Acidente num ponto negro

Depende!
Se andares aos papéis de um lado para o outro a virar o volante enquanto o carro te vai fugindo e vais travando, se houver espaço, perdes velocidade [:p] Trust me, I know!
Bem, mas ok, agora o Civic faz tudo por mim, por isso [:D]
:sh) What's the point?:sh)

Travar nessa situação, ou estás num TrackDay com piso seco a brincar aos drift's ou queres inverter o sentido de marcha sem usar o travão de mão :eek:... Seja o que for é de evitar numa via pública com transito...

Por exemplo, achas que nesta situação seria benéfico travar?

[;)]

Assusta realmente... faz lembrar o vídeo do Artur Costa há uns anos atrás..

YouTube - Déraper sur une plaque d'huile à 150 km/h

Safou-se muito bem!apr:)
No vídeo momentos antes do carro fugir ele faz uma ligeira correção da

rota da curva o que associado à extensa curva em apoio e os pneus

carecas, não perdoaram...[;)] dá para ver que a correção foi mais ou menos

sentida isto devido ao pacote de lenços que iam no arrumo se reparem

eles mexem-se..

Mas claro isto é a teoria do Dr. House..loool[:p]

Mas é preciso ter unhas e sorte mas ainda bem que correu bemapr:)

:sh) What's the point?:sh)

Travar nessa situação, ou estás num TrackDay com piso seco a brincar aos drift's ou queres inverter o sentido de marcha sem usar o travão de mão :eek:... Seja o que for é de evitar numa via pública com transito...

Por exemplo, achas que nesta situação seria benéfico travar?

[;)]
Eu vou tentar explicar mais uma vez; Alguém que nunca passou por este tipo de situação e que não tem por hábito andar a experimentar o carro, não tem de forma intrinseca a presença de espírito e o instinto de ter a reacção certa e necessária para toda a situação que lhe aconteça. A reacção NORMAL é de travar, é a de parar o carro, perder velocidade, fazer com que a situação termine.
Num mundo perfeito todos tomávamos as decisões certas e nem havia acidentes, mas como eu disse no primeiro comentário, nem toda a gente é piloto e portanto quando o carro foge não vão usar acelerador! Travar pode correr mal, pode sim senhor porque vai destabilizar o carro, mas também o vai fazer perder velocidade, o que para mim - volto a dizer que estou a falar dos casos em que a pessoa não tem o domínio necessário sobre o veículo - é preferível.
Nesse vídeo que aí colocas nota-se perfeitamente que é alguém que tem alguma experiência pois nota-se o instinto imediato de controlar o carro com volante e da forma certa. Se reparares não há a mínima hesitação. Não é desses casos que estamos a falar.
É o mesmo que virem-me dizer que num carro sem ABS não se pode travar a fundo. É claro que o travar a fundo num carro sem ABS não vai ser a situação certa ou ideal, mas se for uma pessoa que não saiba dosear a travagem que remédio tem senão travar a fundo e pronto.

resumindo, vale a velha máxima, fosse mais devagar, como a sinalização indica.

já me safei de algumas e, depois de contas feitas, SANTA SORTE!

em milésimas, do nada, nem se tem tempo para pensar em sangue frio...

Eu vou tentar explicar mais uma vez; Alguém que nunca passou por este tipo de situação e que não tem por hábito andar a experimentar o carro, não tem de forma intrinseca a presença de espírito e o instinto de ter a reacção certa e necessária para toda a situação que lhe aconteça. A reacção NORMAL é de travar, é a de parar o carro, perder velocidade, fazer com que a situação termine.
Num mundo perfeito todos tomávamos as decisões certas e nem havia acidentes, mas como eu disse no primeiro comentário, nem toda a gente é piloto e portanto quando o carro foge não vão usar acelerador! Travar pode correr mal, pode sim senhor porque vai destabilizar o carro, mas também o vai fazer perder velocidade, o que para mim - volto a dizer que estou a falar dos casos em que a pessoa não tem o domínio necessário sobre o veículo - é preferível.
Nesse vídeo que aí colocas nota-se perfeitamente que é alguém que tem alguma experiência pois nota-se o instinto imediato de controlar o carro com volante e da forma certa. Se reparares não há a mínima hesitação. Não é desses casos que estamos a falar.
É o mesmo que virem-me dizer que num carro sem ABS não se pode travar a fundo. É claro que o travar a fundo num carro sem ABS não vai ser a situação certa ou ideal, mas se for uma pessoa que não saiba dosear a travagem que remédio tem senão travar a fundo e pronto.
Tou a perceber, estás a denominar a reacção de "normal". Foi isso que criou alguma confusão, porque acho errado chamar-lhe "normal" talvez antes "infelizmente habitual" porque essas reacções existem devido ao, ainda hoje, medíocre ensino na condução onde os alunos nem sequer ficam com uma ideia, mesmo que teórica, da realidade.

É que a reacção de travar é sempre má, mesmo com com os "anjos da guarda" ESP e afins. Em muitos casos, o condutor podia não ter feito absolutamente nada e ter-se safado, mas travou e resultou em acidente.

[;)]

Tou a perceber, estás a denominar a reacção de "normal". Foi isso que criou alguma confusão, porque acho errado chamar-lhe "normal" talvez antes "infelizmente habitual" porque essas reacções existem devido ao, ainda hoje, medíocre ensino na condução onde os alunos nem sequer ficam com uma ideia, mesmo que teórica, da realidade.

