A "Ordem do Status"!

STATUS, são Jaguares, Porshes, Maseratis, Ferraris, Lambos...ninguém me convence que um simbolo de exclusividade é um Audi A4 a gasóleo seja ele qual for.

Estão a falar de carros de gama média/superior, que são mais do que as mães nas estradas portuguesas.

Bem, eu li tanta coisa que nem sei bem que pensar... acho que estao a generalizar de mais e continua o preconceito contra os carros a gasoleo.
Nem vou dizer que carros tenho (nem o que acabei de comprar) pq ainda me vao chamar nomes e dizer que eu quero é status. Eu (assim como muitos) quando compro carro, nao compro a pensar no que os outros vao pensar ( éra o que mais faltava), compro pq gosto ou pq preciso de determinado modelo (trabalho). Status???? Só comecei a ler essa palavra desde que comecei a frequentar este forum... nem sabia que tinha carros com status [:D] [:D] [:D] bem mas pelos menos um deles nao tem status... é frances (tb soube agora). [:D] [:D] [:D] [:D] [:D] .
Meus amigos... nao vamos generalizar pf, pq ainda existe pessoas com muito bom gosto. [;)]

Ora muito bem! Querem status?

Vão a uma, loja tipo fashion clínic ou outras de marcas de Griffe existentes e comprem um fatinho Armani, Ermenegildo Zegna, Roberto Cavalli, Tom Ford, Valentino, Dolce e Gabbana etc. Nunca Sacoor e outras. Ou melhor, metam-se num private jet, façam um plano de voo para Milão Malpensa, ou Linate, e mandem fazer roupinha feita à medida. Não se metam no prêt a porter! Já agora, aproveitem e comprem um bom par de sapatos italianos. Se fossem gajas aconselhava uns Manolo Blanik!!! São os que dão mais status!!!!! Como têm um aviãozinho, tipo o meu avatar, ( mas o novo falcon 7X da Dassault está na moda) aproveitem e vão dar um pulinho à Suiça e comprem aí dois ou três relógios. Mas não Breitling´s e afins! Tem que ser IWC e afins. Tipo Girard Perregaux, Gerald Genta, Rado, Vacheron Constantin, Audemars Piguet, Breguet etc. Ou uns alemães tipo A. Lange & Sonhe.
Passem por Madrid e encomendem um Rolls Phantom. Ou então, se der, falem com o BMW Group Portugal.
Utilizem o Rolls no banco de trás!!! Não se esqueçam!
Para dar uns passeios ao fim de semana vão a um concessionário Aston Martin e comprem um DB9 ou encomendem o novo DBS.
Se puderem comprem um Ferrari. Mas mandem-no directamente para itália, para a Vignale, Touring ou outro carroçador. Pininfarina, não convém. Está muito batido!!!
Dá status ter um Ferrari transformado por um carroçador. Mais exclusivo é impossível.
Bem.....poderia continuar, mas nunca mais saia daqui.....faltam local para viver, arquitecto para fazer a casa etc...falem com um conhecido mundialmente!!!
Se começarem por aqui já é uma ajuda!!!!![;)]

Será isto o Status? De certeza que não é ter um alemão a diesel!!!! ainda por cima usado...eheheheheehehehe[:cool:]

Estava a ver que nunca mais se falava de status aqui [:D] . Só falta aí o Bentley...

PS: Não conheço nenhuma das marcas de relógios aqui faladas. E de roupa também não. Isto é que é falta de "status"[kiss]

Existe uma grande percentagem que o faz por "status" (em grande parte essas pessoas compram usados já com alguns anos e bastantes Km, pelo menos os casos que conheço), mas existe muita gente que o faz porque gosta. Eu também preferia um serie 3 a um C6, mas preferia um Alfa 156sw ou 159sw a um serie 3, ou A4, ou por ai fora. São gostos...

