Assistente de bordo

Naturalmente que nos dias anteriores, combinou com alguns colegas que fizessem algum julgamento que pudesse estar marcado. Ou irem a escalas aos tribunais.

Creio que uma advogada pode, nestas circunstâncias, adiar uma sessão em 30 dias. Mas tem que justificar muito bem a coisa senão o Sr. Juiz (são piores as Juizas) multam a advogada.

Os advogados por conta própria não tem férias. Se não trabalhas não ganhas.

Sim, a filha nasceu segunda e na sexta já estava a trabalhar.

Wrong. Basta dizerem que tiverem o filho e comprovar esse facto, obrigatoriedade essa que resulta da Lei - DL. 131/2009.

Agora se os deputados/advogados que fizeram a Lei não confiam nas advogadas e exigem a certidão de nascimento já é outra história.

Recupero este tópico porque um conhecido tem um filho que pretende neste momento ingressar no mercado de trabalho, sendo que uma das hipóteses é assistente de bordo na Ryanair, pois parece que abriram agora candidaturas para 2000 lugares.

Na conversa com este conhecido, surgiu a questão do vencimento, 1200 euros, que neste momento não é prioritário, pois o que é pretendido, é que ganhe rotinas de trabalho e afins.

Contudo ao se falar na questão da formação, surgiu a dúvida se esta era paga pelo candidato ou pela empresa, como não havia certezas, estive a pesquisar um pouco e deparei-me com alguma informação no mínimo interessante:

Na ryanair, caso a pessoa seja selecionada, existe uma "inscrição" no valor de 500 euros.

Depois existe a tal formação que é paga, cerca de 2000 euros, que quando a pessoa começa a trabalhar é depois devolvido.

Existe ainda um valor de 700 euros para alojamento, aqui a pessoa se tiver conhecimentos no local pode optar por outro alojamento.

Na Eithad, por exemplo pagam um salário mais elevado, vi valores entre os 1500 e os 2500 euros, mais alojamento, seguro de saúde, transporte para o local de trabalho, etc.

Contudo o que me leva a escrever realmente este post, é que no que diz respeito à TAP, vi estes valores:

https://www.facebook.com/permalink.php?id=238796099569373&story_fbid=463100237138957

A minha questão é, isto é real?

claro que é real. Por isso é que as low cost tomaram o mercado de assalto.

bastou começar a pagar ordenados "normais" e retirar alguns serviços a bordo que os clientes nem valorizavam.

durante muitos anos ser empregado de mesa aéreo na TAP era muito mas muito bem pago (julgo que os valores agora baixaram um bocado) e a profissão inexplicavelmente tinha um estatuto social bastante elevado.

Última edição:
claro que é real. Por isso é que as low cost tomaram o mercado de assalto.

bastou começar a pagar ordenados "normais" e retirar alguns serviços a bordo que os clientes nem valorizavam.

Mas na TAP um assistente de bordo pode receber com salário + complementos 4500 euros/mês de forma regular?

Ainda que seja brutos, é um valor demasiado otimista penso eu...

A ser verdade, e duvido porque quem entrou nos ultimos tempos não deve ter entrado com esses valores e regalias, ainda bem para eles.

Não me choca ganharem bem, o que me choca é os ryanairs e afins ganharem tão mal.

acho que mesmo na ryanair o ordenado é diferente dependendo da base aonde estão afectos.

se o ordenado líquido for 1200 para quem está em Lx, face aos ordenados médios do país, não me parece que ganhem assim tão mal.

aliás, se ganhassem mal, não havia sempre milhares de candidatos cada vez que abrem vagas.

Pelo que me foi dito por pessoal português na Ryanair, os 1200 são iliquidos... Limpos anda pelos 1000... Para conseguirem aumentar o ordenado há sempre umas horas extra e principalmente as vendas a bordo pois têm comissão, estando numa base fora do país recebem um subsídio. Atenção que o que estou a escrever é segundo conversa de pessoal, se é verdade ou não, não sei. O pessoal que entra pra TAP não tem já metade das regalias que os "velhos" têm.

É normal haver milhares de candidaturas, como há imensas candidaturas para outros locais, o mercado de trabalho não está famoso e a malta agarra o que poder, e o trabalho nas low cost é sempre apetecível pois é o modo de arranjarem experiência na função de modo a se poderem candidatar de futuro a empresas de bandeira.

