Tópico do Paranormal

Ok, não é algo "oficial" porque vem da wikipédia, mas muitos dos relatos que se leem aqui parecem-me tipicos de esquizofrenia. O facto de casos na mesma família, curas, etc. Ainda mais me levam a associar a este transtorno. Claro que é mais "giro" ter contacto com "o outro mundo" do que ser esquizofrénico.

Eu pessoalmente o meu caso mais cómico foi uma xbox que se ligava a meio da noite e o cdrom começava a abrir e fechar. Como estava no quarto era chato porque me acordava e obrigava a levantar para a ir desligar da corrente.

Esquizofrenia é considerada pela psicopatologia como um tipo de sofrimento psíquico grave, caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade (psicose). Segundo oDSM-IV é um transtorno psíquico severo caracterizado por dois ou mais dentre o seguinte conjunto de sintomas por pelo menos um mês: alucinações visuais, sinestésicas ou auditivas,delírios, fala desorganizada (incompreensível), catatonia ou/e sintomas depressivos.[SUP]2[/SUP]Juntamente com a paranoia (transtorno delirante persistente, na CID-10), o transtorno esquizofreniforme e o transtorno esquizoafetivo, as esquizofrenias compõem o grupo das psicoses.

Também tenho cá em casa uma TV que tinha a mania de se ligar sózinha a meio da noite.O problema foi resolvido com um bloco de tomadas com interruptor[;)]

- Tenho uma TV Samsung no quarto, com 2.5 anos, Full HD e tal, impecavel, sem qualquer problema. No verao passado, do nada, de noite, ligou-se.

Havia uma colega de casa da minha namorada a quem acontecia o mesmo. A TV do quarto da minha namorada também ligava sozinha e começar a regular o brilho e a sintonizar-se.

O fenómeno paranormal era provocado pelo meu velhinho portátil City Desk com infravermelhos [:)]

Ok, não é algo "oficial" porque vem da wikipédia, mas muitos dos relatos que se leem aqui parecem-me tipicos de esquizofrenia. O facto de casos na mesma família, curas, etc. Ainda mais me levam a associar a este transtorno. Claro que é mais "giro" ter contacto com "o outro mundo" do que ser esquizofrénico.

Vamos imaginar que uma família vê as portas e gavetas da mobília a abrir e fechar do nada. Ficaram todos esquizofrénicos ao mesmo tempo? Considerando que são esquizofrénicos como conseguem ter todos a mesma alucinação ao mesmo tempo?

Vamos imaginar que uma família vê as portas e gavetas da mobília a abrir e fechar do nada. Ficaram todos esquizofrénicos ao mesmo tempo? Considerando que são esquizofrénicos como conseguem ter todos a mesma alucinação ao mesmo tempo?

Sim, é mais ou menos como dizes em que "todos teem a mesma alucinação", na realidade pode apenas ser um a ter e induz os outros. É mais comum do que se pensa, porque se começa a entrar numa espiral de sintomas e visões, e situações, etc. E tipicamente si, acontece "em familia".

[h=2]Folie à deux ("Loucura a dois" em francês, pronuncia-se: foli-à-dú) é uma sintomatologia psicopatológica na qual sintomas psicóticos são compartilhados por duas pessoas, geralmente da mesma família ou próximas.[SUP]1[/SUP] Quando a família tem um estrutura psicótica pode ser chamada de folie en famille. No CID 10 é classificado como um "Transtorno psicótico induzido"(F24) na sub-categoria transtorno esquizotípico (F20 a 30). E no DSM é classificado como "Transtorno psicótico compartilhado". Esse termo deve ser usado para descrever a relação psicopatológica independente dos diagnósticos individuais dos envolvidos.[SUP]2[/SUP][/h]

Provavelmente fizeram aquilo que na população em geral é conhecido como "fechar o cofre"... Este termo provêm do facto de antigamente se acreditar que a população com uma sensibilidade mais desenvolvida tinha o "cofre aberto", daí o "tratamento" ser "fechar o cofre".

