Ajuda acidente

concerto

concerto

53105d1243254568-ajuda-acidente-imagem-946-.jpg

Na vossa opinião, quanto ficará o concerto? o danos são os visiveis na foto, a roda encostou ao guarda-lamas..

Acidente

Acidente

Bom dia!

Após um mês e meio do acidente que aqui descrevi, ainda não há decisão quanto ao responsável pelo mesmo.
A minha seguradora diz que o responsável é o "outro individuo", pois infringiu o nº1 do art 43º. Enquanto que a seguradora do "outro" me culpabiliza a mim pk eu não adquei a velocidade ao estado da via...
A ultima carta que recebi da seguradora do "outro", diz o seguinte: visto que não há entendimento entre as partes deve-se recorrer ao CIMASA.. Qual o procedimento que devo tomar? e qual acham que deve ser a decisão final?

Cumps

Se calhar o melhor seria juntar os dois tópicos...

Caso tenhas apoio jurídico podes sempre enviar para lá.
O CIMASA é um "tribunal" arbitral que analisa a tua reclamação perante a cia. contrária e decide quanto à responsabilidade.
No site deles retira os impressos, preenches, juntas documentação e envias (é só procurar no Google).
Vai ter pagar uma taxa.

(se recorreres ao cimasa, por norma depois não podes pedir o reembolso ao apoio juridico da tua companhia, se primeiro fores ter com eles - eventualmente - poderão liquidar essas despesas caso o assunto avance com o acordo deles).

Se calhar o melhor seria juntar os dois tópicos...

Caso tenhas apoio jurídico podes sempre enviar para lá.
O CIMASA é um "tribunal" arbitral que analisa a tua reclamação perante a cia. contrária e decide quanto à responsabilidade.
No site deles retira os impressos, preenches, juntas documentação e envias (é só procurar no Google).
Vai ter pagar uma taxa.

(se recorreres ao cimasa, por norma depois não podes pedir o reembolso ao apoio juridico da tua companhia, se primeiro fores ter com eles - eventualmente - poderão liquidar essas despesas caso o assunto avance com o acordo deles).

o outro tópico esta aqui: http://forum.autohoje.com/road-book/72015-ajuda-acidente.html

"(se recorreres ao cimasa, por norma depois não podes pedir o reembolso ao apoio juridico da tua companhia, se primeiro fores ter com eles - eventualmente - poderão liquidar essas despesas caso o assunto avance com o acordo deles)"

Não percebi esta ultima parte... eu tenho contratado na seguradora o apoio juridico..

não sei como proceder, tenho de ser eu a preencher a papelada para o CIMASA, ou tem de ser a minha seguradora a fazer isso???

quanto à outra seguradora ter dito que eu não adequei a velocidade ao estado da via, o que querem dizer com isso?? que eu ia com velocidade excessiva??? como o podem provar???

o outro tópico esta aqui: http://forum.autohoje.com/road-book/72015-ajuda-acidente.html

1 -"(se recorreres ao cimasa, por norma depois não podes pedir o reembolso ao apoio juridico da tua companhia, se primeiro fores ter com eles - eventualmente - poderão liquidar essas despesas caso o assunto avance com o acordo deles)"

Não percebi esta ultima parte... eu tenho contratado na seguradora o apoio juridico..

2- não sei como proceder, tenho de ser eu a preencher a papelada para o CIMASA, ou tem de ser a minha seguradora a fazer isso???

quanto à outra seguradora ter dito que eu não adequei a velocidade ao estado da via, o que querem dizer com isso?? que eu ia com velocidade excessiva??? como o podem provar???

1 - O apoio juridico tem regras. Por norma tenta resolver o acidente, se não consegue informa se acha que deves ir para tribunal (cimasa ou comum) ou não.
Se fores para o CIMASA sem o "acordo" deles, vais por conta e risco e muitas coberturas não preveem o reembolso neste caso.

