Uno- o regresso!

Acho q há aqui mta falta de informação.
O Uno é para mim de facto um carro muito injusticado, mas estão a esquecer-se de um factor interessante para justificar ainda se ver muitos.
Se forem ver as tabelas de vendas dos anos 80 e 90, vao reparar q certos modelos lideraram a tabela durante anos. Logo, que carros querem vocês ver?
Acham q é por acaso que veem tantos r5?

E digam lá, veem muitos da 1ª geração? Curioso n é?

O uno era um carro muito equilibrado na altura, com equipamento adequado, bom preço, promoções eficazes.

Essa de ter equipamento melhor n concordo. Os utilitarios sempre tiveram várias versões. E as politicas da gama eram diferentes para cada construtor. O 60sx concorria com o clio rt, ax 11tre, 205 gr, fiesta clx e havia mais, mas cito apenas estes que eram os que tinham um equipamento semelhante.

a versao BASE ja trazia VE, FC... mais para "cima" ja traziam AC, comando a distancia, alarme, etc etc etc algo k os seus concorrentes nem sonhavam ;)

basta olhar pra Clios , Fiestas e afins.. na maior parte das versoes.. FC e VE sao coisas desconhecidas ;)

...Passo a descrever o q me lembro: [I disse:
uno 45s - equipamento zero[/I]
uno 45s evolution - VE, FC, tampões, (tou só a falar do mais importante)
uno 60s - tampões
...es pequenos.

Não sei se pode considerar mas no 45s o equipamento mais em relação ao 45(normal) era o económetro e a 5ª velocidade e tampoes pequenos.
O uno pra mim foi um carro carismático que marcou positivamente a frota automovel Portuguesa nos anos 80 e 90 tanto pelo design como pelo preço e fiabilidade falo do 45 s com conhecimento de causa.

Última edição:
O Uno 60 SX tinha Vidros elétricos ,pré equipamento de rádio, fecho centralizado com comando, 3 velocidades de ventilador, check-painel (existem 2 versões) , faróis de nevoeiro, conta-RPM Estofos de alta qualidade, portas revestidas a tecido, tecto de abrir opcional, 5 portas, ventilador automático (opcional), tampões mais bonitinhos, e havia versões com regulação interior da inclinação dos faróis.

Existia este nível de equipamento nas versões 45 SX , 60SX , 1.1 i.e. SX e 70 SX I.E.

Por exemplo o 60S era mais barato, mas o 60 SX tinha equipamento que não era "mariquiçe" , pelo contrário, VE e fecho centralizado, são coisas que dão mesmo muito jeito.

Pena era que os motores 903 c.c e 1000 FIRE existissem também na versão chamada 45 (e não 45 S) que nem ponteiro de temperatura tinham :sh)

Não sei se pode considerar mas no 45s o equipamento mais em relação ao 45(normal) era o económetro e a 5ª velocidade e tampoes pequenos.
O uno pra mim foi um carro carismático que marcou positivamente a frota automovel Portuguesa nos anos 80 e 90 tanto pelo design como pelo preço e fiabilidade falo do 45 s com conhecimento de causa.

O mk2 45 não tinha económetro , nem o 45S o tinha... nem outro qualquer..

Isso só existiu nos mk1 logo nas versões S.

No mk2 , o Uno 45 tinha a 5ª velocidade como opção.

Vim ver este tópico e perguntei-me a mim.... A Fiat está a meter 3 carros num segmento...

O Uno será um downgrade do 500? uma versão mais rasca e barata?

Como o GPunto cresceu pra cima dos 4m e o Panda e 500 está nos 3.5m, fica ali um buraco por preencher.

Este novo Uno servirá para substituir, pelo menos na europa, o Palio.
O Palio chegou a vender em diversos mercados europeus, como um utilitário mais acessivel e sem tantas mariquisses, colocado abaixo do Punto.

no entanto as últimas noticias dão conta de que a Fiat está a utilizar o novo Mazda 2 como ponto de referência para o novo uno.