Epá não percebi patavina do que escreveste. "Abrir e fechar cofres"?? Cum cantano![:D]

Obg na mesma.[;)]

Malta, isto é assim:

Aqui estão 25 ácidos, a ideia é ir metendo 1/4 ou 1/2 de um ácido, não é para meter logo tudo de uma vez... [;)]

100.jpg

Ok,expliquem lá esta.Era um jantar de amigos do meu pai em casa dele,que trazem um gajo com eles que tinha a mania das chamadas "Ciências Ocultas" Findo o jantar toca de mostrar as habilidades do "artista" (e eu a ver) sentam o meu pai numa cadeira (e ele pesava uns bons 100kg) com o artista atrás e com dois dedos unidos por baixo das traves da cadeira,mais um gajo de cada lado na mesma posição,portanto seis dedos.À ordem do artista para fazer força para elevar a cadeira,o meu pai vai quase disparado de encontro ao tecto da sala,mas tá-se bem,tavam todos com os copos.[:D]

Ok,expliquem lá esta.Era um jantar de amigos do meu pai em casa dele,que trazem um gajo com eles que tinha a mania das chamadas "Ciências Ocultas" Findo o jantar toca de mostrar as habilidades do "artista" (e eu a ver) sentam o meu pai numa cadeira (e ele pesava uns bons 100kg) com o artista atrás e com dois dedos unidos por baixo das traves da cadeira,mais um gajo de cada lado na mesma posição,portanto seis dedos.À ordem do artista para fazer força para elevar a cadeira,o meu pai vai quase disparado de encontro ao tecto da sala,mas tá-se bem,tavam todos com os copos.[:D]

Também fazia-mos isso na escola, servia para impressionar as miudas [:D] (curiósamente na mesma altura que "brincáva-mos" com os tabuleiros ouija).

Para mim não tem mais nada do que distribuição de peso, e a questão de "corpo mole" ou "corpo rijo" não sei explicar bem. Mas imagina um puto a fazer birra, não o levantas fácilmente do chão, porque te está a "resistir" e por o corpo mole, no entanto se estiverem na brincadeira até o pões a dar mortáis no ar se for preciso [:D].

Tenho ideia que um dos passos da brincadeira era fazer força para baixo na cabeça da pessoa ([:D]) possivelmente isso obriga a pessoa a ficar mais tensa / com musculos contraidos, e quando se vai levantar a distribuição do peso faz-se de forma a ser possível levantar. Ainda que uma pessoa tenha 100 kilos se forem 4 a levantar dá 25 kg por pessoa. Não é nada de máis.

Outro exemplo que me lembrei, coloca água num saco para ter 5 kilos, e tenta levantá-lo com os dedos, não consegues. Coloca uma tábua com 5 kilos, e tenta levantar com os dedos, sem problemas.
E claro que tambem muito importante é que o "ritual" obriga a que todos tentem levantar ao mesmo tempo.

Eu pessoalmente o meu caso mais cómico foi uma xbox que se ligava a meio da noite e o cdrom começava a abrir e fechar. Como estava no quarto era chato porque me acordava e obrigava a levantar para a ir desligar da corrente.

Esquizofrenia é considerada pela psicopatologia como um tipo de sofrimento psíquico grave, caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade (psicose). Segundo oDSM-IV é um transtorno psíquico severo caracterizado por dois ou mais dentre o seguinte conjunto de sintomas por pelo menos um mês: alucinações visuais, sinestésicas ou auditivas,delírios, fala desorganizada (incompreensível), catatonia ou/e sintomas depressivos.[SUP]2[/SUP]Juntamente com a paranoia (transtorno delirante persistente, na CID-10), o transtorno esquizofreniforme e o transtorno esquizoafetivo, as esquizofrenias compõem o grupo das psicoses.

Não achas um pouco estranho, caso fosse esquizofrenia, as pessoas passarem por o que descreveram e de um dia para o outro, ficam (curadas) sem nenhuma manifestação desses episódios?
Acho que a esquizofrenia não se cura, apenas se controla.

Eu não sou doente mental nem nunca fui, tudo o que se passou comigo foi em pequeno, a medicina não teve resposta para o meu caso, assim como muitos casos aqui relatados, tenta lá rever a tua teoria melhor.

Ainda te digo mais, falando por mim, no meu caso se eu fosse maluquinho, tantan ou lá o nome pomposo que lhe queiras nomear, então as pessoas que tomavam conta de mim tambem estariam malucas... inclusive os medicos que me viram e não souberam dizer o que tinha, vá-se lá saber porquê se até um iluminado da internet que não me conhece de lado algum veio com teorias esquizofrénicas.

