Trabalhar em Consultoria

Quando falam em consultoria para a área de informática, acham que é preferível apontar (para primeiro emprego) para as big 5 (mckinsey, BCG, Accenture, + ?) ou para algo mais pequeno tipo Critical, Nokia siemans, etc?

Acabo este ano lectivo o meu mestrado em Eng informática...tenho um bom cv académico com alguma experiência profissional até na universidade...acham que isso poderá ser valorizado e traduzir-se em alguma melhoria nas condições?

Cada vez mais vejo colegas meus que acabam os 3 anos(Bachelors) a irem trabalhar, a começarem todos entre os 1000 e os 1200€..e não estou a ver que por ter uma média superior, ter o Mestrado e ter até já trabalhado na Fac isso me vá render algo mais.

Qual a vossa opinião?

A mckinsey e o bcg trabalham na área de informática/IT?

Alguém tem opinião sobre a Cisco Systems, Microsoft Portugal ou Oracle?
Já agora...o que têm a dizer da PT?

Quem puder falar sobre estas empresas...agradeço :)

Apenas uma pergunta, por alguém que ainda está a estudar: um consultor, basicamente, "estuda" os casos que empresas lhe apresentem e diz o que elas devem fazer e assim?

Apenas uma pergunta, por alguém que ainda está a estudar: um consultor, basicamente, "estuda" os casos que empresas lhe apresentem e diz o que elas devem fazer e assim?

sim, no mundo dos sonhos. [:D]

na prática, vais passar uns aninhos a bater tecla até te dedicares exclusivamente a fazer propostas, pelo menos em praí 99% dos casos.

Em Portugal, temos a mania de chamar Consultores a toda a gente que trabalha em Consultoras, no entanto, a grande maioria trabalha em regime de outsourcing, uns em projectos fechados internos, outros em projectos fechados para clientes, outros em regime de Time&Materials aa trabalhar directamente para os clientes, sem nunca na sua carreira se aproximar das verdadeiras áreas de Consultoria.

E sim, tb sou um 'falso' consultor :P

Quando falam em consultoria para a área de informática, acham que é preferível apontar (para primeiro emprego) para as big 5 (mckinsey, BCG, Accenture, + ?) ou para algo mais pequeno tipo Critical, Nokia siemans, etc?

Para inicio de carreira prefiro as grandes, potenciam o aparecimento de mais e melhores desafios, mas isso sou eu que gosto de estar em projectos 'esquisitos'. Mas esquece a ACC, aquilo é pior que uma seita..... (pronto, já me vão crucificar)

Acabo este ano lectivo o meu mestrado em Eng informática...tenho um bom cv académico com alguma experiência profissional até na universidade...acham que isso poderá ser valorizado e traduzir-se em alguma melhoria nas condições?

Não

Cada vez mais vejo colegas meus que acabam os 3 anos(Bachelors) a irem trabalhar, a começarem todos entre os 1000 e os 1200€..e não estou a ver que por ter uma média superior, ter o Mestrado e ter até já trabalhado na Fac isso me vá render algo mais.

É isso

Qual a vossa opinião?

Não sei. BCG??

Sim, vai continuando a estudar.

Não sei

Respondido dentro do Quote

Última edição:

Qual a vossa opinião?

Quem puder falar sobre estas empresas...agradeço :)

A consultoria em Portugal normalmente é outro nome para outsourcing. Nos primeiro empregos, se estivesse na tua situação, estava mais interessado nos projectos onde ia estar integrado do que no nome da empresa ou no salário.

Todas as empresas de outsourcing têm bons e maus projectos, sendo assim é difícil de dizer que a empresa X ou Y é boa para trabalhar porque isso vai depender sempre dos projectos onde estejas.

Consultora é o nome pomposo para programador[:D]

algumas, ditas "consultoras multi-nacionais" parecem escravatura... com nome sonante.

A não ser que sejas expert numa área muito específica... começas a ganhar como os outros.

Eu também sou um chamado "Consultor", Não comecei uma consultora grande, mas não me arrependo em nada, pelo menos para já, estou numa média consultora em franca expansão nacional e no estrangeiro pelo menos na área onde estou inserido, OutSystems. Como estou em inicio de carreira, comecei em Abril, levo perto dos 800€ para casa, e comecei com 500 como estagiario, valor que será duplicado em Janeiro...acho eu [:)] que isto de contar com o ovo no cú da galinha tem muito que se lhe diga!

A BCG (Boston Consulting Group) e Mckinsey podem até contratar engenheiros informáticos mas não fazem consultoria de sistemas. Juntamente com Roland Berger, são consultoras "estratégicas puras" e de top (com salários para recém-licenciados a rondar os 1.700€). Eventualmente num projecto de revisão processos/organizacional podem identificar problemas e necessidades de evolução de sistemas, mas nunca os vão implementar.

A Accenture tem Outsourcing e Integração de Sistemas, que constitui o grosso do negócio, mas também tem a parte de Consulting, tal como BCG e McKinsey, sendo que por acaso até aparece muito bem referenciada por conseguir levar um reestruturação do principio ao fim em termos de processos e sistemas.