Em termos de motores será algo mais limitado que o Gpunto, até para não concorrer directamente com ele. Parece que a "estrela" será o novo 2 cil que deverá estrear no 500 para o ano.

Em termos de espaço, deverá ser tão espaçoso como o GPunto.

a versao BASE ja trazia VE, FC... mais para "cima" ja traziam AC, comando a distancia, alarme, etc etc etc algo k os seus concorrentes nem sonhavam ;)

basta olhar pra Clios , Fiestas e afins.. na maior parte das versoes.. FC e VE sao coisas desconhecidas ;)

Sem te querer faltar ao respeito, já sabias ler quando esses carros eram vendidos?

Até tenho lá em casa um panfleto de 91 ou 93.
Se quiseres, eu posso explicar-te, assumindo q pode haver pormenores q já n me lembro, então vamos lá. A/C, tirando um ou outro dos ultimos Turbos e uma versão especial q saíu em 92, fico À espera q me encontres quais os unos c A/C de série.
Continuando, o 45i.e. evolution n era a versão de base! Houve um 45 s, um 45 i.e., e por final um 45 i.e. surf. Nenhum destes tinha de série VE e FC. O surf já trazia tampões, tecto de entreabir e barras. O 45s q tinha caixa de 4, nem trazia tampoes tendo jantes iguais Às Fiorino.

Alarme era opcional.
Comando À distância só começou a ser de série no 60sx a partir de 91 salvoerro, e o alarme era um extra oferecido e acho q sabes porquÊ.
Quanto aos outros, fiesta clx VE, FC, CR, Tecto entreabrir, estofos similares ao do 60sx; corsas a partir do ultimo restyling GL+ JLL, VE, FC, CR, bancos do GT, Rádio, aviso de luzes acesas, tA; clio rt VE, FC, CR, mostrador da temp do óleo, estofos tao bons ou melhores q os do 60sx, comando À distância e mais mil e uma csas q n me lembro, mas era mais caro; Ax 11 TRE, VE, FC, Estofos diferentes, comando À distância, 101 pequenos pormenores diferentes, e com o pack topo trazia JLL, Tecto de entreabrir, rádio e encostos de cabeça atrás; queres mais?

N te esqueças q tas a ver estes carros passados mtos anos, e tal como compreendes, os q mais vês são os ultimos q cmo é lógico num carro em fim de vida o seu equipamento foi enriquecido. Lembro-me perfeitamente de os 60sx virem c comando À distância em 93, e de mta gente escolher jantes como opção.

Última edição:
O mk2 45 não tinha económetro , nem o 45S o tinha... nem outro qualquer..

Isso só existiu nos mk1 logo nas versões S.

No mk2 , o Uno 45 tinha a 5ª velocidade como opção.

mk1 ou mk2 ??
Sei que o meu era de 88 e era o 1000fire (grande motor[:p] ) ja possuia o tal económetro e 5ª , era meter gota e andar, foi vendido com 110 000 e o que precisava era de embraiagem de resto 5 estrelas. E sei que ainda rola com 17 aninhos.

Cumps

Pessoal dos unos, alguem reparou numa mola que se houvia quando se fechava a porta do condutor ??? é que á pala dessa mola eu reparei que estavam a assaltar o meu uno (um alarme extra[:D] ) portanto mais equipamento escondido que este bolide tinha lolll...
Os ladrões levaram o carro e foram catados perto do casal ventoso devido ao meu rapido pedido de ajuda á PSP. Agora digam lá que nao foi eficiente o raio d o alarme.

Última edição:
Eu tive um 55s em 1985. De equipamento invulgar tinha conta rotações e um boneco do carro onde apareciam as avarias. Outros tempos...

Edit: Tinha também encostos de cabeça tipo volvo.