Não achas um pouco estranho, caso fosse esquizofrenia, as pessoas passarem por o que descreveram e de um dia para o outro, ficam (curadas) sem nenhuma manifestação desses episódios?
Acho que a esquizofrenia não se cura, apenas se controla.

Eu não sou doente mental nem nunca fui, tudo o que se passou comigo foi em pequeno, a medicina não teve resposta para o meu caso, assim como muitos casos aqui relatados, tenta lá rever a tua teoria melhor.

Ainda te digo mais, falando por mim, no meu caso se eu fosse maluquinho, tantan ou lá o nome pomposo que lhe queiras nomear, então as pessoas que tomavam conta de mim tambem estariam malucas... inclusive os medicos que me viram e não souberam dizer o que tinha, vá-se lá saber porquê se até um iluminado da internet que não me conhece de lado algum veio com teorias esquizofrénicas.

Não estava a falar do teu caso em particular, nem de nenhum aqui relatado, estava apenas a falar numa das explicações que existem para casos semelhantes.
E mesmo por não se saber a origem do teu caso em particular, na minha opnião nem acho que seja esquizofrenia nem acho que seja paranormal, simplesmente não sei.

Tambem já fui a um médico que mesmo com um raio-x à frente me disse que tinha o pulso normal, quando outros "20" asseguir me disseram que tinha uma coisa qualquer que sinceramente já nem me recordo. Mas isso não faz com que o primeiro estivesse certo.

Não estava a falar do teu caso em particular, nem de nenhum aqui relatado, estava apenas a falar numa das explicações que existem para casos semelhantes.
E mesmo por não se saber a origem do teu caso em particular, na minha opnião nem acho que seja esquizofrenia nem acho que seja paranormal, simplesmente não sei.

Tambem já fui a um médico que mesmo com um raio-x à frente me disse que tinha o pulso normal, quando outros "20" asseguir me disseram que tinha uma coisa qualquer que sinceramente já nem me recordo. Mas isso não faz com que o primeiro e stivesse certo.

Isso dos medicos já se passou comigo o inverso, ir fazer um raio x e o medico indicar não ter o braço partido, mas ter o rádio fracturado, mandou-me para outro hospital para ser analisado por outros, esses vêm as radiografias e dizem que está tudo bem nem notam a ligeira fractura no rádio.
Foi preciso andarem-se a telefonar uns aos outros para me despachar daquela cena + de 8 horas desde que entrei até sair do hospital.

Quanto ao caso do topico o problema é que não fui apenas ao primeiro médico, fui a muitos que simplesmente disseram praticamente o mesmo, estava normal para a minha idade não notavam nada de anormal e os episódios passavam-se á noite e nenhum soube dar uma explicação.
Passado quase um ano, levaram-me a um bruxo, que me (curou), meto a palavra curou entre áspas, porque nem sei se foi cura, o certo é que foi preciso pagar uma promessa, dar dinheiro á igreja e acho que uns quantos litros de azeite.
E até hoje nunca mais tive nada parecido ao que recordo daquela altura.

Numa coisa até concordo contigo, existe muita coisa no chamado oculto e paranormal que tem origem no foro psicologico.
Nem é por acaso que existiram investigações nestes temas por parte de diversos estados nos seus ramos militares, e um assunto com um certo poder.

ps: isso dos pesos tem uma explicação ciêntifica como dizes, tal como o ouija tem uma explicação psicologica, agora que existem coisas que a ciência nunca conseguiu explicar e provavelmente nunca o conseguirá, isso existe.

Já agora aproveito para contar um episódio comico já na minha vida de adulto, em que quase me borrei todo.... lol

Tinha comprado uns joguitos para na altura ps2 entre os jogos estava o Sillent Hill 2 salvo o erro. (estive a ver agora era o 3)
Meti esse jogo, tinha ligado ao televisor umas colunas 2.1 com efeitos.
Só sei que entrei lá numa parte em que a personagem entra numa pequena sala e ouve-se um TUM... TUM .... tU.. Tum.... eram passos num chão de madeira... épah ia-me cagando todo para ser sincero.
A minha casa tem teto de madeira tipo um sotão, eu a escutar aqueles sons, sozinho em casa, pensei logo mau... quem é que está ali em cima carago....
[:)]

Com a bufadeira a fazer barulho parecia mesmo real, a partir dos 2m e 17s ouve-se mal mas o som está lá:http://www.youtube.com/watch?v=YfmAXyzLw3A

Última edição:
Isto é daquelas coisas que é ver para crer. Eu prefiro crer sem ter que ver.

