Alfa 4c

Pelos vídeos e as críticas, tal como eu esperava ver, é algo que fica entre o Cayman e um Exige/Elise. Não é um animal cru como os Exige/Elise (ainda assim eu preferia um ao 4C), o turbo permite um nível de condução mais sossegado e talvez menos frenético do que os Lotus (mais ao nível da refinação do Porsche) mas poderá perder no divertimento que é típico dos Lotus que é levá-los aos redline constantemente para se tirar o máximo do carro (talvez o 4C não precise tanto disso para devolver ao condutor um nível idêntico de divertimento), tem um nível de construcção mais que aburguesada mas despida q.b. para estar mais em linha com os Lotus, o rádio pode não ser grande espiga mas não está nada mal enquadrado, o volante pode não ser perfeito nem o C. Harris gostar muito, mas isso não o impediu em nada de conduzir o carro sem grandes queixas, o que quer dizer que a condução não foi comprometida pela posição de condução.

O understeer também é típico dos Elise e pode ser considerado por vezes como uma vantagem, pois indica que o carro precisa de um pequeno ajuste para não sair da linha (evitando surpreender negativamente o condutor).

Quanto aos bancos, os Lotus são conhecidos pelo facto de os seus bancos serem bastante envolventes e confortáveis q.b. para ninguém sair com grandes dores de costas ou ncomodados numa viagem maiorzita, o Harris já conduziu uns Morgans também, durante bastantes KMs, portanto deve saber do que fala. Pessoalmente achei desde as 1ªs imagens que os bancos poderiam não vir a estar ao nível dos Porsche ou dos Lotus (por muito ou menos luxuosos que sejam os de um e outro, respectivamente) mas acho que é questão de também se experimentar num TD antes de qualquer conclusão precipitada.

Eu diria que está aqui realmente uma máquina que pode servir os propósitos de quem nunca gostou do nível cru que os Lotus oferecem nem do tamanho já grandote do Porsche, é o equilíbrio (quase) perfeito entre os 2.

Pessoalmente, Lotus all the way pelo meu gosto pela marca, simplicidade e capacidade de simplificar ao máximo, mas entre este 4C e o Cayman (S) (a minha 2ª escolha depois dos Lotus, até aparecer este Alfa) fico agora a pensar seriamente qual seria a minha escolha... :confused:

Mas que belas dúvidas que este carro vem trazer ao mercado! [kiss]

Fico ansioso pelo que aí vem de outros construtores para fazer frente a estes bichos e quem sabe, a Lotus até beneficiar um pouco da atenção que este 4C irá ter [:cool:]

Tal como o Brera, também o 159 ficou muito aquém do que o design merecia.
O próprio Marchionne reconheceu publicamente em novembro de 2010 que o 159 fora um erro.

Um erro de estética? Claramente não. Depois de tantos anos revela ter envelhecido bem.

Um erro na qualidade da plataforma utilizada? No way. Ainda há pouco a imprensa da especialidade alemã fez um teste a várias plataformas e concluiu que no segmento o 159 ainda revela ser a melhor com excelente rigidez estrutural.

Então, o que falhou?
Aliado ao peso excessivo e ao custos de produção elevados, foi dispondo de um leque demasiado restrito de motorizações e consumos acima da concorrência premium (a qual nunca foi declarada como sendo rival, mas implicitamente era). Acabava por não ter um preço que rivalizasse com os generalistas, nem uma competência que incomodasse os premium, acabando sem conquistar mercado.

A falta de eficácia e de emoção na condução acabou por trair a emoção patente no design do carro e a genética da marca.
O motor 1.8TBi trouxe uma lufada de ar fresco, mas não foi suficiente.
Faltavam motores de acesso mais em conta e motores diesel mais potentes para dar uma imagem à altura da marca e com a força suficiente para abalar os rivais (faltavam ali uns V6 diesel e gasolina de respeito). Relembre-se que o V6 de origem GM era um pesado AWD tornando-o pouco despachado.

