Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Se a questão incide mais sobre um flop mais do ponto de vista mecânico, o Brera surge-me à ideia. Quando se pensa num coupé Alfa pensa-se num desportivo. Mas o Brera era apenas um 159 sem portas traseiras. Produto de qualidade inegável, mas balofo e sem garra. Para mim foi um flop porque esperava algo muito diferente, o que não significa que não fosse exactamente o carro que a Alfa queria lançar.
Não será bem do ponto de vista mecânico mas antes de conjunto.
Mas é complicado. Para ser um flop, teria que ser prometido um desportivo ágil, etc. Foi prometido isso? (Não tenho certezas)
Mais do que flops, parece-me é que a ALFA tem demasiados buracos na gama ao longo dos anos, chegando a ter apenas 2 modelos, um B 3 Portas e um C 5 Portas.
Agora um pequeno desportivo.
Isto com os últimos 159 já com 2 anos, apenas com um pequeno stock em Itália.
a não perder esta edição da CAR
A falta de eficácia e de emoção na condução acabou por trair a emoção patente no design do carro e a genética da marca.
O motor 1.8TBi trouxe uma lufada de ar fresco, mas não foi suficiente.
Faltavam motores de acesso mais em conta e motores diesel mais potentes para dar uma imagem à altura da marca e com a força suficiente para abalar os rivais (faltavam ali uns V6 diesel e gasolina de respeito). Relembre-se que o V6 de origem GM era um pesado AWD tornando-o pouco despachado.
Tal como o Brera, também o 159 ficou muito aquém do que o design merecia.
O próprio Marchionne reconheceu publicamente em novembro de 2010 que o 159 fora um erro.
Um erro de estética? Claramente não. Depois de tantos anos revela ter envelhecido bem.
Um erro na qualidade da plataforma utilizada? No way. Ainda há pouco a imprensa da especialidade alemã fez um teste a várias plataformas e concluiu que no segmento o 159 ainda revela ser a melhor com excelente rigidez estrutural.
Então, o que falhou?
Aliado ao peso excessivo e ao custos de produção elevados, foi dispondo de um leque demasiado restrito de motorizações e consumos acima da concorrência premium (a qual nunca foi declarada como sendo rival, mas implicitamente era). Acabava por não ter um preço que rivalizasse com os generalistas, nem uma competência que incomodasse os premium, acabando sem conquistar mercado.
A falta de eficácia e de emoção na condução acabou por trair a emoção patente no design do carro e a genética da marca.
O motor 1.8TBi trouxe uma lufada de ar fresco, mas não foi suficiente.
Faltavam motores de acesso mais em conta e motores diesel mais potentes para dar uma imagem à altura da marca e com a força suficiente para abalar os rivais (faltavam ali uns V6 diesel e gasolina de respeito). Relembre-se que o V6 de origem GM era um pesado AWD tornando-o pouco despachado.
A dificuldade em acompanhar os limites de emissões EURO4 sem prejudicar as prestações foi reveladora do desfasamento do produto com o mercado. A rigidez da plataforma e os materiais utilizados contribuíram para o elevado peso, custos acrescidos, prejudicando consumos e emissões, além das performances.
A falta de uma plataforma RWD para rivalizar com os germânicos com estrela ou hélice, também não ajudou muito ao espírito cuore sportivo que peca na dinâmica e no fun drive style. Uma dinâmica competente torna-o apenas um no meio da multidão – isso não é digno de um alfa.
Deixou de ser uma marca a seguir passando erradamente a querer seguir os germânicos, prefigurando-se quase como uma Audi (não admira que o grupo VAG ande a namorar a Alfa). Grande erro... que os italianos acabaram por se aperceber!
Foi um erro, mas essencialmente um erro financeiro e de estratégia, provocado pela apresentação de um produto que foi criado com uma mecânica feita à pressa que não esteve à altura do que era exigível. Estavam à espera que o carro vendesse essencialmente pela imagem, mas faltava um leque mais alargado e competente de motores, uma plataforma mais leve, melhores consumos, e menor peso (muito descuido).
Mas estou certo que perante o marasmo estético do trio germânico, e aprendendo com os erros cometidos, o seu sucessor – o Giulia – em 2015 irá trazer uma lufada de ar fresco prometendo vir a ser um grande sucesso.
Além da berlina, dispor de uma Sportwagon, de um coupé GT e de um cabrio, acabaria por disponibilizar uma gama mais alargada, reduzindo os preços de produção através da rentabilização do desenvolvimento do produto.
A ver se desta acertam, se adotam o bom percurso da Ferrari e da Maserati, dando a merecida atenção à alfa, pois a marca não está em situação de aguentar mais insucessos.
Temos pena mas o tiro saiu-te bem ao lado, falei sobre o volante desde que as primeiras imagens do interior foram divulgadas, meses atrás. Até porque aqui não sou eu que tiro e ponho credibilidade ao Chris Harris consoante se me agrada ou não o que ele diz, mas adiante...Eish, calma....
Não estou a "ferver" por isto que referes... aliás, nem estou a ferver, ehehe...
