[Desporto] Volta à França

Pois, o Schleck teve mesmo muito azar na etapa, haverá quem diga que o Contador o apanhava e haverá quem diga que nunca mais o apanhava.

Agora o Contador dizer isto:

Contador: "Yo había arrancado antes de que le pasara nada a Andy" - MARCA.com

Fica muito mal, aliás, o público não gostou mesmo nada. Vamos ver se o Contador não vai ter a paga nos próximos dias.

Mas, com mérito ou sem mérito, ele está na frente e neste momento é o principal favorito a ganhar o tour, enfim :(

Bem, depois de ler isto:

"Yo tenía pensado atacar y lo he hecho. Luego me han comentado que se le había saltado la cadena, pero yo no tenía conocimiento. He arrancado muchísimo antes"

:eek: Só quem não viu as imagens é que pode acreditar no que ele diz. Contador... [:vm)]

"Ha sido una circunstancia de la carrera igual que me puede pasar a mí mañana"

Esperar que sim [:D]

Segundo o site oficial do Tour, antes desta etapa estava no 38º lugar.[;)]
E hoje até chegou bem, pelo que poderá subir algumas posições.

Então percebi mal o que os comentadores da Eurosport disseram (ainda bem)

Até pode andar bem, mas para quem já venceu tanto e para quem ainda no ano passado fez a volta que fez, não acompanhar Contador, Schleck e outros parece que falta qualquer coisa.[;)]

Declarações do Schleck:

”I was feeling strong and determined throughout the stage and the team really everything to put me in the perfect position for the final climb. When I launched my second attack, the chain got stuck and I had to get off the bike to put it back on. Then they attacked. I probably wouldn't have done it like that. I'm just really looking forward to getting another chance of attacking. The jersey deserves honor,” said a very disappointed Andy Schleck after the dramatic stage."

Team Saxo Bank

É pena a etapa de amanhã não acabar ao alto, não acredito que amanhã consiga fazer alguma coisa, resta a etapa de 5ª feira, na subida ao Tourmalet.

Então percebi mal o que os comentadores da Eurosport disseram (ainda bem)

Até pode andar bem, mas para quem já venceu tanto e para quem ainda no ano passado fez a volta que fez, não acompanhar Contador, Schleck e outros parece que falta qualquer coisa.[;)]

Os anos já pesam, e penso que se estara a resguardar para tentar ganhar no Col du Tourmalet.[;)]

Estive agora a confirmar, e subiu para 31º.
Já agora o Paulinho está em 50º e o Rui Costa em 87º e o Ruben Plaza, que já por cá andou e venceu uma Volta a Portugal está em 20º e o Evans em 22º.

Última edição:
Não tenho conseguido acompanhar muito da Volta à França, tirando os resumos e pouco mais, onde é que anda o Armstrong?

O Armstrong está a curtir a volta. Está a aproveitar para ver a paisagem, que não pode ver os outros anos por ter mais em que pensar

A atitude do Contador parece-me normal, ele não teve culpa de a corrente ter saltado ao luxemburguês, são coisas que passam no desporto onde a mecânica também têm o seu papel.

Agora pergunto:

Se numa prova de F1, o carro que vai a frente da corrida tiver um furo, os restantes pilotos vão parar e esperar que ele mude de roda?

No meu entender, a atitude do Contador - e dos restantes primeiros classificados, diga-se de passagem - foi deplorável, e pior ficou a fotografia quando no final tentou justificar o que fez mentindo descaradamente. Se fez o que fez, ao menos era um homenzinho e assumia-o.

A meu ver, e depois daquela não-resposta do espanhol ao ataque do luxemburguês, o Schleck preparava-se para ganhar uma boa vantagem, mas o Tour é mesmo assim. Só espero que amanhã, mas principalmente na 5ª feira, se consiga redimir, já que no contra-relógio tudo será muito complicado.

A atitude do Contador parece-me normal, ele não teve culpa de a corrente ter saltado ao luxemburguês, são coisas que passam no desporto onde a mecânica também têm o seu papel.

Agora pergunto:

Se numa prova de F1, o carro que vai a frente da corrida tiver um furo, os restantes pilotos vão parar e esperar que ele mude de roda?

A diferença é que aproveitaram para atacar quando um dos elementos (que por acaso era o camisola amarela) teve uma avaria mecânica.

Não gostei, apesar de ser legítimo e mais ou menos compreensível.

Por acaso acompanhei esta etapa. Acima de tudo fica muito mal ao Contador dizer que não se apercebeu do que se passou. Mais valia estar calado, ganhava muito mais.[8b]

Alguém me explica o que dizem os Deuses da moral ciclista?