Ou seja, antes um rover que um lexus, porque pior que a lexus só mesmo os indianos, americanos, coreanos e GPL [:D]

Não, porque como a Rover já não existe, não influencia o "ranking".

Considerei apenas Mini, Jaguar, Land Rover e MG (ainda existe ou desapareceu como a Rover? Nem sei...)

Amigos, a lista é "geral" e não específica a modelos X ou Z (já que o Y é da Lancia).

Se eu fosse a ordenar Modelos pelo Status, agradecia que no fim alguém me atribuisse o grau de Doutorado.

Última edição:
Acho mal generalizarem pois ha quem compre os carros porque gosta das suas caracteristicas e por necessidade e ha quem compre os carros por vaidade.

Por exemplo como ja alguem disse o Status esta ligado com o dinheiro e por exemplo uma marca em que o seu carro novo mais barato custa um valor 4 vezes acima de outra marca é normal que a ideia sobre essa marca é que tem carros mais caros e é marca de quem tem dinheiro. Ainda por cima valores acima do que para muita gente ja nao é barato, ou seja, o mais barato fica acima dessa barreira psicologica para a dimensao do carro em questao.

Nos paises mais pobres o fenomeno psicologico Status existe com mais frequencia pois a diferença entre o ganho das pessoas é maior e por isso a tentaçao do 'pobres' ou quem tem menos dinheiro disponivel para gastar no carro tem a tendencia para os carros dos ricos.

As facilidades de pagamento e os preços mais simpaticos dos carros usados noutros paises esta a baralhar tudo e as tantas ja nao ha marcas de ricos nem marcas de pobres e por isso os preços delas vao começar a aproximar-se assim como a qualidade geral.

Vejo gente com mais ganhos que outras e andarem trocadas segundo a logica do Status. Ou seja o que menos dinheiro ganha por mes anda numa marca de preço medio mais elevado que o que ganha mais.

É normal isto acontecer pois eu para comprar um 207 1.4 HDi gasto 20 mil euros, enquanto o meu vizinho com os mesmos 20 mil euros vai buscar a espanha/frança/alemanha um 407 2.0 HDi ou 1.6 HDi com 2 ou 3 anos que mesmo assim e ja com uso acaba por ser um automovel com outra qualidade. Isto é um exemplo simples.

E a marca nao tem culpa nenhuma pois ainda ganha menos lucro pelo 207 vendido em Portugal por 20 mil euros que em frança por 15 mil ou menos.

O que sera que as pessoas que ja tem uma vida feita a muito tempo e ja podem ter carros de marcas mais caras acham com esta ultima onda de importaçoes? Antigamente o que via eram senhores de 50 anos com essas marcas pois era merecido por uma vida de trabalho e de esforço.

Hj em dia nas terrinhas vem-se chegar aos pontapés carros de marcas caras para recem casados e pessoas com trabalhos que nunca na vida conseguiriam pagar uma prestaçao de 500 euros por mes pois é pouco mais que isso que ganham.

Que tal é ouvir daquele que diz que finalmente tem um carro ao seu nivel e que sai da sua maquina de camisa de textura duvidosa por dentro da calça de ganga de corte feminino sem cinto e de sapatilhas tipo bota com a bainha das calças acomulada em cima...

Cada vez se ve mais produtos nas maus das pessoas em que o seu intelecto em nada tem a ver com a imagem do produto.

E muitas vezes quando perguntamos algo sobre o carro ele é um desconhecedor e nem avaliar as qualidades do carro sabe apenas sabe que é caro porque sim por isto é um...

Acho que tanto as pessoas como as marcas sao vitimas de uma mentalidade que a longo prazo vai destruir a imagem dessas marcas.

Quando esses carros todos nas maos de quem nao tem dinheiro para fazer boa manutençao começarem a 'apodrecer'? Sera que isso nao vai denegrir daqui a 15 anos ou menos a sua imagem?
Para ja os carros tem 5 anos e bom aspecto, 'nao' ha problemas e mais tarde?
É facil guardar dinheiro durante uns bons meses/anos para ir buscar o tal carro mas e a manutençao, so o preço dos pneus esta longe do alcance economico da maioria...

