vou ser padrinho , e agora ?

É verdade. Também conheço vários padres que exigem o crisma para ser padrinho.

Quanto ao tópico, penso se queres mesmo ser padrinho então vai lá falar com o padre e responde tudo com sinceridade. Se o padre tiver alguma objeção depois que resolva com os pais.

Para seres Padrinho pela igreja , terás de obter uma certidão passada pelo Padre da tua freguesia ...

Agora se o Padre for porreiro , passa-te aquilo sem problemas ... Se for como o da minha terra tive de levar um sermão de 3 horas.

Se fores para lá dizer que Padrinho é acompanhar a criança e ajudar naquilo que for preciso ... como eu fiz ... lixaste logo.

Sou padrinho e nada tive de fazer, a não ser assinar o livro no final. Não sou crismado, não tive de levar com "palestra", nem foi preciso qualquer certidão.

O padre aqui é mesmo porreiro. [:D]

Última edição:
Para seres Padrinho pela igreja , terás de obter uma certidão passada pelo Padre da tua freguesia ...

Agora se o Padre for porreiro , passa-te aquilo sem problemas ... Se for como o da minha terra tive de levar um sermão de 3 horas.

Se fores para lá dizer que Padrinho é acompanhar a criança e ajudar naquilo que for preciso ... como eu fiz ... lixaste logo.
Depende do padre e da igreja, eu não precisei de nada disso, apareci na igreja, fiz aquela fantochada, paguei o que foi preciso e estava feito. Seguiu para almoço.

Tb depende dos padres e das paróquias, como já disse o padre a mim nada perguntou e sou crismado, mas apenas assinei o livro no final....

Depende de muitos casos.

Alguns obrigam a que o padrinho seja batizado outros que tenha feito a 1ª comunhão, outros o crisma, e alguns pedem provas.

Outros não pedem nada.

Por isso informa-te com o teu amigo o que é que esse padre pede.

Isso depende dos padres de Paróquia para Paróquia.

Pior é aqueles padrinhos que vão à boda e tal, e é tudo muito giro, e depois nunca mais falam para os miúdos.

Depende do padre ou até mesmo da "politica" da comunidade.
Fui madrinha e sou só baptizada. Tive de ir assistir a uma aula de religião e moral [:D] ou como dizia o padrinho "já tinha saudades da catequese!" e não me foi pedido nenhum valor em especifico, simplesmente se quiséssemos contribuir e assinei uma declaração em como era baptizada e não vivia em pecado[:)]. Noutra igreja a menos de 2 Kms ser Padrinho/Madrinha implica 40 euros por elemento (pai 40, mae 40. padrinho 40, madrinha 40) e por criança e eles confirmam, duas aulas e declarações de tudo e mais alguma coisa até de morada passada pela junta de freguesia.

lembro-me que a meio da aula o senhor que lá estava diz que aos padrinhos cabe a responsabilidade da educação que os pais não derem às crianças, seja a educação escolar como a católica. Ao q respondi ao Pai da criança: até a inscrevo no colégio agora trazer a miuda à missa, trazes tu!
Existe de tudo, e até parece que nas cidades está pior que nas aldeias. Os meus Pais irão ser padrinhos de casamento e não são casados pela igreja, até fiquei admirada que o Padre lá da aldeia aceitasse uma destas.

ser padrinho é comprometer em que vais substituir os pais em caso de necessidade e mais importante que isso tudo:

acompanhar o afilhado na fé cristã... se és ateu... renuncia

Ateu, padrinho duas vezes. Num tive que ir dizer ao padre da minha paróquia que tinha feito a primeira comunhao (grande peta) e levar o papel ao padre que ia fazer o baptismo.

Antigamente exigiam que se fosse, pelo menos, baptizado, e se se fosse divorciado também se estava impedido de ser padrinho. :sh)

Espero que pelo menos a 2.ª parte tenha sido alterada!! :sh):sh):sh)

as exigências para serem padrinhos depende muito de paroquia para paroquia, ou melhor, do padre que está à frente de cada paróquia.

Nas mais exigentes tens que ser crismado e fazer um curso
Noutras basta ser crismado.
Noutras nem ser crismado é necessário.

Por isso boa sorte

Voltar
Superior