::::: Tópico Dos Radares :::::

Aqui é só gente stressada e zangada com a fiscalização.

Gente assim é um perigo na estrada e não há desculpa.

O CE é bem claro no que toca a tolerâncias e vocês sabem muito bem apartir de que excesso é que a fiscalização autua. Mas vocês ao invés de moderarem o vosso andamento, colocando-se nos limites em que eles não pegam, não. Preferem andar a travar e a acelerar a moderar a velocidade estando mais preocupados com o que está na berma do que com o que se passa na via de rodagem.

Assim não admira que dêem em malucos. [:)]

Última edição:

O CE é bem claro no que toca a tolerâncias e vocês sabem muito bem apartir de que excesso é que a fiscalização autua. Mas vocês ao invés de moderarem o vosso andamento, colocando-se nos limites em que eles não pegam, não. Preferem andar a travar e a acelerar a moderar a velocidade estando mais preocupados com o que está na berma do que com o que se passa na via de rodagem.

A minha opinião é que a Polícia devia intensificar a fiscalização aos excessos de velocidade cometidos dentro das localidades, onde existe convivência com peões, crianças e utentes vulneráveis. Aí eu respeito na totalidade os limites impostos!

Eu tento andar sempre nos limites em que não é costume autuarem, se bem que às vezes faço algumas incursões superiores. Mas, nunca travo quando avisto um radar, porque aí considero que a emenda é pior que o soneto! Muito menos travagens bruscas que potenciam em muito os acidentes!
Mais vale perder um minuto numa vida que uma vida num minuto!

Eu percebo o que queres dizer e concordo. Relativamente ao que estava a ser falado, o que chateia não é a fiscalização. É a caça à multa que não previne nada.
Se tiveres um carro caracterizado a circular numa qualquer via, é natural que quem lá circule tenha os limites em atenção. Se o carro for descaracterizado ou se for um radar escondido no mato, não previnem nada porque as quem iria ultrapassar os limites vai fazê-lo na mesma por não saber que está a ser controlado.
Imagina que és atropelado numa rua qualquer porque um marmanjo ia em excesso de velocidade e não travou a tempo. E por acaso até sabes que 20 metros antes está lá um radar escondido com um carro das autoridades descaracterizado. Aposto que irias ficar f*dido por não ser uma viatura caracterizada, que poderia ter levado o marmanjo a abrandar e a não te atropelar...

Tenho carta há 10 anos e conduzo uma média de 30 mil km por ano. Nunca apanhei uma multa, seja de estacionamento, velocidade ou álcool (muita vez já fui parado e soprei ao balão, sempre com 0.0). Por isso não me digam que estou "aziado" com as forças da lei porque não é o caso.
E acho muito bem que fiscalizem preventivamente! Já a caça à multa (embora quem seja apanhado o seja por estar a infringir a lei) acho que é mesmo à f*lho da p*ta!

Just my 2 cents [:cool:]

Nessa zona o limite não é 80km/h? Se ele ia com o Saxo, mesmo que fosse pedal a fundo, na melhor das hipóteses é uma CO leve. Senão, ainda leva é uma por ir a embaraçar o trânsito. [:D]

O limite ali é 100 km/h.

A zona em causa é o km 4, que para além da curva do palácio, é a zona onde apanho mais acidentes.

Com o Saxo, e como por norma entro no nó do Hospital, nem a 60 passo pelo radar, quanto mais em excesso.[:)]

Mas não, de momento faço-me tratar na outra.[;)]

Eu percebo o que queres dizer e concordo. Relativamente ao que estava a ser falado, o que chateia não é a fiscalização. É a caça à multa que não previne nada.
Se tiveres um carro caracterizado a circular numa qualquer via, é natural que quem lá circule tenha os limites em atenção. Se o carro for descaracterizado ou se for um radar escondido no mato, não previnem nada porque as quem iria ultrapassar os limites vai fazê-lo na mesma por não saber que está a ser controlado.
Imagina que és atropelado numa rua qualquer porque um marmanjo ia em excesso de velocidade e não travou a tempo. E por acaso até sabes que 20 metros antes está lá um radar escondido com um carro das autoridades descaracterizado. Aposto que irias ficar f*dido por não ser uma viatura caracterizada, que poderia ter levado o marmanjo a abrandar e a não te atropelar...

Excelente exemplo!

Fiscalizar às escondidas em nacionais com estradas com boa visibilidade, meia dúzia de casas esparsas, onde não passa um cão mas há plaquinhas de 50, a caçar malta a 70 e 80 e a dizer que a infracção foi cometida dentro de uma localidade:sh):sh):sh)...

