Ajudem os Ursos

muito bem, conseguiste não só libertá-los de um sofrimento constante como arranjaste uma casa para eles poderem descomprimir e interagir num ambiente sossegado. apr:)

muito bem, conseguiste não só libertá-los de um sofrimento constante como arranjaste uma casa para eles poderem descomprimir e interagir num ambiente sossegado. apr:)

A ver vamos, os próximos tempos não serão muito melhores pois vão estar de quarentena...
Ao que ouvi dizer, estão a fazer umas instalações na Lousã bastante boas para os receber...
É apenas mais uma etapa que terão de ultrapassar para depois poderem ficar bem, definitivamente.

Alguém aqui de Lisboa para nos trazer novidades do Zoo...?

Contra todas as minhas expectativas, fiquei agora a saber que os Ursos foram transportados para o Zoo de Lisboa ao início da tarde de hoje! [kiss]

Vão para a quarentena nos primeiros tempos.
Infelizmente não tive oportunidade de estar presente e tirar algumas fotos, mas deverá sair a notícia no JN dos próximos dias pois estava lá um jornalista presente.

Apelo a quem de Lisboa que tenha a possibilidade e disponibilidade de tentar saber como se encontram estes bichos e se possível coloque aqui algumas fotos para podermos estar a par do que se está a fazer por eles.
Quanto a mim, vou tentar ir a Lisboa pelo Natal e nessa altura visitar o Zoo e os Ursos.

Abraço a todos.
Parabéns pelo teu trabalho...[;)]

Contra todas as minhas expectativas, fiquei agora a saber que os Ursos foram transportados para o Zoo de Lisboa ao início da tarde de hoje! [kiss]

Vão para a quarentena nos primeiros tempos.
Infelizmente não tive oportunidade de estar presente e tirar algumas fotos, mas deverá sair a notícia no JN dos próximos dias pois estava lá um jornalista presente.

Apelo a quem de Lisboa que tenha a possibilidade e disponibilidade de tentar saber como se encontram estes bichos e se possível coloque aqui algumas fotos para podermos estar a par do que se está a fazer por eles.
Quanto a mim, vou tentar ir a Lisboa pelo Natal e nessa altura visitar o Zoo e os Ursos.

Abraço a todos.

Hugo, que feliz notícia me dá!!

Estou novamente nas tostinhas de abóbora [:p] e vim à Net com alguma curiosidade, mas sem muita esperança,...mas encontrei as melhores novidades aqui, dadas pelo HUgo. :)

O Hugo parabéns, nada saberiamos da situação destes ursos sem a sua denuncia,...tal como não sabemos dos outros (só primatas são entre 130 a 150), que estão em idênticas condições, porque ninguém até agora deu a cara e denunciou.[;)]

Eu quando puder vou ao Zoo, talvez com Anabela e vou tentar tirar fotos, depois as madrinhas colocam aqui. Quando vier a Lisboa vamos tomar um cafézinho,...[;)]

Deixo aqui, uma mamã ursa a defender o seu filhote,... igualzinha a qualquer mãe, até às humanas,...[;)]

http://www.youtube.com/watch?v=g0LJIRC5NRw&feature=related

Última edição:
Vale sempre a pena quando a alma não é pequena.
Vale a pena lutar e ajudar os animais que coitados, sofrem...
Apesar da demora, chegou uma resposta e estes 3 ursos podem agora ter uma nova e merecida vida. Muitos parabéns a todos os que ajudaram. Principalmente ao user que abriu o tópico. Bem hajas !

Óptima notícia apr:)

Parabéns pelo teu trabalho...[;)]

Hugo, que feliz notícia me dá!!

Estou novamente nas tostinhas de abóbora [:p] e vim à Net com alguma curiosidade, mas sem muita esperança,...mas encontrei as melhores novidades aqui, dadas pelo HUgo. :)

O Hugo parabéns, nada saberiamos da situação destes ursos sem a sua denuncia,...tal como não sabemos dos outros (só primatas são entre 130 a 150), que estão em idênticas condições, porque ninguém até agora deu a cara e denunciou.[;)]

Eu quando puder vou ao Zoo, talvez com Anabela e vou tentar tirar fotos, depois as madrinhas colocam aqui. Quando vier a Lisboa vamos tomar um cafézinho,...[;)]

Deixo aqui, uma mamã ursa a defender o seu filhote,... igualzinha a qualquer mãe, até às humanas,...[;)]

YouTube - Urso x Puma

Vale sempre a pena quando a alma não é pequena.
Vale a pena lutar e ajudar os animais que coitados, sofrem...
Apesar da demora, chegou uma resposta e estes 3 ursos podem agora ter uma nova e merecida vida. Muitos parabéns a todos os que ajudaram. Principalmente ao user que abriu o tópico. Bem hajas !

