[Antevisão] VW Golf ... 8

E onde é que isso contraria o que referi?

Indiquei que o mk3 teve o GTI na sua versão de 115cv como de 150cv. [;)]

Era em resposta ao J Branco que referia só o 140 cv. Devo ter-me esquecido de responder com citação.

Mantenho o que disse desde o inicio. O GTI nas 3 primeiras gerações foram um sucesso pelo seu equilíbrio prestações/PVP. A partir de ai foi proporcionalmente subindo a parada da potencia/PVP até passar a versão de nicho que é o que tem sido nas ultimas gerações.

E isto não é uma opinião [:p]

Última edição:
Era em resposta ao J Branco que referia só o 140 cv. Devo ter-me esquecido de responder com citação.

Mantenho o que disse desde o inicio. O GTI nas 3 primeiras gerações foram um sucesso pelo seu equilíbrio prestações/PVP. A partir de ai foi proporcionalmente subindo a parada da potencia/PVP até passar a versão de nicho que é o que tem sido nas ultimas gerações.

Claro que é uma opinião. E pior, é uma opinião factualmente errada.

Insistes que houve uma escalada de potência no GTI. Claro que sim, só que isso não é uma particularidade do GTI, acontece que todos os carros aumentaram de potência.

Um 911 carrera actual tera mais 85% de potencia do que o carrera dos anos 80. O Golf por seu lado terá aumentado cerca de 80% do II para o VII. Estranho seria se em mais de 30 anos a potencia se tivesse mantido inalterada. Pior ainda se pensarmos no 1º que já tem mais de 40 anos.

Um 911s do final dos anos 60 tinha apenas mais cerca de 30cv do que o humilde Punto GT apenas 25 anos depois. A escalada de potência não é algo recentemente descoberto e muito menos é algo exclusivo do GTI.

Em relação ao preço a relação também não se alterou significativamente.Os actuais cerca de 50.000€ de tabela comparam bem com o que se pagava pelo GTI II 16s lá por 86 ou 87 e que, como disse, dava para comprar um CX 2.5D. O CX não era propriamente um carro barato...

edit: Em relação aos GTI's das gerações III e IV não me pronuncio porque nem me lembro deles, tal a sua irrelevância no contexto do seu tempo.

Última edição:
A política comercial da SIVA também não ajudou a vender GTIs. Pelo menos nas últimas 2/3 gerações o preço base tem sido colocado de forma muito pouco competitiva.

Culpam os impostos mas depois vai-se a ver e o problema não é só os impostos.

Outro exemplo mais recente tem sido a política comercial dos 1.0 TSI que, como sabemos, pagam imenso imposto (not).

É portanto teu entendimento que o poder de compra dos portugueses nos anos 80 era mais alto? Olha que estás errado.
Tenho poucas dúvidas de que nos anos 80 um GTI, relativamente ao salário médio português de então, era bem mais caro do que hoje.

edit: Aliás nos anos 80 em Portugal viam-se muito mais GTI's (principalmente Golf's e 205's) do que hoje. E fora de Portugal idem.E isto apesar da minha geração em geral viver bem melhor do que a geração dos nosso pais.

Tenho zero (0), dúvida sobre essa questão. Via-se e havia gosto em ter um qualquer carro que almejasse ser um pequeno desportivo.

VW Golf ... 8

É especular. Já li ambas ( e muitíssimo bem justificadas).

Muito antes de aparecer aqui artigos (as vezes de fontes duvidosas), já tinha dito que o lançamento ia ser adiado e que iria continuar a existir versão Variant.

Vai desaparecer a Sportsvan e a Touran para dar lugar a um modelo só que ocupe as duas posições.

Acreditem no que quiserem.

Agora vou dormir que a noite foi longa.

Muito antes de aparecer aqui artigos (as vezes de fontes duvidosas), já tinha dito que o lançamento ia ser adiado e que iria continuar a existir versão Variant.

Vai desaparecer a Sportsvan e a Touran para dar lugar a um modelo só que ocupe as duas posições.

Não especules pah. Eu também já disse o mesmo da variant há muito tempo.

Independentemente da origem das notícias e segundo creio, tu tens conhecimento de causa, estrategicamente faz todo o sentido, os monovolumes tornaram-se monos comerciais, as carrinhas continuam a justificar investimento. Já agora, durante a geração atual chegou a falar-se em berlina desportiva (tipo CC), o Jetta é carro para as américas.