A dificuldade em acompanhar os limites de emissões EURO4 sem prejudicar as prestações foi reveladora do desfasamento do produto com o mercado. A rigidez da plataforma e os materiais utilizados contribuíram para o elevado peso, custos acrescidos, prejudicando consumos e emissões, além das performances.

A falta de uma plataforma RWD para rivalizar com os germânicos com estrela ou hélice, também não ajudou muito ao espírito cuore sportivo que peca na dinâmica e no fun drive style. Uma dinâmica competente torna-o apenas um no meio da multidão – isso não é digno de um alfa.
Deixou de ser uma marca a seguir passando erradamente a querer seguir os germânicos, prefigurando-se quase como uma Audi (não admira que o grupo VAG ande a namorar a Alfa). Grande erro... que os italianos acabaram por se aperceber!

Foi um erro, mas essencialmente um erro financeiro e de estratégia, provocado pela apresentação de um produto que foi criado com uma mecânica feita à pressa que não esteve à altura do que era exigível. Estavam à espera que o carro vendesse essencialmente pela imagem, mas faltava um leque mais alargado e competente de motores, uma plataforma mais leve, melhores consumos, e menor peso (muito descuido).

Mas estou certo que perante o marasmo estético do trio germânico, e aprendendo com os erros cometidos, o seu sucessor – o Giulia – em 2015 irá trazer uma lufada de ar fresco prometendo vir a ser um grande sucesso.
Além da berlina, dispor de uma Sportwagon, de um coupé GT e de um cabrio, acabaria por disponibilizar uma gama mais alargada, reduzindo os preços de produção através da rentabilização do desenvolvimento do produto.
A ver se desta acertam, se adotam o bom percurso da Ferrari e da Maserati, dando a merecida atenção à alfa, pois a marca não está em situação de aguentar mais insucessos.

Bom post e se o Giullia fosse como o desenhaste, era muito bom [:cool:]

Acrescento ainda outro pormenor.

Em Portugal o 159 até vendeu relativamente bem em comparação com o 156.

Passo a explicar: a nível de carrinhas parece-me que ainda conseguiu vender mais do que o 156.
Berlina muito menos.

Agora não esquecer duas coisas: o 156 1.6 TS e que na época do 156 ainda se vendia alguma coisa de gasolina e não "só" gasóleo.
E era muito mais acessível chegar ao modelo por causa do motor 1.6.

O 156 no global vendeu muito mais, e o 159 ficou bastante aquém, mas se tirar-mos as vendas do 1.6 do 156 os números ficam mais próximos.

Ainda assim o 156 também vendeu bem com o 1.8 TS.

Quanto ao 4C acho-o um exímio exemplar no que à técnica diz respeito, agora no que toca ao design não é o que a Alfa nos acostumou.

Os farois são horrosos, lembram-me Tripofobia e o volante, já toda a gente sabe.

Quanto ao 4C acho-o um exímio exemplar no que à técnica diz respeito, agora no que toca ao design não é o que a Alfa nos acostumou.

Os farois são horrosos, lembram-me Tripofobia e o volante, já toda a gente sabe.

No que toca ao design tem havido muitas variações, a Alfa sempre fez carros "diferentes", mas muitos deles não eram bonitinhos. Nesta fotografia a seguir creio que os faróis do SZ, do 155 (podia falar também do 75 e do seu antecessor Giullieta, ou até do 33) também estão longe de serem concensuais.

534331_722090917805175_788571184_n.jpg

Há 20, 25, 30 anos a Alfa era diferente e original em termos de design, mas muito menos consensual do que consegue ser agora com o Giulieta ou 159.

Não será um bocadinho exagerado confundir um ou outro pormenor com o desenho na sua globalidade? Independentemente deste ou daquele pormenor (ou pormaior como há quem ache) o desenho do carro, a sua forma creio que é relativamente consensual, não ? Além disso tem imensos pormenores deliciosos, ainda que possa ter outros horrorosos, para usar a tua expressão.

