vou ser padrinho , e agora ?

Eu não percebi uma coisa: como já referido, um padrinho, para além de ser um 'segundo' pai, deverá acompanhar o afilhado na fé cristã, participando activamente também na sua vida religiosa.

Por que raio vai malta que nem sabe o que é ir à missa, o que são os sacramentos, ou sejam até ateus, participar numa celebração religiosa, concordar com tudo o que se lá diz, quando a realidade não traduz o acto da mesma forma? É só porque é lindo? :sh)

Ir para o padre dizer mentiras, então é o cúmulo.

Mas isto é só a minha opinião, e como tal, vale o que vale...

O Crisma é quase como o baptismo em adultos.
Ainda assim, é necessário também um padrinho para o Crisma.

E o padrinho para o crisma, tem ele de ser crismado também?

Estou a ver é que isso é tudo uma máfia de padrinhos e padrinhos de padrinhos...[:D]

O que acontece com quem não é crismado, é que oficialmente não fica como padrinho, fica como testemunha.
Aconteceu com um dos meus filhos, o padrinho ficou apenas como testemunha. [;)]

E o padrinho para o crisma, tem ele de ser crismado também?

Estou a ver é que isso é tudo uma máfia de padrinhos e padrinhos de padrinhos...[:D]

sim,
quando eu fiz o crisma, havia pessoal que queria que "colegas"fossem padrinhos, e como tal esses eram 1º crismados para serem padrinhos dos outros

O que acontece com quem não é crismado, é que oficialmente não fica como padrinho, fica como testemunha.
Aconteceu com um dos meus filhos, o padrinho ficou apenas como testemunha. [;)]
Afinal são todos iguais aos olhos de Deus, mas na terra depende dos olhos do padre. A Religião é mesmo uma máfia...

Afinal são todos iguais aos olhos de Deus, mas na terra depende dos olhos do padre. A Religião é mesmo uma máfia...

Ninguém é obrigado a baptizar o filho na Igreja. Se a Igreja Católica define o padrinho como alguém que vai ajudar a criança na sua educação cristã tem lógica que seja alguém que fez o percurso religioso e até seja praticante.

Mas acaba por ser como nos casamentos, em que as pessoas só querem saber da Igreja para a festa.

Eu pergunto-me porque diacho as pessoas querem ser padrinhos numa cerimónia de baptismo católico e afirmam-se ateus convictos.

É como ser do FCP e ir ao estádio gritar pelo Benfica, ou ser militante convicto do CDS/PP e ir aos comícios do PCP urrando de punho fechado levantado.

WTF...?!? [:D]

Eu pergunto-me porque diacho as pessoas querem ser padrinhos numa cerimónia de baptismo católico e afirmam-se ateus convictos.

É como ser do FCP e ir ao estádio gritar pelo Benfica, ou ser militante convicto do CDS/PP e ir aos comícios do PCP urrando de punho fechado levantado.

Excelente[:D]apr:)

há falta de melhor...

LIKE LIKE LIKE

Ele não quer ser padrinho numa cerimónia católica. Ele terá sido convidado para ser padrinho, apenas. O que provavelmente acontecerá é que os pais, esses sim, poderão querer uma cerimónia católica e o padrinho convidado poderá aceitar ou não.

Em tom de comparacao, eu posso ser benfiquista mas se um amigo portista me convidar a ir ver um jogo e até me pagar o bilhete, também lá vou com ele gritar FCP por solidariedade. Isto porque colocaria a amizade acima de convicções que não fazem mal ao mundo.

Ele não quer ser padrinho numa cerimónia católica. Ele terá sido convidado para ser padrinho, apenas. O que provavelmente acontecerá é que os pais, esses sim, poderão querer uma cerimónia católica e o padrinho convidado poderá aceitar ou não.

Em tom de comparacao, eu posso ser benfiquista mas se um amigo portista me convidar a ir ver um jogo e até me pagar o bilhete, também lá vou com ele gritar FCP por solidariedade. Isto porque colocaria a amizade acima de convicções que não fazem mal ao mundo.
É triste quando tem de se explicar o óbvio, curioso que o obtuso é quem tem a mente menos quadrada. Se a família é católica e convida um padrinho não católico é porque não se importa com esse facto e está confortável com a escolha. Não significa que o padrinho vai lá gritar pelo FCP ou cerrar os punhos, vai sim fazer a festa em favor à família.

