Tópico Porsche

Estás a dizer que há menos Ferrari a competir em marcas privadas? Gentleman drivers e classes amadoras?
Se reparares no WEC, a Ferrari domina mesmo nas classes amadoras. Isto porque tem um carro muito mais evoluído. E mesmo para quem compra os carros, o 458 acaba por ser a melhor escolha.
Quando tens um marca como a Porsche que já ganhou em campos tão diversos como Le Mans, Dakar, F1 e soma 28 000 vitórias em competição não podemos dizer que não chega a marcar terreno... é como o vento, vai e volta e por vezes faz muito estragos.

A Porsche actualmente ocupa uma posição em que nem é carne nem é peixe, já foi grande mas tal como a Alfa Romeo é uma sombra do que já foi...
A Porsche não é só 911, aliás a Porsche hoje em dia é mais(muito mais) Panameras, Cayenne, Macan's do que 911's!
A Alfa á cerca de 40 anos começou a decair até ao que é hoje, considero que a Porsche iniciou esse processo á cerca de 10...
Mas não tenham duvidas que a Alfa é um gigante adormecido da industria automóvel e um dos logótipos com mais carisma e valor neste meio! Esta marca com o posicionamento de mercado certo e muitos € em meia dúzia de anos ficaria enorme, coisa que não é fácil de conseguir(a Audi demorou cerca de 2 décadas).
A Porsche hoje em dia é uma maquina de fazer dinheiro, mas a aura especial que adquiriu ao longo de seis décadas de excelentes maquinas desportivas lentamente vai sendo transformada em € para o grupo e em carros banais... Como já disse, hoje em dia já ninguém ficaria surpreendido se a Porsche lançasse um segmento C a diesel, verdade ou mentira?
Alguns apontamentos.
A Porsche continua muito grande.

Cuidado quando se coloca Alfa Romeo e Porsche na mesma frase.
A Alfa faz carros que não impressionam, mesmo a melhor coisa que a Alfa fez nas últimas décadas, o 4C, espanta mais no papel que em estrada onde segundo a imprensa não chega nem para o Cayman nem para o Lotus. Portanto, há uma linha que separa [:D] uma marca que faz carros de outra que faz referências. Até pode ser uma trampa de um SUV, mas vais ver o que dizem sobre ele e é o melhor dos SUV, até a mim me aborrece isto.
No fundo é isso que ainda vai mantendo a imagem da Porsche, mesmo não estando a fabricar carros que representam o seu passado pelo menos fazem-no com a qualidade que a caracteriza.
A Porsche está longe de estar mal. Afinal vivemos num mundo capitalista, onde o dinheiro é tudo.
E nesse aspecto a Porsche está como peixe na água.
O problema é a sua "desvalorização" enquanto marca exótica. Aliás, será a Porsche ainda uma marca exótica?
E o maior problema será daqui a umas décadas, onde a marca será altamente desvalorizada. Um Cayenne alguma vez será um clássico de renome? E um Panamera valerá alguma coisa dentro de décadas? Um Macan será objecto de colecção naquelas garagens conhecidas?
Se hoje a imagem da Porsche está muito "gasta" nem quero imaginar o que será dentro de 30 anos...
Mas os alemães são muito isto...faltas-lhe "arte"! [;)]

Já o disse muitas vezes, a Porsche não tem de fazer carros de colecção, é uma marca muito mais humilde que isso, faz carros para estrada e não museus.
Teve um 914 e um 924 e não se perdeu mística nenhuma porque a filosofia estava lá. Estes dois não são própriamente máquinas de colecção mas o código genético da marca estava lá, isto entristece-me porque não o vejo num Cayenne ou Macan.

O 911 continua a ser muito exótico pelas soluções mecânicas e sensações que oferece.
Nenhum outro carro tem aquelas linhas, ou sequer parecido. Gosta-se, ou não, mas toda a gente reconhece a frente sorridente e a intemporalidade das proporções moldadas em redor de um motor no sitio errado.
O carro é absolutamente único, apenas a popularidade pode fazer com que olhemos para ele de uma forma menos especial.

