Ajudar mendigos

E os 40 cêntimos, agora é moda ou foi nova tabela que entrou em vigor?

Há umas semanas vinha a descer os Clérigos e vem um jovem que já costuma andar por ali pedir-me 40 cêntimos. Nem mais, nem menos: 40 cêntimos. Ignorei-o e segui viagem. Andei pela Ribeira e ao voltar, na zona dos Aliados vem também uma senhora que também é presença regular na zona pedir também 40 cêntimos. Já aconteceu a mais alguém?

Sempre que vou ao Porto fico impressionado com a quantidade de pedintes que existe face a Lisboa..

Vocês são tramados e pouco coerentes...

Se os miúdos têm posses e os pais lhes dão tudo de mão beijada, são uns mimados que não sabem o que custa.
Se os miúdos fazem por vender umas tralhas para ganhar para as suas coisas, são mendigos e não deviam impingir.

Decidam-se

Não esquecer que o dinheiro que eles pedem é para o grupo fazer a actividade não para o Bernardo do Iphone em específico, e nos escuteiros há gente de todas as classes, logo é mais que lógico e justo que seja igual para todos e que queiram financiar as suas actividades com vendas.
Senão só ia aos sítios e actividades quem tinha posses, os miúdos não tinham a experiência de lutar por aquilo que querem, ajudando o grupo todo por igual etc.

Não concordam, não dêem, mas antes de debitarem juízos de valor tentem perceber o porquê das coisas.

Não é isso.

A questão é: As actividades dos escuteiros são ou não um hobbie?
A meu ver são. E sendo um hobbie, deverão ser suportadas pelos paizinhos.
Os pés descalços, não vão. Ponto final. Lei da vida.

Eu faço BTT. Uma bicicleta minimamente decente e a respectiva manutenção sai muito caro.
Será que se eu for tirar umas fotos todo nu e com elas fizer um calendário para ir vender para o supermercado, de modo a me ajudar a sustentar o meu hobbie pelo BTT, alguém o quererá comprar e me ajudar? [:D]

Eu nos mendigos sou um pouco "depende dos dias"

Por exemplo aqui há uns dias fui buscar um familiar à estação de Comboios de Campanhã, enquanto esperava veio um mendigo perguntar se não lhe podia dar dinheiro para uma bifana, então fui com ele lá e realmente sim era mesmo para comer que ele ficou bastante agradecido ,passado uns 2m lá vem ele outravez ter comigo a perguntar se não lhe podia dar uma garrafa de àgua ,e aí eu voltei a lá ir e lá lhe dei ,mas ta mbém digo se fosse uma cerveja que me estaria a pedir bem que nao levava nada [:D]

Agora aqueles que estão nos semaforos a pedir, epá eu a esses não dou porque apesar da maior parte ter um aspeto de drogado, não sei o que raio eles vão fazer depois de lhes darem dinheiro.

O mesmo se passa com os arrumadores de carros, eu a esses dou só por uma unica e simples razão, que é para não chegar ao carro e ter uma surpresa como já aconteceu umas 2x, mas também já apanhei arrumadores de carros bastante sinceros que sabem ter uma boa conversa.

Mas o que me irrita mesmo, é quando entramos ali na altura do natal os donativos que pedem ... ou melhor quase que obrigam a dar.

Vocês são tramados e pouco coerentes...

Se os miúdos têm posses e os pais lhes dão tudo de mão beijada, são uns mimados que não sabem o que custa.
Se os miúdos fazem por vender umas tralhas para ganhar para as suas coisas, são mendigos e não deviam impingir.

Decidam-se

Não esquecer que o dinheiro que eles pedem é para o grupo fazer a actividade não para o Bernardo do Iphone em específico, e nos escuteiros há gente de todas as classes, logo é mais que lógico e justo que seja igual para todos e que queiram financiar as suas actividades com vendas.
Senão só ia aos sítios e actividades quem tinha posses, os miúdos não tinham a experiência de lutar por aquilo que querem, ajudando o grupo todo por igual etc.

Não concordam, não dêem, mas antes de debitarem juízos de valor tentem perceber o porquê das coisas.

Tretas. Nos escuteiros já tens de ter dinheiro para comprar logo o fardamento para começar. Não é qualquer pobre que lá vai. E das duas uma, ou os pais conseguem suportar ou então nem lá os metam.

Basta ir a qualquer centro comercial (especialmente no natal) que estão lá sempre aquelas banquinhas, depois fazem uma pressão psicológica do camandro "ah e tal não quer ajudar as criancinhas?"… Conseguem ser mais chatos de o pessoal do Barclays.

Quanto andei nos escuteiros nunca fizemos peditórios, aos sábados ia-se fazer pão e pizzas no forno a lenha para pagar as atividades.

Tretas. Nos escuteiros já tens de ter dinheiro para comprar logo o fardamento para começar. Não é qualquer pobre que lá vai. E das duas uma, ou os pais conseguem suportar ou então nem lá os metam.