Vou ca estar para ver.

O status tb esta relacionado com o que esta na moda ou seja nao vou eu comprar de outra marca porque segundo a logica de os milhares nao podem estar errados eu estou a fazer uma compra errada. É o tal apontar de dedo quando o outro nao compra a mesma marca que nos ou o mesmo carro.

Última edição:
Cagi, devo dizer que subscrevo as tuas palavras.

De facto, estamos perante algo caricato... acredita que eu já nem sequer ponho a hipótese de adquirir um dia um BMW (só se for classe 7) , Mercedes (só se for classe S) , ou Audi (só se for A8), porque "já são aos pontapés" e sinceramente não me apetece ser confundido no meio da multidão com muitos desses tais "pés-rapados" (eu SEI que não são todos.... mas já são muitos) que conseguiram comprar tais viaturas mas que ficam logo aflitos com o preço das peças...
O que vale é que essa gente vende facilmente o carro neste país... depois de reduzir os Km para 150.000, dar uma lavadela e aspiração, e vão buscar um bom guito pois "há-de haver sempre outro pé-rapado para o comprar".

As marcas vão ter um novo desafio pela frente: a Exclusividade.

Se até há pouco tempo, o acesso a uma marca era "exclusiva" por causa do preço, agora têm que pensar em tornar os seus produtos exclusivos de outra forma, pois o que há poucos anos era exclusivo deixou claramente de o ser:
Exemplos mais que evidentes:

- Audi A4 cinzentos.
- BMW Série 3 cinzentos.
- Mercedes Classe E Station cinzentos ou pretos.

Estes carros são de óptima qualidade e durabilidade, mas já são tão curriqueiros que, pasmem-se, muitos de nós já nem reparamos na sua beleza ou exclusividade.... apenas reparamos neles para constatar que "são muitos"!

Para mim o Parque automóvel português já passou o "Point of No Return" neste aspecto. Vejam só... eu hoje vi um Opel Vectra novo e pensei "espectacular". Porquê? Porque são poucos a andarem por aí.

No entanto há ainda um fenómeno curioso. Não considero os Mercedes 190 D e 200 D (dos anos 80 até 1993) carros de Status em caso algum.
Eu considero estes carros os Mercedes "do Povo". São carros para centenas de milhar de km, e a quase ausência de electrónica significa uma manutenção super-barata. Em muitos casos é só trocar filtros e óleo e é só. Até as peças são mega-baratas... e quem tiver versões com tecto de abrir e vidros manuais melhor ainda... é menos uma preocupação!
Por já terem alguns anos, estes carros nunca serão alvo de "cobiça" ou "inveja" por motivos de Status, nem quem anda neles o faz apenas para ter o tal Status... andam neles porque são carros com uma estética intemporal e a única coisa que dizem sobre quem os conduz é "Esta pessoa gasta uma ninharia na manutenção mas mesmo assim tem carro para dezenas de anos".

Última edição:
Jarod, levantas bastantes questões pertinentes.

Em relação à "Exclusividade", não existem muitas outras formas de o fazer que não seja pelo preço... Mas o preço dos usados alemães, já se sabe como andam.

Mas eu acho que o problema não é tanto o preço deles baixar. É, de facto, o esforço financeiro que algumas pessoas fazem para terem "aquele carro", em sacrificio de outras coisas da vida.

Se os carros custassem o preço que custam na Alemanha faço ideia como seria o nosso parque automovel.

Mas cada um sabe de si e gasta o dinheiro onde entender.

O problema desta questão é quando as pessoas gastam o que têm e o que não têm, não porque adoram o carro, adoram conduzir, sabem tudo sobre ele, querem levá-lo ao limite, mas sim porque querem um carro "bonito" para aparecerem junto dos amigos e conhecidos (mesmo quando não fazem ideia do carro que compraram)... isto, para mim, é que é completamente ridiculo.

