Advogado, ajuda

Riosca

New member
Olá a todos
Sou iniciante nestas coisas e estou a precisar de ajuda, mas começo a desanimar, pois parece que a justiça neste país é dúbia, leeeenta e caaaara.
Estou com um problema relacionado com um caminho e preciso mesmo do esclarecimento de um advogado. No entanto, como nunca recorri a nenhum, não tenho referências. Precisava de um "BOM". Todavia: quem é bom?
Depois a maior parte cobra valores exorbitantes.
Se me poderem ajudar....
Sou da zona de Castelo de Paiva e precisava de resposta urgente.

[8b]

Olá a todos
Sou iniciante nestas coisas e estou a precisar de ajuda, mas começo a desanimar, pois parece que a justiça neste país é dúbia, leeeenta e caaaara.
Estou com um problema relacionado com um caminho e preciso mesmo do esclarecimento de um advogado. No entanto, como nunca recorri a nenhum, não tenho referências. Precisava de um "BOM". Todavia: quem é bom?
Se me poderem ajudar....

[8b]

É só ires ter com um, e pagas por uma consulta o mesmo que se fosses a um médico particular.
Se achares que é caro, preenches na segurança social um formulário e se tiveres direito, o estado paga-te um advogado, cof cof...nós contribuintes pagamos-te o advogado!

Olá a todos
Se me poderem ajudar....

[8b]

Vai a um Advogado e pede um Advogado oficioso que te é nomeado pela Ordem. Isto no caso de não teres posses.

Olá a todos
Se me poderem ajudar....

[8b]

Problemas de caminhos? Geralmente são disputas com vizinhos ou juntas de freguesia pela posse do caminho... Sem saber do que se trata arrisco dizer que deveria começar por ir à câmara Municipal. Não ajudaria?

Problemas de caminhos? Geralmente são disputas com vizinhos ou juntas de freguesia pela posse do caminho... Sem saber do que se trata arrisco dizer que deveria começar por ir à câmara Municipal. Não ajudaria?

Como assim?
Os caminhos, a partida, fazem parte do dominio público. Tirando expropriações (numa hipotese algo rebuscada) o Estado ou a adm. local, não pode reclamar um caminho que esteja dentro de um dominio privado...

Peço desculpa, estive um bocado ausente.
O problema é +- o seguinte:
Tenho um terreno que herdei há pouco, com 4000m2 que é atravessado por um pequeno caminho(com cerca de 1,80m de largo) e que dá serventia ao vizinho, há várias décadas para passagem pedonal e de animais e no qual a Autarquia nunca fez qualquer tipo de intervenção.
Agora, e embora o regulamento de urbanização da Câmara autorize a existência de muros de vedação, o vizinho (que diz(com verdade ou não) ter autorização do Presidente da Junta, tirou o muro e cimentou o caminho sem que ninguém me desse qualquer explicação. Isto com a agravante de que o terreno é mt inclinado e não deixaram escoamento de águas, pelo que passo eu a "levar" com elas no meu terreno.
O que acontece é que no registo predial só fala de caminho e não de servidão.
Todavia ainda há pessoas idosas que se lembram da cedência de passagem e da construção dos muros pelos donos do (agora) meu terreno.
Daí que eu questiono:
- O caminho é público ou privado?
- Podiam ter tirado o muro de vedação?
Qt ao advogado não é que não tenha dinheiro, mas depende da quantia, pois tive um do Porto que me disse que era um caso muito moroso e "EXTREMAMENTE" caro.

Boa Axxantis
Já ouvi falar bastante desse advogado, mas tb exactamente de que era mt caro. Tb me falaram de um Pedro Maldonado e de um Rocha Pareira, mas não conheço. Por acaso não tem referências destes?
Mt obrigada pela atenção

Tenho um terreno que herdei há pouco, com 4000m2 que é atravessado por um pequeno caminho(com cerca de 1,80m de largo) e que dá serventia ao vizinho, há várias décadas para passagem pedonal e de animais e no qual a Autarquia nunca fez qualquer tipo de intervenção.
Agora, e embora o regulamento de urbanização da Câmara autorize a existência de muros de vedação, o vizinho (que diz(com verdade ou não) ter autorização do Presidente da Junta, tirou o muro e cimentou o caminho sem que ninguém me desse qualquer explicação. Isto com a agravante de que o terreno é mt inclinado e não deixaram escoamento de águas, pelo que passo eu a "levar" com elas no meu terreno.
Todavia ainda há pessoas idosas que se lembram da cedência de passagem e da construção dos muros pelos donos do (agora) meu terreno.
Daí que eu questiono:
Qt ao advogado não é que não tenha dinheiro, mas depende da quantia, pois tive um do Porto que me disse que era um caso muito moroso e "EXTREMAMENTE" caro.