Tretas, os fardamentos até podem ser comprados em segunda mão (os putos crescem rápido) e podem ser oferecidos aos mais necessitados. Tirando isso tem uma anuidade de uns 10€ para o seguro de responsabilidade civil. Caríssimo, portanto. Sim, tens putos muito pobres nos escuteiros, que é o única actividade de tempos livres que podem custear.

Os teus hobbies são suportados pelos teus pais?

Tens muita sorte, os meus são suportados por mim.

Traduzindo: os pobres não têm direito a nada, nem sequer o direito de lutar pelo que querem.
Desculpa: já li muita coisa imbecil neste fórum, mas esta ganha por boa vantagem.

Não querendo parecer insensível: ainda há receitas?

Não é tudo electrónico, via cc? As minhas são.

Podia ser uma guia de tratamento...

Ainda há receitas em papel. Imagina, p.e., o sistema informático estar em baixo, onde o médico tem que ter um sistema de apoio para passar receitas. Esta é uma excepção ao "regime" electrónico. Outra, p.e., é o domicílio. E há mais excepções.

Mas mesmo as electrónicas, agora apelidadas de desmaterializadas, podem ser facultadas aos pacientes de 3 formas:

- Via email
- Via telemóvel
- Papel (a tal guia - que devia ser usada, na minha opinião, especificamente para quem não tem email e telemóvel)

Qualquer destes casos, são aceites na farmácia.

Última edição:

Traduzindo: os pobres não têm direito a nada, nem sequer o direito de lutar pelo que querem.
Desculpa: já li muita coisa imbecil neste fórum, mas esta ganha por boa vantagem.

Aproveitando uma imagem que vi por aqui ontem:
10201233.png

Quando se deturpa aquilo que o outro diz para fazer valer o seu ponto, já não há nada a fazer...

Não é isso.

Eu faço BTT. Uma bicicleta minimamente decente e a respectiva manutenção sai muito caro.
Será que se eu for tirar umas fotos todo nu e com elas fizer um calendário para ir vender para o supermercado, de modo a me ajudar a sustentar o meu hobbie pelo BTT, alguém o quererá comprar e me ajudar? [:D]

os escuteiros não pedem para comprar roupas ou equipamentos para usufruto próprio, pedem para toda a instituição.
se tu nesse hobby como praticante de btt fizesses parte de alguma organização/clube/coletividade saberias que são usados esse e outros tipos de peditórios e eventos para angariar €€€ para organização de provas e passeios bem como para manutenção e pagamento de variadas contas. só as cotas de sócios não chegam.

Tretas, os fardamentos até podem ser comprados em segunda mão (os putos crescem rápido) e podem ser oferecidos aos mais necessitados. Tirando isso tem uma anuidade de uns 10€ para o seguro de responsabilidade civil. Caríssimo, portanto. Sim, tens putos muito pobres nos escuteiros, que é o única actividade de tempos livres que podem custear.
Se andam nos escuteiros não são pobres e não sabem o que é pobreza. Quem paga as viagens e actividades que fazem? Quem paga a logística dos acampamentos que fazem?

Não me lixes, pobres são aqueles que nem conseguem pagar a conta de supermercado. E eles existem.

Claro que podem lutar. Mas falando de crianças é óbvio que terão de estar os pais na primeira linha. E é natural que pessoas não ajudem. Eu sou dos que não ajuda directamente escuteiros quando promovem para a actividade deles. Mas também não ajudo nenhuma instituição religiosa, por exemplo.

os escuteiros não pedem para comprar roupas ou equipamentos para usufruto próprio, pedem para toda a instituição.
se tu nesse hobby como praticante de btt fizesses parte de alguma organização/clube/coletividade saberias que são usados esse e outros tipos de peditórios e eventos para angariar €€€ para organização de provas e passeios bem como para manutenção e pagamento de variadas contas. só as cotas de sócios não chegam.
Princípio do utilizador pagador. Quem quer organizar e participar nas provas, que as pague.

Já parecem as comissões de festas das terreolas a pedirem dinheiro. Quem quer festa que a pague.

trabalhei num local em que havia la um drogadito ...
eu no 1º dia la lhe dei uns 50 cent
no 2º dia disse-lhe... eu estaciono o carro aqui todos os dias, não te posso estar sempre a dar moeda porque ganho pouco estava a fazer um estágio remunerado (300€/mes). se quiseres roupa ou comer trago-te e dou-te e ele concordou [;)]
1 x por semana ou de 15 em 15 dias trazia-lhe roupa e/ou comer e ele ficava satisfeito.
tinha sempre lugar para mim [:D][:D][:D][:D][:D]

Princípio do utilizador pagador. Quem quer organizar e participar nas provas, que as pague.

Já parecem as comissões de festas das terreolas a pedirem dinheiro. Quem quer festa que a pague.

dai haver peditórios e solicitação de ajuda.
para quem quer festa ou continuidade de alguma instituição poder pagar/doar ainda que não usufrua dessa instituição ou participe na festaapr:)

que não quer ajudar, pura e simplesmente não o faz[:p]

Se andam nos escuteiros não são pobres e não sabem o que é pobreza. Quem paga as viagens e actividades que fazem? Quem paga a logística dos acampamentos que fazem?