Que raio de prevenção é essa?

CumpS

O CE é bem claro no que toca a tolerâncias e vocês sabem muito bem a partir de que excesso é que a fiscalização autua. Mas vocês ao invés de moderarem o vosso andamento, colocando-se nos limites em que eles não pegam, não. Preferem andar a travar e a acelerar a moderar a velocidade estando mais preocupados com o que está na berma do que com o que se passa na via de rodagem.

Tenho carta há 10 anos e conduzo uma média de 30 mil km por ano. Nunca apanhei uma multa, seja de estacionamento, velocidade ou álcool (muita vez já fui parado e soprei ao balão, sempre com 0.0). Por isso não me digam que estou "aziado" com as forças da lei porque não é o caso.
E acho muito bem que fiscalizem preventivamente! Já a caça à multa (embora quem seja apanhado o seja por estar a infringir a lei) acho que é mesmo à f*lho da p*ta!

Prevenção?? Muito precisam as pessoas de prevenção, é uma coisa impressionante! :sh):sh):sh)

Precisam de "prevenção" para saber que o tabaco faz mal? Precisam de "prevenção" para saber que ter relações sem preservativo pode resultar num filho? Precisam de "prevenção" para saber que se queimam se puserem a mão numa chapa quente??

As pessoas têm de deixar de querer andar sempre no limite do desafio à lei e aprender a ajustar a condução às regras existentes! Um troço tem velocidade limitada "X"? Quer pelas suas características, quer pela sinalização? Simples: aprendam a estar de acordo com a forma como têm de estar nesse local!

Eu também me preocupava pouco com os limites, até que elas me começaram a cair no pêlo e a doer a sério. Aprendi após a 3.ª (normalmente já se é burro quando se precisa de 3 tentativas para aprender, mas muitos nem assim), mas -guess what- a partir do momento em que percebi "ok, tenho de cumprir as regras senão lixo-me mesmo a sério", nunca mais tive multas por excesso de velocidade. E nem por isso passei a fazer menos kms.

O que mais me espanta é isto: as pessoas andam informadas, diariamente têm conhecimento de que alguém foi multado (quando não é o próprio) e mesmo assim continuam a "precisar" da prevenção - que no fundo é só ser prevenido de que não se está a ser observado, que é para andar à vontade. Só se cumpre quando se sabe que está alguém a "ver" - eh pá, só me ocorre uma palavra para isto, que começa em "hipo" e acaba em "sia", mas deixo a difícil charada para vocês resolverem...

Última edição:
Isso é tudo menos prevenção. A própria força de segurança usa a palavra da charada do LinoMarques quando chama ao seu modus operandi de prevenção.

Prevenção para mim era estarem nos estrangulamentos de via a ver quem entra zebra adentro para passar mais um mesmo que o empurre para a berma, prevenção era estar nas AE nas zonas de 3 vias ver quem anda a ultrapassar moscas na faixa do meio, prevenção era estar na zona dos semáforos de redução de velocidade perto das escolas onde muita malta, principalmente camionistas é daltónica... o que não falta é exemplos de sítios onde poderiam fazer verdadeira prevenção à sinistralidade rodoviária.

Ainda a semana passada coloquei aqui um exemplo de como poderiam ter o radar a fazer prevenção de forma correcta. Deixavam de estar numa recta com 200m de visibilidade para estarem após um semáforo de acesso ao centro da aldeia/vila e junto a uma creche a fazer prevenção de 2 formas: velocidade e passar vermelhos à porta da creche.

O mesmo poderia ser feito à porta da escola da minha filha em que tem lá um semáforo de 50 e em cada 5 vezes 1 carro passa no vermelho e embora seja semáforo de velocidade é quando ele fecha que quem vem da escola entra na N109. Sigam o caminho aqui marcado. Ponto A excelente sítio para o carro estar à espreita de quem passa vermelhos, ponto B o acesso até à escola. Se seguirem o caminho inverso vêm que quem vem da escola não tem visibilidade para entrar na N109 à vontade e tem que aproveitar muitas vezes o semáforo vermelho. http://goo.gl/maps/QWaeD

Ganhavam bem mais do que com o radar mas se quisessem juntavam o útil ao agradável e tinham na frente o radar. Com sorte ainda era tipo promo ou tipo champô: 2 em 1 :sh)

Relativamente à palavra prevenção, a mesma pode ter os seguintes significados:

3. Aviso prévio.

4. Precaução.

Qual é a parte do aviso prévio que as autoridades fazem que os condutores não percebem e assim a não sabe se precaver contra a "caça à multa" ? [:D]

Relativamente à palavra prevenção, a mesma pode ter os seguintes significados:

Qual é a parte do aviso prévio que as autoridades fazem que os condutores não percebem e assim a não sabe se precaver contra a "caça à multa" ? [:D]

Simples: se souberes onde eles estão, sabes que podes acelerar, exceto naqueles locais. Se não souberes, ficas com medo de acelerar porque nãp sabes se estarão no local onde estás a passar.

