Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Este ano é a 1ª vez que não voto e tenho a impressão que não estou a perder nada.
Voto para a minha vila e para a Câmara.Votas em SM Feira?
Não estou a par da situação / candidatos / hipóteses.
Consequência não custo para o eleitor no acto eleitoral.
NB: Semântica.
Para mim a abstenção significa 0, em termos de desacordo com a política actual. Para isso existe o voto em branco que é muito mais expressivo. Abstenção tanto pode ser isso como por exemplo o estar a chover.
"Apesar de tudo, apesar da desconfiança geral, o nosso dever é votar. Se queremos direitos, havemos de aceitar deveres. E votar é um dever.
Não sustento, nem jamais sustentei, que o voto seja obrigatório, como, por exemplo, na Bélgica. As obrigações cívicas devem, sempre que possível, resultar da consciência pessoal e não da imposição externa. Assim mesmo defendo que cada um vote e todos podem votar por e com motivos diferentes.
1) O voto de convicção - aqueles que entendem que estão a contribuir para a eleição ou para o fortalecimento de uma causa ou de um projeto válido;
2) O voto útil - aqueles que querem impedir que um projeto ou uma causa que consideram errada saia vencedora ou fortalecida;
3) O voto branco ou nulo - aqueles que não achando nada do que atrás ficou dito, querem vincar que cumprem o seu dever cívico. Uns marcando a falta de alternativa (branco), outros protestando (nulo)
4) O voto inútil - aqueles que sabendo que a formação em que votam não tem quaisquer hipóteses e pode até ser ridícula, mas ainda assim cumprem o seu dever de uma forma lúdica.
Haverá outras formas e motivações para votar, mas o importante é que cada um pense que este é o contributo que o país lhe pede - o único aliás que se exerce sem pagar.
Votemos,pois!"
Em Votar, apesar de tudo - Expresso.pt
Eu também voto e não concordo com o modelo actual. Porque o modelo actual está inquinado pela não participação na Democracia.O facto de votares... seja em branco seja como for... demonstra que concordas com o modelo actual, e com tudo o que o redeia e implica. Participas... concordas.
Mas os partido mantêm o estado actual porque nós não votamos, ou votamos em branco, somos nós que falhamos em alterar o sistema.Afinal... das razao aos partidos por manterem o actual estado das coisas.
Eu também voto e não concordo com o modelo actual. Porque o modelo actual está inquinado pela não participação na Democracia.
Mas os partido mantêm o estado actual porque nós não votamos, ou votamos em branco, somos nós que falhamos em alterar o sistema.
Os políticos nunca vão alterar um sistema que serve aquele pequeno grupo do "pataca a mim, pataca a ti", são as pessoas que devem votar noutros [].
O facto de votares... seja em branco seja como for... demonstra que concordas com o modelo actual, e com tudo o que o redeia e implica. Participas... concordas.
Afinal... das razao aos partidos por manterem o actual estado das coisas.
Isso é que era bom. O voto em branco significa discordar com todos os candidatos e muito menos demonstra que concordo com o actual estado de coisas.
Basta fazer uma analogia quando há abstenções nas votações de projectos na assembleia da república.
Mas o sistema não muda precisamente, por causa da abstenção e dos votos brancos e nulos. Se não se elegem outras pessoas que possam mudar o sistema.Mas os "noutros"... estao no mesmo sistema, participam de igual maneira no sistema.
Eu... so votarei quando o sistema mudar... como postei e expliquei no outro topico (http://forum.autohoje.com/off-topic/122392-marinho-pinto-partidos-ganham-3-por-voto.html #39).
Fazem-no porque sabem como os portugueses votam (e não votam), fazem-no para fazer "número" (mal ficaria se apelassem à abstenção).Por isso e que eles, nos dias que antecedem eleicoes legislativas, fazem apelo atras de apelo pelo voto!
[]
Haverá sempre gente que vota, os jotinhas, os boys, os grupos de interesse e isso basta para validar as eleiçõesEu sempre disse que se o pessoal nao votasse as coisas tinham de mudar obrigatoriamente. Sera, eventualmente, a unica maneira de fazer mudar o sistema... incluindo esta treta do 3 euros e pouco por voto.
É, de facto é, mas pressupõe que toda a população está descontente, disposta a não votar e isso não é verdade.Nao votar e uma forma de luta que nos e permitida...
A tradição da democracia grega e do parlamentarismo Inglês saído da gloriosa revolução, provam que as mudanças positivas em democracia se fazem pela participação das pessoas, votando, fazendo petições (a acção popular em Portugal) ou depondo monarcas.pena que muitos estejam "programados" pelo discurso politico do "dever civico". O dever e para com a sociedade e devemos participar como acharmos melhor. Nao votar e nao havendo votos suficientes levaria a uma reflexao e a uma obrigatoria mudanca.
Todos contribuímos, pagamos impostos. E já que os pagamos, temos o direito de escolher quem nos representa e ao mesmo tempo, de punir quem nos representa mal.Em 2009 eram 3,15 euros, para:
"Um montante destinado às despesas correntes, a que acrescem as subvenções às campanhas e verbas para os grupos parlamentares."
O seu voto vale 12 euros, o apoio público 70 milhões - Portugal - DN
E nos sabemos o que sao as despesas correntes, nao sabemos..?
O que me vale e que nunca contribui... e nunca o farei, sob este sistema. Sempre me recusei a participar desta farsa.
Mas o sistema não muda precisamente, por causa da abstenção e dos votos brancos e nulos. Se não se elegem outras pessoas que possam mudar o sistema.
ate podiam instituir, um sistema parecido com as cartas de condução, em que quem queria ter o direito de votar, teria de ter um mínimo de cultura e conhecimentos de historia, politica e economia...?
Estou obviamente a brincar, mas quase apetece dizer isto.
Quem sabe se o "publico" dos políticos fossem pessoas instruídas, inteligentes e com alguma cultura, eles começassem a levar isto a sério