2 - os impressos tem que ser assinados pelo proprietário do veículo pelo que faz sentido que seja o mesmo a preencher (não tem qualquer dificuldade ou conhecimento especial).

Se estás com tantas dúvidas activa o Apoio juridico que eles tentam ajudar... para isso é que lá está, pelo menos tens uma terceira opinião sobre as hipoteses que tens. [;)]

A resposta da outra seguradora foi a seguinte: "caso V.Exa. não concorde com a posição acima preconizada, e no sentido de garantir a total transparência e isenção do processo, disponibilizamo-nos para dirimir o diferendo por recurso ao CIMASA, com vista à obtenção de uma decisão, quanto à definição da responsabilidade pela produção do acidente, emitida por um orgão imparcial"

Caso eu não recorra para o CIMASA, e a minha companhia tb não assuma a responsabilidade pelo sinistro, como fica a situação?? cada um dos envolvidos paga os seus estragos??? e porque tenho de ser eu a recorrer para o CIMASA e não o outro interveniente no acidente, se a minha seguradora o responsabilizou a ele pelo ocorrido????

cumps

Eu creio que o melhor é activares o apoio juridico........

(os processo são independentes, só em casos raros são apensados. Tu podes avançar para tribunal e o terceiro não querer avançar).

tanta chatisse por causa de um acidente =/

A mim parece-me que a culpa é tua, mas se estão às turras pode ser que te safes...só espero que nao se safem as seguradoras e que digam...cada um paga o seu =/.

Pensava que a companhia do outro ia dar o seguinte argumento:

"Numa unica faixa de rodagem foste ultrapassar o gajo pela direita havendo, ainda por cima com uma curva à direita e sendo a curva a eskerda apenas a uns metros..."

Espero que tudo corra pelo melhor.

cumprimentos

Última edição:
53105d1243254568-ajuda-acidente-imagem-946-.jpg

Na vossa opinião, quanto ficará o concerto? o danos são os visiveis na foto, a roda encostou ao guarda-lamas..

Off-topic porque nao percebo muito do assunto:

Ao menos não partiu a optica =/...se tiveres que pagar ainda deves poupar uma fortuna só aí.

Agora de chapa:

Se for so pintar +/-100€
Guarda-lamas +/-350€
Porta se for so pintar +/- 100€
Capo desempenar +/- 100€

Digo eu =/.

PS: já agora...parece-vos um orçamento realista, caro ou barato?

Última edição:
tanta chatisse por causa de um acidente =/

A mim parece-me que a culpa é tua, mas se estão às turras pode ser que te safes...só espero que nao se safem as seguradoras e que digam...cada um paga o seu =/.

Pensava que a companhia do outro ia dar o seguinte argumento:

"Numa unica faixa de rodagem foste ultrapassar o gajo pela direita havendo, ainda por cima com uma curva à direita e sendo a curva a eskerda apenas a uns metros..."

Espero que tudo corra pelo melhor.

cumprimentos

Agradeço a sua opinião, embora não concorde, pois a estrada em questão é larga o suficiente para que no sentido em que eu seguia possam lá estar dois carros lado a lado, e segundo o croqui da GNR, o outro condutor até pisou o outro sentido para virar à direita... apesar de eu ir a velocidade moderada tendo em conta o estado da via, eu não conheço aquele local, pois a unica vez que lá passei foi no dia do acidente...e como o outro condutor encostou ao eixo da faixa de rodagem deu-me a entender que ia virar à esquerda, induzindo-me em erro...tanto mais que já eu o estava a passar quando ele virou para a direita, tendo sido ela a bater em mim e não eu nele... como pode dizer que a culpa me pertenceu toda a mim????sabe, devemos refletir um pouco antes de dar a opinião..

cumps

Off-topic porque nao percebo muito do assunto:

Ao menos não partiu a optica =/...se tiveres que pagar ainda deves poupar uma fortuna só aí.

