Acidente num ponto negro

Excesso de velocidade + Velocidade excessiva + Travar quando não se deve = Acidente.

Por pouco não levou outro carro com ele.

É o que acontece com grandes carros mais velocidade excessiva, tudo está bem até que... é tarde demais!
Perfiro o meu bolinhas que me dá sinal antecipado que a traseira ou dianteira quer sair da linha! [:D]
Ali nota-se que o condutor fez algo que não devia, travou e virou á direita.

Já me aconteceu a mim á muitos anos atrás, no antigo IP5 Viseu-Aveiro, assim que a traseira fugiu, travei e nunca mais levantei o pé!! [8b]
E nunca mais segurei o bicho também! [:D]
Das piores sensações que se pode ter, acreditem.

Excesso de velocidade + Velocidade excessiva + Travar quando não se deve = Acidente.

Por pouco não levou outro carro com ele.

Junto a esta soma o facto do "rail" estar estragado e estar mesmo a jeito para capotar, se estivesse arranjado quase de certeza que não saía da estrada.

Em primeiro lugar não me parece que o Jag fosse a uma velocidade muito elevada (relembro que não se sabe qual a velocidade a que circulava a autora do vídeo e ajulgar pelas imagens não me parece que fosse muito depressa).
2º - embora o piso estivesse algo humido, parece-me ter havido um factor extra que fez o Jag dar de traseira (òleo na estrada, uma depressão no alcatrão, etc)
3º - a origem do capotanço foi mesmo o facto do rail estar já danificado, pois se estivesse em condições normais, seria apenas um acidente contra um rail.

Só uma dúvida que tenho aqui numa "discussão" com uma pessoa que também viu o video.

A estrada está molhada não está? O Jag vai a deitar algum "spray" dos pneus não vai?

É que a outra pessoa diz que a estrada não está molhada e que o "spray" é fumo do escape...

Só uma dúvida que tenho aqui numa "discussão" com uma pessoa que também viu o video.

A estrada está molhada não está? O Jag vai a deitar algum "spray" dos pneus não vai?

É que a outra pessoa diz que a estrada não está molhada e que o "spray" é fumo do escape...

A estrada está molhada, isso é um facto.

Há factores que desconhece-mos...tipo estado dos pneus, ou se o condutor levantou o pé quando já estava em apoio...

O que é certo é ia em excesso de velocidade e travou quando devia ter estado quietinho, mas o instinto falou mais alto.

A correcção daquela situação é apenas para muito poucos condutores

Depois da traseira começar a perder tracção e sair, há muitos poucos condutores á altura de conseguir aguentar a maquina e sair sem se despistarem. Tudo depende também das condições dos pneus e do piso.

Um dos problemas é que muitos não sabem quando se deve carregar no acelerador em vez do travão para se conseguir corrigir uma trajectória ou atravessamento.

Pois. Eu já estive nessa situação, foi assim que mandei o Clio para a sucata.

Agarrar uma traseira que descola a 100 km/h (no meu caso) não é tarefa fácil. No meu caso acabei por contrabrecar demais, o que piorou a situação.

Não é do pé para a mão que se consegue corrigir algo do género com relativa precisão. Exige experiência, treino.

Para quem ainda não o tem, o ideal é tentar evitar estas situações...coisa que eu também devia ter feito.

Felizmente não capotei e saí do carro com um insignificante arranhão, apenas.

A correcção daquela situação é apenas para muito poucos condutores

Depois da traseira começar a perder tracção e sair, há muitos poucos condutores á altura de conseguir aguentar a maquina e sair sem se despistarem. Tudo depende também das condições dos pneus e do piso.

Um dos problemas é que muitos não sabem quando se deve carregar no acelerador em vez do travão para se conseguir corrigir uma trajectória ou atravessamento.

Eu já me virei ao contrário numa situação idêntica, contudo foi numa curva mais fechada.

Não deu a minima hipótese, 1 mês de carta, pneus carecas, chuva e alguma velocidade a mais só podiam dar em asneira...sorte é que fiz um pião completo, e não toquei em nada.

Mais recentemente no final da CRIL já a chegar a Algés também senti a traseira do Golf a ganhar vida, mas aí tive o sangue frio, e também estava a contar que acontecesse porque ia depressa demais, reduzi e deixei o pneus que ainda estão bons fazerem o resto...contrabrequei ligeiramente e ele lá se endireitou.

Se tivesse travado tinha ido às couves.