Obrigado e os parabéns são de todos pois toda a gente ajudou de uma ou outra forma. O simples facto de divulgar ou falar com amigos já é uma pequena ajuda que entre todos se tornou essencial para estes Ursos! apr:)

Maria Helena, só não lhe disse nada via telemóvel porque pensei que estivesse sempre em contacto com a Anabela, a ela eu liguei assim que tive conhecimento.
Fica a promessa, quando for aí a Lisboa vamos os 3 (ou mais) tomar café e pôr a conversa em dia! [;)]
Abraço a todos.

Que bom!
Resta saber se os ursos que estão em quarentena ficam expostos ao público. Embora o mais importante é que fiquem melhor do que estavam, pelo menos para já.

O anonimato das grandes causas....

O anonimato das grandes causas....

Não era importante mas...

...em tudo o que li sobre este assunto, em nenhum lado vi escrito que foi um user deste Fórum que deu o lamiré sobre a situação dos ursos..

Será que vi mal? :confused:

...em tudo o que li sobre este assunto, em nenhum lado vi escrito que foi um user deste Fórum que deu o lamiré sobre a situação dos ursos..

Não, mas também nunca foi esse o objectivo.
Embora gostasse de ver este fórum como o que despoletou e denunciou tudo isto ao contrário de certas entidades que vieram a público "colher parte dos louros" quando nada haviam feito.
Além do mais eu não estou numa posição muito confortável para me expor e prefiro o anonimato, podiam chover represálias. [:p]
O que importa é que o empurrão necessário foi dado. apr:)

Última edição:

Sansoni7, eu nos fóruns onde abri os tópicos, citei sempre o fórum e coloquei o link, só não coloquei os nicks, porque ao colocar a citação não ficava bem, assim como nos emails que enviei, que tinham a mesma mensagem que coloco aqui:

uaimori disse:
Tive conhecimento através de outro fórum desta situação. O que pretendo com abertura deste tópico, é proposta para tentar ajudar a resolver esta situação e divulgação, por todo o lado, fóruns, nacionais e Internacionais, Email, Associações e tudo o que mais souberem. Pretendo também ajuda para soluções possíveis a actuações mais adequadas e que ajudem a resolver a situação destes animais o mais rápido possível.
O tópico é este para quem quiser seguir o registar para lá intervir:

http://forum.autohoje.com/off-topic/91929-ajudem-os-ursos.html

O Post de quem descobriu esta situação e resolveu tentar fazer alguma coisa:
Viva.
Venho aqui expor uma situação que me deixa com um nó na garganta cada vez que penso nela. Pretendia se possível obter dos elementos deste fórum alguma ajuda, influência ou mesmo alguma projecção mediática se for necessário (julgo que sim) para levar a bom termo algo bastante caricato.

Aqui perto da zona onde moro (concelho de Marco de Canavezes) está estacionado um pequeno circo, ou o que resta dele junto a um café na margem do Rio Tâmega, freguesia de Vila Boa do Bispo.
O que se passa, assim por alto, é que o circo faliu devido á idade avançada do proprietário e a uma doença que o incapacitou.
O seu filho toma conta agora do que resta, mas herdou uma valente herança, 3 grandes ursos (dois machos e uma fêmea) que por alguma razão foram apreendidos, estando ele como fiel depositário.
A razão da apreensão (feita pelo ICN-B provavelmente) deveu-se a alguma falta de documentação ou legalização dos bichos...
Burocracias á parte, estamos perante 3 ursos enjaulados num camião com um espaço de 2m por 3m, á cerca de 5 anos!!!! Sim, 5 anos, leram bem.
O filho do proprietário disse que já esgotou todas as tentativas de os doar a algum Zoo (Maia, Qta. Sto Inácio, Gaia, etc etc.... ) e ninguém quer ficar com eles. Vale-lhe a ajuda de algumas padarias que fornecem algum pão para os animais e a boa vontade de algumas pessoas em fornecer alguma fruta...
Os animais devem ter entre 15 e 17 anos (não sei a idade média destes animais, mas não aparentam ser velhos) e segundo soube o veterinário municipal acompanha a dieta e saúde dos mesmos...
Eu tirei algumas fotos com o telemóvel que colocarei aqui logo que possível.

Agora pergunto-me eu, se as entidades que são responsáveis por estes casos nada fazem, recorre-se a quem???? Ao país vizinho?????

3 grandes animais, numa jaula sem luz solar directa de 5 metros quadrados aproximadamente, estes anos todos.... É de lamentar que situações destas ainda ocorram num país destes.
A equipa de ambiente da GNR foi alertada e informado o ICN... ou seja, as entidades que devem e podem fazer algo estão informadas. E agora??? Continuamos na mesma?????

Ou existe algum grande imbróglio aqui que a gente não sabe ou então não sei... Ficamos á espera que os animais morram nestas condições????
Abate-se um animal que tem 17 anos e pode viver mais do dobro em condições dignas só porque ninguém o acolhe???