Curiosamente já houve quem dissesse que os faróis iam-se revelando mais agradáveis com o tempo e eu tb partilho dessa opinião, mas a verdade é que ultimamente só os temos visto em carbono o que dá um ar excelente, confesso que tenho algum receio do equipamento "standard"...

Oh pá, é um preciosismo, é verdade, mas ele não diz isso... na sequência da frase diz que se pode neutralizar a reacção com o acelerador. Não fala em aliviar ou carregar...

Eh pah...ou isso.

Quanto à impressão de ser fácil.... tenho impressão que é pelas mãozinhas dele... :)

Isto de dar o bitaite sem experimentar tem muito que se lhe diga, mas o Harris tem videos onde batalha imenso para fazer o qeu faz.
Neste a simplicidade e fluidez com que o faz é brilhante.
O carro parece, de facto, ser muito informativo.

E eu até sou daqueles que acha que um carro muito progressivo nas reacções não significa que seja algo completamente positivo.[:D]

A mim parece-me uma opinião extraordinariamente subjectiva, pq ele refere que o carro tem uma direcção perfeita ou quase perfeita e depois colocaram-lhe um volante "demasiado acolchoado", interpreto como demasiado grosso e com "uma forma estúpida". O tipo não gosta, pronto, está no seu direito, mas há de existir a opinião oposta... A verdade é que é um volante playstation e a malta mais tradicional não gosta (e até pode não facilitar em certas situações). Não sei se terá alguma coisa a ver ou não, só experimentando, mas uma vez que a "banheira" é relativamente alta, será que não tem a ver tb com a acessibilidade?

Uma direcção informativa nada tem a ver com o formato do volante.

De qualquer forma existem opiniões para tudo, mas há individuos em quem se pode confiar mais do que outros.
Muito mais facilmente confio num Chris Harris que é uma apaixonado e entusiasta independente no que num piloto de testes/tipo qualquer da publicidade da Alfa Romeo.

Acho que, se o Chris Harris aponta defeitos, é porque eles têm que lá estar, mais para uns do que outros.

No fundo????
No fundo é ver as mão mágicas do Chris Harris... esse homem espetacular, a por as unhas no volante do espetacular 4c(ou espetacular volante, como quiseres... parece que agora é chique ter sempre alguma coisa contra o alfa 4c... eu o que me incomoda são as costuras do bancos.... fazem-me mal as hemorroidas...)

:confused:

Eh pah...ou isso.

Isto de dar o bitaite sem experimentar tem muito que se lhe diga, mas o Harris tem videos onde batalha imenso para fazer o qeu faz.
Neste a simplicidade e fluidez com que o faz é brilhante.
O carro parece, de facto, ser muito informativo.

E eu até sou daqueles que acha que um carro muito progressivo nas reacções não significa que seja algo completamente positivo.[:D]

Uma direcção informativa nada tem a ver com o formato do volante.

De qualquer forma existem opiniões para tudo, mas há individuos em quem se pode confiar mais do que outros.
Muito mais facilmente confio num Chris Harris que é uma apaixonado e entusiasta independente no que num piloto de testes/tipo qualquer da publicidade da Alfa Romeo.

Acho que, se o Chris Harris aponta defeitos, é porque eles têm que lá estar, mais para uns do que outros.

Eh pá pois não... eu tb não digo isso. Ainda me consigo surpreender com as interpretações dadas ao que escrevo... eu não escrevi isso. É o próprio CH que diz que no topo de uma direcção perfeita colocaram aquele volante mal parido (nas suas palavras). É só o interface, não o sistema :)

Quanto à tua última frase... sim, mas tb vamos lá com calma, o CH não é um Deus, apesar de tudo e terá as suas manias como todos. Os tipos da TG tb não gostaram da resposta do motor, ninguém mais referiu isto. E lá está, antes que apareçam não sei quantos comments de que o que o CH diz não interessa e tal, eu não estou a dizer nada disso, aopinião dele é só das que mais conta neste mundo, mas digo apenas que, como qualquer um de nós existem opiniões objectivas e subjectivas. As objectivas são factuais, as subjectivas dependem muito dos olhos de quem as dá e podem ser substancialmente diferentes de pessoa para pessoa. A opinião do volante é subjectiva.