Este vídeo prova, para aqueles que dizem que os melhores pneus são montados no eixo dianteiro, o quão dificil é controlar um saida de traseira.

Se for coisa pouca ainda dá para corrigir, mas se ela se soltar já foram...não há nada a fazer.

Do que se pode concluir pelas imagens, concordo que houve ali um não saber lidar com a situação. Também me parece que contrabrecou em demasia e travou...
É por estas e por outras que acho que para além de ser preciso saber girar o volante e meter mudanças para se ter carta de condução, devia haver uma preparação para lidar com estas situações. Para que quando acontecesse a sério, já não fosse novidade e haver mais sangue frio.

O vídeo está em câmara lenta não está? É que não me parece que o Jaguar fugiria naquela situação, à velocidade percepcionada no vídeo.

Quanto ao despiste, aquela travagem foi a morte do artista. Reitero o que já disseram, a deriva da traseira não foi assim tão grande. Mas aquilo é um RWD. Pode não ser tão fácil de controlar como um FWD.

edit: não está em câmara lenta...eu é que estava a ver o vídeo no firefox...que está pesadíssimo. No IE já deu para ver à velocidade real.

Última edição:
Pois. Eu já estive nessa situação, foi assim que mandei o Clio para a sucata.

Agarrar uma traseira que descola a 100 km/h (no meu caso) não é tarefa fácil. No meu caso acabei por contrabrecar demais, o que piorou a situação.

Não é do pé para a mão que se consegue corrigir algo do género com relativa precisão. Exige experiência, treino.

Para quem ainda não o tem, o ideal é tentar evitar estas situações...coisa que eu também devia ter feito.

Felizmente não capotei e saí do carro com um insignificante arranhão, apenas.

Os FWD quando "perdem" a traseira tendem para se tornarem bem complicados.
Nesa situação a unica coisa a fazer num FWD é contra brecar e nunca deixar de acelerar e se possível ainda acelerar mais.

Já fui parar fora de estrada num Clio S (da primeira geração) por causa disso, o carro era de serie muito duro, logo era mais brusco nos limites e no piso molhado ainda pior. Estava a chover ele começou a sair de frente eu levantei o pé e a traseira foi-se logo embora ainda o consegui segurar com a contra brecagem mas o carro ao "endireitar-se" deu uma chicotada e a traseira foi embora de vez fiz um pião completo e parei fora de estrada, o meu grande erro foi quando a traseira entrou em deriva nunca ter acelerado, ou seja levantei o pé para corrigir a saída de frente não mais acelerei.

Outra num Laguna com piso seco, a curva era a tipica entrada de AE, como os FWD em aceleração perdem primeiro a frente, fui acelerando progressivamente a espera que a frente cedesse, com o eixo dianteiro não dava sinal de querer fraquejar fui acelerando mais e mais, até que a traseira começa a ir-se embora, desta vez nunca larguei o acelerador e fiz a contra brecagem necessaria e o carro segurou-se sem problema dando apenas uma chicotada quando a traseira voltou ao sitio.

Exactamente! O meu pai questinou-me sobre o facto de nem ter travado, mas eu acho que fiz bem. Continuei com o pé firme no acelerador e contrabrequei umas 3 vezes.

Tanto que fui bater MUITO à frente do local onde a traseira descolou.

Provavelmente terei contrabrecado demais, acho que me acobardei com a chicotada...

A ver somos todos dotados, mas parece-me pela repentina viragem de direcção que o condutor se asustou com a traseira. talvez um segundo mais tarde e o ESP tinha resovido o problema.

O raid também ajudou a festa.

Ainda no domingo a subir mosanto vindo do eixo NS no sentido Lisboa cascais tive semelhante movimento no 3, a luzinha lá piscou, uma chicotada e carro direito outra vez. Bendita seja a evolução tecnologica.

Exactamente! O meu pai questinou-me sobre o facto de nem ter travado, mas eu acho que fiz bem. Continuei com o pé firme no acelerador e contrabrequei umas 3 vezes.

Tanto que fui bater MUITO à frente do local onde a traseira descolou.

Provavelmente terei contrabrecado demais, acho que me acobardei com a chicotada...

A sensação numa situação dessas é de total impotência. A traseira ganha vida muito muito depressa, e num momento estamos a ver o interior da curva, e no segundo a seguir estamos a ver o exterior da mesma. O grande problema para mim nos carros actuais, quando a traseira foge, é a direcção pouco directa. Num controlo desse género que tu tentaste fazer, o volante é demasiado lento para a situação.

Voltar
Superior