Acho mal generalizarem pois ha quem compre os carros porque gosta das suas caracteristicas e por necessidade e ha quem compre os carros por vaidade.

Por exemplo como ja alguem disse o Status esta ligado com o dinheiro e por exemplo uma marca em que o seu carro novo mais barato custa um valor 4 vezes acima de outra marca é normal que a ideia sobre essa marca é que tem carros mais caros e é marca de quem tem dinheiro. Ainda por cima valores acima do que para muita gente ja nao é barato, ou seja, o mais barato fica acima dessa barreira psicologica para a dimensao do carro em questao.

Nos paises mais pobres o fenomeno psicologico Status existe com mais frequencia pois a diferença entre o ganho das pessoas é maior e por isso a tentaçao do 'pobres' ou quem tem menos dinheiro disponivel para gastar no carro tem a tendencia para os carros dos ricos.

As facilidades de pagamento e os preços mais simpaticos dos carros usados noutros paises esta a baralhar tudo e as tantas ja nao ha marcas de ricos nem marcas de pobres e por isso os preços delas vao começar a aproximar-se assim como a qualidade geral.

Vejo gente com mais ganhos que outras e andarem trocadas segundo a logica do Status. Ou seja o que menos dinheiro ganha por mes anda numa marca de preço medio mais elevado que o que ganha mais.

É normal isto acontecer pois eu para comprar um 207 1.4 HDi gasto 20 mil euros, enquanto o meu vizinho com os mesmos 20 mil euros vai buscar a espanha/frança/alemanha um 407 2.0 HDi ou 1.6 HDi com 2 ou 3 anos que mesmo assim e ja com uso acaba por ser um automovel com outra qualidade. Isto é um exemplo simples.

E a marca nao tem culpa nenhuma pois ainda ganha menos lucro pelo 207 vendido em Portugal por 20 mil euros que em frança por 15 mil ou menos.

O que sera que as pessoas que ja tem uma vida feita a muito tempo e ja podem ter carros de marcas mais caras acham com esta ultima onda de importaçoes? Antigamente o que via eram senhores de 50 anos com essas marcas pois era merecido por uma vida de trabalho e de esforço.

Hj em dia nas terrinhas vem-se chegar aos pontapés carros de marcas caras para recem casados e pessoas com trabalhos que nunca na vida conseguiriam pagar uma prestaçao de 500 euros por mes pois é pouco mais que isso que ganham.

Que tal é ouvir daquele que diz que finalmente tem um carro ao seu nivel e que sai da sua maquina de camisa de textura duvidosa por dentro da calça de ganga de corte feminino sem cinto e de sapatilhas tipo bota com a bainha das calças acomulada em cima...

Cada vez se ve mais produtos nas maus das pessoas em que o seu intelecto em nada tem a ver com a imagem do produto.

E muitas vezes quando perguntamos algo sobre o carro ele é um desconhecedor e nem avaliar as qualidades do carro sabe apenas sabe que é caro porque sim por isto é um...

Acho que tanto as pessoas como as marcas sao vitimas de uma mentalidade que a longo prazo vai destruir a imagem dessas marcas.

Quando esses carros todos nas maos de quem nao tem dinheiro para fazer boa manutençao começarem a 'apodrecer'? Sera que isso nao vai denegrir daqui a 15 anos ou menos a sua imagem?
Para ja os carros tem 5 anos e bom aspecto, 'nao' ha problemas e mais tarde?
É facil guardar dinheiro durante uns bons meses/anos para ir buscar o tal carro mas e a manutençao, so o preço dos pneus esta longe do alcance economico da maioria...

Vou ca estar para ver.

O status tb esta relacionado com o que esta na moda ou seja nao vou eu comprar de outra marca porque segundo a logica de os milhares nao podem estar errados eu estou a fazer uma compra errada. É o tal apontar de dedo quando o outro nao compra a mesma marca que nos ou o mesmo carro.