Não me lixes, pobres são aqueles que nem conseguem pagar a conta de supermercado. E eles existem.
Estás a falar da boca para fora com zero conhecimento de causa.

Tive colegas escuteiros que passavam claras dificuldades, emprestávamos material, comiam da comida de todos, passavam a farda de uns para os outros.
Deve ser dos hobbies mais baratos que podes ter, andar pelo mato a desfrutar da natureza é grátis, apenas para actividades pontuais precisam de ajuda para transportes e logística, e para muitas crianças andar em igualdade de circunstâncias é importantíssimo: ajuda a tirar a cabeça das dificuldades,dá tempo aos pais,ocupa os tempos livres, cria competências e valores etc.

Ainda gostava de saber qual é mesmo o problema, as associações desportivas e culturais das terras não fazem festas, eventos, rifas, leilões etc?
Não são muitas vezes adultos até?
Qual é mesmo a diferença?

Caramba, se há instituição que merece alguma compreensão será uma que promove um estilo de vida saudável, que cria valores e promove o contacto com a natureza e solidariedade nas crianças... enfim

Não concordam, não dêem, agora fazer juízos com base no vossa opinião rebuscada é lamentável.

E os 40 cêntimos, agora é moda ou foi nova tabela que entrou em vigor?

Há umas semanas vinha a descer os Clérigos e vem um jovem que já costuma andar por ali pedir-me 40 cêntimos. Nem mais, nem menos: 40 cêntimos. Ignorei-o e segui viagem. Andei pela Ribeira e ao voltar, na zona dos Aliados vem também uma senhora que também é presença regular na zona pedir também 40 cêntimos. Já aconteceu a mais alguém?

É melhor fazer queixa à Autoridade da Concorrência.

Cheira-me a cartel.

dai haver peditórios e solicitação de ajuda.
para quem quer festa ou continuidade de alguma instituição poder pagar/doar ainda que não usufrua dessa instituição ou participe na festaapr:)

que não quer ajudar, pura e simplesmente não o faz[:p]

Exactamente. Ao contrário dos nossos impostos e respetivo destino, que não tenho o mínimo de controlo para onde ele vai, também sou obrigado a pagar. Nas comissões de festas, instituições, escuteiros, nada me obriga a dar. Nas freguesias mais pequenas, a coisa vai funcionando. Há um forte sentido de comunidade, coisa que nas grandes cidades praticamente se desvanece. Por exemplo, com os escuteiros, toda a gente da freguesia, ou tinha um filho nos escuteiros, ou conhecia alguém que lá andasse, ou pelo menos conhecia de vista. Mesmo agora, continua a haver algum sentido de comunidade, e vão se ajudando uns aos outros. Da mesma forma os escuteiros também acabavam por contribuir para a freguesia, fosse a ajudar na festa da freguesia, fosse a reparar a casa de alguém mais desfavorecido, ou a enviar alimentos. Mas numa cidade maior, em que ninguém conhece ninguém, acredito que isso não funcione. Lá, e mesmo onde estou presentemente, ainda vai funcionando.

Existe também eventos para as associações de pais das escolas, em que já por mais que uma vez se conseguiu por exemplo organizar um passeio para os 180 alunos em que os pais não tiveram de pagar 1 tostão. Desde feiras, peças de teatro, concertos, leilões, etc. Disto cheguei a participar mais ativamente, uma vez que a minha mulher chegou a ser presidente da associação de pais durante 1 ano.

Uma win-win situation. [;)]

Estás a falar da boca para fora com zero conhecimento de causa.

Tive colegas escuteiros que passavam claras dificuldades, emprestávamos material, comiam da comida de todos, passavam a farda de uns para os outros.
Deve ser dos hobbies mais baratos que podes ter, andar pelo mato a desfrutar da natureza é grátis, apenas para actividades pontuais precisam de ajuda para transportes e logística, e para muitas crianças andar em igualdade de circunstâncias é importantíssimo: ajuda a tirar a cabeça das dificuldades,dá tempo aos pais,ocupa os tempos livres, cria competências e valores etc.

Ainda gostava de saber qual é mesmo o problema, as associações desportivas e culturais das terras não fazem festas, eventos, rifas, leilões etc?
Não são muitas vezes adultos até?
Qual é mesmo a diferença?

Caramba, se há instituição que merece alguma compreensão será uma que promove um estilo de vida saudável, que cria valores e promove o contacto com a natureza e solidariedade nas crianças... enfim

Não concordam, não dêem, agora fazer juízos com base no vossa opinião rebuscada é lamentável.

Apesar nunca ter andado nos escuteiros, tive muitos amigos lá, e do que conheci, subscrevo inteiramente este post.

Na altura até ficava a pensar como é que a malta ia acampar de borla, e eu ficava em casa...

Voltar
Superior