Tópico do WTCC

O regulamento falha a partir do momento que coexiste gasolina e gasoleo.

Se adaptam bem o regulamento não deve haver razão de queixa porque todos são afectados na mesma.

Ainda assim não é tão invulgar incidentes com o safety car:

YouTube - choque a piloto de F1 crash with safety car

YouTube - Nick Heidfeld y el Medical Car

YouTube - Huge Crash at Spa Francorchamps

Outra coisa.... é normal a porta do condutor abrir com uma pancada por detrás?

O Cruze abriu a porta... deve ser um sistema e ejecção rápida! ;)

Abraço,
A2day

Mas nenhum como o de hoje.

Estás a falar da porta do safety car? Parece que é "normal", a do BMW também abriu.

O choque aconteceu na zona de suporte da porta.

O condutor do SC bem se pode dar por satisfeito por ter saído inteiro do embate. É que se tivesse batido na porta, em vez de ter sido na roda, ele dificilmente sairia do acidente, visto que o SC não tem qualquer rollcage e é uma viatura comum à de todos nós.

O condutor do SC bem se pode dar por satisfeito por ter saído inteiro do embate. É que se tivesse batido na porta, em vez de ter sido na roda, ele dificilmente sairia do acidente, visto que o SC não tem qualquer rollcage e é uma viatura comum à de todos nós.

Exactamente, os Safety Car´s por norma, são carros completamente de série e o piloto do Safety Car é obrigado a usar o fato de competição e o capacete, como se fosse competir.

Com carros tão díspares é complicado encontrar um equilibrio. Acho que não é preciso uma eternidade para se chegar a essa conclusão. Ou então faziam classes distintas.

Quanto ao acidente com o SC, eu nem queria acreditar naquela trapalhada. Às vezes cometem-se erros nestas coisas que parece que estamos a assistir a um campeonato regional com todo o amadorismo. Acidentes acontecem mas alguém que conduz um SC devia saber que é perigoso servir de parede a seguir a uma curva cega.
O Engstler disse que viu a placa do SC ser mostrada mas não podia levantar muito o pé naquela curva senão fazia um pião. E a seguir à curva depara-se com aquele obstáculo sem espaço para se desviar... não havia nada a fazer.
Eu acho que ele devia ter pontos porque ia à frente num circuito onde é complicado ultrapassar, sem TDI's a chatear... tinha boas hipóteses de vencer, o que não é comum para ele. Eu tinha ficado muito lixado com a situação.

O regulamento falha a partir do momento que coexiste gasolina e gasoleo.

Se adaptam bem o regulamento não deve haver razão de queixa porque todos são afectados na mesma.

Os regulamento falham é quando tentam compensar a falta de competividade dos diesel em competição. Se os regulamentos fosse iguais para todos já não havia confusão, defenia-se de forma clara a cc maxima dos motores, pressão e tamanho maximos dos turbos e as dimensões dos restritores iguais para os otto e diesel depois quem tivesse unhas é que tocava guitarra.

Os regulamento falham é quando tentam compensar a falta de competividade dos diesel em competição. Se os regulamentos fosse iguais para todos já não havia confusão, defenia-se de forma clara a cc maxima dos motores, pressão e tamanho maximos dos turbos e as dimensões dos restritores iguais para os otto e diesel depois quem tivesse unhas é que tocava guitarra.

Os carros a gasolina não têm turbo.

Os carros a gasolina não têm turbo.

Eu sei, onde queria chegar era ou deixavam os Otto usar turbo nas mesmas condições dos diesel ou proíbiam os turbo e os diesel que se safassem com motores normalmente aspirados, deviam era correr todos nas mesmas condições.
No Lemans series é a mesma "balburia" por causa dos diesel

Eu sei, onde queria chegar era ou deixavam os Otto usar turbo nas mesmas condições dos diesel ou proíbiam os turbo e os diesel que se safassem com motores normalmente aspirados, deviam era correr todos nas mesmas condições.
No Lemans series é a mesma "balburia" por causa dos diesel

O problema é que isto é um conflito de interesses. A SEAT quer promover os TDI. A BMW, por seu lado, não vai fazer um motor turbo a gasolina de propósito nem parece também interessada em introduzir um diesel, senão acho que já o tinha feito.

