Ajudar mendigos

Por onde começar...

És portanto contra qualquer tipo de associativismo onde existam crianças que ajudem em quermesses, tasquinhas, rifas, peditórios e afins.
Onde é que se admite que crianças e adolescentes lutem por aquilo que gostem, que ajudem e trabalhem para um bem comum. Enfim

Ok, está no teu direito de criticar, e eu estou no direito de achar que é infundado e utópico.

Sim, sou contra quando colocam a criança na posição de pedir dinheiro.

Já na escola dos meus pequenos, que é totalmente privada, às vezes mandam a treta de rifas e afinas para os miúdos venderem e pedirem para as actividades extracurriculares. Eu faço questão de na escola comprar o raio das rifas todas e dizer que se querem dinheiro adicional para alguma actividade é só pedir directamente.

As crianças devem ser envolvidas em associativismo, em ajuda, mas não devem ser usadas como "peões" em algumas das actividades dessas associações.

Já na escola dos meus pequenos, que é totalmente privada, às vezes mandam a treta de rifas e afinas para os miúdos venderem e pedirem para as actividades extracurriculares. Eu faço questão de na escola comprar o raio das rifas todas e dizer que se querem dinheiro adicional para alguma actividade é só pedir directamente.

As crianças devem ser envolvidas em associativismo, em ajuda, mas não devem ser usadas como "peões" em algumas das actividades dessas associações.

Não gostas, compras o "raio das rifas" todas, problema resolvido. O mundo não és só tu. Concordo com esse tipo de coisas.

Em teoria percebo o que dizes, de não "usar" as crianças como peões para pedir dinheiro.

Mas na práctica, e neste caso em particular (dos escuteiros), estão a pedir para elas próprias, e nem todos podem ir pedir aos papás (é isto que é importante) não são peões, a vender coisas que eles fazem muitas vezes...
Estão juntos, em actividade e saber pedir e lutar pelo que se quer é uma competência para a vida.

Não gostas, não deixes a tua criança fazer, nem compres.
Numa escola privada faz menos sentido mas é só uma muleta para eles juntarem esse dinheiro, agora pergunto, em reunião de pais, já te insurgiste contra a falta de lógica das rifas nesse caso? É que criticar e não fazer nada...

Em teoria percebo o que dizes, de não "usar" as crianças como peões para pedir dinheiro.

Mas na práctica, e neste caso em particular (dos escuteiros), estão a pedir para elas próprias, e nem todos podem ir pedir aos papás (é isto que é importante) não são peões, a vender coisas que eles fazem muitas vezes...
Estão juntos, em actividade e saber pedir e lutar pelo que se quer é uma competência para a vida.

Não gostas, não deixes a tua criança fazer, nem compres.
Numa escola privada faz menos sentido mas é só uma muleta para eles juntarem esse dinheiro, agora pergunto, em reunião de pais, já te insurgiste contra a falta de lógica das rifas nesse caso? É que criticar e não fazer nada...

Não podem pedir porquê? Os pais passam dificuldades? Se sim, não faria mais sentido os filhos pedirem ajuda para a família e não para o hobby?

E obviamente que há insurgimentos, até já me insurgi contra a falta de pessoal e que estava disposto a pagar mais para que contratassem mais pessoas. O que não admito é que venham com tretas de falta de pessoal e que não têm dinheiro e pardais ao cesto, e simplesmente não mostrem as contas e peçam mais dinheiro aos pais. Detesto "caminhos paralelos" para resolver assuntos.

Não podem pedir porquê? Os pais passam dificuldades? Se sim, não faria mais sentido os filhos pedirem ajuda para a família e não para o hobby?

E obviamente que há insurgimentos, até já me insurgi contra a falta de pessoal e que estava disposto a pagar mais para que contratassem mais pessoas. O que não admito é que venham com tretas de falta de pessoal e que não têm dinheiro e pardais ao cesto, e simplesmente não mostrem as contas e peçam mais dinheiro aos pais. Detesto "caminhos paralelos" para resolver assuntos.

Que é que sugeres? Ir pedir para os semáforos?

Agora embirra-se com os escuteiros ..... :sh)

Apesar de genericamente serem um bocadinho totózinhos tem muitas iniciativas meritórias.

Quanto a dar dinheiro a quem pede na rua, às vezes dou e outras não, mas nunca vou verificar se compram comida, aliás respeito o facto de precisarem de droga.

Caríssimo, bem me parecia que não tens ideia do que a pobreza é (bom para ti, diga-se!).

De resto, não percebo a inveja por ver um pobre de camisa lavada. Não tens necessidade nenhuma disso.

Acabei de dar exemplos de crianças que não podiam pedir 20€ aos pais para pagar um comboio num fim de semana, e dizes porque não podem pedir?!!?

Para ti só há duas pobrezas, os que têm dificuldades para comer que não deviam sequer andar nos escuteiros, e os pobres que só não pagam as coisas aos filhos porque não lhes apetece.

Portanto quem tem dificuldades, as crianças não podem ter hobbies nem actividades construtivas, nem em grupo arranjar como os pagar em associativismo... tens noção do disparate que isso é?

Acabei de dar exemplos de crianças que não podiam pedir 20€ aos pais para pagar um comboio num fim de semana, e dizes porque não podem pedir?!!?

Para ti só há duas pobrezas, os que têm dificuldades para comer que não deviam sequer andar nos escuteiros, e os pobres que só não pagam as coisas aos filhos porque não lhes apetece.