Para quem fala de caça à multa, vejam só. Entre 2006 e 2008, em Portugal houve 9 multas de excesso de velocidade por cada 1000 habitantes por ano. Na Holanda, 558 e na Suiça, 335. Fonte: http://archive.etsc.eu/documents/Final_Traffic_Law_Enforcement_in_the_EU.pdf

Na descida para a curva do palácio é 80, mas a seguir passa para 100, acho que não volta a diminuir... :confused:

https://www.google.pt/maps/@38.7486...ata=!3m4!1e1!3m2!1s5KRTFossH532tWidtE5TGA!2e0

15ib601.jpg

No sentido Sintra/Lisboa, acho que um pouco depois do Hospital, já perto da zona da Damaia/Alfragide/etc., baixa para 80km/h outra vez. E não estou a falar de Pina Manique, estou a falar uns quilometrozitos antes.

Prevenção?? Muito precisam as pessoas de prevenção, é uma coisa impressionante! :sh):sh):sh)

Precisam de "prevenção" para saber que o tabaco faz mal? Precisam de "prevenção" para saber que ter relações sem preservativo pode resultar num filho? Precisam de "prevenção" para saber que se queimam se puserem a mão numa chapa quente?? ...

Com o devido respeito mas confundes informação com formação.

As pessoas estão informadas.

Prevenção, diz respeito a prevenir acidentes.

Há uma franja de cidadãos que gostam de ser mais papistas que o papa e são facilmente reconhecíveis com expressões de calibre semelhante a:

Vamos além da Troika, temos legislação mais severa que na Suíça, temos de ser tão ou mais competitivos que os Alemães, etc...

O problema é... ignorância e complexo de inferioridade. Comparam realidades diferentes, esperando resultados iguais.

No mínimo quem diz tais dislates são seres que passam a vida sentados a polir as cadeiras e que julgam que saber académico ou título académico equivale a sapiência e que todos os outros se devem vergar à sua eminência.

Há também o um vício que foi herdado do Salazarismo e é useiro e vezeiro nos justiceiros; O tuga é ignorante e tem de apanhar no lombo para aprender.

Curioso que quem profere tais afirmações está quase sempre entre os mais servis e desprezados socialmente, vulgo lambe-botas.

Vou-me abster de repisar outra vez o conceito de prevenção que alguns "users" antes de mim explicaram muito bem.

Quando este país tiver nacionais e ICs onde se pode circular a 90Km/h sem ter sinais de 200 em 200 metros com cadência 70, 50, 90 ,40 etc. podem "prevenir" à vontade.

Obedecer à sinalética tal qual está, é completamente aberrante. Aliás se fosse estritamente respeitada a principal estrada nacional do país estaria pura e simplesmente transformada num caos, seria intransitável.

Quando no país deixarem de transformar IPs em pseudo Aes pagantes, empurrando a malta para estradas sem condições onde se circulava há 30 anos, então sim, poderão "prevenir".

O que acho da maior parte destas operações às escondidas nem sequer digo, não sei porquê faz-me lembra a velha senhora e hábitos pidescos.

Como alguém disse e muito bem a divisão de trânsito da PSP e BT, são braços armados da AT/finanças, tão só. Senão como explicam os objectivos em multas? Se falássemos em verdadeira prevenção, não seriam os objectivos fixados por sinistralidade?

Não neste país ainda vigora bem enraizada em muitos justiceiros de algibeira, a mentalidade pequena da bufaria, da mesquinhez e da mania de querer ser o que nunca poderemos ser. Pior mesmo é o espírito de sado-masoquismo rebaixando-nos voluntariamente à condição de eternos coitadinhos e ignorantes a pretender ficar com as migalhas dos outros.

Obedecer a tudo o que é imposto é mais importante que ter um espírito livre e crítico e lutar para que as coisas melhorem, sim porque eles é que sabem e nós temos o direito a estar calados e comer umas migalhas. Esse tipo de espírito trouxe-nos onde estamos. O exemplo é visível nas contestações às portagens, toda a gente está contra...no café, quando é preciso lutar; Bom, não posso porque...

CumpS

Voltar
Superior