O amigo tem alguma coisa contra as calças com bainha dobrada, ou como diz, acumulada em cima?
É que se for assim, eu pertenço a essa classe!!!!LOL[:cool:]
Ah!!!! E já agora tenho um alemão a diesel!!!! eheheheheeheheheeh

Realmente..

Realmente..

Realmente... estamos sempre a bater na mesma tecla... onde estetópico anda e o que era para ser o objectivo dele... O objectivo deste topico presumo eu que fosse dar a conhecer o que era hoje em dia o status face aos carros... e não falar desse mesmo status, mas apenas dar a conhecer..

Acontece que tem de vir um membro com 18.123.131 posts dizer que este tópico é repost,...vem dizer que ja houve mais topicos a falar do que era status,... mas porque? para agora se começar a conversar mais uma vez sobre o que é o status na nossa comunidade? o objectivo nao era esse, mas sim dar a conhecer de forma "engraçada" digo eu o que é actualmente...

Vem logo a baila coisas como ter mercedes importado é status,... Porque? Quem tem dinheiro para ter um mercedes e gosta do luxo da mercedes vai claramente comprar um carro que gosta ao mesmo preço de que compra ca um que nao gosta.. para isso ha um nome.. invejaou mesmo.. diferença de gostos.. Eu como portugues, e tendo um pai que importiou um carro estou muito satisfeito em falar deste assunto. O nosso arro foi importado em 1995, e porque? porque o anterior dono o trouxe, compramos em 1998 ele importado, e estamos bastante satisfeitos com o nosso carro importado. Porque? porque somos adeptos da marca, sempre vivemos com carros desta marca , e porque preferimos dar dinheiro por algo pbom e que gostamos do que por uma coisa que detestamos...

Agora em principio iremos importar mais uma vez um carro para substituir o nosso... mais recente da mesma marca....e isto porque? porque preferimos dentro do orçamento disponivel ter um carro que gostamos e de gama mais elevada do que um que nao gostamos.. e agora é o que isso? para mostrar aos amigos e amigas? Não... para mostrar podia pelo mesmo preço comprar um Colt cz3 cabrio... que serve para mostrar.. Compramos um importado porque é mais barato e faz as necessidades q nos queremos. mudando de assunto

Fala-se tambem da marca das roupas..etc? isso falo depois [;)]

Estes tópicos são giros.
Anda tudo muito preocupado com o "status", eu inclusivé. Uns porque compram um carro a pensar no que os outros pensam deles, outros porque pensam que os carros são melhores e outros porque se preocupam com o que os outros pensam sobre o que outros pensam deles. Que grande confusão. De qualquer forma de uma maneira ou de outra todos somos influenciados por estas modas, o que nos impede por vezes de fazer uma compra objectiva.
Por exemplo eu sei que um classe C é melhor que um Passat, isso não tem discussão. Mas comprava um Passat porque tinha vergonha de andar com um Mercedes, lá está estou influenciado pelo que o que os outros pensam. Está errado, eu sei, mas é assim.

Eu acho que existe alguma correlação entre status e marcas Premium, e achava interessante saber as opiniões sobre se as marcas premium justificam a diferença de preço. Por exemplo um 320 e um Accord, o 320 é melhor 10 ou 15 mil euros (não sei o valor ao certo) melhor que um Accord? A diferença qualitativa justifica o preço? Na minha opinião não existe uma resposta certa ou errada para isto. Para mim não, mas já vi aqui posts de pessoas que apreciam de tal maneira, desenho, qualidade dos interiores e outras características que não tenho dúvida em dizer que para essas pessoas a diferença de preço é mais do que justificável.

Mas voltando ao "status" ele está só nas nossas cabeças, e ainda bem porque permite a diversidade de opções e de modelos que temos à nossa disposição.