Portanto quem tem dificuldades, as crianças não podem ter hobbies nem actividades construtivas, nem em grupo arranjar como os pagar em associativismo... tens noção do disparate que isso é?

Obtuso .....

Faltam umas questões importante no tópico.

Como se atua na Suiça com os mendigos?

Qual a marca de automóveis mais vendida aos mendigos suiços?

É verdade que todos os mendigos suiços usam Rolex?

[:D]

É um disparate tão grande, como uma família que passe fome em casa e não tenha os tais 20€ (por isso é que o filho não pode pedir, não é?), o filho os consiga meritoriamente a trabalhar ou a pedir, e a seguir vá gastar num restaurante ou numa viagem. Atitude extraordinária a de quem tem ensinamentos de valores a pensar em si próprio e nas suas viagens, enquanto a família passa dificuldades.

Mas também já vi de tudo, incluindo pais a tirarem a comida da boca dos filhos.

Dou frequentemente, aos arrumadores acho que dou sempre.
No entanto tenho consciência que o dinheiro vai acabar em algum vício :sh)

Uma dica para quem não gosta de dar dinheiro é dar um cigarro, eles já agradecem e o carro fica seguro (no caso dos arrumadores).

Fez-me lembrar aqui há uns anos uma senhora com bom aspecto, veio ter comigo e com mais dois amigos meus a dizer que estava a tirar o doutoramento na UM e ficou sem gasolina no carro e tb não tinha dinheiro com ela. Pediu-nos algum dinheiro para o combustível e entre nós lá levou perto de 5 euros.

Uns dias depois numa outra rua perto da situação anterior, lá veio ela outra vez, sem se lembrar de nós e antes de começar a falar, um de nós pergunta: "Deixa-me adivinhar, andas na UM e ficaste sem gasolina e não tens dinheiro". Nem falou, deu meia volta e foi embora.

Por isso, bom aspecto ou mau aspecto artistas há-de muitas formas. Aquele que mais me chateou foi o que me aplicou a sobretaxa extraordinária.

É um disparate tão grande, como uma família que passe fome em casa e não tenha os tais 20€ (por isso é que o filho não pode pedir, não é?), o filho os consiga meritoriamente a trabalhar ou a pedir, e a seguir vá gastar num restaurante ou numa viagem. Atitude extraordinária a de quem tem ensinamentos de valores a pensar em si próprio e nas suas viagens, enquanto a família passa dificuldades.

Achas mesmo que um puto a vender bolachas sozinho à porta do hipermercado tem a mesmo aceitação que um grupo de putos, a maior parte das vezes acompanhados por um adulto e devidamente identificados, a vender bolachas à porta de um hipermercado, teriam a mesma sorte?

Ou seja, em vez de ajudar o grupo para um objectivo comum, que se derrenrasque sozinho?

Fazes jus ao nick...

Achas mesmo que um puto a vender bolachas sozinho à porta do hipermercado tem a mesmo aceitação que um grupo de putos, a maior parte das vezes acompanhados por um adulto e devidamente identificados, a vender bolachas à porta de um hipermercado, teriam a mesma sorte?

Ou seja, em vez de ajudar o grupo para um objectivo comum, que se derrenrasque sozinho?

Fazes jus ao nick...

Nem sequer falei na estratégia de desenrasque ser em grupo ou não. O que falei foi no objectivo a dar ao dinheiro conseguido, sabendo que em casa se passam dificuldades (por isso é que não dinheiro para estas coisas) e que esses 20€ serão usados numa viagem de comboio. E depois perguntei se são estes os valores ensinados no escutismo?

Não estás mesmo a perceber. Tenho que explicar tudo...

Situação - Miúdo de 10-12 anos

Garoto anda nos escuteiros aos sábados à tarde, lá em casa o dinheiro dá para comer e lavar e pouco mais, e os pais acham que 10€ por ano do seguro são bem empregues por isso dado que a alternativa seria passar o sábado a ver televisão ou em más companhias.
Em vez disso está com amigos, supervisionado a fazer actividades saudáveis.

Chega o verão e vão todos acampar para a Nazaré, são precisos 20€ para o autocarro e parque de campismo, garoto pede à mãe - Mãe diz que não dá este mês, e que não pode ir.

Os miúdos lembram-se e fazem uma banca no mercado da vila a vender uma porcaria qualquer que fizeram num dos sábados, e pagam o bilhete do garoto e o deles também e assim o garoto não se sente excluído.

Diz-me honestamente onde isto está errado?!

Substitui Nazaré por algo mais longe e os custos aumentam assim como o número de miúdos que não poderia ir.
É difícil perceber isto?
Não é digno?

Nem sequer falei na estratégia de desenrasque ser em grupo ou não. O que falei foi no objectivo a dar ao dinheiro conseguido, sabendo que em casa se passam dificuldades (por isso é que não dinheiro para estas coisas) e que esses 20€ serão usados numa viagem de comboio. E depois perguntei se são estes os valores ensinados no escutismo?

Se os putos trabalham em conjunto, e conseguem X€ para ir andar de comboio, queres que um deles diga que quer a parte dele do X por que não vai andar e precisa para casa?

Não entendes que o escutismo é muitas vezes o escape aos problemas de casa?

Não é preciso os pais serem pobres ou passarem necessidades, basta o facto de viverem uma vida regrada e não haver dinheiro para "brincadeiras". Tu vais ao extremo.

Os valores ensinados no escutismo incluem também o trabalho de grupo para um bem comum e a partilha [;)]

Voltar
Superior