Configura lá um GTI e um M140i e vê a diferenca de preco, pelo menos uns 10-15.000 EUR hao-de ser.
O que podes afirmar é que a concorrência, mais os generalistas, têm solucoes mais baratas.

De qualquer forma, como tb ja foi dito, hoje em dia já ninguem quer carros de carisma desportivo aparentemente, é so SUVs...

Vai no seguimento do que tem acontecido... isto dos SUV veio colocar as vendas desse tipo de viaturas, em resultados residuais.

Outras marcas também já anunciaram o fim dos seus.

Claro que é uma opinião. E pior, é uma opinião factualmente errada.

Insistes que houve uma escalada de potência no GTI. Claro que sim, só que isso não é uma particularidade do GTI, acontece que todos os carros aumentaram de potência.

Um 911 carrera actual tera mais 85% de potencia do que o carrera dos anos 80. O Golf por seu lado terá aumentado cerca de 80% do II para o VII. Estranho seria se em mais de 30 anos a potencia se tivesse mantido inalterada. Pior ainda se pensarmos no 1º que já tem mais de 40 anos.

Um 911s do final dos anos 60 tinha apenas mais cerca de 30cv do que o humilde Punto GT apenas 25 anos depois. A escalada de potência não é algo recentemente descoberto e muito menos é algo exclusivo do GTI.

Em relação ao preço a relação também não se alterou significativamente.Os actuais cerca de 50.000€ de tabela comparam bem com o que se pagava pelo GTI II 16s lá por 86 ou 87 e que, como disse, dava para comprar um CX 2.5D. O CX não era propriamente um carro barato...

edit: Em relação aos GTI's das gerações III e IV não me pronuncio porque nem me lembro deles, tal a sua irrelevância no contexto do seu tempo.

Os primeiro GTI não eram propriamente superpotentes nem caros. Basicamente eram carritos populares com um motor mais despachado e um look apimentado QB. Tudo isto proposto por um preço bastante contido. Esta foi a base do sucesso desta versão.

Atualmente um GTI tem um preço/potencia proporcionalmente bem acima da media do que tinha nas primeiras gerações. Estando mais na linha do que era um VR6 da altura, versão esta que tb não vendeu com fartura tb por ser uma versão de nicho.

A partir dum certo valor, a coisa mete-se numa faixa de clientes em que mais umas boas milenas não fazem grande mossa no orçamento e vão diretos para os premium da praxe. Nem olham para baixo disso. É a famosa questão do status.

Os primeiro GTI não eram propriamente superpotentes nem caros. Basicamente eram carritos populares com um motor mais despachado e um look apimentado QB. Tudo isto proposto por um preço bastante contido. Esta foi a base do sucesso desta versão.

Atualmente um GTI tem um preço/potencia proporcionalmente bem acima da media do que tinha nas primeiras gerações. Estando mais na linha do que era um VR6 da altura, versão esta que tb não vendeu com fartura tb por ser uma versão de nicho.

A partir dum certo valor, a coisa mete-se numa faixa de clientes em que mais umas boas milenas não fazem grande mossa no orçamento e vão diretos para os premium da praxe. Nem olham para baixo disso. É a famosa questão do status.
OK. Leva lá a bicicleta. Eu que nesse tempo (no tempo do II entenda-se) já comprava carros não faço a menor ideia do que digo. OK, tudo bem. Dei-te factos. Partilhei a minha experiência... Não consigo ir mais longe do que isso.

OK o GTI, embora com um preço acima do de um BMW 318, tinha um preço muito contido e os 110cv do 1.6 do I eram em 1975 coisa pouca.

Última edição:
OK. Leva lá a bicicleta. Eu que nesse tempo (no tempo do II entenda-se) já comprava carros não faço a menor ideia do que digo. OK, tudo bem. Dei-te factos. Partilhei a minha experiência... Não consigo ir mais longe do que isso.

OK o GTI, embora com um preço acima do de um BMW 318, tinha um preço muito contido e os 110cv do 1.6 do I eram em 1975 coisa pouca.

Deves achar que tenho 12 anos. Obrigado pela tua experiencia mestre [:D]

Falando da minha. Na altura das primeiras gerações morava em Espanha, onde o GTI perfazia um bom pedaço dos golf vendidos.

20190507-101745.jpg
20190507-101802.jpg
20190507-101812.jpg
20190507-101835.jpg

Em Julho de 1983

Última edição:
Voltar
Superior