Logicamente quem trabalha para a área de consultoria de gestão deverá ter funções bem diferentes de quem trabalha em consultoria e integração de sistemas.

Para inicio de carreira prefiro as grandes, potenciam o aparecimento de mais e melhores desafios, mas isso sou eu que gosto de estar em projectos 'esquisitos'. Mas esquece a ACC, aquilo é pior que uma seita..... (pronto, já me vão crucificar)

Porque é que dizes isso?? A Accenture tem aparecido sempre muito bem classificada naqueles inquéritos de Melhores Empresas para Trabalhar :confused:

Aumentos de 25% e 30% esquece, os últimos anos têm sido fraquinhos, mesmo tendo avaliação A e duvido muito que mesmo quando a crise passar, os aumentos voltem para esses níveis...

A BCG (Boston Consulting Group) e Mckinsey podem até contratar engenheiros informáticos mas não fazem consultoria de sistemas. Juntamente com Roland Berger, são consultoras "estratégicas puras" e de top (com salários para recém-licenciados a rondar os 1.700€). Eventualmente num projecto de revisão processos/organizacional podem identificar problemas e necessidades de evolução de sistemas, mas nunca os vão implementar.

Daqui deduzo que não as consideres boas apostas para quem acaba o Mestrado em Eng Informática visto que não é esse o core business deles?

Daqui deduzo que não as consideres boas apostas para quem acaba o Mestrado em Eng Informática visto que não é esse o core business deles?

Isso é algo que tu interiormente terás de avaliar - o quão gostaste do teu curso, se queres continuar ligado a essa área e as perspectivas de trabalho que te oferecem numa empresa tradicional de sistemas e infraestruturas vs consultora de gestão.

Conheço várias pessoas de engenharias que entraram para consultoria e nunca exerceram...

O curso é apenas uma base, então de informática, é a base das bases. Conheço quem tenha ido para a McKinsey (com curso de informática) e tenha adorado aquilo, se gostas do tipo de trabalho que se faz por lá tenta entrar, não perdes nada, e caso entres ficas com um currículo e com uns contactos bastante interessantes.

Podem tentar dar uma ideia "do tipo de trabalho que se faz por lá" ? :)

Que outras empresas é que consideram boas apostas na área de informática e/ou consultoria?

Eu não tenho uma área em que faça questão de trabalhar. Gosto de desafios e de me adaptar a áreas diferentes :)

Hoje fui a uma apresentação da McKinsey no Nova Business Forum e houve algo que me ficou na memória...

O típico trabalhador da McKinsey lisboa toma o pequeno almoço as 8:30 já no office, almoça com os clientes e sai regra geral entre as 20.15 e as 20:30.

Portanto...faz normalmente 12h/dia. Não é estranho se tiver que trabalhar sábados também.

Se apontarmos para 12h/dia , isso dá 60h por semana, contra as 40 tradicionais.

Se alguém na minha área com as 40 horas saca facilmente 1100/1200€ p/mês limpos, se uma McKinsey oferecer 1700€ brutos, isso dá pouco mais que os 1200€ limpos....

Logo dá que pensar porque raio é que um gajo se mete lá, se só por si já tem de ser muito bom para entrar.

As perspectivas de futuro são aparentemente boas, a questão é entrar numa empresa "guiado à estrela"...metem a cenourita à frente e logo se vê.

Das pessoas que aqui falaram que conhecem alguém que trabalha/já trabalhou na mcKinsey, fazem ideia se de facto as subidas em 2/3 anos são consideráveis(a nível económico...já que no resto, quem lá estava disse logo que não era por se subir que se iria trabalhar menos.)

Hoje fui a uma apresentação da McKinsey no Nova Business Forum e houve algo que me ficou na memória...

O típico trabalhador da McKinsey lisboa toma o pequeno almoço as 8:30 já no office, almoça com os clientes e sai regra geral entre as 20.15 e as 20:30.

Portanto...faz normalmente 12h/dia. Não é estranho se tiver que trabalhar sábados também.

Se alguém na minha área com as 40 horas saca facilmente 1100/1200€ p/mês limpos, se uma McKinsey oferecer 1700€ brutos, isso dá pouco mais que os 1200€ limpos....

Logo dá que pensar porque raio é que um gajo se mete lá, se só por si já tem de ser muito bom para entrar.

As perspectivas de futuro são aparentemente boas, a questão é entrar numa empresa "guiado à estrela"...metem a cenourita à frente e logo se vê.

Das pessoas que aqui falaram que conhecem alguém que trabalha/já trabalhou na mcKinsey, fazem ideia se de facto as subidas em 2/3 anos são consideráveis(a nível económico...já que no resto, quem lá estava disse logo que não era por se subir que se iria trabalhar menos.)