A importação de carros usados e os comerciais, resultam na minha opinião de um enquadramento fiscal desajustado, e mais na tributação do novos do que na tributação dos usados.

Vi hoje uma BMW 520i E39 Touring (nacional) por menos de metade do preço de uma 525tds, é um carro excelente para se colocar a GPL e além disso é um excelente carro em todos os aspectos, era um optimo negócio sobretudo para a carteira.

Vamos supor que até a comprava, eu não deixaria de ser o que sou nem um unico minuto, por passar a conduzir uma station BMW, sentir-me-ia talvez mais seguro e satisfeito por ter 150 cv debaixo do pé direito....[;)]

Será que seria apontado por amigos, vizinhos e conhecidos como um "coitado" que não tem dinheiro para manter um BM e compra um a GPL para mostrar que tem um, e anseia por "status"???

Que complicada é a mente humana...

Ui, se vamos por aí:

T-shirt e calças do Feira Nova
boxers e meias compradas na feira de Custóias
Sapatilhas Puma (mas não o modelo da moda, é um antigo que estava em saldo...)
Vim de Yaris diesel 5 lugares
Tenho uns óculos de sol comprados em Custóia aos ciganos

Isto dá quanto: -3250???

Polo Nike (acho que isto não dá status)
Meias de lã Pierre Cardin (é raro andar com elas)
Sapatos Camport (são leves, duráveis e confortáveis, mas como são made in portugal e nem são caros, o status é -9999)
Relógio Seiko (sempre acho que tem mais status que um Swatch [:)](nada contra a Swatch)
Calças Lee (nada de especial)
Óculos Dolce & Gabbana [:blush:]

Hoje andei de Honda (é só um 1.4 de 90cv de 96, mas é Honda, é a gasolina, às tantas até dá status..:confused:[:D])

Isto dá quanto?

+10? [:)]

e satisfeito por ter 150 cv debaixo do pé direito....[;)]

Será que seria apontado por amigos, vizinhos e conhecidos como um "coitado" que não tem dinheiro para manter um BM e compra um a GPL para mostrar que tem um, e anseia por "status"???
Que complicada é a mente humana...

Claro, tens dúvidas? [:D] A não ser que ganhes bem...
e quanto aos 150cv é treta, com o gpl perdes potência... [:)]

Exactamente. Por exemplo, no norte da europa status é ter um bom nível cultural. São sociedades mais desenvolvidas em que quem compra um bom carro apenas o faz porque gosta de carros e os vizinhos olham e chegam a esta simples conclusão "fulano gosta de carros".

Na Holanda um professor universitário tem imenso status e vai trabalhar de bicicleta.

O problema destes tópicos é sempre o mesmo: há pessoas que não entendem o que se escreve e, sentindo-se visadas, vêm dizer que os outros são injustos por tecerem críticas e comentários destes.

Ninguém aqui teceu críticas a ninguém em particular, ou a actos em particular. O que se criticou foi a forma como alguns desses actos são levados a cabo.

Exemplo: quem tem um carro importado (e eu dei o exemplo e até referi o caso do meu Pai), não é necessariamente alguém que o tenha feito por ambicionar ter algum "status". Quem entendeu assim, entendeu mal. Aliás, uma pessoa como o meu Pai não se podia estar mais a c@g@r para isso do status [:D]
Explicando: quem vai buscar um carro lá fora por ser mais barato, tudo bem, é uma opção mais do que razoável e plenamente justificável.
Agora, quem vai buscar um carro lá fora só para dizer "ah e tal, fui buscar o meu carro à Alemanha", como há muitos por aí (porque, infelizmente, para muitos isso tornou-se sinónimo de "status"), quem se privou de ter uma coisa que queria para ter uma coisa que os outros consideram ser um "elevador de status", já me parece criticável.

Tenham calma e sintam-se bem com as vossas decisões, e respeitem os vossos gostos. O resto é "cumbersa". Mas, por favor, leiam e entendam o que é dito (escrito).

Voltar
Superior