A "Ordem do Status"!

Acho que isto diz tudo...
Um gajo que pra engatar uma gaja precisa de ter um "mercedes/bmw/whatever com status" enfim....esta tudo dito.

Impressionar a vizinhança? Tu vives em funcao dos teus vizinhos? Interessa-te se eles acham o carro bonito?
Eu pensava que se escolhia carros porque gostamos deles e nao porque a vizinha do 5 andar gosta do carro Y.

Pode chocar um bocado, mas a verdade é que todos nós vivemos em função dos nossos "vizinhos". Ou melhor dizendo, o Homem é um animal gregário, cuja realização enquanto indivíduo se faz no seio de comunidades. O Homem não sabe sobreviver sozinho. Todas as pessoas são simultaneamente membros de várias comunidades: o casal, a família, os colegas de trabalho, os amigos, a vizinhança, etc..
Ora, como viver em comunidade é uma condição subjacente à propria definição da raça humana, desenvolvemos ao longo da vida estratégias de auto-promoção, cujo objectivo é transmitir sinais à comunidade dos restantes indivíduos, sinais esses que promovam a nossa aceitação e, mais ainda, a admiração da comunidade pelas nossas pessoas.
Por essa razão, muito do que fazemos é orientado para terceiros. São estratégias egoístas, na medida em que se destinam a melhorar a situação de cada um, mas não deixam de ser orientadas a terceiros. A promoção social da nossa imagem através de objectos é, neste sentido, uma característica de inteligência. Tal como o pavão abre em leque as suas belas penas, indicando à fémea que tanta saúde é garantia de uma descendência fértil, também quem anda num carro caro pretende demonstrar a terceiros que tem sucesso na vida, e que portanto é merecedor de admiração e de uma integração plena na comunidade.
Isto por si só não tem nada de mal. É quase biologia pura.

Jarod, que bela análise, concordo em tudo com ela. Acrescenta o facto de qualquer carro a GPL, independentemente da sua posição inicial sem GPL, desce logo para o 13º. Isto claro, se tiver o dístico. Se não tiver, conserva o lugar inicial.

Sabe bem conduzir uma coisa com baixo estatuto, mesmo abaixo de indianos... eu gosto! E podes meter o Dacia (romeno) em cima dos GPL, que não me importo!

Espero que não tenhas ficado ofendido, porque eu deixei clara a minha opinião sobre os carros GPL (esqueceste-te de citar...)

Observações: (...)
c) os carros a GPL infelizmente não têm hipótese nesta Ordem do Status por causa do autocolante "Legislador Mete-Nojo" e por causa do alarido social que causa "fazer contas para ver se compensa". Apesar de não terem Status, os condutores de veículos GPL riem-nos na cara porque conseguem custos por km inferiores aos nossos veículos a gasóleo e no entanto têm carros com motores silenciosos e potentes com menores cilindradas do que um motor Diesel com potência equivalente. (...)

Estou-me a fazer entender? GPL all the way, MAS... a nível de Status não têm hipótese, numa sociedade "especial" como a nossa.
Como sabem, "tem status" piratear o sinal de TV por Cabo mesmo por gente endinheirada, mas "já não tem status" ter um carro espectacular a GPL? Ou seja, "dá-se valor" a quem contorna o esquema mesmo de forma ilícita, e um gajo faz uma coisa em condições como instalar GPL e já é rotulado de "forreta"?! [8b][8b][8b] São paradoxos "tugas" deste tipo que me fazer fazer ISTO: [8b][8b][8b]

concordo a 100% em tudo o que disseste, pá. Para que raios havia de ficar ofendido? Dá um gozo tremendo ultrapassar qualquer um com o meu dístico, para vê-los a fazer uma contra-ultrapassagem, numa vontade clara de recuperação de status. Por vezes, até noto que não encostam muito na minha traseira, com medo de uns peidinhos! [:D]

E, nesta sociedade portuguesa, status e inteligência não andam em caminhos paralelos.

Espero que não tenhas ficado ofendido, porque eu deixei clara a minha opinião sobre os carros GPL (esqueceste-te de citar...)