Não sei como estão as coisas agora, mas ouvi dizer (de gente que esteve na Mckinsey), que há 4-5 anos o salário dos recém licenciados era de 1800€ brutos e os almoços eram pagos com a apresentação da factura. O mindset para se trabalhar num sítio destes é o seguinte: o tempo durante a semana é da empresa. Mas nestes sítios não podes pensar em dinheiro, as pessoas que vais conhecendo podem ser muito valiosas para o teu futuro profissional, lembra-te que Portugal é muito pequeno e ainda mais pequeno é no mundo destas empresas elitistas.

Conheço muita Gente que lá trabalha.
1. Esquece as saídas às 20h00, são raras as vezes em que sais tão cedo
2. Esquece os 1.800€, tens muito boas ajudas de custo e rapidamente dobras estes valores
3. Se fores competente pagam-te um MBA ao fim de 2 anos (depois ficas lá mais 2 anos para justificar o investimento)
4. Conheces muitos dos actuais e futuros lideres deste pais.

Trabalha-se muito mas compensa, é uma das Empresas em que sempre quis trabalhar. Repara que noutras consultores trabalhas o mesmo e tens metade do salário, contactos e reconhecimento.

Conheço muita Gente que lá trabalha.
1. Esquece as saídas às 20h00, são raras as vezes em que sais tão cedo
2. Esquece os 1.800€, tens muito boas ajudas de custo e rapidamente dobras estes valores
3. Se fores competente pagam-te um MBA ao fim de 2 anos (depois ficas lá mais 2 anos para justificar o investimento)
4. Conheces muitos dos actuais e futuros lideres deste pais.

Trabalha-se muito mas compensa, é uma das Empresas em que sempre quis trabalhar. Repara que noutras consultores trabalhas o mesmo e tens metade do salário, contactos e reconhecimento.

Muito obrigado pela tua resposta :)

Eu não me importo de trabalhar muito, se ao menos me "garantirem" o fds e se isso compensar quer a nível económico quer a nível profissional :)

Quando falas em ajudas de custo, de que tipo de ajudas falas? Combustível? 1800€ brutos são 1300€ limpos...dobrar isso em ajudas de custo não é simples...fazes ideia do tipo de "perks" que um trabalhador deles tem?(seguro de saúde? Carro? combustível? plafons mensais em crédito?)

Já me candidatei e estou à espera que digam qq coisa...quando ao conhecer muita gente que irá ser importante, essa parece-me ser sem dúvida a maior mais valia :)

Boa tarde a todos
Estou a terminar a minha licenciatura em Gestão e a ponderar enveredar por consultoria. a ideia que me têm sido passada é que a carga de trabalho é superior que ao de outros empregos mas que se aprende bastante e que dá para fazer carreira.

um colega de turma já está contratado pela deloitte, e vai ganhar 1200€ limpo, chamadas pagas, seguros de saúde e viagens pagas ( em trabalho claro).

as minhas questões são:

- este contrato é normal nos dias de hoje?
- quais as melhores consultoras para a área de gestão?
- já ouviram falar de ir para angola através de uma consultora?falaram me maravilhas - é utopia?

Obrigado a todos

Cumprimentos

Boa tarde a todos
Estou a terminar a minha licenciatura em Gestão e a ponderar enveredar por consultoria. a ideia que me têm sido passada é que a carga de trabalho é superior que ao de outros empregos mas que se aprende bastante e que dá para fazer carreira.

um colega de turma já está contratado pela deloitte, e vai ganhar 1200€ limpo, chamadas pagas, seguros de saúde e viagens pagas ( em trabalho claro).

as minhas questões são:

- este contrato é normal nos dias de hoje?
- quais as melhores consultoras para a área de gestão?
- já ouviram falar de ir para angola através de uma consultora?falaram me maravilhas - é utopia?

Obrigado a todos

Cumprimentos

1200€ limpos é relativamente normal, é aproximadamente 1400€ + subsídio de refeição. Como é óbvio as viagens em trabalho são pagas (é assim em todo o lado) e as chamadas costumam ter um plafond.

Consultoras na área de gestão (para dar o litro e que eu conheça): KPMG, Mckinsey, BCG, Roland Berger, Accenture, Delloite, Ernst & Young, PWC.

Angola é bom para quem pode pedir aquilo que quer, para os outros nem tanto. Não esquecer que aquilo é um país do 3º mundo. [;)]

1200€ limpos é relativamente normal, é aproximadamente 1400€ + subsídio de refeição. Como é óbvio as viagens em trabalho são pagas (é assim em todo o lado) e as chamadas costumam ter um plafond.

Consultoras na área de gestão (para dar o litro e que eu conheça): KPMG, Mckinsey, BCG, Roland Berger, Accenture, Delloite, Ernst & Young, PWC.

Angola é bom para quem pode pedir aquilo que quer, para os outros nem tanto. Não esquecer que aquilo é um país do 3º mundo. [;)]

Quando diz que são para dar o litro , fala em horas diárias, fds? ou exigência?

sim isso é verdade não deve ser fácil, mas quem me vendeu a ideia falou em 5000€ Mês, e que é uma experiência rica tanto a nível profissional como pessoal. tem conhecimento sobre isto?

falo nisto pq estou receptivo a uma aventura internacional. daí andas à procura de testemunhos.

Obrigado

Voltar
Superior