Ajudem os Ursos

Coitadinhos desses animais é uma vergonha o que lhes aconteçeu e tb como é possivel deixarem andar 5 anos :(, so em Portugal, espero que fiquem bem e que ainda possam aproveitar parte da vida que lhes sobra com qualidade...

Ainda hoje passei por lá, falei com os donos. Está prevista a transferência dos Ursos para esta semana, mas não sabem o dia exacto nem em que ponto se encontra isso.
Há transporte ou não há, vão os 3 ou apenas 2, etc etc etc....
Continuamos a aguardar o desfecho....

Como reagiram?
Estão «contentes» com a solução encontrada para os animais?

Queixa na comissão europeia?

Queixa na comissão europeia?

Eu sei que não resolve, e que neste momento a prioridade é o bem-estar dos ursos, mas uma queixa na comissão europeia contra Portugal talvez conseguisse apurar responsabilidades, condenar os indivíduos negligentes no processo e ajudar a evitar situações semelhantes no futuro (ao mesmo tempo que pedagogicamente serviria de exemplo).

Application of EU law - Making a complaint

Entretanto, há uma organização na Sérvia criada numa situação semelhante e talvez os espanhóis nos pudessem também ajudar, afinal eles têm ursos em liberdade nas montanhas da Cantábrica. Devem saber mais do que nós sobre o assunto.

Eu também denunciei a história no meu blog onde faço questão de deixar para a posteridade casos de condenações de maltratadores de animais que vou encontrando nos jornais ingleses (sim, eles aqui apanham e condenam agressores de animais indefesos).

Caça aos maltratadores de animais

Eu sei que não resolve, e que neste momento a prioridade é o bem-estar dos ursos, mas uma queixa na comissão europeia contra Portugal talvez conseguisse apurar responsabilidades, condenar os indivíduos negligentes no processo e ajudar a evitar situações semelhantes no futuro (ao mesmo tempo que pedagogicamente serviria de exemplo).

Application of EU law - Making a complaint

Entretanto, há uma organização na Sérvia criada numa situação semelhante e talvez os espanhóis nos pudessem também ajudar, afinal eles têm ursos em liberdade nas montanhas da Cantábrica. Devem saber mais do que nós sobre o assunto.

Eu também denunciei a história no meu blog onde faço questão de deixar para a posteridade casos de condenações de maltratadores de animais que vou encontrando nos jornais ingleses (sim, eles aqui apanham e condenam agressores de animais indefesos).

Caça aos maltratadores de animais

Obrigado, fica aqui caso seja necessário. [;)]
O importante agora, acima de culpabilizar seja quem for é mesmo a resolução o mais rápido possível.

Como reagiram?
Estão «contentes» com a solução encontrada para os animais?

Assim por alto, vou tentar explicar.
O dono do circo, teve recentemente um AVC e muito provavelmente não sabe de nada ainda. É ele quem se levanta cedo de manhã para tratar, limpar e alimentar os urso que são como filhos para ele. Vai ser muito dificil quando eles forem levados, toda a rotina dele nos últimos anos vai ser alterada... Fico realmente preocupado pois o estado de saúde dele é bastante débil e julgo que seria muito importante, a par da mudança dos animais, acompanhar este senhor e dar-lhe todo o apoio necessário nesta transição.
Quem tentou resolver o caso nos últimos anos e sem sucesso foram os seus filhos, esses sim, parecem aliviados por finalmente se ter encontrado um novo lar para eles, uma vez que já não os podem usar em espectáculos.

já contactaste o zoo de lisboa?

Não, quando eles forem para Lisboa, espero que alguém daqui os vá visitar e dê noticias deles neste tópico! [;)]
Eu irei lá assim que o tempo me permita.

...

Assim por alto, vou tentar explicar.
O dono do circo, teve recentemente um AVC e muito provavelmente não sabe de nada ainda. É ele quem se levanta cedo de manhã para tratar, limpar e alimentar os urso que são como filhos para ele. Vai ser muito dificil quando eles forem levados, toda a rotina dele nos últimos anos vai ser alterada... Fico realmente preocupado pois o estado de saúde dele é bastante débil e julgo que seria muito importante, a par da mudança dos animais, acompanhar este senhor e dar-lhe todo o apoio necessário nesta transição.
....

Pois por isso mesmo é que perguntei....

Embora neste caso seja em sentido figurado, não é nada fácil perder «os filhos»....até porque não sei se o dono dos animais terá consciência de que «eles vão para melhor».

Mas isso são outras questões e os animais poderão passar a viver com um pouco mais de dignidade.

Obrigado, pelas boas notícias, Hugo.
Para desanuviar aqui vão umas marcas de garras de urso em árvores:

Uploaded with ImageShack.us

Marcas de garras de urso ( pardo ou preto) em árvore ( Redwood, USA).

De urso-preto.

Marcas de urso pardo ou preto.

Idem

Marcas de urso negro asiático ( tronco destruído).

Última edição:
Passada semana e meia depois de ter passado na TV e o assunto dos Ursos está ... na mesma. [8b]
Até ao momento ainda nada e a promessa foi de que seriam transferidos para o Zoo durante a semana passada.

