citação:Originalmente colocada por jpereira
Honda Jazz 1.2:
- ECM ( mesmo os não abrangidos pelo famoso recall)
- Embraiagem ( desgaste prematuro)
- EGR ( cada vez mais frequente...)
- Direcção (caso esporádicos)
De que mês e ano é o teu Jazz?
Qual o sintoma que teve que justificou a troca de ECM? Motor lento e/ou consumos elevados?
Pergunto isto porque um familiar tem um Cool A/C (ar condicionado pedido na compra e veio assim já montado de fábrica) de Maio de 05, até agora o único e grande problema é que aquilo arrasta-se a sério, é mesmo muito lento.
Mas é muito económico, pudera às velocidades que aquilo anda.
O mais estranho é que quando ele o comprou fizemos um test-drive num do vendedor, com apenas 3 mil km e também Cool mas sem A/C (já pensei que o problema pudesse estar em algum atrito ou peso do sistema ar condicionado) e andava muito mais! Ele costuma fazer com o Jazz dele o mesmo percurso (subida muito íngreme, onde no teste drive o carro até se aguentou muito bem) várias vezes, e o do vendedor aguentou muito mais a terceira, o do meu familiar quase que tem de começar a subida em segunda! Já para não falar de outras situações, o carro é mesmo uma arrastadeira do caraças! Ele também fez uma fraca rodagem ao carro (poucos esticões, principalmente em AE), mas o carro anda tão pouco que não dá nem convida a esse tipo de condução. Ele diz que notou uma ligeira melhoria por volta dos 10.000 (na minha opinião continua uma lesma), e com gasolina de 100 octanas o carro fica um nadinha melhor, mas mesmo assim é muito lento.
É pena que a Honda tenha estragado um dos melhores 1.2 do mercado, que tinha uma excelente relação prestações/consumos. Isto, claro, na antiga versão com acelerador cabo. Com estas tretas da poluição que obrigaram ao uso do acelerador electrónico arruinaram as prestaçoes e reduziram os consumos em apenas décimas... [8] Se ao menos ficasse a andar como o do vendedor já não é mau. Provavelmente o vendedor deve ter dado uns valentes esticões ao carro de test-drive, mas acreditem, o Jazz do meu familiar é tão lento tão lento, que não chega para isso.
Vou-lhe falar nisso da ECM para ver se ele fala com o concessionário. Mas na altura que ele comprou o carro eu li aqui no Fórum essa situação do recall, ele contou ao vendedor e ele disse que foram todos chamados e ficou tudo resolvido...
Existe aqui um user no fórum (penso que é o jaffa) que também se queixa de fracas prestações, mas também de consumos elevados no Jazz dele. Esse é um problema que o Jazz do meu familiar não tem, o carro dele gasta muito pouco (mas ele também anda sempre a ritmos moderados), tem cerca de uns 30.000km e mete sempre gasolina Galp 95 no mesmo posto de abastecimento.
Desculpem o testamento. [|)]
NOTA importante: eu penso que o Jazz do vendedor também tem acelerador electrónico, pelo menos já é o pós-restyling, pois também tinha discos atrás (como o do meu familiar). Vou tentar apurar isso, pois faz uma grande diferença, como calculam. Mas quase de certeza que é de acelerador electrónico.