Toyota Prius

O Prius e uma maneira de afirmaçao do tipo a dizer "sou ecologico" dai as celeberidades o comprarem.

Nao o comparem com o civic hybrid, porque o prius e um carro pensado desde o inicio p ser um hibrido enquanto que o civic e um carro normal no qual inseriram um motor electrico para uma versao especifica.

Nao digo que seja mau, mas e diferente.

Nunca teria um, tambem. Um bom diesel e mais agradavel e nao polui muito mais. Ah e e capaz de se mover com alguma celeridade.

O prius e um desperdicio de dinheiro e nao consome assim tao pouco.

Ja agora, essa coisa das baterias serem poluentes ao ponto de o prius ser mais poluente que um Hummer sao tretas. O presidente da toyota disse que as baterias tem um plano especifico de abate ou uma coisa assim.

O problema dos carros a gasóleo são as emissões de partículas, enxofre e NOx. Infelizmente vivemos na era do CO2 e esquecemos o resto.

Mas sim, concordo, o Prius é um carro para quem deseja mostrar que é "verde", embora o Civic Hybrid também se destaque agora do resto ao contrário do IMA. [;)]

O Prius e uma maneira de afirmaçao do tipo a dizer "sou ecologico" dai as celeberidades o comprarem.

Nao o comparem com o civic hybrid, porque o prius e um carro pensado desde o inicio p ser um hibrido enquanto que o civic e um carro normal no qual inseriram um motor electrico para uma versao especifica.

Nunca teria um, tambem. Um bom diesel e mais agradavel e nao polui muito mais. Ah e e capaz de se mover com alguma celeridade.

Ja agora, essa coisa das baterias serem poluentes ao ponto de o prius ser mais poluente que um Hummer sao tretas. O presidente da toyota disse que as baterias tem um plano especifico de abate ou uma coisa assim.

Vai ler o tópico lá do prius vs hummer... o que se criticava era a etapa de produção das pilhas, não do seu abate... [;)]

Discordo da questão da agradabilidade.
Eu tenho um diesel. O prius é muito mais agradável. Tem força a baixa rotação pois o binário é muito elevado e a nível de ruído não há comparação, embora o motor do prius seja barulhento em carga.
Era um carro que comprava, sem dúvida, se não me tivesse aparecido um negócio irrecusável...

Não sei se estás ao corrente, mas o prius possui um acumulador de calor que preserva a temperatura do líquido de refrigeração do motor até 2 dias à mesma temperatura...
A frio, arranca só com o motor eléctrico, como já pude constatar quando estive a fazer inúmeros test drive.
Gosto do civic, acho uma boa compra.
Gosto muito mais do prius e acho que é um carro que prima pela diferença.
O facto de andar só em modo eléctrico é uma experiência única, que o civic não consegue igualar. Quando o experimentei, fui de 0 até 75Km/h só com o motor eléctrico.
Equacionei em comprá-lo, pois a versão base ficava-me praticamente ao preço do civic, sendo que a versão mais equipada com estofos em pele ficava por menos de 30.000€... Valia a pena. Se me ficasse ao preço que realmente custa, pensava duas e três vezes, mas nunca muydando a minha opinião sobre o carro.

Não sei o que faz esse acumulador de calor, o que sei é que estive num encontro de hibridos (civics e prius) e quando fomos experimentar o prius assim que o condutor deu á chave o motor termico arrancou, a explicação foi essa que com o motor frio não arranca... e carga nas baterias ele tinha.

Não sei o que faz esse acumulador de calor, o que sei é que estive num encontro de hibridos (civics e prius) e quando fomos experimentar o prius assim que o condutor deu á chave o motor termico arrancou, a explicação foi essa que com o motor frio não arranca... e carga nas baterias ele tinha.

Das vezes que fui experimentar o prius, duas delas pegou-se no carro a frio. Foi fazer marcha atrás em eléctrico, arrancar em eléctrico, andar um bocado até a uma subida e depois lá entrou o térmico.
O acumulador de calor serve para conservar a temperatura do líquido de refrigeração, sendo o líquido bombeado para o mesmo.

Das vezes que fui experimentar o prius, duas delas pegou-se no carro a frio. Foi fazer marcha atrás em eléctrico, arrancar em eléctrico, andar um bocado até a uma subida e depois lá entrou o térmico.
O acumulador de calor serve para conservar a temperatura do líquido de refrigeração, sendo o líquido bombeado para o mesmo.

a marcha atrás é normal pois é o terceiro motor eléctrico (motor que gere a hsd) que a faz.
quanto a arrancar a frio......sempre que falei com propriétários deste, sempre falaram que só o faz a quente, por isso.....

tás enganado, pois o prius tem 2 motores electricos, tem o de 68cv que é força motriz e tem outro pequeno que faz a gestão do sistema hsd[;)]

Vais-me ter que mostrar onde isso está porque sinceramente nunca encontrei nada sobre isso.
O prius tem um motor eléctrico e um inversor, que tanto serve para retirar como carregar as baterias, gerido pela caixa de planetários.

PS: Vi agora que te referias ao gerador, mas este não gera potência para as rodas

Última edição:
é para isso que existem os foruns

27072007uu1.jpg

repara que os motores electricos tanto funcionam como gerador com motor.
pela toyota são chamados:

PSD = Power Split Device, componente que distribui a força motriz dos 3 motores que o Prius tem.
ICE = Internal Combustion Engine ou seja, motor a gasolina.
MG1 = Motor/Gerador eléctrico nº1
MG2 = Motor/Gerador eléctrico nº2
Sol = Componente do PSD que recebe/provoca a rotação do MG1
Portadora de planetas = Componente do PSD que recebe/provoca a rotação do ICE
Anel = Componente do PSD que recebe/provoca a rotação do MG2 e que se encontra ligado por corrente, redutoras e diferencial às rodas do Prius

O ideal pelo que leio e perante explicações tão diferentes sobre o modo de funcionamento do Prius vs HCH seria um pequeno resumo de funcionamento de ambos digo eu[;)]

essa foto é um prius 2006 em corte
acho que tens que ler um bocado sobre o prius

Sim, mas quando falo de um motor eléctrico, considero o motor como um todo, não como gerador e motor. O facto de possuir um gerador, faz com que seja possível o motor alimentar as rodas e a bateria ao mesmo tempo. Mas o gerador esta integrado no motor eléctrico, ou seja, no fundo é como se fossem um. Esse gerador, em carga máxima, ajuda a aumentar a potência do motor eléctrico, retirando mais cargas da bateria.
Já li muito sobre o prius, mesmo muito. Só depende de como vemos as coisas. [:D]

Sim, mas quando falo de um motor eléctrico, considero o motor como um todo, não como gerador e motor. O facto de possuir um gerador, faz com que seja possível o motor alimentar as rodas e a bateria ao mesmo tempo. Mas o gerador esta integrado no motor eléctrico, ou seja, no fundo é como se fossem um. Esse gerador, em carga máxima, ajuda a aumentar a potência do motor eléctrico, retirando mais cargas da bateria.
Já li muito sobre o prius, mesmo muito. Só depende de como vemos as coisas. [:D]

mas a propria toyota diz que são 2 motores electricos, tanto que a marcha atrás é feita pelo mg2, ou seja, o mais pequeno (o gerador dessa foto).
ele é o responsável pelo rodar do centro do sistema, e assim acoplar o termico, o electrico, os dois ou mesmo os 3, quando digo que o sistema do prius é complexo, não estou a brincar[:D]

Voltar
Superior