Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Ainda hoje passei por lá, falei com os donos. Está prevista a transferência dos Ursos para esta semana, mas não sabem o dia exacto nem em que ponto se encontra isso.
Há transporte ou não há, vão os 3 ou apenas 2, etc etc etc....
Continuamos a aguardar o desfecho....
Eu sei que não resolve, e que neste momento a prioridade é o bem-estar dos ursos, mas uma queixa na comissão europeia contra Portugal talvez conseguisse apurar responsabilidades, condenar os indivíduos negligentes no processo e ajudar a evitar situações semelhantes no futuro (ao mesmo tempo que pedagogicamente serviria de exemplo).
Application of EU law - Making a complaint
Entretanto, há uma organização na Sérvia criada numa situação semelhante e talvez os espanhóis nos pudessem também ajudar, afinal eles têm ursos em liberdade nas montanhas da Cantábrica. Devem saber mais do que nós sobre o assunto.
Eu também denunciei a história no meu blog onde faço questão de deixar para a posteridade casos de condenações de maltratadores de animais que vou encontrando nos jornais ingleses (sim, eles aqui apanham e condenam agressores de animais indefesos).
Caça aos maltratadores de animais
Como reagiram?
Estão «contentes» com a solução encontrada para os animais?
já contactaste o zoo de lisboa?
...
Assim por alto, vou tentar explicar.
O dono do circo, teve recentemente um AVC e muito provavelmente não sabe de nada ainda. É ele quem se levanta cedo de manhã para tratar, limpar e alimentar os urso que são como filhos para ele. Vai ser muito dificil quando eles forem levados, toda a rotina dele nos últimos anos vai ser alterada... Fico realmente preocupado pois o estado de saúde dele é bastante débil e julgo que seria muito importante, a par da mudança dos animais, acompanhar este senhor e dar-lhe todo o apoio necessário nesta transição.
....

Passada semana e meia depois de ter passado na TV e o assunto dos Ursos está ... na mesma. [8b]
Até ao momento ainda nada e a promessa foi de que seriam transferidos para o Zoo durante a semana passada.
Se calhar é preciso apertar mais com eles, mas não acredito que denunciando para os meios de comunicação dê frutos tão cedo. [s)]
Gostava de ter melhores notícias para colocar aqui...
[LANÇAMOS UM APELO às associações e outras organizações nacionais de defesa animal, para que se dirijam ao ICNB, em UNÍSSONO, no sentido de questionar aquele organismo sobre as razões que levam a manter estes ursos nesta condição degradante.
Actualização: 08/11/2010
AINDA EM MARCO DE CANAVESES. ESTES TRÊS URSOS CONTINUAM NA MESMA JAULA, NO MESMO CAMIÃO!
Segundo informações do ICNB - Instituto da Conservação da Natureza e para a Biodiversidade, estes 3 ursos iriam ser transferidos para a quarentena do Zoo de Lisboa e posteriormente para a Quinta do Paiva, em Miranda do Corvo.
Até agora, nada aconteceu.
Os animais não são palhaços!!!!
![]()
Continuamos a protestar para todos os sítios, até realmente que os ursos saiam de onde estão,...solicito que dentro das vossas possibilidades façam o mesmo, até que estes animais saiam do lugar onde estam. Preserverança precisa-se!!!
Concordo e apoio tal atitude.
Vou falar com zoo novamente.
Uma sociedade de direito promove e defende a integridade física e psicológica dos seus indivíduos humanos, partindo do pressuposto que é inaceitável a sujeição de humanos ao horror da privação, da mutilação, do cativeiro, do medo, da angústia.
A fisiologia e o comportamento dos outros animais asseguram-nos de que estes também experimentam o medo quando ameaçados, a dor quando mutilados, o tédio e a frustração, a ansiedade e a desorientação, quando em clausura e confinamento. Não seria então lógico reconhecer-lhes direitos inerentes à sua condição?
De que espécie sou eu? E de que espécie és tu?
Como indivíduos capazes de acção moral, como seremos nós, espécie humana, capazes de justificar e aceitar, ainda que maioritariamente de forma passiva, a exploração contínua das suas vidas e a responsabilidade da sua morte?
“Nenhum dos argumentos que provam a superioridade do homem consegue esconder este facto terrível: no sofrimento, os outros animais são nossos iguais.” P. Singer
Retirado do Facebook de Anabela Mayor