Dito pelo filho do dono, que apenas alimenta os animais pelo gradeamento e devido ao stress das condições a que estão sujeitos apenas já só consegue lidar com um.
É notório nos animais a pressão a que estão sujeitos e o stress traumático de estarem anos a fio dentro de uma pequena jaula.

Sinto-me triste e desolado cada vez que penso nisto, gostava de poder ajudar em algo e se possível alertar os média para o que se está a passar.

Assim, venho deste modo alertar e solicitar a ajuda de algum(s) membro(s) mais influente(s) para esta situação.
Toda a ajuda é bem vinda.

Esses animais estão bem tratados? Como ele pode dizer isso?
Os ursos são animais MUITO inteligentes e a forma como estão mantidos é de bradar aos céus.
Só de olhar para as patas do urso do lado esquerdo, é visível alguma atrofia por falta de exercício...
Em animais com esta força, vitalidade que percorrem por vezes dezenas de kms por dia em estado selvagem penso que é inaceitável essa situação.
Deviam pelo menos ir para umas instalações provisórias até que a situação registe um veredicto. Nenhuma instituição arranja mais espaço para eles? Aí poderia verificar-se se têm condições para regressar ao estado selvagem. Se não der, pelo menos para uma pequena reserva natural (com vedações claro) ou para um espaço mais amplo e ao ar livre, com distracções naturais para estes animais altamente curiosos.
O Autohoje tem ajudado tanta gente e tantos animais, que tenho quase a certeza que este caso vai ter um melhor fim. Vou direccionar este caso para algumas pessoas amigas.
A esperança é sempre a última a morrer.

Em sites em que dei resposta, também coloquei, mas também, no telejornal, quando deram a notícia, o marido da Anabela referiu-me ontem que disseram que os ursos estavam à uns meses enjaulados,...

Ao ser divulgado em várias frentes, e conforme n gente enviava emails em simultaneo, acabou por se ir diluindo,...chegaram inclusivé vários orgãos de comunicação a dizer que tinha sido o veterinário municipal que denunciou a situação,...
Num site brasileiro, diziam que os ursos estavam enjaulados à 3 meses,...

Última edição:
Maria Helena, só não lhe disse nada via telemóvel porque pensei que estivesse sempre em contacto com a Anabela, a ela eu liguei assim que tive conhecimento.
Fica a promessa, quando for aí a Lisboa vamos os 3 (ou mais) tomar café e pôr a conversa em dia! [;)]
Abraço a todos.

Hugo eu e Anabela, moramos perto, e encontramo-nos quando há necessidade e outras por acaso quando passeamos os cães, mas por vezes estamos algum tempo sem nos encontrarmos. No outro dia quando telefonou, por acaso estavamos juntas, mas foi aqui no fórum pelo Hugo que soube de tudo e depois confirmado pela Anabela.

Então fica combinado o cafézinho.

Última edição:
O que interessa é que a comunicação social "se mexeu" e actuou.

O que interessa é que agora os ursos estão bem, penso eu !

Quando é que há fotos ?
Ninguém aqui trabalha no Zoo ?

Logo á noite, depois do telejornal no canal 1, vai dar o programa "Linha da Frente" onde creio que irão abordar o assunto dos ursos aqui exposto.
Não percam, já que não consigo saber nada deles pelos meus meios, estou ansioso por alguma boa notícia..
Abraço a todos.

Logo á noite, depois do telejornal no canal 1, vai dar o programa "Linha da Frente" onde creio que irão abordar o assunto dos ursos aqui exposto.
Não percam, já que não consigo saber nada deles pelos meus meios, estou ansioso por alguma boa notícia..
Abraço a todos.

Vamos estar atentos.
Hugo a Anabela penso que através de um amigo de um amigo de um amigo, vai conseguir chegar à vet do Zoo, só para saber novidades,...mas ainda não conseguiu. A única coisa que ela soube, é que eles estavam muito doentes e,...estavam e estão a fazer testes de agressividades neles, para saber, qual o índice de agressividade deles já que estiveram tanto tempo confinados.

Vamos estar atentos.
Hugo a Anabela penso que através de um amigo de um amigo de um amigo, vai conseguir chegar à vet do Zoo, só para saber novidades,...mas ainda não conseguiu. A única coisa que ela soube, é que eles estavam muito doentes e,...estavam e estão a fazer testes de agressividades neles, para saber, qual o índice de agressividade deles já que estiveram tanto tempo confinados.

Estão muito doentes.... [8b]
Até agora sem acompanhamento quase nenhum estavam relativamente bem, só poderiam melhorar com uma nova dieta e acompanhamento veterinário!!!!!
A agressividade que importa, são mesmo assim, selvagens.
Ninguém se lembra de ir fazer caricias a um Urso Pardo em cativeiro pois não?
:(
Estou mesmo a ver quando arranjam um motivo para se livrarem desta despesa inesperada... [8b]

Voltar
Superior