Ajuda acidente

E já tens a resposta da tua companhia? (provavelmente vai ser 100% tua responsabilidade).

ainda não, o acidente foi sexta ás 18h, só entreguei hj a participação na seguradora..
Pk dizes que vai ser 100% minha responsabilidade? ele não respeitou o codigo da estrada....

vamos ver como vai correr..

Certo mas estava a responder tendo em conta a situação descrita, em que não foi referido a sinalização de mudança de direcção.

Independentemente do outro condutor não ter assinalado a mudança de direcção (nem para esquerda nem para a direita) a verdade é que se encostou à esquerda (manobra que deve ser feita quando se quer mudar de direcção para a esquerda) por isso penso que este caso não seja de evidente decisão.

Provavelmente vai ser divisão das responsabilidades.

o outro condutor poderia virar a esquerda para alguma rua predio etc?
é que se puder a coisa pode ser vista de outra maneira

Na altura dei conta que existia um parque de estacionamento à esquerda, e como ele encostou ao eixo da faixa de rodagem, pensei que ia virar para esse parque..mas depois do acidente, dei conta que a entrada para esse parque era um pouco mais à frente...com a amnobra que ele fez, induziu-m em erro...
deixo aí algumas fotos

Anexos

• acidente.jpg
    acidente.jpg
    26KB · Visualizações: 0
  • Imagem005.jpg
    Imagem005.jpg
    85,9KB · Visualizações: 0
  • Imagem003.jpg
    Imagem003.jpg
    81,5KB · Visualizações: 0
  • Imagem014.jpg
    Imagem014.jpg
    84,7KB · Visualizações: 0
  • Imagem(946).jpg
    Imagem(946).jpg
    30,8KB · Visualizações: 0
Referiste que ele não assinalou a manobra, portanto não deu o pisca...como o código só nos permite ultrapassar pela direita quem pretenda mudar de direcção á esquerda e Assinale correctamente a manobra, o que não foi o caso, é o habito dos portugueses não usarem os piscas só porque não ha ninguem nos cruzamentos ou a frente deles mas esquecem-se destas situações de quem vem por trás...no entanto a culpa tb é tua porque devias ter tomado as precauções necessárias e certificar-te que ele ia mesmo mudar de direcção a esquerda, esperando um pouco, a culpa será repartida pelos 2...eu nestes casos prefiro não arriscar a ultrapassar nestas condições...já me livrei de tantas assim com tipos que não sabem para onde ir e de um momento para o outro nos caem em cima mesmo fazendo o pisca...

Independentemente do outro condutor não ter assinalado a mudança de direcção (nem para esquerda nem para a direita) a verdade é que se encostou à esquerda (manobra que deve ser feita quando se quer mudar de direcção para a esquerda) por isso penso que este caso não seja de evidente decisão.

Provavelmente vai ser divisão das responsabilidades.

Mas infelizmente, e por vezes, uma coisa não implica directamente a outra, ou seja, o não cumprimento de uma regra de trânsito seja sinónimo de responsabilização do sinistro. Para mais, sem testemunhas, depende igualmente da versão do outro interveniente na participação dele à comp. de seguros.

A questão aqui é que existe uma DAAA preenchida (e se calhar até assinada por ambos os condutores) em que tu estás a ultrapassar pela direita. O facto de ser ele a bater em ti, por si só, não significa nada em termos de culpa.

Como foi desenhado o embate? o carro dele foi desenhado correctamente junto ao eixo da via? Complementaste esse desenho com uma descrição precisa da manobra atrás? Caso isto se resolva pelo sistema IDS, vais ter uma posição da tua companhia rapidamente.

Nestes casos, em que ocorrem dúvidas sobre a culpabilidade de cada interveniente, é sempre melhor chamar as autoridades para efectuarem um auto, recolher depoimento dos intervenientes, medirem as vias e posição dos veiculos, etc.

ainda não, o acidente foi sexta ás 18h, só entreguei hj a participação na seguradora..
Pk dizes que vai ser 100% minha responsabilidade? ele não respeitou o codigo da estrada....

vamos ver como vai correr..

Resta saber o que está na DAAA, nomeadamente os quesitos 12 e 13.

Na minha opinião numa primeira fase não me admirava que fosse os 100%.

....

....

Resta saber o que está na DAAA, nomeadamente os quesitos 12 e 13.

Na minha opinião numa primeira fase não me admirava que fosse os 100%.

Na DAAA está marcado que o outro condutor virava à direita...

no croqui ficou desenhado um esquema igual ao da foto.. e foi assinados pelos dois.

Anexos

• acidente.jpg
    acidente.jpg
    26KB · Visualizações: 0
Vendo a situação da tua perspectiva não acredito que consigas que o outro condutor fique com a culpa do acidente, no máximo a coisa resolve-se com um 50-50 embora não seria surreal se te atribuíssem a ti a culpa toda.

De qualquer forma o que te aconteceu podia ter-me acontecido a mim porque numa situação idêntica provavelmente faria o mesmo...é com estas situações que uma pessoa aprende e se te serve de consolo graças a este post eu vou estar atento e não cair no mesmo "erro".

Pelo que vejo nas fotos, a rua para qual o terceiro pretendia mudar de direcção, não é assim tão larga e faz uma ligeira inclinação, poderá ser essa a razão de ter alargado mais?

Pelo que vejo nas fotos, a rua para qual o terceiro pretendia mudar de direcção, não é assim tão larga e faz uma ligeira inclinação, poderá ser essa a razão de ter alargado mais?

A rua à direita é larga, embora seja a descer, mas não é necessário encostar ao eixo da faixa de rodagem para fazer a manobra..até se fizesse como manda o CE (encostar o mais à direita possível) ele virava muito bem...vamos ver o que isto dá...
Eu acredito que não tenho culpa, pk ele não respeitou as regras do CE. e visto que me deixou bastante espaço à direita dele ( caso ele não tem virado à direita, eu tinha conseguido passar na boa, sem prob nenhum)...

até se fizesse como manda o CE (encostar o mais à direita possível) ele virava muito bem...vamos ver o que isto dá...
Eu acredito que não tenho culpa, pk ele não respeitou as regras do CE. e

A questão em si é que tu também não respeitaste o CE e ultrapassaste pela direita e foi isso que causou o acidente, não foi ele ter-se chegado para o eixo da via e não ter dado pisca porque se tu não tivesses à direita dele não havia acidente...

Voltar
Superior