A nível de flop comercial o 159 é um caso evidente.
Evidente não me parece.
É discutível.
Para ser um flop comercial tem que ser um fracasso, vender muito pouco comparado com algo.
Resta saber o que é vender pouco e quais as comparações.
Se compararmos com BMW, Audi, Mercedes do segmento, sim, vendeu muito menos.
Se compararmos com outros carros, se calhar não.
Eu não tenho números, mas vi menos 159 que o anterior 156, mas dai a ser um flop, não acho evidente.
O BMW Série 3 em Portugal sai muito menos desde que há Série 1 a vender e não é por isso que é flop por exemplo.
E o 159 tirando a (discutível) parte comercial, de flop nada tem.
Será apenas de se apontar ser um carro pesado demais, o que tem depois algumas consequências, mas era o melhor veículo em alguns aspectos do seu segmento e anos depois ainda será do melhor em alguns e continua bom noutros.
Se a questão incide mais sobre um flop mais do ponto de vista mecânico, o Brera surge-me à ideia. Quando se pensa num coupé Alfa pensa-se num desportivo. Mas o Brera era apenas um 159 sem portas traseiras. Produto de qualidade inegável, mas balofo e sem garra. Para mim foi um flop porque esperava algo muito diferente, o que não significa que não fosse exactamente o carro que a Alfa queria lançar.
Não será bem do ponto de vista mecânico mas antes de conjunto.
Mas é complicado. Para ser um flop, teria que ser prometido um desportivo ágil, etc. Foi prometido isso? (Não tenho certezas)
Mais do que flops, parece-me é que a ALFA tem demasiados buracos na gama ao longo dos anos, chegando a ter apenas 2 modelos, um B 3 Portas e um C 5 Portas.
Agora um pequeno desportivo.
Isto com os últimos 159 já com 2 anos, apenas com um pequeno stock em Itália.