Agora de chapa:

Se for so pintar +/-100€
Guarda-lamas +/-350€
Porta se for so pintar +/- 100€
Capo desempenar +/- 100€

Digo eu =/.

PS: já agora...parece-vos um orçamento realista, caro ou barato?

LOL... a optica partiu... o preço do concerto foi de 2700€

e como o outro condutor encostou ao eixo da faixa de rodagem deu-me a entender que ia virar à esquerda, induzindo-me em erro...tanto mais que já eu o estava a passar quando ele virou para a direita, tendo sido ela a bater em mim e não eu nele... como pode dizer que a culpa me pertenceu toda a mim?

a culpa é tua. se o carro não tinha pisca para a esquerda, o facto de se encostar ao eixo não quer dizer nada. ultrapassaste pela direita, fizeste asneira, agora só tens de perceber isso mesmo e aprender a lição.

a culpa é tua. se o carro não tinha pisca para a esquerda, o facto de se encostar ao eixo não quer dizer nada. ultrapassaste pela direita, fizeste asneira, agora só tens de perceber isso mesmo e aprender a lição.

Será que há aqui pessoas que não tiraram a carta de condução, ou será que não sabem o código da estrada???

Artº 43º - mudança de direção para a direita
1- o condutor que pretenda mudar de direção à direita deve aproximar-se, com a necessária antecedencia e quanto possivel, do limite direito da faixa de rodagem e efectuar a manobra no trajecto mais curto...

Artº 44º - Mudança de direção para a esquerda
1-o condutor que (...) deve deve aproximar-se, com a necessária antecedencia e o mais possivel, do limite esquerdo da faixa de rodagem ou do eixo desta (.....)

Artº 37º - deve fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos(....) que pretenda mudar de direção à esquerda (...)

que parte do CE eu não cumpri??? Pk a seguradora do outro nem se quer ´põe em questão à minha ultrapassagem pelka direita???? mas sim que eu não adquei a velocidade ao estado da via....se eu tivesse infringido o CE por ter passado pela direita, a outra seguradora tinha realçado isso mesmo...

tu só sabes que ele quer virar à esquerda quando ele tem o pisca para a esquerda. se não havia pisca ou qualquer outro indicador, para todos os efeitos não podias passar pela direita.

tu só sabes que ele quer virar à esquerda quando ele tem o pisca para a esquerda. se não havia pisca ou qualquer outro indicador, para todos os efeitos não podias passar pela direita.

LOL, então quer dizer, os artigos 43º e 44º do CE não estão lá fazer nada...certo...é por haver condutores assim que depois se dão os acidentes...
Quer dizer, se eu fizer o pisca da direita para virar à direita e dps encostar ao eixo da faixa de rodagem para fazer a manobra estou a agir bem....o que interessa é fazer o pisca da direita, a manobra não tem nada haver....

Eu nem sei k diga...k condutores..

mas diga-me, pk a seguradora do outro individuo nem sequer pôs em causo o eu o ter passado pela direita, o k eles pôem em causa é eu ter batido pk não consegui parar a tempo...

LOL, então quer dizer, os artigos 43º e 44º do CE não estão lá fazer nada...certo...é por haver condutores assim que depois se dão os acidentes...

Por isso e por haver gajos cheios de pressa que ultrapassam pela direita na mesma faixa qd o condutor da frente nem da pisca...:sh)

Em relação ao arranjo acho caro, esse preço foi o orçamento que tive para um xsara capotado, obviamente com desconto de 20% aprovado pelo sobrinho Sócrates.

Quem bate em quem é irrelevante nesta situação... Tu não podes ultrapassar um carro pela direita quando ele não tem pisca para a esquerda MESMO QUE ele se tenha aproximado do eixo da via... Sinceramente desejo-te a melhor das sortes na resolução do acidente e que eventualmente mais tarde e com a cabeça fria tires as tuas conclusões.

Voltar
Superior