Toyota Prius

E se em vez se estarem a criticar tão prontamente fossem procurar outras fontes da notícia para confirmar.

O mais natural era ser um problema de tradução ou de transcrição por alguém sem cuidado.

Encontrei esta notícia em Inglês:

http://news.cnet.com/8301-11128_3-9984384-54.html

e lá diz que o painel vai fornecer parte dos 2 a 5 KW necessários para o ar condicionado.

É claro que é pouco, mas se carregar as baterias quando o carro estiver parado, no final do dia é capaz de diminuir consideravelmente a necessidade de combustível.

mal nao fara de certeza, e qualquer melhoramento por muito pequeno que parece ja conta para alguma coisa. Quanto mais utilizaçoes os paneis solares tiverem mais necessidade havera para novos tipos com aproveitamento mais eficaz.

Se ficar com muito mais peso no tejadilho (e de certeza que sim), vai gastar mais combustivel, pneus...

Será que compensa? Para o AC? E se não usarmos o AC, está lá só mesmo a fazer peso?

Cumps

Eu não tenho nada contra a utilização de paineis solares nos automóveis, mas parece-me que este tipo de solução é mais marketing que realmente algo útil/eficaz.

De facto, é praticamente impossível que os paineis consigam produzir energia na sua vida útil, suficiente para amortizar o seu custo de aquisição.

Esta solução só é benéfica para quem não se importa de pagar mais para ser mais ecológico. E pessoas com este perfil são raras...

E mesmo assim... convém contabilizar a energia que é gasta e a poluição que é feita na produção dos painés...[;)]

pois eu acho bem, nem que seja para começar a implementação do painel fotovoltaico na industria automovel em massa e baixar custos, acho que neste momento só vai servir para:
- carregar baterias, quando ele está parado durante o dia, sem render nada.
- talvez, para o motor termico não ficar completamente frio e dai melhorar o consumo inicial quando este arranca.

Vamos ver quanto é que custa esta opção e o que realmente vai fazer, por enquanto fico á espera por dados concretos da toyota.

07.07.2008 - 12h49 AFP, PUBLICO.PT

O fabricante de automóveis japonês Toyota está a contar equipar, a partir de 2009, a terceira geração do modelo híbrido Prius com painéis solares para o sistema de ar condicionado, noticia hoje o diário económico japonês “Nikkei”.

Segundo este jornal, a Toyota vai colocar painéis solares Kyocera no tejadilho nas versões de gama alta do Prius. Estes painéis poderão gerar entre dois a cinco kilowatts de electricidade.

A confirmar-se a notícia, não comentada pela Toyota, o fabricante japonês torna-se o primeiro a incorporar um sistema de energia solar num modelo de produção massiva.

O Prius, de 1997 e redesenhado em 2003, foi o primeiro modelo fabricado a larga escala com um motor híbrido (que utiliza petróleo e electricidade).

Pessoal o que acham disto??

Se for REPOST os meus perdões...
Errado, já existe o Lancia Thesis que tinha o tejadilho com painéis solares precisamente para manter o A/C ligado[;)]

Claro que sim, mas a noticia é enganadora, só isso [;)]

Cool [;)]
Tirando os Lexus confesso que já olhei com um ar mais "desconfiado" para os híbridos em especial pela suas formas estéticas pouco consensuais (Civic e Prius), mas penso que caminhamos nesse sentido: soluções menos poluidoras. (eu já comecei a fazer a minha parte escolhi um dos executivos mais poupadinhos do mercado [:D])

Cool [;)]
Tirando os Lexus confesso que já olhei com um ar mais "desconfiado" para os híbridos em especial pela suas formas estéticas pouco consensuais (Civic e Prius), mas penso que caminhamos nesse sentido: soluções menos poluidoras. (eu já comecei a fazer a minha parte escolhi um dos executivos mais poupadinhos do mercado [:D])
Já não tens o Mazda? [s)]

Mas sim eu pessoalmente apesar de reconhecer que os Hibridos são apenas uma solução temporária até os vejo com bons olhos, em particular o Prius e os Lexus[br:)]

[:p]

acho que já há carros que usam células solares para renovação do ar (quando estão estacionados). quanto mais sol, mais energia para ir renovando o ar, menos aquece o carro estacionado [:D] é uma ideia gira.
esta aplicação do prius será um passo em frente.

Já há anos que ando a matutar nessa ideia. Não sabia que já estava a ser posta na prática.

E se houvesse parques de estacionamento (restritos ou não) onde os carros pudessem ser parqueados e injectar energia na REN? Com parquímetros invertidos que creditassem na conta do proprietário o valor da electricidade gerada???[;)]

Estes painéis poderão gerar entre dois a cinco kilowatts de electricidade.

LOOOOOOOOOOOOOOOL 2 a 5 kilowatts? Isso é mais do que o que vem do Sol!!! Quem escreveu esta barbaridade nem as conhece...

Num dia solarento, o mais que se consegue, com 1 metro quadrado de painéis normais, seria coisa de 0,2 kilowatts. Mesmo com painéis de 3 camadas (ainda em investigação) não se passaria dos 0,6-0,7 kilowatts.

1. penso que anda agora nos laboratorios uma nova geraçao de de paineis fotovoltaicos.

2. nao devem demorar muito a sair

3. nao sei quais sao os novos valores.

4. a toyota para mandar essa informaçao para fora la tera os seus motivos

1. Sim. Absorvem luz em 3 comprimentos de onda.

2. Estão em pesquisa ainda. Pelo menos 2-3 anos até às primeiras aplicações comerciais e depois, se tudo correr bem, mais 5 até à massificação.

3. Cerca de 2-3 vezes mais do que os actuais. São é bem mais complexos e caros!!!

4. A toyota não mandou essa info cá para fora. Isso é o jornalista que nem as vê. Deve ter confundido kilowatt com kilowatt-HORA.

Bem pelo menos ficava o parquimetro de borla [;)]

Se calhar dava para ir um pouco mais além disso...

Só se houvesse grande desenvolvimento da tecnologia.

Vamos supôr:

- área do tejadilho = 3 m2 (estou a ser generoso)
- potência obtida por unidade de área: 0.2kW (estou a ser generoso)
- preço paga por kWh = 0.15€ (estou a ser generoso)
- Estacionamento durante uma hora.

Ou seja:

quantia a receber = Área * potência/área * tempo * preço
quantia a receber = 3 * 0.2 * 1 * 0.15 = 0.09€.

Ou seja, 9 cêntimos por hora. Quando encontrarem estacionamento a 9 cent. por hora avisem que eu também quero. O retorno é tão baixo que não dava para a instalação das "tomadas".

Última edição:
Só se houvesse grande desenvolvimento da tecnologia.

Vamos supôr:

- área do tejadilho = 3 m2 (estou a ser generoso)
- potência obtida por unidade de área: 0.2kW (estou a ser generoso)
- preço paga por kWh = 0.15€ (estou a ser generoso)
- Estacionamento durante uma hora.

Ou seja:

quantia a receber = Área * potência/área * tempo * preço
quantia a receber = 3 * 0.2 * 1 * 0.15 = 0.09€.

Ou seja, 9 cêntimos por hora. Quando encontrarem estacionamento a 9 cent. por hora avisem que eu também quero. O retorno é tão baixo que não dava para a instalação das "tomadas".

O preço de compra da electricidade gerada por paineis solares é de 0,61 centimos kWh por decreto lei, se não estou em erro

o que já dá 0,366€ /h não paga o parquimetro mas dá um desconto simpático.

Voltar
Superior