Era céptico até algum tempo atrás, mas aconteceram algumas coisas que me fizeram pensar duas vezes. De modos que estou assim no meio termo mas mais inclinado a acreditar que "eles andem aí" :sh)

No Bio dá uma série de programas sobre esse tema, alguns com filmagens reais.

Isto é daquelas coisas que é ver para crer. Eu prefiro crer sem ter que ver.

Era céptico até algum tempo atrás, mas aconteceram algumas coisas que me fizeram pensar duas vezes. De modos que estou assim no meio termo mas mais inclinado a acreditar que "eles andem aí" :sh)

No Bio dá uma série de programas sobre esse tema, alguns com filmagens reais.

Eu antes por acaso acreditava bastante nas coisas, agora levo tudo na boa, gozo com esses assuntos, e continuo aqui vivinho da silva... jogo do copo, bloody mary, todos os mitos urbanos, e coisas que supostamente as pessoas dizem ser reais, testo tudo e nunca tive nenhuns resultados.

Mas também temos os Myth Busters, em caso de dúvida mandem para lá que pode ser que eles resolvam, tudo tem uma explicação.

Eu antes por acaso acreditava bastante nas coisas, agora levo tudo na boa, gozo com esses assuntos, e continuo aqui vivinho da silva... jogo do copo, bloody mary, todos os mitos urbanos, e coisas que supostamente as pessoas dizem ser reais, testo tudo e nunca tive nenhuns resultados.

Mas também temos os Myth Busters, em caso de dúvida mandem para lá que pode ser que eles resolvam, tudo tem uma explicação.

Concordo que tudo têm uma explicaçao, mas ha casos que encontra-la... [;)]

Última edição:
Concordo que tu têm uma explicaçao, mas ha casos que encontra-la... [;)]

Certo, podemos ainda não a conhecer, mas tem. E diria com 99% de certeza que não é paranormal.
Já agora, conhecem o "Paranormal Challenge" ? Oferecem um milhão de dólares a quem conseguir provar alguma dessas paranormalidades, aliás, não tem de provar, apenas mostrar num ambiente controlado cientificamente. Curioso que já muitos tentaram mas claro, ninguém conseguiu levar o dinheiro.

Randi $1,000,000 paranormal challenge - The Skeptic's Dictionary - Skepdic.com

Ou nao tenha sanidade mental ou ja vi coisas que mesmo a explicar e dificil.
Nunca vi porcos a andar de bicicleta, mas ja vi cenas que me marcaram.

Aqui na minha zona existe um lugar onde ja faleceu muita gente de acidente, e naquela zona nao foi uma nem duas pessoas que contaram que a noite se transformou em dia e que vozes e forcas os puxavam.
Volto a dizer nao foi uma nem duas pessoas e muitas delas nem ligacao entre elas tinham... E o cenario era o mesmo.

Ou nao tenha sanidade mental ou ja vi coisas que mesmo a explicar e dificil.
Nunca vi porcos a andar de bicicleta, mas ja vi cenas que me marcaram.

Aqui na minha zona existe um lugar onde ja faleceu muita gente de acidente, e naquela zona nao foi uma nem duas pessoas que contaram que a noite se transformou em dia e que vozes e forcas os puxavam.
Volto a dizer nao foi uma nem duas pessoas e muitas delas nem ligacao entre elas tinham... E o cenario era o mesmo.

Isso é o diz que disse... houve-se daqui, dali, torna-se um mito, na verdade é que não conheces ninguém que te afirme que aconteceu a si mesmo, e se conheces, essa pessoa pode até acreditar naquilo que pensa, mas não é verdade.

Vai tu a esse sitio, investiga, "oferece-te aos demónios", vais ver que não passa duma estória...

Voltar
Superior