Não antevejo um final muito feliz para isto. Acho que se não permitirem aos TDI serem competitivos, a SEAT sai. Se os deixam "abrir a goela", os BMW vão por ali abaixo nas classificações e também não estão para isso - saem.

Parece que a partir de 2011, há acordo para usar motores 1.6 turbo a gasolina, ou seja, regulamento S1600 em detrimento do S2000. Mas isto é em 2011. Como é que vai ser até lá? Agora pega-se em qualquer coisinha, seja 50 rpm que o carro fez acima do permitido durante uma redução, 0.007 bars a mais no turbo... chegou-se um bocado ao ridículo mas é aí que se chega quando se tenta controlar as coisas através das proibições.

Já agora, acerca do SC, ele não tinha permissão para entrar em pista. O procedimento para a sua entrada estava em andamento (bandeiras amarelas e amostragem da placa "SC"), mas a luz verde para o carro entrar em pista ainda não tinha sido dada. Já agora, alguém sabe quem era o piloto do SC? [:D]

Pelo que me apercebi, a FIA para os motores a gasóleo, colocou uma pressão permitida, mas ainda dava umas largas décimas de margem (o que era estúpido).

Como neste início de época estavam demasiado rápidos, tirou a margem que dava e passou a apenas deixar a pressão permitida. Por seu lado, a SEAT pediu para que não fosse dada "margem" para lá das rotações permitidas... o que levou a desclassificações na qualificação por diferenças de poucas rotações... que até à SEAT afectou.

Pelo que percebo, as regras estavam lá mas a FIA estava a ser benevolente. Com a supremacia que estava a acontecer, aplicou-as.

É que não eram os BMW que estavam lentos (a competição com os Chevrolet existe)... os SEAT é que estavam demasiado rápidos... por causa do regulamento

Quanto ao SC... então bandeiras amarelas em toda a pista e placa do SC a ser mostrada e não tinha permissão para entrar? iam andar mais uma volta sem SC? Ele devia era ter entrado mais cedo.

Pelo que me apercebi, a FIA para os motores a gasóleo, colocou uma pressão permitida, mas ainda dava umas largas décimas de margem (o que era estúpido).

Como neste início de época estavam demasiado rápidos, tirou a margem que dava e passou a apenas deixar a pressão permitida. Por seu lado, a SEAT pediu para que não fosse dada "margem" para lá das rotações permitidas... o que levou a desclassificações na qualificação por diferenças de poucas rotações... que até à SEAT afectou.

Pelo que percebo, as regras estavam lá mas a FIA estava a ser benevolente. Com a supremacia que estava a acontecer, aplicou-as.

É que não eram os BMW que estavam lentos (a competição com os Chevrolet existe)... os SEAT é que estavam demasiado rápidos... por causa do regulamento

Quanto ao SC... então bandeiras amarelas em toda a pista e placa do SC a ser mostrada e não tinha permissão para entrar? iam andar mais uma volta sem SC? Ele devia era ter entrado mais cedo.

Pois, acho que é isso mesmo.

Sim, o SC ainda não tinha ordem para ir para a pista. Foi o que li:

The FIA World Touring Car Championship organization confirmed today what TouringCarTimes.com reported two days ago: The safety car driver did not have permission to exit the pits.
"The investigation ascertained that, although the FIA Race Director had started the safety car procedure alerting the marshals for waving the yellow flags and showing the SC boards, the safety car driver had not been given the go," said an official statement from the FIA WTCC organisation.

By Johan Meissner

"He left the pit lane on his own, steering in the middle of the track instead of using the acceleration lane."

No blame is put on Franz Engstler who was unable to avoid the safety car, but crashed straight in to it and retired from leading the race.

"The data logged by the ECU of Engstler’s BMW showed that he actually slowed down and braked as he saw the yellow flags and SC boards on the main straight."

Instead the panel of Stewards of the race recommends sanctions against the officials in charge of the safety car during the race at Pau.