Estou-me a fazer entender? GPL all the way, MAS... a nível de Status não têm hipótese, numa sociedade "especial" como a nossa.
Como sabem, "tem status" piratear o sinal de TV por Cabo mesmo por gente endinheirada, mas "já não tem status" ter um carro espectacular a GPL? Ou seja, "dá-se valor" a quem contorna o esquema mesmo de forma ilícita, e um gajo faz uma coisa em condições como instalar GPL e já é rotulado de "forreta"?! [8b][8b][8b] São paradoxos "tugas" deste tipo que me fazer fazer ISTO: [8b][8b][8b]

Pode chocar um bocado, mas a verdade é que todos nós vivemos em função dos nossos "vizinhos". Ou melhor dizendo, o Homem é um animal gregário, cuja realização enquanto indivíduo se faz no seio de comunidades. O Homem não sabe sobreviver sozinho. Todas as pessoas são simultaneamente membros de várias comunidades: o casal, a família, os colegas de trabalho, os amigos, a vizinhança, etc..
Ora, como viver em comunidade é uma condição subjacente à propria definição da raça humana, desenvolvemos ao longo da vida estratégias de auto-promoção, cujo objectivo é transmitir sinais à comunidade dos restantes indivíduos, sinais esses que promovam a nossa aceitação e, mais ainda, a admiração da comunidade pelas nossas pessoas.
Por essa razão, muito do que fazemos é orientado para terceiros. São estratégias egoístas, na medida em que se destinam a melhorar a situação de cada um, mas não deixam de ser orientadas a terceiros. A promoção social da nossa imagem através de objectos é, neste sentido, uma característica de inteligência. Tal como o pavão abre em leque as suas belas penas, indicando à fémea que tanta saúde é garantia de uma descendência fértil, também quem anda num carro caro pretende demonstrar a terceiros que tem sucesso na vida, e que portanto é merecedor de admiração e de uma integração plena na comunidade.
Isto por si só não tem nada de mal. É quase biologia pura.

Faz parte da natureza humana, apesar de racionais os nossos comportamentos não deixam de ser comparáveis a muitas atitudes e comportamentos animais.
Todos nós já compramos ou fizemos algo, sem ser necessariamente um automovel ou um qualquer bem material para impressionar o vizinho, o amigo, a namorada, os futuros sogros...etc.
Em relação aos "carros-alemães-diesel-importados-com-status" não me incomoda minimamente quem os tem, cada um compra aquilo quer ou que mais se ajusta ás suas necessidades quer de mobilidade quer de auto-afirmação social.

Ora muito bem! Querem status?

Vão a uma, loja tipo fashion clínic ou outras de marcas de Griffe existentes e comprem um fatinho Armani, Ermenegildo Zegna, Roberto Cavalli, Tom Ford, Valentino, Dolce e Gabbana etc. Nunca Sacoor e outras. Ou melhor, metam-se num private jet, façam um plano de voo para Milão Malpensa, ou Linate, e mandem fazer roupinha feita à medida. Não se metam no prêt a porter! Já agora, aproveitem e comprem um bom par de sapatos italianos. Se fossem gajas aconselhava uns Manolo Blanik!!! São os que dão mais status!!!!! Como têm um aviãozinho, tipo o meu avatar, ( mas o novo falcon 7X da Dassault está na moda) aproveitem e vão dar um pulinho à Suiça e comprem aí dois ou três relógios. Mas não Breitling´s e afins! Tem que ser IWC e afins. Tipo Girard Perregaux, Gerald Genta, Rado, Vacheron Constantin, Audemars Piguet, Breguet etc. Ou uns alemães tipo A. Lange & Sonhe.
Passem por Madrid e encomendem um Rolls Phantom. Ou então, se der, falem com o BMW Group Portugal.
Utilizem o Rolls no banco de trás!!! Não se esqueçam!
Para dar uns passeios ao fim de semana vão a um concessionário Aston Martin e comprem um DB9 ou encomendem o novo DBS.
Se puderem comprem um Ferrari. Mas mandem-no directamente para itália, para a Vignale, Touring ou outro carroçador. Pininfarina, não convém. Está muito batido!!!
Dá status ter um Ferrari transformado por um carroçador. Mais exclusivo é impossível.
Bem.....poderia continuar, mas nunca mais saia daqui.....faltam local para viver, arquitecto para fazer a casa etc...falem com um conhecido mundialmente!!!
Se começarem por aqui já é uma ajuda!!!!![;)]

Será isto o Status? De certeza que não é ter um alemão a diesel!!!! ainda por cima usado...eheheheheehehehe[:cool:]

Última edição:
E é mesmo um problema da sociedade, há quem compre por gostar do carro, mas tamb há quem compre só porque vai sobressair no nosso meio e adquirir o oxigenio da sua existencia - STATUS, é triste mas é verdade.
Quem compra um carro igual aos demais... não se sobressai...
E BMW e audis etc são os demais... são mais que as mães... Para se sobressair comprasse um C5 ou C6!

