devo ter tocado num ponto sensivel de algumas pessoas
cresçam, isto para mim é apenas um interesse intelectual, sei que muitos não são capazes de analisarem as coisas sem ser do ponto de vista pessoal e não conseguem usar dados concretos para formar opiniões, formam opiniões apenas levados pelo que gostariam que fosse, estudos, dados concretos são irrelevantes para eles
aliás a maior parte deste tipo de pessoas nem sequer percebe aquilo que se lhe diz, e como diz o ramess, confundem aquilo que uma pessoa defende com aquilo que vamos encontrando nos estudos e na realidade diária
adiante
lembrei de um exemplo concreto que se passou comigo
faço parte de um grupo de voluntários que procura ajudar as famílias mais pobres da zona
deram-nos recentemente cerca de 20 camas, com os respetivos colchões, umas de solteiro, outras de casal
usadas
fui levar 6 dessas camas a várias familias aonde estavam pessoas a dormir no chão, em colchões
ao entregar 2 dessas camas num bairro social aonde eu sabia que estavam mais pessoas na mesma situação perguntei a 2 homens, ciganos, se queriam alguma cama, uns para eles outros para os filhos deles
um disse-me para falar com a mulher, que quis 2 camas, ele delegou a decisão na mulher
outro, que tem os filhos a dormir em colchões no chão, disse que a mulher não deveria querer, que nunca queria nada usado (roupa usada), que não, não valia a pena... nisto vejo eu a mulher à porta do seu apartamento, a uns 30 metros de distancia, fui falar com ela, disse-lhe para vir ver as camas, ela veio e disse que queria também 2 camas, não perguntou ao marido, que nem sequer estava à beira, a decisão era dela e apenas dela
isto na patriarcal/machista comunidade cigana, mas nas outras familias pobres que eu contacto pela ação do grupo de voluntários isto é o tipico, decisões sobre o lar, sobre os filhos, na grande maioria dos casos ela decide, ele tem muito menos influencia
também vejo outros pormenores, grande parte destas familias são destruturadas, o famoso liberarismo social é uma maquina de fazer pobres, aquilo que grupos politicos como o BE defende ou vejo nestas familias o resultado final, é o que elas vivem na maior parte dos casos
diga-se ainda, é raro, uma família ser pobre por irresponsabilidade da mulher, é frequente ser pobre por irresponsabilidade ou egoismo do homem
mas isto é apenas uma franja da população, a mais pobre
mas os estudos indicam aquilo que já expliquei neste topico, na maior parte dos casos a mulher domina/conduz a relação,
e não, não é isso que se passa no meu caso, até gostaria que a minha esposa fosse mais autonoma, dificilmente toma uma decisão sem me perguntar, demasiada insegurança, derivada de uma mãe demasiado dominante,
mas que é a sogra tipica para com os genros, a sogra tipica faz uam especie de sedução para com os genros, se lá vão jantar/almoçar faz a comida que ele gosta, é frequente em conflitos dentro do casal procurar levar a filha a ceder ao marido, já a sogra tipica para com a nora, como já disse anteriormente é frequente ser uma fonte de conflitos, tem ciumes da nora e facilmente entra em atrito com ela
isto não sou eu que digo, há estudos sobre isto, são os estudos que o dizem
já agora, quando se dá uma separação/divorcio do casal, o tipico é o homem arranjar, muito mais rapidamente que a mulher, uma nova companheira e que esta seja mais nova e de menor capacidade economica/estrato social
e a chave para isto não é ser mais bonita, é o poder, o homem, provavelmente instintivamente, procura para novo relacionamento uma mulher com menos poder, no seu novo relacionamento normalmente o poder dele é maior
quando as mulheres se deram bem com os seus pais, procuram parceiros parecidos com os seus pais, até fisicamente, também está estudado
e quando as mulheres procuram parceiros bastante mais velhos, também muitas vezes procuram uma figura que não é apenas e só um marido, mas também uma figura paternal, que sintam que as protege, lá está mais uma vez, a segurança
e não, não é o meu caso, a minha esposa tem a mesma idade que eu
eu sei que pode ser dificil de compreender para quem não tem interesse intelectual por nada a não ser pelos resultados do futebol, mas o meu interesse por estas coisas é semelhante ao meu interesse pela etologia, pela geologia, pela fisica, pela matematica, etc gosto de compreender o mundo em que vivo