O Contador e amigos deviam ou não ter esperado, à luz da moral velocípede?

Por acaso acompanhei esta etapa. Acima de tudo fica muito mal ao Contador dizer que não se apercebeu do que se passou. Mais valia estar calado, ganhava muito mais.[8b]

Aí, sem dúvida.
Que ele tenha decidido não esperar e até mesmo atacar, está no seu direito apesar de não ser muito bonito.

Agora quando o Schleck estava a ataca-lo, a ganhar vantagem e sai-lhe a corrente mesmo à frente e ele dá essa desculpa, não tem desculpa.

Que ele tenha decidido não esperar e até mesmo atacar, está no seu direito apesar de não ser muito bonito.

Agora quando o Schleck estava a ataca-lo, a ganhar vantagem e sai-lhe a corrente mesmo à frente e ele dá essa desculpa, não tem desculpa.

Concordo plenamente.

A diferença é que aproveitaram para atacar quando um dos elementos (que por acaso era o camisola amarela) teve uma avaria mecânica.

Não gostei, apesar de ser legítimo e mais ou menos compreensível.

Voltando ao exemplo da F1:

Quando o carro da frente tem um furo, é normal quem vai a seguir tente aproveitar-se da situação e carregue no pedal para ganhar vantagem, e não ficar a espera que o outro recupere do azar que teve.
Esta e outras situações idênticas já aconteceram, e nunca ninguém disse que era falta de desportivismo, mas sim contingências da própria corrida a que todos estão sujeitos e que á partida sabem que podem acontecer

Porque no ciclismo o espanhol teria que esperar pelo o luxemburguês?

Se não fosse ele a atacar seria outro, ou iriam parar todos?

Voltando ao exemplo da F1:

Quando o carro da frente tem um furo, é normal quem vai a seguir tente aproveitar-se da situação e carregue no pedal para ganhar vantagem, e não ficar a espera que o outro recupere do azar que teve.
Esta e outras situações idênticas já aconteceram, e nunca ninguém disse que era falta de desportivismo, mas sim contingências da própria corrida a que todos estão sujeitos e que á partida sabem que podem acontecer

Porque no ciclismo o espanhol teria que esperar pelo o luxemburguês?

Se não fosse ele a atacar seria outro, ou iriam parar todos?

Caríssimo,

acima de tudo esta é uma prova que coloca à prova a condição física de cada ciclista, ao extremo mesmo. Ora se o Alberto Contador ataca numa altura em que o Andy Schleck está com problemas não físicos, mas mecânicos, isto é revelador que o próprio Contador sabe que naquele momento não tinha pedalada para o Andy Schleck. Quando um ciclista sabe que tem capacidade de resposta a qualquer ataque, não tem a falta de desportivismo que o Contador teve.
Há uns anos (2001?) aconteceu também uma situação idêntica ao Armstrong, em que o Ulrich, directo adversário, teve um azar e ele esperou por ele, não se aproveitando dessa inferioridade. Assim se distinguem os campeões!!!
Não há comparações possíveis entre a fórmula 1, onde a componente mecânica, nos dias de hoje, é muito mais relevante do que a parte física. Embora também exista um enorme esforço físico, a parte mecânica é muito mais determinante. Há toscos com grandes carros que foram campeões do mundo de F1, por exemplo o Damon Hill ou o Jacques Villneuve. Já no ciclismo se não houver pernas, por muito boa bicicleta se tenha, não vale de nada.
O que ficou demonstrado é que um pequeno azar pode ditar o vencedor de um tour, mesmo como neste caso, onde me parece que o Schleck está numa melhor condição física.

Última edição:
Alguns pontos interessantes deste Tour:

- na etapa em que o Armstrong teve o azar das quedas, a Astana foi logo para a frente do pelotão a puxar.

- na etapa da tal subida curta mas dura em que o Vino ia à frente e se preparava para ganhar, o Contador lixou-se para o colega e fez tudo por tudo para no fim ganhar 10'' ao Andy.

- a única etapa em que o Contador se mostrou superior ao Andy foi nessa mesma etapa, e mesmo assim só ganhou 10''

- Hoje teria sido a segunda vez em que o Andy atacava e deixava (assim deu a entender hoje) o Contador para trás na montanha

Para mim parece óbvio que o Contador vai ganhar este Tour, porque segundo dizem é muito superior ao Andy no contra-relógio (vamos ver, também o era na montanha e agora é o que se vê...), mas quanto a mim não é isso que me faz o admirar como ciclista.

Voltar
Superior