vou ser padrinho , e agora ?

offpring

Banido
Boas ! um amigo de longa data pediu-me para ser o padrinho do seu filho , ele esta a tratar coisas com o padre , igreja e aquelas coisas todas , resulta que eu sou ateo , e não acredito em nada disso , será que o padre vai-me perguntar alguma coisa religiosa ? tenho mais de 15 anos que não entro a uma igreja , o que é que me espera no baptizado ?
Obrigado.

Boas ! um amigo de longa data pediu-me para ser o padrinho do seu filho , ele esta a tratar coisas com o padre , igreja e aquelas coisas todas , resulta que eu sou ateo , e não acredito em nada disso , será que o padre vai-me perguntar alguma coisa religiosa ? tenho mais de 15 anos que não entro a uma igreja , o que é que me espera no baptizado ?
Obrigado.

É muito simples: sê quem tu és. Se és ateu não tenhas problemas em demonstrá-lo. Se o teu amigo e o padre aceitarem, tudo bem. Se não aceitarem, problema deles.
Nenhuma crença religiosa faz um bom padrinho.

Nunca assisti a um baptizado , ate porque acho uma grande seca , mas neste caso do meu amigo tinha mesmo dizer que sim , nem que tivesse que ouvir o padre falar horas e horas ate sair sangue dos ouvidos , é um grande amigo e dizer não a ser padrinho não era opção .

Como é que é isso ? o meu amigo disse que o padre ia falar com os padrinhos ( eu mais a irmão do meu amigo é a madrinha ) ia fazer nos algumas perguntas , o meu medo é esse porque nem sei o pai nosso .

Aquilo dos 70€ no envelope ? o meu amigo disse para não me preocupar com nada , ja agora eu vou oferecer dinheiro ao meu afilhado , tem 10 anos , quanto acham que teria que por no envelope ?

Ser padrinho numa cerimónia católica implica comprometer-se com a educação católica da criança. Das duas uma, ou fazes a cerimónia para gosto dos pais nas avisas logo que não há cá religião para ninguém. Ou então não assumes a hipocrisia da cerimónia, mas aceitas ser padrinho na mesma.

Ser padrinho não é só participar no baptismo do afilhado, ou garantir que este tem a adequada educação católica, seguindo os preceitos da Igreja Católica Apostólica Romana. É ser o segundo pai (segunda mãe, no caso da madrinha) da criança, não sendo só uma questão de ajuda financeira ou de ir passar uns dias de férias a casa do padrinho.

Era bom se todos os padrinhos (e quem os convida a serem) tivessem noção da extrema responsabilidade e honra que é ser um.

Ser padrinho numa cerimónia católica implica comprometer-se com a educação católica da criança. Das duas uma, ou fazes a cerimónia para gosto dos pais nas avisas logo que não há cá religião para ninguém. Ou então não assumes a hipocrisia da cerimónia, mas aceitas ser padrinho na mesma.

Obviamente que vou assumir a hipocrisia da cerimonia .

Agora se o padre vier com perguntas religiosas ( se é que as há ) vou estar mesmo lixado.

se são tão amigos ele não sabe que és ateu?

sim, provavelmente , não acredito nessas coisas , mas também não sou o diabo , simplesmente esceptico a isso , no entanto na realidade, quantas e quantas pessoas no " mundo real " e não atrás de um computador , são padrinhos e são realmente cristão que vão a igreja todos os domingos e etc , praticamente nenhuns.

Anny way........

basicamente queria saber quanto tempo dura a cerimonia e em que consiste ?

Última edição:
Obrigado.

Cá na terra sem o crisma não podes ser padrinho. O padre é casmurro![s)]

É uma missa normal e depois tens a parte do baptismo onde entras tu com a vela e a dizer: Sim creio, sim renuncio. Depois o pe. manda água na cabeça do puto e vão assinar papelada.
É capaz de demorar 1 hora, no máximo 1 e 30. Estou a fazer contas de cabeça, já que os casamentos que faço, em média, demoram 1 hora e 30.

Ser padrinho não é só participar no baptismo do afilhado, ou garantir que este tem a adequada educação católica, seguindo os preceitos da Igreja Católica Apostólica Romana. É ser o segundo pai (segunda mãe, no caso da madrinha) da criança, não sendo só uma questão de ajuda financeira ou de ir passar uns dias de férias a casa do padrinho.

Era bom se todos os padrinhos (e quem os convida a serem) tivessem noção da extrema responsabilidade e honra que é ser um.

Exacto. Pode mesmo dar-se o caso de assumirem a criação do rebento, caso algo aconteça aos pais.

Sou padrinho e sou ateu convicto.

Ser padrinho pode ser um ato social ou um ato religioso, para mim, é apenas um ato social.

Por outro lado o meu puto não tem padrinhos nem acho que algum dia vá ter.

Voltar
Superior