Vamos por partes, não sei se gosto ou não do volante em termos de pega, não o testei como é óbvio. Até posso concordar com o Chris Harris, mas só depois de o experimentar. Em termos visuais gosto, gosto deste género de volantes cortados, mas entendo quem não goste. Se há mais bonitos? Certamente, mas isso não interessa nada pq estamos a falar com concreto daquele e não num qualquer hipotético.
o que me deixou a "ferver" como dizes, é que de repente houve meia dúzia de posts a falar mal do volante e tentei perceber pq, afinal foi só um papagueio do que o Chris Harris disse. E sim, o que ele diz conta, não deixou de contar (apesar de eu nunca me ter referido a tal personagem), mas é só UMA opinião. É uma opinião com valor, sim, mas é apenas UMA, não DEZ. Certamente em breve aparecerá quem possa dizer que o volante é magnífico... ou talvez não e então aí sim, podemos todos "bater" no volante, mas caramba, foi apenas UMA opinião. Vamos tentar centrar-nos naquilo que repetidamente vamos lendo, esses sim, poderão ser pontos a ter em conta, quer positivamente, quer negativamente.
Como nota de rodapé, apenas dizer que não gostei dessa tal meia dúzia de posts, pq depois da odisseia dos plásticos, e dos faróis e dos espelhos, parece que encontraram mais uma vítima, em vez de se valorizar aquilo que se vai confirmando como realmente bem feito no carro... nenhum carro, nem mesmo o tão amado e falado Cayman ou mesmo o Lotus é perfeito. Este também não será, mas penso que ficaremos contentes se for muito bom, como parece que as opiniões começam a indicar.
Ele diz que tem um pouco de subviragem às vezes... até faz uma cara estranha como que quem está surpreendido... mas depois não são nada essas reações que se vêem no video com excepção de uma ou duas situações...
E claro, pormenores como o volante, os plásticos e o painel acabam por ser apenas pormenores.
O conjunto parece ser divinal.
É divertido, é bonito, é eficaz e transmite boas sensações.
É tudo o que um entusiasta pode pedir.
http://www.youtube.com/watch?v=KnuNv77rB0Q
Tenho acompanhado as reviews que têm sido feitas ao 4C, mas parece-me que alguns pormenores, a meu ver, até poderão se tornar por"maiores" com o uso regular do carro.
Já são vários a queixarem-se dos bancos, e a questão do volante a meu ver, ao bom estilo italiano, parece-me ser novamente um fechar de olhos a considerações ergonómicas, a fazer lembrar os anos 70/80, em que raramente acertavam na posição de condução.
Mas finalmente, parece que "habemos machina". Que já fazia falta.
Tenho algumas questões com este carro, mas nada de critico.
Como o Chris Harris disse, acho que encaixa perfeitamente como algo a meio entre o Exige e o Cayman. Um bom nicho para se estar, e os irmãos Alpine/Caterham só chegam lá para 2015/16.
Temos pena mas o tiro saiu-te bem ao lado, falei sobre o volante desde que as primeiras imagens do interior foram divulgadas, meses atrás. Até porque aqui não sou eu que tiro e ponho credibilidade ao Chris Harris consoante se me agrada ou não o que ele diz, mas adiante...
Não gosto do interior na generalidade mas o volante, bem, esse é mesmo intragável e mesmo assim depois de tanto tempo a discutir este carro acho que já me habituei um pouco à coisa, é que já gostei menos.
Até podia ter boa pega mas pelos vistos nem isso, todavia é "apenas" um volante, tira-se esse mete-se outro.
É um detalhe e já fiz alguns posts sobre isso, acho que este carro não se realiza tão bem nos detalhes quanto podia mas a verdade é que não necessita disso para viver porque a sua matriz é de topo.
Então fazes uma citação a um post meu e não te diriges a mim? E vens agora como virgem ofendida?Meu caro, penas têm as galinhas e se enfiaste a carapuça então é pq ela te serviu. Conheces-me de algum sítio para estares a falar dessa forma? Tiro? Qual tiro? Achas que me estava a referir a ti? Se calhar foste um dos que falou, mas não me referi a ninguém em especial mas sim à situação. Se foste ou não um dos protagonistas da mesma não sei, pq não estou a olhar para quem escreve o quê, apenas para o que é escrito. Agora não julgues ou não fales aquilo que não sabes. Por mim mantenho o que disse, o volante pode-se gostar ou detestar visualmente, mas sem experimentar não será mais do que papaguear uma opinião (volto a frisar que é UMA). E sim, o volante pode ser uma mer.da, mas convém que as opiniões sejam fundamentadas. E uma coisa é ser o Chris Harris a dizer ou o Papa, outra coisa é achar-se isto ou aquilo pq aquele tipo disse...
Além disso, refere que basta aliviar ligeiramente o acelerador para colocar a frente novamente na trajectória.
O Chris Harris é um tipo de conduz fabulasticamente, mas parece-me um carro com muita margem de progressão e dá ideia de ser relativamente fácil de controlar no limite.
A questão do volante...ainda não percebi se é anatomicamente incorrecto ou se toda a posição de condução é errada.
Então fazes uma citação a um post meu e não te diriges a mim? E vens agora como virgem ofendida?
Olha trata-te, comigo a conversa acaba por aqui.