É que a reacção de travar é sempre má, mesmo com com os "anjos da guarda" ESP e afins. Em muitos casos, o condutor podia não ter feito absolutamente nada e ter-se safado, mas travou e resultou em acidente.

[;)]
Exactamente!
Eu não defendi a acção como sendo a certa no global, apenas a menos má dadas as circunstâncias. Eu fui aprendendo isso com a experiência, por isso disse, mais atrás, que hoje em dia travar é, rarissímas vezes, a minha primeira opção. Mas nem sempre foi assim [;)]

Rui, não estamos no ridiculo estamos a discordar [;)]
Vocês estão a batalhar no que os condutores deviam ser (e essa parte eu concordo) mas eu estou a batalhar no que os condutores (na sua maioria) são.

P.S. As luzinhas eram o ESP

EDIT:
Exemplo:

YouTube - PEUGEOT 206 HIT CRASH BATIDA ACIDENTE

Mas até aí já eu cheguei, ora vê lá uns post's atrás...eu disse inclusivé que percebi que tas a "defender" a reacção normal...contudo essa reacção é incorrecta.

Não há carro nenhum que faço as coisas sozinho, quanto muito ajuda, mas mesmo com ESP/ASP/ABS etc etc...se eu quiser vira-lo ao contrário viro.

Não há carro nenhum que faço as coisas sozinho, quanto muito ajuda, mas mesmo com ESP/ASP/ABS etc etc...se eu quiser vira-lo ao contrário viro.

Exacto

Essa treta do ESP que ainda nao percebi bem a REAL utilidade pois ainda hoje vi 2 carros de topo(com ESP) que se despistaram, da mesma forma que todos se despistam.
Quanto a mim estas tretas só fazem é criar no condutor uma ideia de segurança virtual que o faz ainda é ter um acidente mais rapidamente.

E se em vez de ligarem ao ESP e a tretas do estilo, ligassem mais ao excesso de velocidade e ao facto de saberem se tem mãos ou nao para conduzirem, se calhar era mais seguro.[;)]

Exacto

Essa treta do ESP que ainda nao percebi bem a REAL utilidade pois ainda hoje vi 2 carros de topo(com ESP) que se despistaram, da mesma forma que todos se despistam.
Quanto a mim estas tretas só fazem é criar no condutor uma ideia de segurança virtual que o faz ainda é ter um acidente mais rapidamente.

E se em vez de ligarem ao ESP e a tretas do estilo, ligassem mais ao excesso de velocidade e ao facto de saberem se tem mãos ou nao para conduzirem, se calhar era mais seguro.[;)]

O ESP é muito útil...mas não em situações escandalosas de excesso de velocidade...aí não há sistema de ajuda que corrige erros.

O ESP na maioria dos carro actua a baixa velocidade, tipo 40/50kmh/, o que é útil em perdas de tracção por exemplo em tempo chuvoso, e mesmo no caso se entrar um nadinha mais depressa.

Achar que os sistemas de ajuda são inúteis revela pouco conhecimento da coisa Neph. [;)]

Agora duma coisa eu sei, é que alguém que entre num carro a pensar que pode fazer isto ou aquilo porque tem ESP ou outras qualquer ajuda...é ridiculo.

Conforme disse acima, todo o carro faz exactamente aquilo que o condutor quiser, tenha ele as ajudas electrónicas que tiver.

Exacto

O ESP não faz milagres, ainda mais num RWD.

O ESP é muito útil...mas não em situações escandalosas de excesso de velocidade...aí não há sistema de ajuda que corrige erros.

O ESP na maioria dos carro actua a baixa velocidade, tipo 40/50kmh/, o que é útil em perdas de tracção por exemplo em tempo chuvoso, e mesmo no caso se entrar um nadinha mais depressa.

Achar que os sistemas de ajuda são inúteis revela pouco conhecimento da coisa Neph. [;)]

.

Então é aquilo que tava a dizer é inutil em muita velocidade, e como dizes a 40/50klm é util mas a essa velocidade tambem nao vejo grande falta desta "maravilha" falta faz o ABS.

No entanto já ouvi dizer que o ESP é uma maravilha para se andar na neve a baixa velocidade...no entanto um amigo meu tem um SLK dos novos e na neve(vive na alemanha) a baixa velocidade já por 2 vezes que perdeu o controlo do carro...

Eu já conduzi carros(se calhar nao tive tempo para sentir) com ESP e sinceramente nao notei nada de diferente, nem a minha condução foi diferente.

Tiff Nedell disse uma vez "não importa quão avançados sejam o sistemas de ajuda electrónica, qualidade do chassis, pneus, etc.... Não existe nada que salve quando se entra rápido demais numa curva!"

Tiff Nedell disse uma vez "não importa quão avançados sejam o sistemas de ajuda electrónica, qualidade do chassis, pneus, etc.... Não existe nada que salve quando se entra rápido demais numa curva!"

palavras sábias!

já repararam que até os pilotos de top, F1, RALLY, etc, também batem???

existe aí um problema nessa afirmação. é que entrar "rápido demais" implica obviamente que não é possível fazer a curva com essa velocidade, mas não é um valor absoluto.

o que as ajudas e a qualidade do chassis e pneus podem fazer é mudar a velocidade a partir da qual passa a ser "rápido demais", aumentar os limites de segurança.
um mau carro pode entrar "rápido demais" a 50km/h em determinada curva, e um bom carro pode só estar "rápido demais" se passar a mais de 60km/h na mesma curva.

Voltar
Superior