Assiste-se é cada vez mais ao separar os icónes da restante familia.
Qualquer dia o 911 é uma marca por si só o que acho mal.:(

Última edição:
1743735_10152284216140446_1649306555_n.jpg

Il fut un temps où chez VW, on assemblait au même endroit des Cox, des coupés Karmann-Ghia et des Porsche 914...
(Excelente fotografia e passado industrial)

Sim, falar em fiabilidade de Ferrari e Porsche numa altura em que o supra-sumo GT3 está a ser alvo de recall por partirem as bielas é realmente oportuno.. :sh).

Eu estava a responder ao comentário do user Fatalit14. Pensei que ele se estava a referir ao 458 italia e não ao GT2 por isso mencionei os problemas do carro.

E não me interessa se arderam 3 GT3's, acontece um erro uma vez por acaso.
Já a Ferrari não pode dizer o mesmo, então antes do 360 Modena manter um Ferrari era uma dor de cabeça.

Fatalit14

Teve um 914 e um 924 e não se perdeu mística nenhuma porque a filosofia estava lá.

Ou um 912, que era um 911 de 4 cilindros.

A Porsche tem um passado com vários carros "mais modestos" e de partilha de componentes com a VW e só não sabe isso quem não quer.

A onda da porsche é e sempre foi muito condicionada pelo pragmatismo alemão, é mais a mentalidade do industrial e do engenheiro do que do designer ou do artista, tem mesmo alguns apontamentos de mau gosto, faz parte do seu ADN.

Estou a ver que é mais um tópico que tenho de deixar de ler, dado mais um desvio profundo terrorista em exponencial crescimento...:sh)

Para descontrair...

"A Fuga das Galinhas"

Com realização e papel principal por Zé Pedro Fontes e banda sonora do 6 cilindros boxer.

Agora mais a sério:

ON BOARD OMAÑA TC1- DRY - YouTube

A Porsche tem no 911 um carro que ao longo das décadas se revelou um excelente estradista, fez as delícias dos entusiastas dos trackdays, ganhou provas de resistência, ganhou provas de velocidade, quase que surpreendia nos ralis (ERC), ganhou um Paris-Dakar e hoje em dia até é possível pegar nos 911 Supercup e usá-los em ralis onde chegam a vencer WRCs da geração mais recente. A Porsche até vende carros ao público com homologação para competição.

Só falta mesmo ter um 911 a participar e ganhar a Red Bull Air Race.[:p]

Não é isto que cimenta a imagem de uma marca? Pegando por exemplo na Lancia, que anda pelas ruas da amargura e parece mais um morto-vivo mas na cabeça de toda a gente estão os Stratos, os Deltas e os Beta Montecarlo que apaixonaram milhões de pessoas entre os anos 70 e 90.

A Ferrari, por exemplo, deve o seu encanto e magia aqueles modelos do passado já esquecidos ou aos feitos que conseguiu nas pistas e aos modelos que perduram na mente dos entusiastas? Alguém imagina a F1 sem a Ferrari?

"Win on Sunday, Sell on Monday". Hoje já não será tanto assim, o Mundo evolui e as modas/vontades também mas as marcas têm que ter um ponto de contacto com o público. Eu olho para a Audi e é impossível não associar estes conceitos. Em 20 anos construíram tudo o que têm em cima da sigla "Quattro", com sucessivos programas desportivos e ninguém quer saber da "aura" que possa ou não ter.

Já tinha referido anteriormente que com os lucros do Panamera e Cayenne e Macan, é possível termos 911, e s respectivas versões GT.

Aliás acho que muitos de vós se esquecem que os tempos mudaram e há bastante mercado para os Cayennes e Panameras, e há quem os compre. Lógico que esse segmento dá dinheiro, seriam muito ingénuos se não quisessem a sua share do mercado.