2º edit porque a memória já não é o que era :) : Tinha também vidros escurecidos o que era uma raridade naquele tempo. [:cool:]

Última edição:
Acho q há aqui mta falta de informação.
O Uno é para mim de facto um carro muito injusticado, mas estão a esquecer-se de um factor interessante para justificar ainda se ver muitos.
Se forem ver as tabelas de vendas dos anos 80 e 90, vao reparar q certos modelos lideraram a tabela durante anos. Logo, que carros querem vocês ver?
Acham q é por acaso que veem tantos r5?

E digam lá, veem muitos da 1ª geração? Curioso n é?

Humm... nope! Por acaso ainda há dias comentava isso com uns amigos. É estranho como é que um campeão de vendas como o R5 já se vê tão pouco nas estradas. E mais curioso ainda, supercincos ainda se vê menos!

Humm... nope! Por acaso ainda há dias comentava isso com uns amigos. É estranho como é que um campeão de vendas como o R5 já se vê tão pouco nas estradas. E mais curioso ainda, supercincos ainda se vê menos!

Quando falava em r5 falava nos ultimos do quais tive 2.
Sabes qdo foi o ultimo ano q se comercializou esse modelo?
Estava o Uno em plena força, quando se foi o r5.
E o campeao q foi o r5 1ª fase nem tinha mto a ver cas qualidades do modelo, tinha a ver c as restriçoes aos outros modelos, e q em muito favorecia a renault por ter produção nacional.

No standvirtual tao 32 À venda, n me parece mau!
A corrosão, ou melhor o tratamento contra ela, tbem tem mto a ver c o assunto, n é por acaso q os carros construidos a partir do principio dos anos 90 vão ser vistos por mais tempo.

(...)uno 60sx - VE, FC, uma ventilação diferente, estofos melhores, FN, para-choques pintados, check-panel (faltava um check-panel para assinalar a falha do check-panel), e mais umas coisas.
(...)

[:D]

Não sei se é real esta ideia de voltar a lançar o Uno. A ser verdade, acho que é o confirmar da aposta da Fiat em apostar nos segmentos inferiores do mercado, já que para os superiores precisam ainda de recuperar bastante mais a imagem da marca caso queiram ser uma opção. É também outra confirmação do regresso do "retro" no meio da evolução.

Quanto às criticas por aqui feitas aos Uno's, como já disse em variadissimos tópicos, lá por casa passaram 2. Sim, tiveram alguns problemas electricos (como lampadas fundidas, piscas que não apagavam, luzes de travagem que pareciam uma arvore natal), um cabo de acelerador que partiu 1x e pronto... em todas estas reparações nao me lembro de nenhuma que tenha custado os olhos da cara, nunca me deixou apeado (fiz bastantes viagens norte a sul com o 45s) e seguramente, que se tivesse a certeza que seria tão fiável (com aquele motor 1.0 ou 1.1fire) e com custos da mesma medida, eu voltava a comprá-lo em novo. Isto quer dizer mto, para a malfadada fama do Uno.

edit: incoerência. o 45s deixou-me 1x apeado, quando partiu o cabo do acelerador.... :)

A Fiat está dando muita importância ao nome de seus modelos, reforçando a imégem daqueles que nunca deixaram a linha de produção, como Punto e Panda e fazendo regressar os que foram muito populares no passado como o 500, Croma, Bravo. O nome Uno tem grande imágem como modelo accessível e fiável, assim é um bom nome para dar a um novo modelo de baixos custos, acredito também que o resgate do nome também esteja associado ao aspecto quadrado que este novo carro poderá ter.

Não acredito que este low-cost ocupará na Europa o espaço entre o Panda e o GPunto, acho que para esta lacuna surgirá um novo 600, mais volumoso que actual e com um leve toque retrô na estética, lembrando o carro homónimo da década de 50. O novo Uno seria mais despojado e destinado a mercados fora da Europa e se chegar a este mercado "correria por fora" em ralação ao restante da gama.

Voltar
Superior