Daqui a pouco vem a mesma parvoíce e dizem que um ateu não pode celebrar o Natal com a família ou comer amêndoas na páscoa...

É triste quando tem de se explicar o óbvio, curioso que o obtuso é quem tem a mente menos quadrada. Se a família é católica e convida um padrinho não católico é porque não se importa com esse facto e está confortável com a escolha. Não significa que o padrinho vai lá gritar pelo FCP ou cerrar os punhos, vai sim fazer a festa em favor à família.

Daqui a pouco vem a mesma parvoíce e dizem que um ateu não pode celebrar o Natal com a família ou comer amêndoas na páscoa...

Um padrinho é um agente activo na cerimónia do baptismo, tem um papel fulcral, não é um espantalho que vai lá fazer um frete à família.

Isso é tão sensato como ir registar uma casa à conservatória e, à falta de conservador, pede-se à senhora da limpeza. Com todo o respeito à senhora da limpeza, é uma tolice.

Quanto às amêndoas, não têm qualquer relevância na Páscoa a não ser para os comerciantes.

Tenta ser menos obtuso... Acredita que vais ser mais feliz!

E tens de trabalhar nesses exemplos, são um tudinho nada ridículos.

Tenta ser menos obtuso... Acredita que vais ser mais feliz!

E tens de trabalhar nesses exemplos, são um tudinho nada ridículos.

Rasec, se não percebes o propósito de um padrinho e não queres perceber, é irrelevante tentar-to explicar.

Para rótulos, espelho.

Na Paróquia onde vivo o Padre também obriga a que o padrinho seja crismado... mas esse padre é meio marado!

Quando a minha filha mais velha foi baptizada, os padrinhos tiveram que comparecer a umas reuniões antes do baptizado, que acabou por dar origem a umas discussões engraçadas entre o padre, eu e o padrinho... é que nem eu nem o padrinho somos "religiosos" e só baptizei a miúda por insistência da família.

Já fui a um baptizado em que o padre quase recusava aceitar como padrinho um fulano que vivia com a namorada porque não eram casados...

Por isso parece-me que esses critérios são definidos pelo Padre.

Rasec, se não percebes o propósito de um padrinho e não queres perceber, é irrelevante tentar-to explicar.

Para rótulos, espelho.

O propósito de um padrinho, hoje em dia e pelo que me parece, na teoria é cuidar da criança na ausência dos pais. Na realidade muitas vezes são umas prenditas enquanto é puto e pouco mais. A parte da educação sob os preceitos católicos, poucos são os que efectivamente estão preocupados com isso. Por isso até compreendo que, em nome da tradição, se baptize a criança, mas na realidade se estejam a borrifar para a parte "católica" da coisa.

Apenas posso dizer que no meu caso, se algum dia me convidassem para madrinha de alguém, iria ter que garantir que os pais tinham conhecimento da minha descrença. Se, ainda assim, quisessem avançar com a coisa, e dependendo daquilo que tivesse que dizer na igreja (confesso que nunca fui a um baptizado, a não ser ao meu [:D]) logo se veria se aceitava ou não. É que uma coisa é assumir uma responsabilidade perante os pais, outra é dizer que sim a coisas para as quais me estou a marimbar.

MrsX, não é só nos baptizados, o mesmo se passa nos casamentos.

Quase apostava em que a maioria dos casamentos religiosos só acontecem pela cerimónia em si e não pelos valores religiosos, e falo por mim!

Ser padrinho numa cerimónia católica implica comprometer-se com a educação católica da criança. Das duas uma, ou fazes a cerimónia para gosto dos pais nas avisas logo que não há cá religião para ninguém. Ou então não assumes a hipocrisia da cerimónia, mas aceitas ser padrinho na mesma.

Não percebo onde está a hipocrisia da cerimónia.

O baptismo católico tem a justificação nas crenças e costumes próprios da Igreja. Não fazem mal a ninguém e só vai quem quer.

Voltar
Superior