Última edição:
acho que mesmo na ryanair o ordenado é diferente dependendo da base aonde estão afectos.

se o ordenado líquido for 1200 para quem está em Lx, face aos ordenados médios do país, não me parece que ganhem assim tão mal.

aliás, se ganhassem mal, não havia sempre milhares de candidatos cada vez que abrem vagas.
Por partes.
Quando entras para a ryr não fazes contrato direto com eles. Ao contrário da easy por exemplo. Fazes contrato com empresas que trabalham para eles. A crewlink por exemplo. Os valores são iguais. Aqui, em Itália, onde for. A questão são o número de horas que podes fazer. Se Palhares numa base grande, farás muitas horas. Depois tens o limite regulado das 900 horas de vôo máximo por ano. Pode acontecer atingires em 9 meses e depois ficas 3 meses a zero. Líquido os valores são superiores.

Em praticamente qualquer companhia aérea, as ajudas de custo ultrapassam frequentemente o valor do ordenado base. Em muitas, se assim não fosse nem compensava lá trabalhar.

Mesmo nas que pagam mal não é difícil, logo nos primeiros meses, levar 1500 a 2500€ líquidos.
É duro de vez em quando e bastante fácil e divertido com frequência. No brainer..
Ja ando nisto há quase 12 anos e continuo a vê-los a chegar e nunca mais querer mudar.

Da Ryanair só ouvi histórias de terror.

A ser verdade, e duvido porque quem entrou nos ultimos tempos não deve ter entrado com esses valores e regalias, ainda bem para eles.

Não me choca ganharem bem, o que me choca é os ryanairs e afins ganharem tão mal.

Eu sou sincero, a ser verdade, os tais 4500 euros regularmente, parece-me um valor exagerado para uma empresa como a TAP na realidade portuguesa em que o salário mínimo nacional é de 530 euros.

Por acaso acho que o número de candidatos apenas reflete a "miséria" de ordenados que se vive em Portugal.

Em praticamente qualquer companhia aérea, as ajudas de custo ultrapassam frequentemente o valor do ordenado base. Em muitas, se assim não fosse nem compensava lá trabalhar.

Mesmo nas que pagam mal não é difícil, logo nos primeiros meses, levar 1500 a 2500€ líquidos.
É duro de vez em quando e bastante fácil e divertido com frequência. No brainer..
Ja ando nisto há quase 12 anos e continuo a vê-los a chegar e nunca mais querer mudar.

Da Ryanair só ouvi histórias de terror.

Sim, compreendo perfeitamente que em "ajudas de custo", se duplique o salário, não compreendo é se estivermos a falar de salários de 2000/2500 euros mais 2000/2500 euros de ajudas de custo para uma empresa como a TAP, para assistente de bordo.

Sim, compreendo perfeitamente que em "ajudas de custo", se duplique o salário, não compreendo é se estivermos a falar de salários de 2000/2500 euros mais 2000/2500 euros de ajudas de custo para uma empresa como a TAP, para assistente de bordo.

Por isso é que a TAP chegou onde chegou. A ser chulada por tudo o que era lado.

Se a pessoa ganha 2500 euros para trabalhar 35h/semana e trabalha 50/60h por semana, parece-me evidente que tem de existir um pagamento relativo ao trabalho suplementar.

Só que, li e mais uma vez digo que não sei se é verdade, que as condições salariais eram diferentes, daí a pergunta.

Ex. o vencimento fixo que pode ir até dos 570€ aos2.455€ por mês - parece-me perfeitamente normal com a progressão na carreira ao longo de uma vida.

Mas...
Por cada dia em que voe, sem prejuízo de outros extras e subsídios, o tripulante recebe um valor "Per Diem" de cerca de 70€.
Se não voar, por não ser escalado, recebe em alternativa, por dia, uma "Prestação retributiva especial" de 3,5% do vencimento fixo (de 19,95€ a 85,93€). No mínimo, são sempre garantidos 15 dias desta prestação por mês, mesmo que se por alguma razão o tripulante não voasse nenhum dia. Estaria mesmo assim garantido um acrécimo de 3,5% x 15 dias, ou seja, mais 52,5% do vencimento fixo mensal. - Isto é que já me parece um exagero.