Inclusive já se fala de SUV da Bentley.

E em minha modesta opinião, seja um 924 ou um Panamera a passar por mim, não deixo de olhar. ( Acho o Panamera muitíssimo feio, mas tenho 100% de certeza que se o conduzisse, mudaria de ideias).

Também acho o FF muito feio e não deixa de ser um carro muito apetecível no mercado...

E esquecem se que há inclusive Jaguars baratos, Ferraris também baratos.. mas não deixam de ser luxuosos ou com o típico ADN da marca.

Porsche : Le retour du 4 cylindres confirmé
(...)
"On en parle depuis quelques années déjà mais ne voyant rien venir, les bruits de la rumeurs se sont faits moins forts jusqu’à cette fin de semaine. Et Porsche de faire savoir que des moteurs à 4 cylindres vont revenir au catalogue de la marque dans les prochaines années.

C’est lors d’une interview donnée aux rédacteurs de la revue allemande Auto Motor und Sport que le patron de Porsche, Matthias Müller, a bien confirmé que son entreprise allait poursuivre dans la voie du downsizing dans les prochaines années.

Il a expliqué que cette politique du downsizing passera obligatoirement par l’introduction d’un nouveau bloc moteur à quatre cylindres dont on ne sait rien au sujet de l’architecture (L4 ? H4 ? V4) mais dont la puissance pourrait aller si besoin jusqu’à près de 400 ch. Matthias Müller a clairement expliqué que nous découvrirons ces moteurs sur la prochaine génération du couple Boxster/Cayman (2018 ou 2019). Une des versions de ce 4 cylindres pourrait aussi venir sur la 911 pour faire l’entrée de gamme mais cela reste pour l’instant à confirmer.

Mais ce n’est pas tout et nous nous en doutions depuis de nombreux mois, le tout nouveau SUV Macan recevra sous son capot, avant la fin de l’année, un ou plusieurs moteurs 4 cylindres (2.0 L TSI/TFSI ? 2.0 L TDI ?) afin d’élargir son panel de clients potentiels et d’abaisser le mix CO2 de la gamme.

On en sait pas plus pour le moment mais pour les Boxster et Cayman, on espère quand même un ou plusieurs blocs à plat et non en ligne… A suivre.(...)"Em Porsche : Le retour du 4 cylindres confirmé

"(...)No pódio interno do grupo, a Porsche é a marca mais lucrativa já que rende ao consórcio 16.640 € por cada um dos 155.000 carros vendidos em 2013. Segue-se a Bentley (15.900 €/10.564 unidades), a Audi (com Ducatti e Lamborghini) que ganhou 3698 € por cada uma das 1,349 milhões de unidades. Na marca mãe, a VW, ganhou por cada um dos 4,704 milhões de unidades: 695 €.(...)"Em abola.pt

Última edição:
(...) na realidade, a Porsche continua a fazer bons automóveis, (...) mesmo que signifique a banalização.(...)

Há aqui uma particularidade na Europa o SUV e o factor de combustível diesel faz mossa e qualquer marca automóvel adere a esta quase exigência do comprador, em contrapartida observa a venda da marca alemã no EUA.
Na RPC também é similar à Europa.

A FCA com a questão Ferrari trava drasticamente a produção, com a Maserati dispara a produção e último respectivo exercício de venda da marca no entanto esta muito dificilmente terá a questão da banalização do produto em causa na Europa ou no Mundo.

Ontem na zona da Foz, Porto, deixei entrar num cruzamento um Cayman S novinho em folha à minha frente, 03/14.

Já tinha visto alguns, mas nunca assim tão perto nem com tempo para apreciar e a verdade é que tem uma presença incrível o bicho. A traseira desta geração veio sem dúvida trazer muito mais músculo e personalidade quando comparado com a geração anterior.

Fiquei ainda mais fã!

Voltar
Superior