VELOCIDADE MÁXIMA!!!!!

Foi na de Elvas a seguir às portagens, vindo de Espanha. [:blush:]
Uma das melhores descidas da zona Sul de Portugal.

A de Estremoz aquilo tem um viaduto com as respetivas juntas de dilataçao, e pode ter muito vento (tanto que até tem a manga de vento como sabes), nao adoro passar ai a abrir por esses motivos, embora quando era mais novo cheguei a dar calor aí, mas agora já começo a ter cabelos brancos. [:D][:D]

Nem me lembrei dessa [:D].

Só faltava ires em modo cabrio.

É algo que com a idade já me deixei.
Quando tinha 20 anos era outra história. O AX 1.5d Furio ainda chegava aos 170 de ponteiro o que deveria ser os 158km/h anunciados.

Hoje em dia, cheguei ao limite do Twingo EV e BMW I3 mas, nestes casos, são apenas 135 e 150 km/h reais, respectivamente.

O Mini Cooper SD tem, salvo erro, 227 km/h anunciados e acho que não passei dos 150 de ponteiro.

O meu máximo
20141027-011.jpg

Sem limitações numa autobahn a caminho de Berlim, DE numa roadtrip pela europa
Bem bom para um Honda Civic 1,6 diesel

V70 T5 de 2001
260 de ponteiro, 245 no GPS (no México, senhor agente)

Golf Mk8.5 GTI clubsport (autobahn)
280 de ponteiro, 262 GPS

Lotus Evora 400 (também no México)
290 de ponteiro

O meu máximo foi há uns anos no Corolla KE20 do velho... a gente (eu e o Toyota!) ia a descer ali na via rápida IC20 para a Costa da Caparica, íamos já nos 165 no velocímetro em 4ª velocidade, porque aquilo não tinha mais... e eu bem afundava o pedal mas o gajo já não dava mais nada nem a descer...

E então decidi! Se não dás mais em 4ª eu vou meter-te em ponto-morto porque vamos numa descida e tu és capaz de ganhar mais velocidade!

Estão a ver onde estão agora os semáforos? Antes da curva do cemitério, onde está agora a porcaria de um radar para apenas uns 70?

Pois aí a gente passou a 145-150...

Estão a ver a curva da morte, depois do radar? Em frente ao cemitério?

Pois aí a gente passou em ponto-morto não sei a que velocidade... mas sei que nunca trabalhei tanto de braços como nesse dia... ora para a direita ora para a esquerda... depois direita e agora esquerda e agora... Fónix que já lixei isto tudo!

Sei que acabámos a meio da recta seguinte quando a roda traseira esquerda bateu no lancil, o carro capotou, o meu braço esquerdo foi atirado para fora da janela, de arrojo entre o Corolla e o alcatrão... Meses de fisioterapia, marcas que perduram para lembrar e o meu velho teve que pagar os arranjos do belo KE20 azul cueca com um eixo traseiro todo empenado e ainda me recordo de um valor de uns 90 contos... algo como uma data de ordenados nessa altura...

Hoje posso andar à velocidade que me for possível, nos locais possíveis, mas com muito respeito pelo que vou a fazer e se há mais alguém por perto que possa não saber o que vai a fazer! Se for algum camarada tipo Ferrari ou similar... a gente compreende-se! Outro tipo de gente... tenho muito cuidado!

A conduzir, 240 num Golf GTI 7 na Nurburgring...

A ser conduzido, 260 num 300ZX reprogramado com pneus carecas.

Tinha uma colega de trabalha há uns anos que nunca tinha passado dos 110kmh. Conduz a 100kmh na autoestrada. Verídico, na altura fiquei chocado.

Tópico porreiro

992.1 4S Cabrio 313 km/h ponteiro, 298 km/h GPS
991.1 4S Cabrio x51 294 km/h GPS, não me recordo de ponteiro
718 4.0 GTS 293 km/h ponteiro
M2 Competition F87 268 km/h ponteiro, 266 km/h de GPS (limitado)

Com a idade o juízo tem vindo a crescer 😅
BMW 335i (tuned): ~290kmh
BMW M2 comp: ~260kmh
BMW M3 G81: ~240kmh (também ainda tem pouco tempo na minha mão)

Fun fact, estes carros, especialmente sem kit M, são autênticos rockets de top speed.
Ao contrário dos dois seguintes :)
Sem duvida, o meu era um e92 N54 com aquela spec de lançamento sem kit M, jantes style 188, cromados nas portas e afins. E foi com ele que o juízo fez o toggle relativamente a velocidades máximas, a partir dos 280kmh o feedback da estrada reduzia drasticamente como se o carro tivesse a descolar, tão estranho como marcante. 😅

Fun fact, estes carros, especialmente sem kit M, são autênticos rockets de top speed.
Ao contrário dos dois seguintes :)
Claro, têm menor área frontal que os sucessores e bom Cx. O E92 é particularmente bem "esculpido" nesse sentido. Até é mais estreito que o sedan e touring.

E nunca tinha pensado no detalhe do pack M. Afeta assim tanto o Cx? Bem a ~300 qlq "m€rdice" conta.

PS: Lembro-me perfeitamente de para motorizações iguais o F30 fazer menos top speed que o E90. O mesmo para o F10 vs E60. Na passagem para as gerações Gxx não reparei nisso.

Voltar
Superior