Se calhar é preciso apertar mais com eles, mas não acredito que denunciando para os meios de comunicação dê frutos tão cedo. [s)]

Gostava de ter melhores notícias para colocar aqui...

Passada semana e meia depois de ter passado na TV e o assunto dos Ursos está ... na mesma. [8b]
Até ao momento ainda nada e a promessa foi de que seriam transferidos para o Zoo durante a semana passada.

Se calhar é preciso apertar mais com eles, mas não acredito que denunciando para os meios de comunicação dê frutos tão cedo. [s)]

Gostava de ter melhores notícias para colocar aqui...

[LANÇAMOS UM APELO às associações e outras organizações nacionais de defesa animal, para que se dirijam ao ICNB, em UNÍSSONO, no sentido de questionar aquele organismo sobre as razões que levam a manter estes ursos nesta condição degradante.

Actualização: 08/11/2010
AINDA EM MARCO DE CANAVESES. ESTES TRÊS URSOS CONTINUAM NA MESMA JAULA, NO MESMO CAMIÃO!

Segundo informações do ICNB - Instituto da Conservação da Natureza e para a Biodiversidade, estes 3 ursos iriam ser transferidos para a quarentena do Zoo de Lisboa e posteriormente para a Quinta do Paiva, em Miranda do Corvo.

Até agora, nada aconteceu.

Sugestão:

Enviarmos Email para o ICNB e telefonarmos questionando e protestando as condições destes Ursos e exigur que cumpram aquilo que divulgaram na Comunicação Social!!!:sh)

Pressionem para icnb@icnb.pt <icnb@icnb.pt> ou pelo Tel.: (351) 213 507 900 para eles perceberem que o assunto não está esquecido

Os animais não são palhaços!!!!

148537_1673305362258_1526152017_31679185_4079040_s.jpg

Continuamos a protestar para todos os sítios, até realmente que os ursos saiam de onde estão,...solicito que dentro das vossas possibilidades façam o mesmo, até que estes animais saiam do lugar onde estam. Preserverança precisa-se!!!

Última edição:
Os animais não são palhaços!!!!

148537_1673305362258_1526152017_31679185_4079040_s.jpg

Continuamos a protestar para todos os sítios, até realmente que os ursos saiam de onde estão,...solicito que dentro das vossas possibilidades façam o mesmo, até que estes animais saiam do lugar onde estam. Preserverança precisa-se!!!

Concordo e apoio tal atitude.
Vou falar com zoo novamente.

Concordo e apoio tal atitude.
Vou falar com zoo novamente.

Há pessoas a enviar um email diário para o ICNB,...

Se formos muitos,...isto vai mudar. Foram os Internautas todos em conjunto que responderam ao apelo do Hugo, que colocaram esta situação a mexer,...se não pararmos são eles que não aguentam,...se formos nós que nos damos por vencidos, são os ursos que perdem,...eles não falam nem andam na Net,...alguém tem que o fazer por eles.

As associações não desistem,...mas é preciso ajuda de mais gente,...

Retirado do Facebook de Anabela Mayor

Uma sociedade de direito promove e defende a integridade física e psicológica dos seus indivíduos humanos, partindo do pressuposto que é inaceitável a sujeição de humanos ao horror da privação, da mutilação, do cativeiro, do medo, da angústia.

A fisiologia e o comportamento dos outros animais asseguram-nos de que estes também experimentam o medo quando ameaçados, a dor quando mutilados, o tédio e a frustração, a ansiedade e a desorientação, quando em clausura e confinamento. Não seria então lógico reconhecer-lhes direitos inerentes à sua condição?

De que espécie sou eu? E de que espécie és tu?

Como indivíduos capazes de acção moral, como seremos nós, espécie humana, capazes de justificar e aceitar, ainda que maioritariamente de forma passiva, a exploração contínua das suas vidas e a responsabilidade da sua morte?

“Nenhum dos argumentos que provam a superioridade do homem consegue esconder este facto terrível: no sofrimento, os outros animais são nossos iguais.” P. Singer

A situação dos Ursos, tocou realmente muita gente...
Prova disso foi o facto de também ter sido notícia no penúltimo número da revista Visão.

Hugoriba e restante pessoal...Valeu a pena!apr:)

Tenho andado cheio de trabalho até á ponta dos cabelos.
Se logo ao fim da tarde me for possível, vou dar lá um pulo a ver em que ponto estão as coisas. Creio que sei o que vou encontrar...
Não quero que isto caia no esquecimento e assim que tiver novidades, sejam elas quais forem coloco aqui.

Contra todas as minhas expectativas, fiquei agora a saber que os Ursos foram transportados para o Zoo de Lisboa ao início da tarde de hoje! [kiss]

Vão para a quarentena nos primeiros tempos.
Infelizmente não tive oportunidade de estar presente e tirar algumas fotos, mas deverá sair a notícia no JN dos próximos dias pois estava lá um jornalista presente.

Apelo a quem de Lisboa que tenha a possibilidade e disponibilidade de tentar saber como se encontram estes bichos e se possível coloque aqui algumas fotos para podermos estar a par do que se está a fazer por eles.
Quanto a mim, vou tentar ir a Lisboa pelo Natal e nessa altura visitar o Zoo e os Ursos.

Abraço a todos.

Voltar
Superior