fora uns dias, mas há sempre alguém que facilita...
Agora não estava à espera de ouvir essa de não pagar a formação. Sempre pensei que assim fosse!

Acho que fico por aqui e deixo este sonho só no meu pensamento.

Tenho um amigo que trabalha na Hifly e ele raramente se encontra em Portugal e quando vem esta ca 2 dias e volta a ir embora ficando cerca de 1 mes fora.

Outro trabalha nos Emirados e anda pelo Mundo inteiro. Mas a base dele e mesmo em Abu.

Micky, obrigada pela resposta.

Em que companhia trabalhas?
Se realmente é como dizes, até aos 27, bem posso esquecer esta profissão...

Falei com uma rapariga que trabalha numa companhia aérea e disse-me que há colegas que facilitam-nos (mães), podem ir trocando os voos (penso que se diz assim), assim os colegas fazem voos longos e nós (mães) ficamos por cá. Claro que isto nem é regra e podemos sempre ir para fora uns dias, mas há sempre alguém que facilita...
Agora não estava à espera de ouvir essa de não pagar a formação. Sempre pensei que assim fosse!

Acho que fico por aqui e deixo este sonho só no meu pensamento.

Sim, se tens mais de 27 fica dificil. A hifly não sei até que idade aceita, mas também não deve fugir muito disto.
A TAP é aquela em que não pagas curso, podes fazer trocas com colegas e passas menos tempo fora, mas como já disse, é a mais dificil entrar.
O limite de idade é ainda mais baixo.

É uma pena que não possas cumprir esse "sonho", mas deixa estar.. a maior parte das pessoas não aguenta esta vida de qualquer maneira.

Tenho um amigo que trabalha na Hifly e ele raramente se encontra em Portugal e quando vem esta ca 2 dias e volta a ir embora ficando cerca de 1 mes fora.

Outro trabalha nos Emirados e anda pelo Mundo inteiro. Mas a base dele e mesmo em Abu.

Trabalha em Abu Dhabi na Etihad ou no Dubai para a Emirates?
Tenho lá um irmão e vários ex-colegas em ambas.

Sim, se tens mais de 27 fica dificil. A hifly não sei até que idade aceita, mas também não deve fugir muito disto.
A TAP é aquela em que não pagas curso, podes fazer trocas com colegas e passas menos tempo fora, mas como já disse, é a mais dificil entrar.
O limite de idade é ainda mais baixo.

É uma pena que não possas cumprir esse "sonho", mas deixa estar.. a maior parte das pessoas não aguenta esta vida de qualquer maneira.

Trabalha em Abu Dhabi na Etihad ou no Dubai para a Emirates?
Tenho lá um irmão e vários ex-colegas em ambas.

Ah pronto, fico mais descansada de uma parte (de que na TAP não se paga a formação), mas "preocupada" por outra, porque possivelmente não conseguiria talvez entrar com 27.

Uma prima da minha mulher começou como assistente de bordo da PGA e hoje já é das Comissários de Bordo mais antigas da casa, tendo apenas 41 ou 42 anos.

Não tem filhos nem quer ter. Uma opção.

E a vida que tem, sai hoje de Lisboa, voa até Genebra, voa para Barcelona, dorme em Barcelona, voa para Paris e regrssa a Lisboa ao final do dia, desculpa, mas infelizmente não é vida para quem é mãe.

Ou tem Avós que aguentem as costas ou nada feito.

...

E a vida que tem, sai hoje de Lisboa, voa até Genebra, voa para Barcelona, dorme em Barcelona, voa para Paris e regrssa a Lisboa ao final do dia, desculpa, mas infelizmente não é vida para quem é mãe.

Ou tem Avós que aguentem as costas ou nada feito.

Não é porque? Se for o pai já não há problema?

Dependerá muito da organização do casal, se um tem uma carreira mais complicada em termos de horários/ausente, será o outro a compensar isso, normalmente.
Quantos não andam emigrados, em transportes internacionais, etc.

Normalmente é ao "pai" mas não tem que ser assim...

A tal rapariga com que falei, que também é assistente de bordo, disse-me que é fácil ser-se mãe e voar. E que há quem tenha 2 filhos.
Além disso há infantários/escolas 24h, justamente por causa dos horários.

Acho que tanto para mim, como para qualquer mãe (não excluindo, obviamente o pai), há que pesar bem os prós e contras. E é isso que tento fazer.
Nunca passei um dia sem o meu filho por isso não sei se consigo estar 2-3 dias ou um mês sem ele, só mesmo passando por isso. Obviamente, que mesmo sem passar por isso, só de imaginar fico triste, mas lá está só quem passa por isso é que sabe..

És gira? Essencial nesta profissão.

Mito urbano... Já lá vai o tempo em que elas eram giras, boas e extremamente bem educadas.

Agora apanha-se com cada camafeu e mal-educada que dá vontade de abrir a porta do avião e... despachá-las!

Verdade seja dita que antigamente só andava, quase, de avião quem tinha pa$ta (e por norma pessoas educadas) e hoje em dia com os preços dos bilhetes tão baixos anda tudo de avião... E entendo que elas devam apanhar com cada cromo mais mal-educado também...

Como faço cerca de 8/10 viagens por mês, a minha amostra é grande. [;)]

As pessoas às vezes fazem muitos filmes. Ninguém vai recusar um bom candidato só porque já tem filhos.

Vê-se mesmo que não és senhora com filhos pequenos...
Filhos pequenos implica: faltas ao trabalho para efeitos de assistência à familia, idas ao médico, idas à escola...tudo coisas que um patrão gosta e compreende!

Voltar
Superior