A minha ferramenta...

Bujão de carter de Opel Corsa 1.5 td = 78Nms
Bujão de carter Opel Corsa 1.3 cdti = 20Nms

Não estou a dizer que o teu método não resulte, mas se mexes em vários carros, um dia vais apertar ou a menos ou a mais.
Uma ajuda por favor, qual o aperto para o bujão do carter Opel Astra H 1.7 cdti 100 cav. do ano 2004 e para o bujão do carter opel astra G 1.7 de 75 Cav.do ano 2000 ? Eu tenho uma chave que comprei no lidl , e para apertar o filtro de gasóleo não dá porque é 25 Nm e a chave penso que é a partir de 42 Nm.Muito obrigado.

Bujão de carter de Opel Corsa 1.5 td = 78Nms
Bujão de carter Opel Corsa 1.3 cdti = 20Nms

Não estou a dizer que o teu método não resulte, mas se mexes em vários carros, um dia vais apertar ou a menos ou a mais.

78Nm de aperto no bujão?? Onde foste buscar esse valor isso é completamente descabido...

Uma ajuda por favor, qual o aperto para o bujão do carter Opel Astra H 1.7 cdti 100 cav. do ano 2004 e para o bujão do carter opel astra G 1.7 de 75 Cav.do ano 2000 ? Eu tenho uma chave que comprei no lidl , e para apertar o filtro de gasóleo não dá porque é 25 Nm e a chave penso que é a partir de 42 Nm.Muito obrigado.

Aperto do bujão do carter de

astra h motor z17dth = 78Nm
astra g motor y17dt ... não consigo confirmar, mas também me parece ser 78Nm

edit: corsa com y17dt também é 78Nm

Só os 1.3 e 1.9 é que têm os apertos mais "normais", 20Nm

Última edição:
Aperto do bujão do carter de

astra h motor z17dth = 78Nm
astra g motor y17dt ... não consigo confirmar, mas também me parece ser 78Nm

edit: corsa com y17dt também é 78Nm

Só os 1.3 e 1.9 é que têm os apertos mais "normais", 20Nm
obrigado
Tem lógica ser igual no astra g porque o carter parece ser igua,é em chapa,tem o parafuso e anilha igual.Sendo assim a chave do lidl dá para apertar.Muito obrigado.

Não sei que tipo de bujão é que esses corsa C usam devem ser algo de muito especial.

É só imaginar que existem carros que o binário de aperto das rodas é de 80nm...

Para mim 78nm parece me exagerado nunca vi tal aperto em bujão de cárter, eu não dava mais de 35nm a partir ai é de loucos. A função do bujão é vedar, aquilo não está a fixar nada para levar tal aperto.

Última edição:
Não sei que tipo de bujão é que esses corsa C usam devem ser algo de muito especial.

É só imaginar que existem carros que o binário de aperto das rodas é de 80nm...

Para mim 78nm parece me exagerado nunca vi tal aperto em bujão de cárter, eu não dava mais de 35nm a partir ai é de loucos. A função do bujão é vedar, aquilo não está a fixar nada para levar tal aperto.

É assim mesmo, existem cubos apertados com valores superiorer a 200Nms, outros é só apertar até ficar enconstado e o cubo deixar de rodar livremente. Agora quem não tem essa noção arrisca-se a fazer asneira.

E eu estar a falar nos 78Nms não é teoria, eu já tive um corsa 1.5td, e era apertado com 78Nms, e todos os que passaram pela minha mão, sempre tiveram esse aperto, nunca moeu, nunca verteu óleo.

Será para trespassar paredes onde algumas serão de tijolo (laranja) e outras serão de casas antigas onde as paredes são mais grossas e são feitas de pedras grandes.

São aquelas paredes muito grossas feitas de pedras grandes que são coladas com uma mistura de cal e areia. Conheces?

Com essas máquinas que falas consegue-se furar essas pedras?

Já tenho procurado videos e o que encontro é a furar betão. Gostava de ver a furar pedra a sério.

Sim conheço. Nesses casos, grande parte do granito é do "amarelo", o que te facilita o serviço.

Em relação às maquinas, nós aqui temos o mais conhecido por martelo rotativo (RYOBY 1100W) e o misto (MAKITA SDS-PLUS 28MM 800W). Por norma não utilizamos berbequim.