Ora muito bem! Querem status?

Vão a uma, loja tipo fashion clínic ou outras de marcas de Griffe existentes e comprem um fatinho Armani, Ermenegildo Zegna, Roberto Cavalli, Tom Ford, Valentino, Dolce e Gabbana etc. Nunca Sacoor e outras. Ou melhor, metam-se num private jet, façam um plano de voo para Milão Malpensa, ou Linate, e mandem fazer roupinha feita à medida. Não se metam no prêt a porter! Já agora, aproveitem e comprem um bom par de sapatos italianos. Se fossem gajas aconselhava uns Manolo Blanik!!! São os que dão mais status!!!!! Como têm um aviãozinho, tipo o meu avatar, ( mas o novo falcon 7X da Dassault está na moda) aproveitem e vão dar um pulinho à Suiça e comprem aí dois ou três relógios. Mas não Breitling´s e afins! Tem que ser IWC e afins. Tipo Girard Perregaux, Gerald Genta, Rado, Vacheron Constantin, Audemars Piguet, Breguet etc. Ou uns alemães tipo A. Lange & Sonhe.
Passem por Madrid e encomendem um Rolls Phantom. Ou então, se der, falem com o BMW Group Portugal.
Utilizem o Rolls no banco de trás!!! Não se esqueçam!
Para dar uns passeios ao fim de semana vão a um concessionário Aston Martin e comprem um DB9 ou encomendem o novo DBS.
Se puderem comprem um Ferrari. Mas mandem-no directamente para itália, para a Vignale, Touring ou outro carroçador. Pininfarina, não convém. Está muito batido!!!
Dá status ter um Ferrari transformado por um carroçador. Mais exclusivo é impossível.
Bem.....poderia continuar, mas nunca mais saia daqui.....faltam local para viver, arquitecto para fazer a casa etc...
Se começarem por aqui já é uma ajuda!!!!![;)]

Mas isso é status a sério! [:D] (e um desperdício de dinheiro!)

A gente aqui está a debater o "status aparente".
Ou acham que ter um série 3 ou um Audi é algum status?
Ou um fato da Sacoor? [:D]

Não concordo com os "Franceses e Italianos", deviam estar abaixo dos japoneses na tabela do status. E nunca à frente dos Suecos ou Ingleses. [:D]

Isto do status..... é uma granda treta. [:D]

O que é o STATUS??? :sh) :sh) :sh)

Bem me parecia crer que esta palavra é uma fonte abstrata de conceitos, em que cada um tem uma noção diferente..

Na minha opinião se se utilizar a palavra para denegir então
acho o conceito um pouco "pindérico"[8b] [8b] (esta palavra assenta como uma luva), em que se tenta mostrar uma certa "imagem" para quem necessita na sua cabeçita ter uma certa aparência e mostar aos demais... o Zé povinho, pois porque quem sofre deste mal é sempre superior..

No entanto associo esta palavra um pouco a exclusividade.. no entanto não é para mostrar aos outros o que se tem, mas sim que nós temos e serve para minha propria satisfação..

Eu acho que quem abre tópicos destes, e já não é o primeiro que anda por ai deste tipo, deve de ter algum género de trauma ou dor de cotovelo não sei.

Cada um compra o que quer, anda com o que o faz sentir melhor e mais ninguém tem nada a ver com isso. Ainda não vi aqui ninguém neste fórum que por ter algum carro do trio germânico se ande para aqui a gabar a torto e a direito, vejo sim é pessoas que por razão nenhuma teimam em abrir tópicos destes a cascar na cabeça de quem tem os ditos carros.

O que por vezes é engraçado ver é que a necessidade de status é muitas vezes apanágio de quem tem menos dinheiro.