"The Stewards, taking into account the gravity of the facts, decided to forward their report to the FFSA (French sporting authority), recommending to take appropriate sanctions against Philippe Cholet and Jean-Pierre Colas who were in charge for the safety car and any other responsible official."

Eu também já tinha lido a notícia sobre o SC e foi por isso que perguntei. Com bandeiras amarelas e placa de SC a ser mostrada, se não deram permissões a ele entrar, então quando é que ele ia entrar?

É que não esquecer que um dos BMW incendiou-se dentro da pista.

Por isso, a desculpa parece-me um bocado sem lógica.

Devia era ter entrado mais cedo e ter ficado à espera dos carros no final da recta... mas eu não sou director da corrida.[:D]

Ahead of the 2009 season the maximum turbo pressure for the turbo diesel powererd SEAT's was set to 2.5 bar.

With this limit came a variable tolerance of the pressure which depends on the atmospheric pressure and temperature, established race by race.

After the previous race at Marrakech, Africa, SEAT say that the variable tolerance has been removed which has led to the catastrophic pace of the turbo diesel powered SEAT's at Pau.

http://www.touringcartimes.com/

Eu também já tinha lido a notícia sobre o SC e foi por isso que perguntei. Com bandeiras amarelas e placa de SC a ser mostrada, se não deram permissões a ele entrar, então quando é que ele ia entrar?

É que não esquecer que um dos BMW incendiou-se dentro da pista.

Por isso, a desculpa parece-me um bocado sem lógica.

Devia era ter entrado mais cedo e ter ficado à espera dos carros no final da recta... mas eu não sou director da corrida.[:D]

Isso já são decisões do director de corrida. Se ele não o fez entrar antes, talvez não tenha havido tempo e para evitar o que acabou por acontecer, teria outra solução... Só perguntando-lhe.
Mas tudo isto podia ter sido evitado, bastando que o SC tivesse usado a faixa de aceleração em vez de ir para o meio da pista. Dessa forma, o piloto teria conseguido abrandar em segurança, sem bater em nada.

WTCC: Safety-Car dado como culpado

Data: 19/05/2009 16:33

O acidente que envolveu no passado domingo o "Safety-Car" do Circuito de Pau e o BMW de Franz Engstler na segunda corrida do FIA WTCC foi investigado por um painel de comissários, que concluiu que o condutor "Safety-Car" actuou à revelia do Director de Corrida.

O Director de Corrida da FIA, o português Eduardo Freitas, deu ordens aos comissários para mostrarem as placas de SC e bandeiras amarelas, não tendo, no entanto, dado ordens para que o carro da segurança entrasse em pista. Este, por iniciativa própria, entrou em pista, desrespeitando a linha de aceleração e provocando um aparatoso acidente na Curva 1.

Os comissários também recomendaram à FFSA, federação francesa, para tomar as devidas sanções a Philippe Cholet e a Jean-Pierre Colas, que estavam responsáveis pelo "Safety-Car", e a qualquer outro oficial que tenha sido responsável por este erro grosseiro.

Fonte: sportmotores.com

Ahead of the 2009 season the maximum turbo pressure for the turbo diesel powererd SEAT's was set to 2.5 bar.

With this limit came a variable tolerance of the pressure which depends on the atmospheric pressure and temperature, established race by race.

After the previous race at Marrakech, Africa, SEAT say that the variable tolerance has been removed which has led to the catastrophic pace of the turbo diesel powered SEAT's at Pau.
Não sei porque deixaram os Diesel entrar no WTCC, agora se viu que eles só eram competitivos devido á tolerância dada na pressão do turbo. Tira-se isso e vão por ali abaixo. Um carro com turbo tem tolerância para compensar a pressão atmosferica e temperatura, mas os BMW e Chevrolet, atmosfericos não tem essa vantagem. Era notório a vantagem dos SEAT, pareciam que eles tinham 310cv e os restantes 280cv.

Para mim a solução era simples, não se tira a competitidade aos SEAT, permite-se a tolerancia, mas também permitem uma tolerancia nas rotações dos atmosfericos, de por exemplo 2000 rotações, assim estavam igual por igual.

Voltar
Superior