Valor Patrimonial tributário e IMI

jackboot

New member
Então não é que hoje recebo uma carta das finanças a dizer que houve uma reavaliação da minha casa e tenho um novo valor patromonial?
Passou duns 54.000€ para uns espectaculares 99.000€!!!
E nem uma put@ duma persiana eu mudei.
Este ano paguei 436€ de IMI com o coeficiente 0,8 quero ver o que me sai pro ano.
Estou prestes a entrar de férias e queria ouvir alguns esclarecimentos numa instituição qualquer, isto é, apertar o colarinho a alguem. Qual o sitio mais indicado?

antes pagavas 0.8% dos 54.000
no futuro vais pagar prai 0.5% dos 99.000 = 495 euros

mas parece que as taxas máximas vão baixar (tanto a de 0.8 como 0.5)

o meu apartamento passou de 25.800 para 111.000 [:D] tu não ficaste muito mal :P

Então não é que hoje recebo uma carta das finanças a dizer que houve uma reavaliação da minha casa e tenho um novo valor patromonial?
Passou duns 54.000€ para uns espectaculares 99.000€!!!
E nem uma put@ duma persiana eu mudei.
Este ano paguei 436€ de IMI com o coeficiente 0,8 quero ver o que me sai pro ano.
Estou prestes a entrar de férias e queria ouvir alguns esclarecimentos numa instituição qualquer, isto é, apertar o colarinho a alguem. Qual o sitio mais indicado?

436€? Quem me dera... No meu caso vai passar dos 2000€! :mad:[8b]

Estranho é eles terem feito a re-avaliação assim sem mais nem menos. Pediste isenção ou alteraste o proprietário? Faz a simulação no site das finanças (tens lá tudo) e vê se o valor corresponde.

Curiosamente as câmaras estão sempre a queixar-se que não têm dinheiro e que são umas coitadinhas... [8b]

a tua casa vale mais de €400.000?

Não, usei a taxa do IMI errada a calcular (já foi avaliada pelos novos critérios). Nesse caso vai ser menos um bocado, são "só" 1300€ para ajudar a sustentar mais um poleiro numa qualquer empresa municipal... :mad:

PS: A casa ficou mais barata do que o valor atribuído pelas finanças...

O meu apartamento foi avaliado praticamente pelo valor da compra. Limitei-me a apresentar plantas e áreas. Daqui a 5 anos é que vai custar :(

Mas alguem que aqui se queixa reclamou?? É que também tive uma "re"-avaliação e contestei.
O principal probelma destas reavaliações, ainda está para vir: são as actualizações do valor dos terrenos SEM parte urbana. É que é usual haverem terrenos com hectares, tributados em 25€ / 30 €.

Mas o mais ridiculo, aínda é a questão das "mais valias",senao vejamos:

-Compramos um imovel aplicando as nossas poupanças
-Parte das vezes, pagamos 2,5 vezes o valor que ele custou
-Pagamos IMI durante a vida toda.
-As finanças actualiza o IMI em certas situações
-Quando vendemos o imovel, somos tributados entre o valor da compra, e o da venda. MAS para as finanças, o valor do imovel, é o valor tributado. LOGO, o calculo das mais valias, deveria se-lo entre o valor sobre o qual somos tributados, e o valor venda.

Última edição:
e o que é que conseguiste com isso? dizer que contestaste não nos adianta informação útil [:p]

No meu caso contestei, e nomeei um avaliador do meu lado (que fui eu). As finanças nomeou outro, mais um para desempatar (a favor deles portanto). Neste meu caso, as finanças alterou o valor que me tinham atribuido, para ligeiramente mais de metade.

MAS se de facto tiveres razão, e apresentares factos relevantes, poder-te-ão dar razão.

Aproveito para dizer também, que as finanças costuma avaliar os imoveis por metade -sensivelmente, não é regra- do valor deles.

Podem fazer uma simulação no site das finanças:

http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp

metade? quem me dera [:D] se quiseres dar 222 mil euros pelo meu apartamento, vendo-to já [:D] (avaliado em 111.000 nas finanças)

Mas é a realidade. Fazendo simulações no site, é a conclusão que tiro. Talvez tenham é comprado as casas altamente inflacionadas. Repara que estamos a falar do valor real delas, e o valor tributado.

Como exemplo posso-te dar um apartamento meu, que tendo sido reavaliado á 2 anos, está-o pelas finanças, por ligeiramente menos de metade do valor dele.

Por outro lado, uma quinta que conheço, que vale cerca de 500 mil euros, está avaliada nas finanças, com o valor ACTUALIZADO, por 8 mil euros.[ com 1000 m2 urbanos]

No meu caso contestei, e nomeei um avaliador do meu lado (que fui eu). As finanças nomeou outro, mais um para desempatar (a favor deles portanto). Neste meu caso, as finanças alterou o valor que me tinham atribuido, para ligeiramente mais de metade.

MAS se de facto tiveres razão, e apresentares factos relevantes, poder-te-ão dar razão.

Aproveito para dizer também, que as finanças costuma avaliar os imoveis por metade -sensivelmente, não é regra- do valor deles.

Podem fazer uma simulação no site das finanças:

http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp
Isso é errado. As finanças estão a avaliar os imóveis em 85 - 90% do valor de mercado.
E também vendo aceito vender o meu apartamento pelo dobro da avaliação. Ainda ofereço o recheio [:D]

Voltar
Superior