Ajudar mendigos

Eu faço como muitos já o disseram por aqui, não dou dinheiro.

Ofereço-me para pagar aquilo que eles precisem, seja comida, água, medicamentos, etc... mas nunca apanhei um que quisesse aceitar! :sh)

E quando te metem a receita na mão? A questão é que no meio de todos alguns podem ser verdade.

Sempre que me ofereci para pagar os medicamentos, obtive sempre a mesma resposta "ah não precisa de gastar tanto, dê-me 1€ ou 5€ e eu peço o resto"...

Está bem, abelha!

Última edição:
Uma chanata uma vez disse-me:

"Ah o Senhor deve estar com pressa para ir trabalhar, dê-me só 10€ que compro os remédios!"

A farmácia estava 50m atrás e eu fartei-me de lhe dizer que não estava com pressa nenhuma... [:D]:sh)

Já agora, costumam ajudar os escuteiros quando eles fazem as angariações? Não que sejam mendigos, mas conseguem ser chatos para caramba!

Devo admitir que por vezes sou mal educado com escuteiros, já vem de há muitos anos. :sh)

Porque é estúpido senão vejamos: escuteiros com Iphon6 no bolso ( papá paga) a pedir trocos à porta do supermercado? Qual é mesmo a lógica? É porque é uma boa acção, ou porque assim os papas vão ao cinema e jantar fora descansados pq os putos ficam nos escuteiros e fazer peditórios? Já cheguei a responder: "vai pedir ao teu paizinho".

Nota: sei: escuteiros de cidade.[:D]

Devo admitir que por vezes sou mal educado com escuteiros, já vem de há muitos anos. :sh)

Porque é estúpido senão vejamos: escuteiros com Iphon6 no bolso ( papá paga) a pedir trocos à porta do supermercado? Qual é mesmo a lógica? É porque é uma boa acção, ou porque assim os papas vão ao cinema e jantar fora descansados pq os putos ficam nos escuteiros e fazer peditórios? Já cheguei a responder: "vai pedir ao teu paizinho".

Aqui na zona só vejo os escuteiros 2x, nas recolhas do Banco Alimentar.

Acho que nunca os vi a pedir para eles próprios (ao contrário de outras "instituições" menos conhecidas).

Há uns anos no Porto chegou um gajo ao pé de mim, de meia idade (e até nem tinha muito mau aspecto) que me disse directamente "olhe, tenho o vício, e ando por aqui a pedir mesmo só para ir comprar outra dose" fiquei tão impressionado com a sinceridade do gajo que lhe dei 1€ sem mais perguntas.

não tinha receita?

Desde quando é que ser escuteiro implica abdicar de certos bens pessoais e/ou está reservado para pessoas de baixa condição social?

A minha actual namorada foi escuteira bastante tempo. Parte religiosa, missas frequentemente, etc e em termos de estilo de vida, está perfeitamente alinhada com as restantes miúdas da faixa etária dela.

A prática escutista acaba mais por ser um complemento, não um estilo de vida que se leva 24/7 e que interfere em escolhas pessoais , como qual o telemóvel ou o carro a adquirir

Desde quando é que ser escuteiro implica abdicar de certos bens pessoais e/ou está reservado para pessoas de baixa condição social?

A minha actual namorada foi escuteira bastante tempo. Parte religiosa, missas frequentemente, etc e em termos de estilo de vida, está perfeitamente alinhada com as restantes miúdas da faixa etária dela.

A prática escutista acaba mais por ser um complemento, não um estilo de vida que se leva 24/7 e que interfere em escolhas pessoais , como qual o telemóvel ou o carro a adquirir

Eu até concordo com ele, porque tenho ideia que os escuteiros pedem dinheiro para actividades em grupo, tais como acampamentos, canoagem, escalada, etc...

Ora, isto é um hobbie, não é uma obrigação, então se os papás têm dinheiro para pagar iPhone's aos filhos, que paguem também os seus hobbies.

"Eu", que não sou tido nem achado com o escuteiro que me está a pedir esmola, porque é que lhe tenho que dar aquilo que for? :sh)
Ainda se fosse para comer...

Eu até concordo com ele, porque tenho ideia que os escuteiros pedem dinheiro para actividades em grupo, tais como acampamentos, canoagem, escalada, etc...

Ora, isto é um hobbie, não é uma obrigação, então se os papás têm dinheiro para pagar iPhone's aos filhos, que paguem também os seus hobbies.

"Eu", que não sou tido nem achado com o escuteiro que me está a pedir esmola, porque é que lhe tenho que dar aquilo que for? :sh)
Ainda se fosse para comer...

