WTCC: Ribeiro satisfeito com o campeonato que tem
Data: 24/04/2014 14:50
"Num artigo de opinião na edição desta semana da revista britânica
Autosport, François Ribeiro, o novo homem forte do Campeonato do Mundo FIA de Carros de Turismo (WTCC), mostra-se satisfeito com o actual estado do campeonato.
Para além de destacar o sucesso de bilheteira em Paul Ricard, cerca de 29,000 espectadores, de acordo com números oficiais, o responsável da Eurosport Events para o campeonato interroga-se porquê que a nova regulamentação não foi introduzida mais cedo.
"Quando eu vi os TC1 a passar e depois os TC2, fiquei a perguntar-me porque não fizemos esta mudança antes. Os carros parecem mesmo carros de corrida agora - são muito agressivos e assim é que está certo. É um espectáculo melhor para os telespectadores e espectadores na pista", escreveu.
O dirigente francês, que veio substituir este ano Marcello Lotti, realçou também que o campeonato
"não perdeu o seu DNA", pois apesar do maior downforce dos novos carros,
"porque houve muitas ultrapassagens".
Quanto ao absoluto domínio da Citroen neste início de temporada, Ribeiro diz que
"não acredita que a diferença que a Citroen tem sobre a Honda, Lada e Chevrolet esteja no dinheiro. Eu penso que é tempo. Eles começaram a desenvolver o C-Elysee em Julho de 2013, enquanto a Honda começou em Janeiro e a RML e a Lada em Janeiro", acrescentando também que
"o WTCC não é um campeonato onde haja Balanço de Performance, como por exemplo o WEC. No final, se a Citroen trabalhar melhor, fez mais testes e tem os melhores pilotos, da forma como está estruturado o campeonato, eles irão continuar a dominar as qualificações e a primeira corrida, e na segunda corrida terão que partir do meio do pelotão."
Ribeiro disse também que espera que a Honda, Lada e Chevrolet sejam capazes de encurtar a diferença e que a Eurosport Events, como promotora do campeonato, irá continuar a apoiar as estruturas privadas presentes no mundial, num ano em que o preço da compra das viaturas disparou."
Em www.sportmotores.com