Mas na realidade com qualquer maquina com percussão consegues furar granito. Aqui há tempos, com uma parafusadora com percussão fizemos uns 20 furos em granito com brocas da marca JORAN/IRWIN. Trabalho que devia durar 30min demorou 1h... E neste caso o que cedeu primeiro foi a maquina... [:p]

É assim mesmo, existem cubos apertados com valores superiorer a 200Nms, outros é só apertar até ficar enconstado e o cubo deixar de rodar livremente. Agora quem não tem essa noção arrisca-se a fazer asneira.

E eu estar a falar nos 78Nms não é teoria, eu já tive um corsa 1.5td, e era apertado com 78Nms, e todos os que passaram pela minha mão, sempre tiveram esse aperto, nunca moeu, nunca verteu óleo.

Cubos das rodas é uma coisa bastante diferente conforme o rolamento que use muda muito a montaguem, eu falo mesmo de 80nm de aperto nos pernos das jantes (Punto mk1).

Eu tenho um corsa B 1.7D e aperto o bujão até esmagar a anilha, coisa para 20Nm no maximo e nunca fica a verter, não vejo lógica de dar 78nm.
Atenção que o bujão dos antigos 1.5 e 1.7 izuso são perfeitamente normais e usam anilha de cobre, os novos 1.7CDTI já é um pouco diferente pelo que pesquisei na net é tipo ford transite com anilha de borracha, mesmo assim nas Transit 30Nm fica sem qualquer fuga já o fiz na carrinha da empresa.

Última edição:
Já agora, caso tenhas falta de um macacão podes comprar o macacão NORAUTO N601 3TON na norauto de frança por 106,95euros

http://www.norauto.fr/produit/cric-hydraulique-3-tonnes-norauto_871671.html

Em portugal custa 140euros!!!

Caso não haja stock em frança, ou caso te esqueças e já tejas a regressar e em terras de espanha, na norauto de espanha custa 124euros

http://www.norauto.es/producto/gato-carretilla-norauto-n601-3t_871671.html

Não esquecer que seja em espanha seja em frança ganha-se muito mais que em portugal e no geral é tudo mais barato.

Quem gostar e quiser ser esfolado até ao osso que se mantenha em portugal. Nada melhor que ganhar pouco e pagar tudo muito mais caro[:D]

Já agora, caso tenhas falta de um macacão podes comprar o macacão NORAUTO N601 3TON na norauto de frança por 106,95euros

Caso não haja stock em frança, ou caso te esqueças e já tejas a regressar e em terras de espanha, na norauto de espanha custa 124euros

Não esquecer que seja em espanha seja em frança ganha-se muito mais que em portugal e no geral é tudo mais barato.

Quem gostar e quiser ser esfolado até ao osso que se mantenha em portugal. Nada melhor que ganhar pouco e pagar tudo muito mais caro[:D]

A Norauto é francesa e o LIDL é alemão; tem que perguntar a esses europeus tão "generosos" o porquê desses preços em Portugal (e porque gostam de nos "esfolar")...
[:vm)]:sh)
E, já agora, porquê que na Espanha, onde se ganha bem menos do que na França, também é mais caro......

É só mais uma prova de que as multinacionais/grandes superfícies/distribuição, são muito "amigas" do povo (chulos!!![:vm)]), e, para quem a EU/Euro, veio mesmo a calhar..

Última edição:
A Norauto é francesa e o LIDL é alemão; tem que perguntar a esses europeus tão "generosos" o porquê desses preços em Portugal (e porque gostam de nos "esfolar")...
[:vm)]:sh)
E, já agora, porquê que na Espanha, onde se ganha bem menos do que na França, também é mais caro......

É só mais uma prova de que as multinacionais/grandes superfícies/distribuição, são muito "amigas" do povo (chulos!!![:vm)]), e, para quem a EU/Euro, veio mesmo a calhar..

Um produto fabricado na França não pode ter o mesmo preço em França e Portugal.
Custos de transporte e de toda a logistica associada, stocks, impostos, etc.. fazem a maior fatia após o preço de produção. No meio disto quem chula mais é o estado.

Posso-te dizer que os sapatos que compras feitos em Portugal ai por 20 euros cá na França também são vendidos por mais do dobro. Daí que quanto mais te afastas da zona de produção o preço vá aumentando.

Nem tudo é mais barato aqui, a França é um país que produz muito apenas isso.
Aqui não é difícil ir a um restaurante jantar com a esposa e ter de puxar de uma nota de 100 para pagar o jantar.

Última edição:

Compara o preço de uma lata de atum de o nosso país com a Espanha, França ou Alemanha.

E vais ver que vais preferir ter a ferramenta um pouco mais cara do que esses países.

Voltar
Superior