Li ainda que:
foi estabelecido um plafond de 780 horas por ano para ter direito a estes valores. Como um ano tem 52 semanas, 780 horas / 52 = 15 horas por semana. Para receber o salário, na TAP basta voar em média 15 horas por semana.

se ultrapassarem o plafond e voarem mais de 15horas por semana, recebem as horas extra-plafond pelo valor de 2,5% dovencimento fixo, que pode ir dos 14,25€ aos 61,38€/hora no topo da carreira.

O que traduzido dá:

imaginemos que um tripulante(comissário/assistente de bordo) voa uma média de 25 horas por semana (15plafond + 10 horas extra). Um mês tem em média 30,42 dias (365 / 12) e tem emmédia 4,34 semanas (30,42 / 7). O número médio de horas extra nesse mês é 43(4,34 x 10). A 2,5% cada hora, temos 43 x 2,5% = 107%, ou seja, vai somar aoseu ordenado mais um ordenado em horas extra!

A isto ainda é necessário somar o "PerDiem" diário se voarem ou a Prestação Retributiva Especial diária (3,5%VF) se não voarem, ambos pagos com uma garantia mínima de 15 dias por mês. Comum "Per Diem" de 70€ garantido no mínimo em 15 dias, são 1.050€ asomar aos valores anteriores.

Isto é que acho exagerado, o número diminuto de horas para se ter acesso aos complementos.

Se a pessoa ganha 2500 euros para trabalhar 35h/semana e trabalha 50/60h por semana, parece-me evidente que tem de existir um pagamento relativo ao trabalho suplementar.

Só que, li e mais uma vez digo que não sei se é verdade, que as condições salariais eram diferentes, daí a pergunta.

Ex. o vencimento fixo que pode ir até dos 570€ aos2.455€ por mês - parece-me perfeitamente normal com a progressão na carreira ao longo de uma vida.

Mas...
Por cada dia em que voe, sem prejuízo de outros extras e subsídios, o tripulante recebe um valor "Per Diem" de cerca de 70€.
Se não voar, por não ser escalado, recebe em alternativa, por dia, uma "Prestação retributiva especial" de 3,5% do vencimento fixo (de 19,95€ a 85,93€). No mínimo, são sempre garantidos 15 dias desta prestação por mês, mesmo que se por alguma razão o tripulante não voasse nenhum dia. Estaria mesmo assim garantido um acrécimo de 3,5% x 15 dias, ou seja, mais 52,5% do vencimento fixo mensal. - Isto é que já me parece um exagero.

Li ainda que:
foi estabelecido um plafond de 780 horas por ano para ter direito a estes valores. Como um ano tem 52 semanas, 780 horas / 52 = 15 horas por semana. Para receber o salário, na TAP basta voar em média 15 horas por semana.

se ultrapassarem o plafond e voarem mais de 15horas por semana, recebem as horas extra-plafond pelo valor de 2,5% dovencimento fixo, que pode ir dos 14,25€ aos 61,38€/hora no topo da carreira.

O que traduzido dá:

imaginemos que um tripulante(comissário/assistente de bordo) voa uma média de 25 horas por semana (15plafond + 10 horas extra). Um mês tem em média 30,42 dias (365 / 12) e tem emmédia 4,34 semanas (30,42 / 7). O número médio de horas extra nesse mês é 43(4,34 x 10). A 2,5% cada hora, temos 43 x 2,5% = 107%, ou seja, vai somar aoseu ordenado mais um ordenado em horas extra!

A isto ainda é necessário somar o "PerDiem" diário se voarem ou a Prestação Retributiva Especial diária (3,5%VF) se não voarem, ambos pagos com uma garantia mínima de 15 dias por mês. Comum "Per Diem" de 70€ garantido no mínimo em 15 dias, são 1.050€ asomar aos valores anteriores.

Isto é que acho exagerado, o número diminuto de horas para se ter acesso aos complementos.

Não percebi nada das tuas contas semana / dias / anos... [:D]

Sim, podes ter um "per diem" em função dos vôos que faças. Domésticos, pagam menos, depois tens curtas distâncias e médias.
Isto para vôos de pequeno curto, o normal das low cost.
Tens dias de home stand by, ficas em casa e podes ser chamado, podes, ou não, receber por isso.
Tens dias de airport stand by, ficas no aeroporto de prevenção, podes ser chamado, ou não. És retribuído por isso.
Só ganhas "per diem"... Se voares! [:cool:]
Limite regulado de 900 horas anuais, algumas companhias podem reduzir ainda mais esse número. Não podes nunca é ultrapassar.

Voltar
Superior