Alguém sabe quantos carros de 4 cilindros e turbinados existem, cuja rotatividade desça de forma imediata, quase como um N/A? E nada de kit cars! Pergunto mesmo pela curiosidade, já que me parece que isso foi o único ponto que a TG referiu (se calhar estavam à espera de um comportamento parecido com um K-Series/VVTL-i/V-TEC não turbinado?

Aí está um 4C para pedalar.

418393_9441_big_2013-alfa-romeo-4c-ifd-2.jpg

[h=1]Alfa Romeo 4C IFD
COSTRUITA IN CARBONIO COME LA SUPERCAR[/h]

4C e 4C IFD possano insieme davanti all'obiettivo.

L'Alfa Romeo aggiunge alla sua linea di bicicliette la 4C IFD, presentata a margine dell'evento stampa dedicato alla nuova 4C. Disegnata dal Centro Stile Alfa Romeo e da Compagnia Ducale, la 4C IFD condivide con la coupé la ricerca della massima leggerezza, grazie al suo peso totale di 6,9 kg.
Telaio a forma di "4". La siglia IFD è infatti l'acronimo di Innovative Frame Design e chiarisce i contenuti della due ruote, che propone un telaio che richiama la forma del numero 4 realizzato in fibra di carbonio HM 40. Costruita a mano in Italia, sarà proposta dal mese di dicembre in edizione limitata con prezzo variabile da 3.500 a 9.000 euro in base alla componentistica scelta dai clienti. La bicicletta sarà venduta in Europa, Asia e America. L.Cor.

Ainda bem (para a minha carteira) que este carro não saiu em versão manual... senão ia ser um problema[:D]. Então se fosse um 6 cilindros N/A... ui ui!

Mas para os ingredientes que tem, parece muito promissor. Mesmo com uma distância entre eixos relativamente curta parece bastante controlável no limite, um bocado como um Cayman, o que é de louvar.

Grande pedrada no charco da Alfa, para mim um carro revolucionário e quem entra directamente para a historia automovel

Seria belo se o 4C fosse um sucesso, e levasse outras marcas a apostar no mesmo conceito. Tipo a BMW voltar a lançar uma excentricidade back to basics, algo do género de sucessor do Z1. Não custa sonhar...

Seria belo se o 4C fosse um sucesso, e levasse outras marcas a apostar no mesmo conceito. Tipo a BMW voltar a lançar uma excentricidade back to basics, algo do género de sucessor do Z1. Não custa sonhar...

Mas é esse mesmo o caminho e acho que as marcas vão percebendo... nem que seja por obrigação.

Mesmo que os carros de entusiasta sejam sempre a minoria (obviamente que o ''carro meio de transporte'' será sempre mais comum) a verdade é que a procura vai continuar e eventualmente até terão de ser reenventados lá para o futuro. Podemos não ver ncessariamente muitos desportivos de configuração MR, leves e extremamente revolucionários em algum capitulo (materiais, powerplant, etc) mas até carros como o GT86 deixam pistas importantes. Esta é a era da inovação mas ao mesmo das soluções básicas, da busca por motores performantes mas mais eficientes, da redução de peso, da procura de divertimento e sensações. Os carros engordaram, refinaram-se e ao mesmo tempo conseguiram um nivel de performance tão alto que dificilmente será por ai o caminho a seguir. Agora é um pouco voltar às origens mantendo o melhor do que há hoje, os números.

Quanto à marca em particular, o importante é a Alfa manter a fasquia elevada no que vem depois do 4c. E claro, que o 4c seja um sucesso de vendas, prove o que se tem falado e mostre ser um item de qualidade. Claro que não se pode esperar que a gama chegue toda a este nível de destaque mas uma Alfa capaz e finalmente com produtos de top faz falta para ombrear com outras marcas que neste momento não vêem concorrência de algo diferente, que possa trazer uma nova alternativa e um appeal especial.

Voltar
Superior