Também fui escuteiro durante bastantes anos. Quando era para angariar dinheiro para actividades, material, etc, o que se fazia eram eventos (Sardinhadas, peças de teatro, leilões, demonstrações, etc), cujos lucros revertiam para os escuteiros. Pedir dinheiro, sem dar nada em troca, é demasiado mau. Claro que estou a falar de escuteiros de uma freguesia rural, para os lados do porto, e não de cidade. Aí, não sei como se processa.

Se for abordado sem agressividade e sem "tretas" por um mendigo que me pareça estar realmente em situação de miséria costumo dar qualquer coisa, sabendo perfeitamente que fim terá muitas vezes.

Já passei por uma situação complicada na vida, por minha inteira culpa, e tive quem me deitasse a mão. Fico gelado por dentro quando penso que muitas destas pessoas estão completamente destruídas, sem futuro, inempregáveis, com problemas mentais, vícios e completamente sós.

Já que não estou disponível para realmente ajudar ao menos ajudo a "matar o vicio".

Também fui escuteiro durante bastantes anos. Quando era para angariar dinheiro para actividades, material, etc, o que se fazia eram eventos (Sardinhadas, peças de teatro, leilões, demonstrações, etc), cujos lucros revertiam para os escuteiros. Pedir dinheiro, sem dar nada em troca, é demasiado mau. Claro que estou a falar de escuteiros de uma freguesia rural, para os lados do porto, e não de cidade. Aí, não sei como se processa.

Com isso concordo, e por vezes vou a "festas" dessas (seja escuteiros, bombeiros, comissões de festas, etc).

Uma pessoa come e bebe, e está a ajudar, é um 2 em 1 [:D]

Também nunca vi escuteiros a, simplesmente, pedir dinheiro. Sempre os vi a vender coisas.

Idem. Normalmente pão caseiro, calendários ou outras coisas. Ou então eventos como disseram.

A lição passada aos miúdos nem me parece mal: "Queres dinheiro para ir acampar? Trabalha, organiza-te e esforça-te para o ganhares".

Sim, pedirem dinheiro "puro e duro" também nunca vi, mas vendem canetas, calendários e outras tretas para limpar o rabo.

Vai dar ao mesmo...

Sim, pedirem dinheiro "puro e duro" também nunca vi, mas vendem canetas, calendários e outras tretas para limpar o rabo.

Vai dar ao mesmo...

Portanto, para ti, comércio (troca de dinheiro por objectos ou serviços) = mendicidade (pedir dinheiro sem nada em troca)? [:D]

Mas tens bom remédio para evitar os escuteiros: não passes à porta da igreja que é onde estão sempre. [:)]

E os 40 cêntimos, agora é moda ou foi nova tabela que entrou em vigor?

Há umas semanas vinha a descer os Clérigos e vem um jovem que já costuma andar por ali pedir-me 40 cêntimos. Nem mais, nem menos: 40 cêntimos. Ignorei-o e segui viagem. Andei pela Ribeira e ao voltar, na zona dos Aliados vem também uma senhora que também é presença regular na zona pedir também 40 cêntimos. Já aconteceu a mais alguém?

Portanto, para ti, comércio (troca de dinheiro por objectos ou serviços) = mendicidade (pedir dinheiro sem nada em troca)? [:D]

Mas tens bom remédio para evitar os escuteiros: não passes à porta da igreja que é onde estão sempre. [:)]

Onde moro, pelo menos, são presença assídua nos supermercados...

E é que se ainda tivessem lá a banca deles sem chatearem ninguém... Mas não! Um gajo entra no supermercado e é perseguido por essa gente a impingir tralha e bugigangas para os meninos irem andar de barquinho [:D]

Vocês são tramados e pouco coerentes...

Se os miúdos têm posses e os pais lhes dão tudo de mão beijada, são uns mimados que não sabem o que custa.
Se os miúdos fazem por vender umas tralhas para ganhar para as suas coisas, são mendigos e não deviam impingir.

Decidam-se

Não esquecer que o dinheiro que eles pedem é para o grupo fazer a actividade não para o Bernardo do Iphone em específico, e nos escuteiros há gente de todas as classes, logo é mais que lógico e justo que seja igual para todos e que queiram financiar as suas actividades com vendas.
Senão só ia aos sítios e actividades quem tinha posses, os miúdos não tinham a experiência de lutar por aquilo que querem, ajudando o grupo todo por igual etc.

Não concordam, não dêem, mas antes de debitarem juízos de valor tentem perceber o porquê das coisas.

Voltar
Superior