Por exemplo, é mais normal uma pessoa com menos posses comprar um Porsche Boxter em segunda mão (e provavelmente importado) do que essa mesma pessoa gastar o mesmo dinheiro a comprar (por exemplo) um VW novo.
Já agora, esclareces qual é o VW comparavel ao Boxster?:rolleyes:

Xiii fiquei em 6º :sh)[:)][:)]

Eu tou-me a lixar pro Status, agora o problema é que quando alguem compra um carro a diesel alemão, nem pode gostar, tem que obrigatoriamente ser Status [8b] Como disseram aí, sobre o tópico Audi A3 vs Renault Mégane, obvio que quem pode e compra o A3, é Status, nem há discução... pá... é que nem se pode gostar do A3/Golf e afins que é logo Status [8b][8b]

Eu estou com o Taveirada, prefiro um série 3 a um C6, sem duvida, [:cool:] Tal como prefiro um A3 Sportback a um Mégane Break [;)]

A Ordem do Status em Portugal, de acordo com o país de origem da marca é:

1. Alemães novos a Diesel*
2. Alemães importados/usados a Diesel*
3. Alemães novos a gasolina
4. Não-alemães pertencentes à VW
5. Franceses e Italianos (não penso que é correcto colocar uns acima doutros porque ambos têm actualmente qualidades e defeitos)
6. Alemães importados/usados a gasolina
7. Suecos
8. Ingleses (embora já não sejam 100% ingleses)
9. Japoneses
10. Coreanos
11. Americanos
12. Indianos
13. Carros a GPL, mesmo os novos.
(...)
9999999999. Chineses.

*o nome "Status" do combustível GASÓLEO.

Observações:a) os Ligeiros de Mercadorias, quando usados para fins particulares e adquiridos novos, sobem imediatamente dois lugares na ordem do Status. Se forem adquiridos usados não sobem na tabela.
b) os SUV, mesmo se só forem utilizados para subir passeios, obrigam a uma subida de 2 lugares na ordem do Status se for comprado novo, e 1 lugar se for comprado usado. Isto porque um SUV "dá sempre mais nas vistas" do que um outro modelo da marca. Os SUV Indianos ficam onde estão, ou seja, no stand (e não sobem na tabela).
c) os carros a GPL infelizmente não têm hipótese nesta Ordem do Status por causa do autocolante "Legislador Mete-Nojo" e por causa do alarido social que causa "fazer contas para ver se compensa". Apesar de não terem Status, os condutores de veículos GPL riem-nos na cara porque conseguem custos por km inferiores aos nossos veículos a gasóleo e no entanto têm carros com motores silenciosos e potentes com menores cilindradas do que um motor Diesel com potência equivalente.

Conclusões:
Infelizmente e após uma análise cuidada, cheguei a esta Ordem do Status. Embora não concorde muito com uma lista deste tipo, penso que é importante para nós olharmos para o nosso mercado automóvel, e se este reflecte as escolhas e comportamentos de um povo que supostamente não nada em dinheiro.
Eu por mim não quero saber do Status para nada pois não me influencia na compra de um carro. Tem que ter é máximo de versatilidade e utilidade, e óptimo preço/qualidade.

P.S. Fico a aguardar as vossas sugestões de alterações da ordem na tabela. Por favor, não sejam "bairristas" pois como sabem, apesar de eu não gramar muito os Comerciais usados para fins particulares, compreendo que tenham algum Status e que muitos fazem muitos sacrifícios para obter um exemplar.

Ou seja, antes um rover que um lexus, porque pior que a lexus só mesmo os indianos, americanos, coreanos e GPL [:D]

E daí?

Independentemente do preço, quem é que vai considerar um VW novo a um Boxster usado e vice-versa? Volto a perguntar: a VW tem carros comparaveis ao Boxster:confused:
Não fui eu que escrevi portanto só posso dar a minha interpretação e baseada em que o assunto do tópico é o status e não o tipo de carro.

Julgo portanto que a ideia era que se uma pessoa comprasse um Boxter usado e outra um qualquer VW novo, ambos pelo mesmo preço, a pessoa que comprasse o Boxter beneficiava de uma maior status pelo mesmo dinheiro.

Voltar
Superior