Se bem entendo, é um caminho que liga o terreno do teu vizinho e, consequentemente o teu, a via pública. Logo, é privado.
Caminhos públicos são apenas aqueles que se não encontram no dominio privado (a dita via pública).
Quanto a questão do muro, tudo depende de averiguar da existência ou não da servidão de passagem - que é um direito potestativo do constituinte, mas que carece sempre de um processo especial de constituição.
A existir, o dono do prédio contiguo ao teu, tem o direito de destruir a parte do muro que lhe vede o caminho, já que é a única forma de comunicabilidade com a via pública (é para isso que servem as cedências de passagem) mas nunca sem o dever de te prestar uma indemnização por qlq prejuizo que tenhas sofrido (art.1554 CC).
Sobre servidões legais de passagem, podes consultar os arts. 1550 e ss. do CC.

Se calhar não me expressei da forma mais perceptível. O muro não lhe vedava o caminho. o caminho sempre se encontrou aberto, era antes um muro de suporte e de vedação dos terrenos laterais ao caminho e que me pertencem.

É um prédio. mas o caminho atravessa o meu terreno de forma a que eu fique com terreno dos dois lados do caminho. Foi feito assim antigamente e assim se mantem. Dá para entender?

Daí que eu questiono:

Pelo que percebi, o teu vizinho tem uma servidão de passagem que atravessa o teu terreno pelo meio, certo??

Sendo assim, o dito caminho não é público, é privado, e melhor ainda, é terreno de tua propriedade!!!

Como tal, porque tudo o que está no teu terreno é teu, não só o vizinho não tinha direito a destruir o dito muro, como tenho sérias dúvidas se poderia construir (cimentar) o caminho da forma que o fez...

Certo é que terá sempre que indemnizar-te pelos prejuízos causados, e que deverás calcular o respectivo montante.

Quanto à servidão de passagem, e conforme poderás verificar nos artigos referidos acima, a mesma consiste numa obrigação ou ónus que impende sobre o proprietário do terreno onerado (neste caso, o teu terreno) em assegurar sempre o acesso ou passagem ao terreno que não tenha qualquer outro acesso (e que por isso, chama-se encravado).

Por isso mesmo, nada obriga a que a servidão atravesse o teu terreno pelo meio, cabendo-te escolher por onde a mesma deverá atravessá-lo; o normal é que tal passagem seja feita por uma das extremas do terreno, junto a um muro delimitador da propriedade, por motivos óbvios de economia e "arrumação", pelo que poderás impor tal solução ao vizinho...

Em resumo: o vizinho destruiu muro indevidamente (e como disse, tenho dúvidas se poderia ter cimentado o caminho da forma que o fez!!!) e deve indemnizar-te pelos custos que resultem da construção do muro, bem como dos prejuízos que as águas provoquem presentemente; ainda, poderás determinar que a servidão se faça noutro sítio, de modo a impedir que em vez de um terreno, tenhas dois mais pequenos com um caminho a meio

Alguma dúvida, MP!!!

[:cool:]

deduzo que destruiu o muro para alargar o caminho, mas sem dialogar connosco, aliás foi uma surpresa qd nos deparamos com a situação. Segundo o P. da Junta, este diz que o muro lhe pertence e daí poder autorizar a destruí-lo

Viva 986

Tb me parece que assim seja, mas consultei um advogado daqui da zona que acha que estas coisas são mt complicadas, sobretudo qd mete autarcas e daí eu insistir nas tais referências em relação ao advogado a escolher.

Como é que é~??? O "perelezidente da junta" diz que o muro é da autarquia??? looool.
Então tu dizes-lhe assim: se é da autarquia, a autarquia que o arranje ou que se intenda com o teu vizinho.
Isto ha cada um...

Voltar
Superior