Quanto às falsificações, vou dar uma achega porque já trabalhei numa empresa textil. Graças a isso tenho roupa da caterpillar e da helly hansen aos montes que era bastante cara e só vejo à venda em catalogos. Com estas marcas o que se passava era que a fabrica onde trabalhava produzia sempre em excesso por causa de possiveis defeitos. Se a encomenda eram 10000 t shirts ou sweats, a fabrica fazia 10100 ou algo assim. Algum desse excesso de produção era "estragado" em testes para ver a qualidade. Cortava-se a camisola, etc.. O restante ficava na fábrica. A marca levava as 10000 que tinha encomendado e lá ficavam umas 100 na fabrica. Essas 100, ou eram dadas aos funcionarios ou então eram vendidas ao quilo a feirantes. Eles chegavam lá, pesavam aquilo e pronto. Tanto levavam sweats da caterpillar que valiam 16 contos como levavam t shirts rasgadas a meio porque a fabrica não os deixava escolher a mercadoria. Ou compravam assim às cegas ou então a fabrica não lhes vendia nada. Havia algumas marcas como a Puma com quem trabalhamos que não deixava ficar nada na fábrica. Levava o excesso de produção, ou às vezes queimava-o mesmo à nossa frente. Basicamente funcionava pelo numero de etiquetas entregues: encomendavam 10 mil t shirts. Enviavam 10 e 100 etiquetas (100 para as tais quebras e defeitos). No final a fabrica entregava-lhes 10 mil t shirts em condições e as 100 restantes, estivessem boas ou rasgadas. Tinham é que estar ali as 100 etiquetas a mais.
Mas em termos de qualidade começa tudo pela malha (termo genérico para designar o tecido).
Faziamos por exemplo o mesmissimo modelo de sweat para a caterpillar e para a firetrap. Mas o tecido era diferente. A qualidade final de uma e de outra não tinha nada a haver uma com a outra.
Marcas mais conceituadas como a Champion, a Caterpillar, a Helly Hansen, a Puma e outras mandavam o seu proprio tecido. As outras escolhiam o tecido a partir do que tinhamos na fabrica.
Em relação à Sacoor, tenho uma camisa falsificada que comprei na feira. E a qualidade, acreditem ou não.. é boa.
Por isso não digam que tudo o que está na feira é falsificação. Conheço um feirante, que quando me viu com sweats da caterpillar me perguntou onde as arranjei porque ele corre as fabricas todas do norte a comprar excessos de produção e depois consegue ter sweats da nike, da Dickies, casacos fred perry e outras coisas de colecções antigas a preços jeitosos.
E nem tudo o que se compra na marca é bom.. Basta ver que há uns anos a Levi's portugal vendia bastante e surpreendentemente comprava muito pouco à Levi's internacional.. O restante era falsificado.. mas vendido nas lojas como original..
Ah, e desculpem o testamento..